Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Limpeza de grosas limas e afins


Posts Recomendados

Acredito que seja o local certo e também que possa servir para algum membro do fórum.

Como trabalho com Lutheria, minhas ferramentas (como a de outros ofícios) tem que estarem em perfeitas condições.

Pedi a um amigo meu que é Químico essa fórmula, talvez alguém também a conheça, mas estou colocando a disposição aqui.

Algumas limas e grosas, quando usadas, em contato com as mãos, independente de quem as usa enferrujam, pois o suor cega(já dizia meu avô)

Portanto segue ai a fórmula para limpeza das mesmas, e nem precisa dizer que é aconselhavel o uso de material de segurança e que tenham cuidados ao manusear a mesma.

Abss

 

1º Ácido Muriático (HCL) diluído em água

2º àcido Nítrico(HNO3) diluído em água

3º Soda Cáustica (NaOh) a soda é prá neutralizar o excesso de ácidos.

4º Enxaguar com água em abundância.

 

As proporções vã ode acordo com a quantidade necessária.

 

Espero que ajude a muitos aqui.

  • +1 1

AMO O DINHEIRO, MAS NÂO SOU CORRESPONDIDO.

 

(x) Daisy powerline 880 - Coronha artesanal EUKIFIZ (eu que fiz aqui em casa) rsrs

(x) Beeman dual Cal. 4.5mm 5.5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
FUNKYnstein

A limpeza com estes produtos, por si só já farão com que as ferramentas oxidem, para evitar que enferrujem o ideal é utilizar sempre luvas ao manusear, pode ser de algodão ou de borracha fina, parecida com as luvas cirúrgicas, e sempre passar uma escova de aço fina nas ferramentas, tanto antes quanto durante e após o uso, a escova de aço deve ser aquela com as cerdas pequenas e em grande quantidade, encontra em qualquer ferragem.

 

Lembrando sempre que as peças a serem usinadas necessitam estar limpas e livres de óleos e graxas, que além de dificultar a operação ainda danificam as ferramentas.

 

Segundo alguns colegas com quem trabalhei no passado, quando as limas estão contaminadas com óleo, o que torna o processo de limagem impossível, o ideal é limpá-las com carvão vegetal, para tirar o óleo, depois passar a escova de aço.

 

Nunca guardar limas ou grosas juntas, sempre isolar as limas e grosas uma a uma, pode ser enrolando com jornal para pôr em uma gaveta ou, de preferência, pendurando-as em um mural porta-ferramentas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu avô e meu pai antigamente cortavam um pedaço de bambu, enchiam com suco de limão e colocavam as limas velhas dentro e deixavam alguns dias, o corte delas não volta mas ficam limpas como se fossem novas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante