Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

LIMPEZA DO CANO DE PCP


Posts Recomendados

Olá Senhores,

 

Sei que o tópico é básico demais e que tem algumas tópicos tratando desse assunto no fórum mas como sou "beginner" criei mais um.

 

Comprei um kit da CBC de limpeza de carabinas 5.5 (a minha é uma Benjamin Marauder) que vem com 3 escovas e não tenho a menor ideia de como fazer a limpeza do cano.

 

Já dei uns 800 tiros com ela e o agrupamento esta muito ruim, li em algum lugar que pode ser o cano sujo.

 

Preciso de dicas de como limpar o cano e usar o kit...

 

Valeu pela ajuda.

 

Att

J

Editado por jcombr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jcombr,

Tanto nas minhas carabinas de molas, quanto na minha PCP, toda vez que muda a precisão delas eu faço a limpeza do cano.

Uso o kit Karolaza de limpeza, que está aqui no link

No caso desses kits prontos, quando uso, só uso a escova mais macia, nunca usei as outras mais rígidas

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A forma correta de usar esse kit é passando cada escova no cano algumas vezes, atentando para a ordem da mais grossa para a mais fina (latão - crina - algodão).

 

Porém talvez seja melhor deixar o kit de lado. Eu e muitos colegas preferimos utilizar um método mais simples e que teoricamente é menos traumático para o cano.

Deixarei abaixo dois vídeos demonstrando o método. O primeiro foi no qual eu aprendi e o segundo foi feito pelo colega Karolaza, aqui do fórum.

 

 

- Hatsan BT65SB Elite 5,5mm

- Weihrauch HW50S 4,5mm

- Zoraki HP-01 4.5mm

- CBC B19S 4,5mm

- CBC Montenegro Standard G1 4,5mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Não passar nada dentro do cano, só centenas de chumbinhos grafitados...então tá.

Pode passar WD-40, uso sem o menor problema, há anos; se tem muita craca uso pasta de polir inox da Tramontina; o pessoal de fora usa muito um cleaner chamado Goo-Gone.

Uso aquele papel Scotch para polimento de pintura e fio de 1,0 mm de roçadeira, com uma chapeleta numa ponta ( para segurar o papelucho ) e bisel na outra.

Se tiver aquele espaço chato entre a coroa e a saída do muzzle, use canudinho de refrigerante como guia.

Não uso essas péssimas varetas de limpeza da CBC, NEM QUALQUER OUTRA.

Acho que é isso.

 

Cel Métil

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não passar nada dentro do cano, só centenas de chumbinhos grafitados...então tá.

Pode passar WD-40, uso sem o menor problema, há anos; se tem muita craca uso pasta de polir inox da Tramontina; o pessoal de fora usa muito um cleaner chamado Goo-Gone.

Uso aquele papel Scotch para polimento de pintura e fio de 1,0 mm de roçadeira, com uma chapeleta numa ponta ( para segurar o papelucho ) e bisel na outra.

Se tiver aquele espaço chato entre a coroa e a saída do muzzle, use canudinho de refrigerante como guia.

Não uso essas péssimas varetas de limpeza da CBC, NEM QUALQUER OUTRA.

Acho que é isso.

 

Cel Métil

E o leitão ..... Dondinho 50 kg 3 anos kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

 

Vamos a minha "aventura" pra limpar o cano.

 

Assisti os videos postados acima e comprei o material, algodão e linha de pescar 0,70 (como indicado).

 

Pra fazer os "chumaços" é chato e de primeira não da pra saber se ficou bom, se o tamanho esta certo e se vai limpar direito.

 

Ao passar o algodão pela primeira vez não saiu tanta "sujeira" então passei outro algodão e também não saiu tanta coisa.

 

Então pensei "vou aumentar o chumaço de algodão" que vai dar mais pressão e vai limpar mais...

 

E fiz isso, nessa passada ele tava passando apertado mas no finalzinho, faltando 2 ou 3cm pra sair do cano o algodão arrebenta... PQP... Entupiu o cano... E agora?

 

Peguei um clip´s de papel pra empurrar o algodão e sentir a pressão e ele nem mexia, depois tentei empurrar com uma chave "harley" que uso pra apertar a luneta e nada, tava muito "apertado", fiz o "serviço" direitinho, entupi o cano pra valer.

 

Pensei em "engatilhar" e atirar mas do jeito que tava entupido pensei que dar pressão em algum lugar e podia piorar e não fiz isso.

 

Como primeira solução pensei... Tiro o cano e empurro o algodão com alguma vareta pra terminar de sair.

 

Procurei uns videos no youtube de alguém desmontando o cano da Marauder, assisti e comecei a desmontar. Nessa hora já estava sem o "sobre cano", tirei o parafuso que segura o suporte do sobre cano, tirei a luneta, tirei os dois parafusos superiores e tinha que tirar o ferrolho e um parafuso que fica por baixo mas, fiquei na duvida se podia fazer isso com "ar" dentro do cilindro e parei por ai.

 

Depois lembrei do segundo video que o cara passa WD-40 no pano antes de passar ele por dentro do cano e pensei em colocar bastante WD-40 para "amaciar" o algodão e empurrar ele de voltar e tirar por onde entrou sem desmontar o cano.

