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Possível polimento exagerado de câmara.


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Pessoal, estou com um problema.

 

A Câmara da minha rossi dione tinha rebarbas principalmente no encaixe da biela que estava literalmente comendo a bucha. Já tinha avariado a de couro e riscou minimamente a bucha de PU.

 

Resolvi polir a câmara, comprei lixa 340 e adaptei em um cabo de vassoura e passei umas três vezes apenas, girando e com pouca força. Total da operação foi uns 20 segundos. Não chegou a comer metal, quase não fez sujeira.

 

Porém ao testar a vedação, percebi que não está vedando direito. Se eu tampo a saída da câmara com o dedo e puxo o embolo para traz, ele fica duro para se movimentar mas nao "volta sozinho" para frente. Sei que perdeu pressão pois não está nem furando garrafa pet a 5m.

 

A mola nova de inox está fraca e já reclamei isso com a loja Cabana Sport e aguardo resposta. No primeiro dia que coloquei essa mola precisou de eu e meu pai para comprimir. Hoje eu comprimi ela na posição correta apenas com a mão esquerda (não tenho compressor de molas).

 

Será que eu comi metal demais (creio que não pelo o que eu disse acima do processo) ou o vedamento está correto? Será que a perda de pressão é só por causa da mola? o embolo devia voltar um pouco ao puxar ele para traz com a saída da câmara tampada?

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voce por acaso largou essa mola armada por algumas horas?

 

Tempo máximo foi 40 segundos de mola armada (geralmente de armar até o disparo levo 20 segundos). Tomo esse cuidado sempre, mais até por segurança pois tenho irmãos mais novos em casa então essa preocupação é fundamental.

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Molhou a lixa d'água antes de fazer o polimento ?

 

Não deve ser perda de pressão por polimento exagerado, e sim por atrito elevado entre a bucha e as paredes do cilindro que com uma mola "cansada" então não há força suficiente para empurrar o êmbolo. Tampando-se o furo do "transfer port" com o dedo e puxando-se o êmbolo para trás, este deveria retornar um pouco para frente (como se fosse uma seringa de aplicar injeção - hipodérmica).

 

Lubrificou a bucha com pasta G, ou graxa de silicone (apenas na lateral da bucha) ?

 

Em se tratando de uma Rossi Dione, que é ainda é baseada na Rossi anos 60, recomendo a leitura do livro The Airgun from Trigger to Muzzle, cuja tradução está disponível no Tópico abaixo:

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/9487-the-airgun-from-trigger-to-muzzle-traducao-parte-i/

 

Outra dica:

 

Não utilize bucha de PU nas Rossi Dione pois entra muito justa. Use o conjunto que está sendo utilizado atualmente (infelizmente está temporariamente indisponível)

 

https://dispropil.com.br/produtos/conjunto-retentor-pistao-dione

 

http://www.lojacabanasport.com.br/ecommerce_site/produto_10760_6287_Conjunto-Retentor-do-Pistao-para-Dione-Rossi

Editado por Alberto José
  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

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Com a carabina DESMUNICIADA tente soprar pela ponta do cano. Se vazar o ar, o problema está no oring. Se não vazar nada, pelo menos nessa parte está tudo OK.

 

A câmara ficou bem polida? Digo, parecendo um espelho? Não se deve deixar as marcas da lixa no interior da câmara justamente pelo problema citado acima, o ATRITO exagerado. O ideal era ter usado uma lixa mais fina ainda para dar polimento na câmara e deixá-la o mais lisa possível.

A bucha entrou aperta na câmara? A lubrificação feita também é importante, uma vez coloquei uma graxa de silicone que ficou tao pesada a bucha que estava prendendo a mesma ao invés de ajudar a lubrificar. É importante usar os produtos certos nas quantidade certas (sem exagero).

 

André Carboni.

.

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Vou então passar lixar d'água número 600 e 1200 para deixar um espelho por dentro. Usei a lixa molhada sim.

 

A bucha entrava raspando mais antes do polimento que agora.

 

Mas pessoal, eu passando mais essas duas lixas tem perigo de eu comer metal demais e perder a carabina? Esse é meu grande medo!

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Vou então passar lixar d'água número 600 e 1200 para deixar um espelho por dentro. Usei a lixa molhada sim.

 

A bucha entrava raspando mais antes do polimento que agora.

 

Mas pessoal, eu passando mais essas duas lixas tem perigo de eu comer metal demais e perder a carabina? Esse é meu grande medo!

Usando as lixas q vc citou não tem problema algum, atente sobre a lubrificação na lateral da bucha com bisulfeto de molibidêmio ( pasta G) e depois teste as vedações, primeiro da bucha com movimentos do pistão e o dedo no transfer port e depois do o'ring com o cano fechado e o dedo na boca do cano, se der vácuo no final da câmara está tudo ok.

 

Abç!

CFX 4,5mm, Gat. aliviado, Encamisada, Bucha PU, DM60 + Tasco 6-24x42.

SPA M22 5.5mm + Shilba Target Pro 30 6-24x50.

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....... Tampando-se o furo do "transfer port" com o dedo e puxando-se o êmbolo para trás, este deveria retornar um pouco para frente (como se fosse uma seringa de aplicar injeção - hipodérmica)......

 

 

Eu uso fazer algo parecido ......coloco o pistão na câmara...vedo o "transfer port" com o dedo e EMPURRO o pistão p/ frente...e o mesmo tem que retornar um pouco p/ trás....devido a pressão formada dentro da câmara.....( acredito que o resultado final é o mesmo ).

 

Um abraço

 

Grandini

"NÃO SABEMOS O VALOR DA ÁGUA ATÉ O POÇO SECAR"
Benjamin Franklin

 

 

 

 

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Pessoal, testei a vedação após passar um pouco de lixa 600 e um pouco de lixa 1200 e a vedação quanto eu lubrifico bem, está ok. Os dois testes citados dá certo.

 

Porém, o problema é o seguinte: se eu passo muita pouca graxa, o pistão fica tão pesado que ele não volta ao empurrar. Se eu uso graxa ao ponto dele voltar um pouco, a graxa acaba indo um pouco para frente da bucha e provoca diesel.

 

O que fazer nessa situação? evitar a borda da bucha?

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Pode ser o oring da culatra!!!

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

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Pessoal, testei a vedação após passar um pouco de lixa 600 e um pouco de lixa 1200 e a vedação quanto eu lubrifico bem, está ok. Os dois testes citados dá certo.

 

Porém, o problema é o seguinte: se eu passo muita pouca graxa, o pistão fica tão pesado que ele não volta ao empurrar. Se eu uso graxa ao ponto dele voltar um pouco, a graxa acaba indo um pouco para frente da bucha e provoca diesel.

 

O que fazer nessa situação? evitar a borda da bucha?

 

A bucha de PU tem diâmetro inadequado (ligeiramente superior) para ser usada nas Rossi Dione antigas. Utilizando uma lixa, desbaste um pouco a borda da bucha para retirar o excesso, através de movimentos rotativos do êmbolo já com a bucha parafusada.

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

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Pode ser o oring da culatra!!!

Que oring da culatra? Como assim?

 

 

 

A bucha de PU tem diâmetro inadequado (ligeiramente superior) para ser usada nas Rossi Dione antigas. Utilizando uma lixa, desbaste um pouco a borda da bucha para retirar o excesso, através de movimentos rotativos do êmbolo já com a bucha parafusada.

A graxa está escorrendo para frente pois a bucha está muito justa?

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Que oring da culatra? Como assim?

 

 

A graxa está escorrendo para frente pois a bucha está muito justa?

 

Como o diâmetro da bucha de PU é ligeiramente maior que o ideal, ela entra muito justa e o êmbolo ao avançar em direção do transfer port, acaba "varrendo" e acumulando a graxa que está aderida a parede da câmara de compressão do cilindro. É isso!

Mandarim :bling:


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Como o diâmetro da bucha de PU é ligeiramente maior que o ideal, ela entra muito justa e o êmbolo ao avançar em direção do transfer port, acaba "varrendo" e acumulando a graxa que está aderida a parede da câmara de compressão do cilindro. É isso!

 

Então tem que entrar sem estar muito justo, certo? Tenho lixa d'água número 320, 600 e 1200. Qual eu deveria usar?

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Então tem que entrar sem estar muito justo, certo? Tenho lixa d'água número 320, 600 e 1200. Qual eu deveria usar?

 

1200 não vai adiantar, faça um teste começando pela 320 e observe a taxa de "lixamento". É um trabalho que exige paciência e prática, lixar um pouco, e verificar o ajuste no cilindro.

 

Detalhe: aqui a lixa deve estar seca, assim como a bucha de PU sem resíduos de graxa e seca.

Editado por Alberto José

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Sei não... Acho que você está se debatendo com a causa errada do problema...

A nova mola está mais fraca do que antes, correto? Então, a principal suspeita recai sobre ela!

Ao invés de ficar lixando a câmara, sugiro primeiro substituir a mola para eliminá-la do rol dos suspeitos.

"This is from Mathilda" - Leon

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Sei não... Acho que você está se debatendo com a causa errada do problema...

A nova mola está mais fraca do que antes, correto? Então, a principal suspeita recai sobre ela!

Ao invés de ficar lixando a câmara, sugiro primeiro substituir a mola para eliminá-la do rol dos suspeitos.

 

Além da mola, o problema que citei é sobre a graxa ir para frente da bucha. Se passo graxa o bastante para correr direito e vedar, a graxa vai para frente da bucha. Se passo menos a ponto de nao ir a frente da bucha, o pistão mal se move de tão presso.

 

Para isso é a solução de lixar a bucha, correto?

Sobre a mola, já mandei um email para loja Cabana Sport na quinta, pena que ninguém me respondeu até agora.

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Além da mola, o problema que citei é sobre a graxa ir para frente da bucha. Se passo graxa o bastante para correr direito e vedar, a graxa vai para frente da bucha. Se passo menos a ponto de nao ir a frente da bucha, o pistão mal se move de tão presso.

 

Para isso é a solução de lixar a bucha, correto?

Sobre a mola, já mandei um email para loja Cabana Sport na quinta, pena que ninguém me respondeu até agora.

Esse comportamento da graxa em relação à bucha pode ser considerado normal, porque para gerar pressão de ar é necessário que o vedante (bucha) tenha algum arrasto contra as paredes do cilindro. Isso naturalmente remove qualquer material que esteja ali depositado, principalmente em excesso (graxa).

Algumas buchas de P.U. vem com sobre medida, mas na maioria das vezes é apenas necessário "ajuda-la" a entrar no cilindro e não é necessário remover material. Se você remover material em excesso ela não vedará bem e estará condenada.

"This is from Mathilda" - Leon

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Leia o comentário do autor deste vídeo.

 

http://www.youtube.com/watch?v=Td-RqPYBxkA

 

Publicado em 17/04/2012

IMPORTANTE - A bucha de PU veio um pouco mais larga do que o diametro ideal , então tive de lixar um pouco a borda para ficar no tamanho perfeito ( nem extremamente justo , nem frouxo , pois se ficar frouxo a bucha perde totalmente sua função ) .

Mandarim :bling:


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Esse comportamento da graxa em relação à bucha pode ser considerado normal, porque para gerar pressão de ar é necessário que o vedante (bucha) tenha algum arrasto contra as paredes do cilindro. Isso naturalmente remove qualquer material que esteja ali depositado, principalmente em excesso (graxa).

Algumas buchas de P.U. vem com sobre medida, mas na maioria das vezes é apenas necessário "ajuda-la" a entrar no cilindro e não é necessário remover material. Se você remover material em excesso ela não vedará bem e estará condenada.

 

Eu verifiquei melhor e acho que a bucha está com um tamanho bom, não está muito apertada igual ao do EduBacha.

 

Mas o complicado que não sei resolver é uma medida de graxa que nao seja pouco e nem o suficiente para causar diesel. Lembrando que a graxa citada é de bissulfeto de molibdênio, famoso molykote br 2 plus.

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Eu verifiquei melhor e acho que a bucha está com um tamanho bom, não está muito apertada igual ao do EduBacha.

 

Mas o complicado que não sei resolver é uma medida de graxa que nao seja pouco e nem o suficiente para causar diesel. Lembrando que a graxa citada é de bissulfeto de molibdênio, famoso molykote br 2 plus.

 

Essa molykote br2 plus possui em sua composição óleos e graxas derivados de hidrocarbonetos em quantidade que não é indicada para lubrificar buchas, o recomendado é usarpasta G

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-565274037-molykote-pasta-g-proteco-do-metal-contra-atrito-_JM

 

Recomendo a leitura dos seguintes capítulos do livro The Airgun From Trigger to Muzzle

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/9487-the-airgun-from-trigger-to-muzzle-traducao-parte-i/

 

 

- Capitulo 2 - A Mola Helicoidal

 

- Capítulo 4 - O AR

 

- Capítulo 8 - Lubrificação

 

Estes capítulos explicam detalhadamente a razão pela qual ocorre o efeito diesel em uma carabina de ação por mola.

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Na bucha eu nunca passei a graxa de molibdênio. Passo ela apenas nas partes de metal ( mola e pistao), na bucha uso apenas graxa de silicone.

Nao conheço também essa Pasta G, caso não encontre a graxa de silicone, use ela.

 

André Carboni.

 

A pasta G é parecido com o molykote br 2 plus, mas com uma concentração maior de bissulfeto de molibdênio e com menos óleos que podem causar diesel. Porém, se não tiver pasta G pode usar o molykote mesmo.

 

Eu não tenho graxa de silicone, mas tenho óleo de silicone puro que é o que eu usava na bucha de couro, creio que serve para PU também. Esse não causa diesel.

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Pessoal, vou montar a carabina com a mola original e testar. Olhem a mola de inox quando chegou (é a mais clara): Molas_Comparativo.jpg

 

Hoje a de inox ela está menor que a original. Ela era bem dura e agora está muito mais mole que a outra (a velha já deu 5000 disparos).

No teste do sabão Ype, a mola original entrega 180 m/s e a de inox que quando chegou era pura potência, ta entregando 100 m/s.

 

A loja vendeu a mola com defeito? Espero que a Cabana Sport possa trocar, mas eles não respondem meu e-mail =/

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Estas molas de inox comercializadas pela Cabana Sport não prestam, simplesmente "encolhem" após passar alguns dias submetida a simples pré-compressão e perdem a eficiência.

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Estas molas de inox comercializadas pela Cabana Sport não prestam, simplesmente "encolhem" após passar alguns dias submetida a simples pré-compressão e perdem a eficiência.

 

Então joguei 35 reais da mola mais 20 reais de frete, no lixo? Afffff

 

Foi exatamente o que me disse, a simples pré-compressão natural da mola foi o suficiente para fazer ela encolher, perder força e consistência. Fui enganado.

 

E para piorar: desparafusei a bucha da alterama para limpar, ao parafusar de volta quando aperta o parafuso descobri que a bucha ta deformando na região do parafuso e isso resulta em uma pequena folga. Isso jamais tinha me ocorrido com qualquer bucha de PU.

 

Resumindo a história: tudo que comprei na cabana sport veio com algum defeito.

Editado por Nanvalen
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Então joguei 35 reais da mola mais 20 reais de frete, no lixo? Afffff

 

Foi exatamente o que me disse, a simples pré-compressão natural da mola foi o suficiente para fazer ela encolher, perder força e consistência. Fui enganado.

 

E para piorar: desparafusei a bucha da alterama para limpar, ao parafusar de volta quando aperta o parafuso descobri que a bucha ta deformando na região do parafuso e isso resulta em uma pequena folga. Isso jamais tinha me ocorrido com qualquer bucha de PU.

 

Resumindo a história: tudo que comprei na cabana sport veio com algum defeito.

unica mola de inox que presta é a da alterama ;)

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concordo. Até hoje a minha não deu problema, nem a bucha de PU amarela deles.

 

André Carboni.

 

A bucha de PU amarela deles está estranha comigo depois que eu tirei ela do pistão. Agora se eu aperto o parafuso no máximo como era, ele deforma a parte do parafuso o que resulta em a bucha ficar presa no parafuso mas com a lateral afastada do pistão e assim não veda nada.

 

A solução encontrada foi não parafusar demais igual era, mas se deixo na medida exata para nao se afastar do pistão, ela fica solta ainda.... Ta zicada a carabina, só pode.

 

Mandei a mola de volta hoje... Um comentário que eu nao tinha feito: a mola veio sem qualquer embalagem, apenas em plastico bolha sem qualquer identificação nem nada escrito.

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A bucha de PU amarela deles está estranha comigo depois que eu tirei ela do pistão. Agora se eu aperto o parafuso no máximo como era, ele deforma a parte do parafuso o que resulta em a bucha ficar presa no parafuso mas com a lateral afastada do pistão e assim não veda nada.

 

A solução encontrada foi não parafusar demais igual era, mas se deixo na medida exata para nao se afastar do pistão, ela fica solta ainda.... Ta zicada a carabina, só pode.

 

Mandei a mola de volta hoje... Um comentário que eu nao tinha feito: a mola veio sem qualquer embalagem, apenas em plastico bolha sem qualquer identificação nem nada escrito.

coloca uma arruela no parafuso e que seja do tamanho do buraco da bucha, assim ela vai apertar mais uniformemente e vc conseguirá apertar um pouco mais o parafuso sem deformar a bucha. A qualidade da bucha da alterama, a nível nacional, eu nao conheço outra melhor.

 

André Carboni.

.

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coloca uma arruela no parafuso e que seja do tamanho do buraco da bucha, assim ela vai apertar mais uniformemente e vc conseguirá apertar um pouco mais o parafuso sem deformar a bucha. A qualidade da bucha da alterama, a nível nacional, eu nao conheço outra melhor.

 

André Carboni.

 

Vou tentar essa jogada com a arruela então, mas a cabeça do parafuso parece que já é todo buraco disponível.

 

Uma pergunta: vende bucha de pu, molas e tudo mais no ebay ou em algum site fora? como eu procuro? Não sei nem como diz é conhecido bucha de Pu lá fora =)

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Vou tentar essa jogada com a arruela então, mas a cabeça do parafuso parece que já é todo buraco disponível.

 

Uma pergunta: vende bucha de pu, molas e tudo mais no ebay ou em algum site fora? como eu procuro? Não sei nem como diz é conhecido bucha de Pu lá fora =)

 

A dificuldade será conseguir uma bucha de PU ou outro material, com dimensões compatíveis com a Rossi Dione. Pessoalmente, creio que o ganho (na realidade geralmente ocorre queda na velocidade pois a bucha entra mais justa) de se utilizar uma bucha de PU na Rossi Dione não compensa o custo. Já tentou achar o kit original da Rossi ?

 

Kit_Retentor_Rossi_Dione.jpg?lgfp=3000

Editado por Alberto José

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