Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Gas ram para cbc b19s


Posts Recomendados

Desculpa a pergunta ignorante, mas quem é esse Sid? Daonde ele é? Onde ele trabalha? Ouvi MUITO em fóruns por aí conversas que dão a entender que ele fabricas pistões a gás...

 

EDIT: Entendi Paes ;) belo agrupamento pra 10m Paes, muito bom. Quanto ao agrupamento a 25m o gamo match e o crosman agruparam horrível pra caralho.. que é isso ¬¬ achei que com 40 Kg e luneta desse pra agrupar melhor todos eles como ficaram o JSB, que por sinal ficaram ótimos.

Editado por Spawn*

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a pergunta ignorante, mas quem é esse Sid? Daonde ele é? Onde ele trabalha? Ouvi MUITO em fóruns por aí conversas que dão a entender que ele fabricas pistões a gás...

 

EDIT: Entendi Paes ;) belo agrupamento pra 10m Paes, muito bom. Quanto ao agrupamento a 25m o gamo match e o crosman agruparam horrível pra caralho.. que é isso ¬¬ achei que com 40 Kg e luneta desse pra agrupar melhor todos eles como ficaram o JSB, que por sinal ficaram ótimos.

 

 

Agrupamento de 16mm CTC para Gamo e 22mm para o Crosman, com lunetinha 4x32.

Pra comparar, o diâmetro de uma moedinha de 5 centavos é 22mm.

Se fosse com o GR de 50Kg isso aí no mínimo triplicaria.

 

O Sid é o pioneiro no desenvolvimento dos GRs comercializados no Brasil.

Inicialmente em Parceria com a FNA/Elite Airguns, trabalhou no desenvolvimento dos modelos atualmente comercializados pela Elite.

Desligou-se da Elite alguns anos atrás e atualmente desenvolve os GRs SMS em parceria com a Rossi.

A sigla SMS nada mais é que Sid_Mac_Soul, que é o nome de usuário do Sid nos fóruns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paes,

Em 2011 quando eu tinha a Gamo CFX a mola quebrou e eu levei para colocar um GR de 45 kg. Na época a recomendação da EliteAirguns era que teria que diminuir 8mm da haste e usinar menos de 1mm no fundo do GR. Foi instalado o GR e permaneceu com a bucha original. Percebi que ela havia perdido a VO. Não medi a VO com a mola original e nem após a instalação do GR. Percebendo isso, liguei para o Evandro da Elite e expliquei a situação. Ele me informou que para as Gamo com GR fazia a bucha com o diâmetro um pouco maior que o diâmetro original. De acordo com ele, essa pequena diferença fazia com que aumentasse a VO da carabina. Encomendei a bucha para Gamo com GR e essa bucha foi colocada e de fato a VO ficou na faixa dos 205 m/s, com chumbo Pro Magnum.

Caso você queira aumentar a VO da sua CFX não seria o caso de testar uma bucha com o diâmetro ligeiramente maior?

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cyntra, obrigado pela indicação companheiro.
Por incrível que pareça, nunca usei minhas carabinas com bucha original Gamo, acredita?.
Todas as carabinas que compro eu desmonto imediatamente, substituo a mola helicoidal por GR, faço uma lubrificação correta com as graxas do Maccari e troco a bucha original (que acho muito dura e seca) por uma de PU, também do Maccari.
Essas buchas do Maccari são mais justas que as originais, mas não afetam muito a velocidade não.
Por incrível que pareça, ontem me bateu essa curiosidade e testei a velocidade da CFX com a bucha original e com a do Maccari. As diferenças foram muito pequenas, desprezíveis pra ser mais exato.
Contudo, a qualidade da bucha Maccari é inigualável e continuo a usa-las e a indica-las. São macias, resistentes e com um acabamento impecável.

Abração meu amigo e mais uma vez obrigado pela colaboração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paes,

Adquiri uma CFX hoje, 16/03/2013. Eu tinha um Kit Multi Shot e 2 magazines extras para a S 200, até anunciei aqui no fórum.

Um amigo, dono de uma S 200, colocou a CFX dele para venda. Propus a troca, ele aceitou.

Estou novamente com uma CFX, com gatilho Elite Airguns, mola encamisada, agora não lembro se está com bucha de PU ou original. Vou instalar um GR de 45 nela.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paes,

A CFX é 5,5.

A S200 é um primor de carabina, dona de uma precisão incrível. Não há quem não goste da S 200.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Cyntra, eu não sou muito fã de PCP, mas essa S200 me atrai bastante, hehe!

Em relação ao GR na CFX, eu sempre fui defensor do uso de um GR de 45Kg no calibre 5,5mm.

Nessa configuração ela agrupa legal com os chumbos Gamo, mas com outros chumbos sempre foi meio decepcionante os resultados.

Sempre me recusei a sequer testar o GR de 40Kg por achar que era fraco demais.

Porém, depois dos testes que realizei essa semana, não tenho mais qualquer dúvida quanto ao GR a ser utilizado nessas carabinas, quer seja ela 4,5 ou 5,5... É 40Kg na cabeça, hehe!

Os resultados com o GR de 40Kg e chumbo JSB são muito bons.

Até então nenhuma CFX que peguei agrupou bem com JSB, mas, com o GR de 40Kg o JSB superou todos os outros chumbos.

O chumbo Crosman também agrupou razoavelmente bem. Com ele a CFX consegue 190m/s com GR de 40Kg. Nada mal em termos de velocidade.

 

Abração companheiro. Bom domingo pra você!

Editado por Paes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada a ver com o assunto, mas se estão falando de agrupamento, vou aproveitar pra contar... ontem fui na casa do meu amigo que tem a F18 Nitro 1000 e demos alguns tiros. Ele trocou o red dot, eu regulei o red dot e a mira aberta pra ele e tal, e aí fomos fazer uns testes de agrupamento com os chumbos que ele usa: Gamo Pro Hunter, CBC Flat Nose e CBC Pointed Nitro. Enfim, não medimos mas a distância era bem próxima de 10m e os resultados foram surpreendentes pra mim, se tratando de uma Nitro com um coice enorme e gatilho pesado! Quem atirou fui eu, apoiado, usando mira aberta. Não fotografei o agrupamento, mas cá entre nós, a arma dele não gostou nem um pouco do Gamo. Com o Flat Nose eu tive um agrupamento espetacular pra uma Nitro 1000... 5 tiros no centro, 5 acertos no centro, um em cima do outro. Quase que um só furo! Nenhum flayer! Com o Gamo foi horrível... meu Deus... 3 dos tiros nem dentro do alvo acertaram. E com o Pointed Nitro tive 3 acertos bons, próximos ao centro, um deles um pouco mais deslocado e um flayer.

 

Pra uma arma trancuda, pesada pra armar, gatilho pesado e usando mira aberta, eu fiquei bastante satisfeito com o resultado do Flat Nose.

 

OBS: ele mandou a arma dele pra assistência pra trocar o red dot e voltou com um efeito diesel 2x maior do que estava, acho que esses meliantes lubrificaram mais ainda ela. Depois dos tiros, limpei o cano pra ele (que estava MUITO sujo, úmido, parecia até graxa em vez de pó de chumbo). A Arma está dando um belo de um estouro quando atira e um tranco enorme, a uns 22m quase que atravessa uma tábua, tá muito forte. Outro fator que me chamou a atenção no agrupamento o do Flat Nose... logo logo a bucha dele vai pro pau, rs.

Editado por Spawn*

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tava vendo as modificaçoes da b19s para deixa la melhor e fiquei com duvida sobre esse detalhe "escareamento para a saia do chumbo",

esse seria onde colocamos o chumbo ? de quanto seria esse aumento, tipo assim, o orificio original tem entorno 5mm e ficaria com quantos.

 

e a funçao desse escareamento seria para evitar o desgaste prematuro que a sai do chumbo provoca com o fechamento do cano.

 

 

foi no anuncio da balim que vi sobre esse escareamento e teve um membro que comentou isso num tpc.

 

obg

CBC B19S F18 STD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O escareamento é um desbaste em ângulo no furo de entrada do cano, onde se coloca o chumbinho. A retirada de material é bem pequena, para criar um afunilamento no início das raias.

A finalidade é facilitar o municiamento da arma, possibilitando a entrada da saia do projétil completamente no cano.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

melhor vc citar qunto quer gastar pois assim fica mais facíl de que ajudar , pois as vezes é mais barata mas não lhe atende

 

mas uma boa é a beeman dual calibre ela é barata , e com dois calibres(por isso acho ela barata)

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O escareamento é um desbaste em ângulo no furo de entrada do cano, onde se coloca o chumbinho. A retirada de material é bem pequena, para criar um afunilamento no início das raias.

A finalidade é facilitar o municiamento da arma, possibilitando a entrada da saia do projétil completamente no cano.

vlw,

 

achei q era isso msm, mas fiquei com a duvida.

CBC B19S F18 STD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei com dúvida a uns meses atrás sobre o mesmo assunto, qual GR colocar na B19-S, depois de ler o tópico do Cenoura acabei decidindo pelo de 50kg, já que uso exclusivamente para campo, mas vou ser sinsero para vcs, me arrependi. Ficou muito trancuda e o pior de tudo, o POI subiu mais de 5cm e com isso não dá regulagem pois a alça de mira já está no máximo. A precisão dela está ótima, já fiz grupos de 7mm a 10m sentado e apoiado com MA, mas o fato do POI estar muito acima do alvo me desanimou, outra detalhe, gosto de carabinas leves e com o GR de 50kg tive que colocar quase 400gr. de massa de vidraceiro na coronha para absorver melhor o recuo.

 

Se alguém souber de alguem que tenha interece em trocar o meu GR de 50 por um de 45 me avise. Forte abraço.

 

Robson Almeida.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Qual marca e modelo GR de 45kg são mais recomendados para a b19S ???? É recomendável trocar mais alguma coisa ????

Vale a pena ver os vídeos no Karolaza no seu Review da B19-17. Em um deles, ele discute as diferenças que sentiu com a troca do Gás Ram de 40 kg por 45 kg. Vale ressaltar também que o desempenho muda entre modelos com as mesmas especificações, mas de fabricantes diferentes.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/7515-review-antes-e-pos-tunningasram-4060-e-45-kilos-cbc-classic-plus-b19-17-45mmtopico-premiado-ca/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flávio, por que Elite e não Rossi? Algo contra os Rossi? Qualidade inferior? E esses papos de "galera que compra GR e cada um dá resultados diferentes em armas iguais" e aí surgem os boatos que existem GRs descalibrados de fábrica?

todos os dois são bons porem já trabalho desdo lança,da elite quando ainda era a sms que fabricava, nunca instalei da rossi, nunca tive contato com uma peça fora das armas , só tive contato com armas montada na fábrica com a mola da rossi já instalada , não tenho nada contra porem trabalho apenas com o da elite

 

sobre os gas ram descalibrados ISSO É A MINHA OPINIÃO , pode acontecer sim pois tudo que é industrializados corremos esse risco , porem em caso de duvidas entra o caso de garantia de um ano que a elite dá , até hoje não tive defeitos como esse para lhe relatar , porem com vazamento sim já tive 2 casos , em mais de 300 molas instaladas, vale lembra que toda linha da cbc que tenha nitro de fábrica é feita na mesma industria da elite portanto é o mesmo gas ram 60 kilos.

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

 

Como eu não gosto de especulação, testei hoje de manhã na prática.

 

Arma: CFX 5,5mm (mesma mecânica da CBC B19)

Gás Ram testados: 45Kg e 50Kg

 

 

 

 