 

E fiz isso, coloquei WD-40 no cano, esperei um pouco e empurrei o algodão com a chave "harley" sem problemas, depois fui em uma bicicletária para pegar um "raio" de roda pra empurrar ele ate em baixo, mas o "raio" é pequeno e o mecânico me deu um "ferro de solda" que tem a mesma espessura do raio e é bem maior.

 

Com o "ferro de solda" empurrei o algodão "pra trás" sem problemas e depois passei novos chumaços do tamanho "certo" pra limpar e secar o cano.

 

Montei tudo de novo, mas a luneta não esta mais zerada porque resolvi mudar a posição dela e dos "monts". Amanhã vou zerar e dar uns tiros para ver se melhorou.

 

É isso... Fica a dica para os "cabaços", cuidado com o tamanho do "chumaço de algodão".

 

Att

J


Não passar nada dentro do cano, só centenas de chumbinhos grafitados...então tá.
Pode passar WD-40, uso sem o menor problema, há anos; se tem muita craca uso pasta de polir inox da Tramontina; o pessoal de fora usa muito um cleaner chamado Goo-Gone.
Uso aquele papel Scotch para polimento de pintura e fio de 1,0 mm de roçadeira, com uma chapeleta numa ponta ( para segurar o papelucho ) e bisel na outra.
Se tiver aquele espaço chato entre a coroa e a saída do muzzle, use canudinho de refrigerante como guia.
Não uso essas péssimas varetas de limpeza da CBC, NEM QUALQUER OUTRA.
Acho que é isso.

Cel Métil

 

Olá Cel,

 

Explica melhor... Você passa o WD-40 junto com o algodão?

 

Como é o resto do procedimento, pasta de polir, papel scotch e etc?

 

Valeu.

 

Att

J

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não passar nada dentro do cano, só centenas de chumbinhos grafitados...então tá.

Pode passar WD-40, uso sem o menor problema, há anos; se tem muita craca uso pasta de polir inox da Tramontina; o pessoal de fora usa muito um cleaner chamado Goo-Gone.

Uso aquele papel Scotch para polimento de pintura e fio de 1,0 mm de roçadeira, com uma chapeleta numa ponta ( para segurar o papelucho ) e bisel na outra.

Se tiver aquele espaço chato entre a coroa e a saída do muzzle, use canudinho de refrigerante como guia.

Não uso essas péssimas varetas de limpeza da CBC, NEM QUALQUER OUTRA.

Acho que é isso.

 

Cel Métil

Vc passa grafite em pós nos chumbinhos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Limpei o cano da minha ontem pela primeira vez da forma passada nos vídeos. Não usei algodão, mas sim aquelas gases de farmácia, tem mais ou menos 4x4cm. Antes dessa limpeza com algodão eu havia utilizado aquele kit de limpeza da CBC, passando 5x a ponta com crina ou cerdas e outras 5x com a ponta de lã. Não havia mais atirado desde então.

Usei linha 0.5mm. O pior foi dar os 2 nós de forma que as pontas não se separem.

Foi preciso torcer bem as gases para que elas entrassem no cano, mesmo assim foi um pouco difícil de puxar.

Precisei só de 4 para limpar...

CBC Nitro Advanced 5.5

CBC B19-14 4.5 Competition

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use nylon de aparadora de grama, 1.0 a 1.2 diâmetro, barato, compre em lojas de ferragens; uso a de 1.0mm, vermelha, com chapeleta numa ponta e bisel na outra, baratinha

Troque a gaze por pequenos quadradinhos de papel, cortados de folhas Scotch de polir, pacote R$13,00 em supermercados.

Dura muuito.

https://www.balaodainformatica.com.br/images/imagem1/3M-PAPE-POLIMENTO.jpg

Abraço

 

Cel. Métil

 

Editei: pode usar o WD40, por exemplo, sem susto, para limpar por dentro do cano.

Depois de limpo , aguarde " assentar " após um certo número de tiros ( varia ) para voltar a agrupar, jovem.

Editado por MATTHEW QUIGLEY

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a lipeza do cano com pasta para polir inox, tem que tomar cuidado. Eu usei uma da Bombril e funcionou no que diz respeito a limpar o cano, fica brilhando mas deixei cair um pouco no cano por fora e manchou a oxidação. Sorte que eu já ia refazer a oxidação de qualquer forma.

 

Outra dica é se ao começar a puxar o algodão ou tecido ficar muito pesado há boas chances de que ele fique preso dentro do cano. Diminua o tamanho do algodão ou tecido até que não precise fazer muita força para puxar.

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns chumbos já vem de fabrica com grafite em pó (caso dos GAMO), ou você pode fazer essa "lubrificação" em casa mesmo.

O Cassius tem um video no canal dele ensinando como fazer. Veja o video.

 

O uso do grafite melhora alguma coisa??? Ou é mais uma teoria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O uso do grafite melhora alguma coisa??? Ou é mais uma teoria?

Não sei te dizer exatamente no caso do grafite, até mesmo pq em alguns chumbos vem de fabrica. Já no caso de lubrificar com óleo de maquina "SINGER" como no video, á relatos de melhora no agrupamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante