Pessoal segue a continuação do review da carabina CBC JADE mais 4,5mm recém lançada pela CBC. Optei por dividir o review em partes devido a grande quantidade de fotos. Link da Parte I - CBC JADE mais 4,5mm - Parte I - Mini review e testes http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/12029-cbc-jade-mais-45mm-parte-i-mini-review-e-testes/
Link da Parte III - CBC JADE mais 4,5mm - Parte III - Epílogo
http://carabinasdear...ilogo/?p=205929
Retirada da mecânica da coronha Bit PH3 Confecção de dispositivo caseiro para uso com compressor de mola Material necessário:
- nipple roscável 1-1/4"
- luva roscável 1-1/4'
- bucha de redução 1-1/4" x 3/4"
- bucha de redução 3/4" x 1/2"
- durepoxi
- fita crepe adesiva (fita de pintor) Rosqueie o nipple na luva e corte rente a parte sextavada para obter a peça conforme mostrado abaixo Envolva a traseira da caixa de gatilho com a fita adesiva, conforme mostrado abaixo Opcional, uso de dois aneis o'ring 2119 como referência da centralização da peça
Introduza e centralize a luva conforme mostrado na foto abaixo
Prepare metade da embalagem de durepóxi Molde o durepóxi sobre a traseira da caixa de gatilho pressionando o durepóxi com os dedos, tomando-se o cuidado para que o dispositivo não sai da posição inicial durante a moldagem. Aguarde duas horas. Passado este tempo, remova a luva da carabina, puxando-a. Em seguida, retire a fita adesiva Rosqueie as buchas de redução na luva Teste o dispositivo na mecânica da carabina e se necessário, elimine os excessos do durepóxi com uma chave de fenda 4mm Aguarde a cura do durepóxi Voilá ! O dispositivo está pronto para ser utilizado com um compressor de mola. Preparando a JADE mais para utilizar o compressor de mola "Quebre" o cano Com um alicate de bico redondo, solte a mola indicada na foto abaixo Em seguida, empurre levemente o pino eixo do sistema da haste de segurança. Atenção, não remova o pino totalmente pois este pino também é utilizado como eixo pelo conector. Solte a peça "batente" da haste de segurança Libere a haste de segurança da alavanca de armar (biela) Reserve as peças. Cuidado para não perder a mola! Retorne o pino eixo mostrado na foto abaixo, para a sua posição original antes de colocar a carabina no compressor de mola Posicione a carabina no compressor de mola e encaixe o dispositivo na parte traseira da caixa de gatilho Exerça uma pequena pressão no compressor de mola e com auxílio de um saca pinos, remova o pino trava da caixa de gatilho Libere aos poucos a pressão da mola helicoidal Retire a caixa de gatilho
Nota do autor: a instalação de gás ram, se houver algum de tamanho compatível, só com a amputação parcial do pino guia de mola para encaixar um centralizador ou uma amputação total do pino guia de mola e retífica da caixa de gatilho para abertura de furo para centralizar o gás ram. Retire a mola helicoidal e o contra peso ("top hat")
Retire o anel elástico do pino eixo da alavanca de armar. Basta retirar apenas um deles
Libere a alavanca de armar (biela) e desencaixe a sua sapata do êmbolo e do cilindro para proceder a retirada do êmbolo Pesos
Contra peso ("top hat") - 58 gramas
Mola helicoidal - 93 gramas
Êmbolo e retentor - 189 gramas
Êmbolo - 186 gramas
Retentor 2,260 gramas
Alavanca de armar - biela Dimensões
Mola helicoidal
Comprimento: 225mm
Número de elos: 39
Diâmetro do arame: 3mm
Diâmetro externo: 17,4mm
Diâmetro interno: 11,6mm
Contra peso ("Top hat")
Diâmetros externo do Êmbolo
Diâmetro interno do êmbolo
Comprimentos do êmbolo
Diâmetros da cabeça do êmbolo (encaixe do retentor)
Altura da cabeça do êmbolo (encaixe do retentor)
Profundidade do êmbolo
Janela de engatilhamento
"Recorte" para a passagem da sapata da alavanca de armar
Diâmetros externo do retentor
Diâmetros interno do retentor
Reinstalando o retentor no êmbolo com uso de dispositivo (Kit p/ troca de retentor - Rossi Total) para carabinas Hatsan
Profundidade do cilindro
239mm
Diâmetro interno do cilindro
Diâmetro aproximado da saída da porta de transferência ("lead-out do transfer port)
Um detalhe é que a entrada da porta de transferência não é central (dentro do cilindro), similar a B19 porém com aclive em direção ao cano. Nota do autor: medida aproximada pois não retirei o cano do garfo, devido o bloco do cano ser de polímero, para não contribuir com o surgimento de folga prematura entre o bloco do cano e o garfo. Volume da câmara de compressão V = [(Pi x D2) /4] x deslocamento do êmbolo D = 2,67 cm deslocamento do êmbolo = 7,0cm V = 39,2 cm3 Desmontagem da caixa de gatilho
Retire a mola da ação do desconector
Na foto acima, mola helicoidal do primeiro estágio Para desmontar totalmente, basta retirar os dois pino eixos. Atenção a remontagem exige algumas ferramentas auxiliares (saca pino 2mm, 3mm, pinça) e habilidade manual, principalmente a mola do conector.
Mola de ação do conector
Conector e desconector
Algumas medidas complementares
Distância do parafuso da caixa de gatilho à borda do cilindro da carabina - 8,5mm
Comprimento da abertura no cilindro da carabina para encaixe da caixa de gatilho - 50,35mm
Largura da abertura no cilindro da carabina para encaixe da caixa de gatilho - 21mm na borda
Largura da abertura no cilindro da carabina para encaixe da caixa de gatilho - 20,17mm no "fechamento"
Distância do centro do pino trava da caixa de gatilho até a borda do cilindro - 14,32mm (10,32mm + 4mm do raio do furo)
Diâmetro do pino trava da caixa de gatilho - 7,96mm ( nominal 8mm)
Parte II concluída ! Link da Parte I - CBC JADE mais 4,5mm - Parte I - Mini review e testes http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/12029-cbc-jade-mais-45mm-parte-i-mini-review-e-testes/
Link da Parte III - CBC JADE mais 4,5mm - Parte III - Epílogo
http://carabinasdear...ilogo/?p=205929
Link do Tópico - CBC JADE mais 4,5mm - Tuning - Variações sobre um mesmo tema !
http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/12103-cbc-jade-mais-45mm-tuning-variacoes-sobre-um-mesmo-tema/