Gamo CFX 5,5mm com GR 45Kg
Resultado do cronógrafo
- JSB Exact 5,52 => 162 m/s
- Crosman Premier Ultra Magnum => 185m/s
- Gamo Pro Magnum => 196m/s
- Gamo Match => 195m/s
Agrupamentos:
img0084je.jpg
Gamo CFX 5,5mm com GR 50KG
Resultado do cronógrafo
- JSB Exact 5,52 => 162 m/s
- Crosman Premier Ultra Magnum => 182m/s
- Gamo Pro Magnum => 188m/s
- Gamo Match => 194m/s
Agrupamentos:
img0083ln.jpg
Observações:
- Não fiz outros grupos de ensaio, apenas estes que estão acima. Apenas zerei a luneta em outro alvo;
- Todos os alvos tem cinco disparos, realizados a 15m de distância, com a carabina apoiada em sandbag;
- A luneta que usei era uma chinesa 4x32 fraquinha. Com uma luneta melhor acredito que os grupos seriam melhores;
- Fazia um calor infernal durante os tiros, que tirava a concentração de qualquer humano;
- Não sei porque cargas d'agua o chumbo Gamo ProMagnum diminuiu a velocidade com o GR de 50Kg e o Gamo Mach manteve a mesma média...
- Como eu já esperava, a CFX 5,5mm agrupou legal com chumbo Gamo, principalmente com o Match. Aconteceu isso com as quatro CFX que eu já tive, grupos bons com Gamo Match e ridículos com JSB. Definitivamente, elas não gostam de chumbo JSB!
- E, finalmente, o resultado mais importante que queria esclarecer: com o GR de 50Kg a carabina aumentou o tranco, ficou mais pesada para bascular e em alguns casos diminuiu a velocidade, se comparado com o GR de 45Kg.
Diante do exposto, acho que fica evidente que GR de 50Kg ou maior em carabina Gamo/CBC B19 é totalmente desnecessário.
Abração garoto!

 

Grande Paes,ponto para voce,era exatamente o que eu procurava,apesar de já ter descartado 50kg.Esse comparativo de chumbos e molas gás é didaticamente perfeito pois as dúvidas de qualquer um são instantaneamente sanadas.Parabéns e um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caboclo Paes e o Mestre dos Mestres GRANDINI são fontes confiáveis, além de Karolasa e outros companheiros respeitados desse forum, lista longa para lembrar ( está aumentando, ainda bem ), mas pode confiar.

Eu confio, com força.

Editado por MATTHEW QUIGLEY

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olhem uma plataforma b19 instalada na fábrica com o nitro invertido http://intl.stoegerairguns.com/public/documenti/PARTS%20ATAC%20Suppressor.pdf

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Boa noite a todos, me chamo Rodolpho Luiz Künzel, tenho Cr de atirador esportivo, minha última aquisição foi uma Glock G-25, oque ñ tem nada a ver com o fórum, e de quebra, na hora da compra da pistola, eu fiquei vendo todas aquelas espingardas de pressão, que por sinal, alguns modelos bem mais caras que espingardas de cartucho, pensei comigo, ah, vou levar uma dessas pro meu muleque, decidi por uma ñ tão inferior e ñ tão superior, decidi pelo modeo b-19s standar, aí eu olhei bem quando cheguei em casa, falei pra mim mesmo, nem vou falar nada pra ele, essa vai ficar pra mim, enfim, como sou novo no ramo dos chumbinhos, e como nas pistolas de competição, pesquisando na internet, vi que dá pra fazer várias modificações, e fui atrás disso, eu, ainda, só coloquei um gas ram elite de 45kg e um gatilho regulável, ñ atiro muito com ela, dei alguns tiros com ela quando estava com mola e um ou outro com o gas ram, e como já disse, sou novo no ramo, será que melhorei ou piorei a espingarda? gas ram de 45 kg com embolo aliviado, segundo o vendedor, ñ me lembro oque centralizador, e o gatilho regulável, com certeza algum de vcs vão me ajudar, como já disse, sou novo no ramo, melhorei ou piorei a espingarda? outra coisa, quero colocar uma luneta leopoud 3.5x10x50, já serviria para meu 7.62, compensa? ou uma luneta tipo a nikko gold crow 4x32 está de bom tamanho? Desculpa se é aqui que estou tirando minhas dúvidas, no tópico errado, vi também umas coronhas bem ao estilo do Sako TRG 22, será que dá pra colocar uma desse tipo na B19? grato a todos, Rodolpho. Obs: quando alguém me responder, vou ser avisado por e-mail?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha CBC B19s tbm com GR de 50kg era muito precisa, acertava tampinha a 20m com facilidade, ate fiz agrupamentos nelas, isso acertando no centro, outra coisa, o recuo era pouco, mais muito melhor que com a mola original.

Tenho ate um video dela no youtube só pesquisar.

Obs: usava bucha original e ainda uso

GR superior a 55Kg na B19 perde potência. Não sei ainda o motivo, alguns membros alegam o estufamento da saia do chumbo, mas outros dizem que isso só acontece em velocidades bem maiores, em torno de 400m/s ou mais. Mas que há perda de potência, há.

 

 

 

 

Aguenta sim.. é como Henzell disse, com 45Kg você mantém ela como está. Com 50Kg você deixa ela mais forte e um poooouco menos precisa. O nosso companheiro Cenoura aqui do fórum usa 50 Kg e disse que a DELE ficou muito precisa como sempre foi.

CBC B19-s novamente, agora é treinar para aperfeiçoar hehe. :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Pawerr, além de gas ram, gatilho regulável, lunetas, que mais posso fazer para melhora-la? a coronha dela ñ me agradou muito, existem peças no mercado que nem sei pra q q serve, muzzle break por exemplo, parece como um tipo de abafador de ruidos em algumas descrições e em outras, apenas um acessório para ñ ficar relando na oxidação da arma, se for para essa ultima, papel contact resolveria, ñ tocava na oxidação, ajuda eu ae gente, obrigado a todos, Rodolpho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Pawerr, além de gas ram, gatilho regulável, lunetas, que mais posso fazer para melhora-la? a coronha dela ñ me agradou muito, existem peças no mercado que nem sei pra q q serve, muzzle break por exemplo, parece como um tipo de abafador de ruidos em algumas descrições e em outras, apenas um acessório para ñ ficar relando na oxidação da arma, se for para essa ultima, papel contact resolveria, ñ tocava na oxidação, ajuda eu ae gente, obrigado a todos, Rodolpho.

Exato. Apenas para não encostar na oxidação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado amigo Pedro, acha velho que é só pra isso? ô loko, pelos preços que achei, é melhor ir pra tornearia e fazer um do jeito que quero, um que ñ precisa tirar a massa de minha B-19, achava que era pra dar mais peso ao cano, ou... bom, sei lá, mas já estava pensando nisso, e pensando num jeito de fazer um cano bull pra B-19, apenas acoplado no meu original por meios térmicos, aquele lance de física, oque esfria encolhe e oque se aquece se expande, aquecendo um tubo de inox na mesma medida do diametro externo que o meu cano original, aquecia ele, e colocava o meu original por dentro, mas acho que que ñ é pra tanto numa B-19, ou é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chrony Test Gás RAM Elite Airguns 7443 40 kgf e 7446 45 kgf versus Mola Helicoidal com a CBC B19S

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/11753-cbc-b19s-45mm-mini-review-testes-e-tunings-basicos/?hl=%2Bcbc+%2Bb19s

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Acho que não vale a pena, a não ser no caso de o seu GR apresentar vazamento. Caso aconteça, considere então a substituição por um de 45 da Elite ou Quickshot. Essa é a minha dica!

 

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk.

Editado por Carlos_Shrek

"Diga o que você pensa com esperança.Pense no que você faz com fé.Faça o que você deve fazer com amor!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera blz?

Aproveitando o topico qual o mais indicado para sag 1000, a minha veio com gas ram de fabrica de 50 kg e muito ja me indicaram a trocar por 55 kg da elite sera que compensa?

Somente indico a troca se der problema com o de fábrica. Tenho um desse rossi que já dei uns 5mil tiros. Apresentou vazamento no início porém depois parou e agora só alegria. Não perdeu potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

O que fi, em minha b19s, coloquei GR elite 40kg da elite e gatilho esportivo tbm da elite, fiz agrupamentos com ela original, depois só com o gatilho e má original e depois com gatilho e GR instalado. Para minha surpresa a real mudança nos agrupamentos ficou por conta do gatilho, o GR apenas a deixou mais confortável para armar. Alguns amigos aqui do fórum já haviam me dito que apenas o encamizamento da mola e colocação do gatilho seriam suficiente, e agora acredito pois fiz todos os testes possíveis, lembrando que meu foco e precisão. E concordo com os colegas, em relação ao GR 40 diminui um pouco a força e 45 mantém a força original igual a mola. Quando iniciei queria por tudo o que podia nela, agora se voltasse atrás faria diferente, apenas encamisaria a mola e colocaria o gatilho.por isso se vale minhá experiencia como dica eu digo. Primeiro de tudo coloque o gatilho, depois encamise a mola e curta bastante, pra depois, bem depois vá para o GR.

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante