Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Transporte de Carabinas - Experiências


Rvc

Posts Recomendados

Para andar com minha carabina eu preciso estar com somente a nota fiscal ?

Ou uma copia completa da tal R105 ?

Outra coisa tenho um luneta 3-7x20, dizem que acima de 6x é proibida, entao essa é proibida ?

CBC B19-17 - GR45 Elite - Gatilho Quick Shot - Leapers 4-16X40 (eb+ect levou =/ ) (3-9X40 viajou)

Sonhando com uma AA S510 Xtra FAC (se Deus quiser eu chego nela)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Pessoal,

Aproveitando o tópico, que já me passou muitas informações, tenho a seguinte situação. Sou no Rio de Janeiro.

 

Estou começando a treinar em um Clube de Tiro duas vezes na semana na parte da noite, ou seja, após o trabalho. Para ir até o clube eu tenho que pegar o Metrô e depois andar cerca de 1km até o Clube. Ir de carro seria o caos total!

 

A minha dúvida é se posso estar carregando a carabina, em um case e com um gunlock (utilizo para evitar problemas com os curiosos em casa) dentro do Metrô e na Rua. Tirando o risco de ser assaltado, por motivos obvios, eu poderia ter alguma outro problema ?

 

Ou é TOTALMENTE desaconselhavel o transporte a pé de uma arma de pressão ?

 

Grandes Abraços para todos !!!!

--
Frederico "Treze" Mendonça

avl.gif#5113
11656507796_cec7c228fe_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Aproveitando o tópico, que já me passou muitas informações, tenho a seguinte situação. Sou no Rio de Janeiro.

 

Estou começando a treinar em um Clube de Tiro duas vezes na semana na parte da noite, ou seja, após o trabalho. Para ir até o clube eu tenho que pegar o Metrô e depois andar cerca de 1km até o Clube. Ir de carro seria o caos total!

 

A minha dúvida é se posso estar carregando a carabina, em um case e com um gunlock (utilizo para evitar problemas com os curiosos em casa) dentro do Metrô e na Rua. Tirando o risco de ser assaltado, por motivos obvios, eu poderia ter alguma outro problema ?

 

Ou é TOTALMENTE desaconselhavel o transporte a pé de uma arma de pressão ?

 

Grandes Abraços para todos !!!!

 

TOTALMENTE desaconselhável,nenhum tipo de arma pode ser transportada dessa maneira.

Eu quando desço do carro e ando 2 metros na calçada até entrar na loja que eu uso a pista de tiro,com a carabina na capa já tem gente olhando torto imagina você no metrô...e o problema nem é esse,é que não pode mesmo.

Procure outra maneira.

  • +1 1

"Deus criou homens fracos e fortes,Samuel Colt os igualou."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como olhando torto? É só vc usar uma capa de guitarra para transportá-la que ninguém vai te olhar torto.

Se a carabina for mto grande pode usar uma capa para Contra-Baixo que é um pouco maior que a de guitarra.

 

Eu to nem ai proq as pessoas pensam,se eu não to fazendo nada de errado to tranquilo kkk

Mas na situação que o colega relatou acima,isso com certeza causa confusão,e mesmo que ele uso capa de guitarra,o melhor a se fazer é procurar outro meio para se deslocar até o local da prática.

"Deus criou homens fracos e fortes,Samuel Colt os igualou."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava com essa mesma dúvida, só que o meu problema é a locomoção até o sitio +/- 145 km, e como tenho q ir de moto. Será que se eu for parado com uma carabina de pressão vai dar problema ? Tenho capa e nota fiscal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava com essa mesma dúvida, só que o meu problema é a locomoção até o sitio +/- 145 km, e como tenho q ir de moto. Será que se eu for parado com uma carabina de pressão vai dar problema ? Tenho capa e nota fiscal.

 

De moto não tem problema,o Karolaza pelo o que eu vi também faz um trajeto de moto,olha só esse video dele com toda a tralha haha

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/6439-toda-minha-tralha-em-uma-moto/?hl=moto

 

E certifique-se de estar com a documentação,de preferencia toda essa indicada pelo Henrique Coelho.

 

E minha recomendação é para andar sempre bem documentado.

 

Doc da arma.

R-105

Portarias do Colog.

 

E atentar para as evidências de que o transporte não representa riscos para ninguém. (Munição fora da bolsa da arma, trava de gatilho se for o caso, etc)

 

 

 

Abrç

"Deus criou homens fracos e fortes,Samuel Colt os igualou."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é portaria do colog ?

Nota e R105 eu carrego junto a minha.

Luneta vou passar a levar separada pois agora ela é bem maior que a antiga 3-7x20

CBC B19-17 - GR45 Elite - Gatilho Quick Shot - Leapers 4-16X40 (eb+ect levou =/ ) (3-9X40 viajou)

Sonhando com uma AA S510 Xtra FAC (se Deus quiser eu chego nela)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só uma duvida pessoal, naquele papel que vem junto com as carabinas cbc (nacionais) que diz, "Atenção, as carabinas de pressão cbc não são armas de fogo.....

 

Aquele papel contem o R105 e portaria do colog? ou não tem nada a ver?

 

Seria bom eu imprimir o R105 e portaria do colog ou só aquele papel já serve? aonde encontro para imprimir os dois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh sim, até peço desculpa pq n achei o topico. Só q a minha vou ter q carregar com a bandoleira da capa nas costas, minha moto n tem como amarrar q nem a dele.Eu fiz 1 apostila com a nota fiscal, R-105 e a portaria do colog.

 

Niex a portaria do colog é esse link aqui http://www.dfpc.eb.mil.br/institucional/legislacao/ArmaFogo_Muni_naoLetais/Port.%20N%C2%BA%2002%20COLOG,%20de%2026%20FEVEREIRO%20de%202010.PDF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho, que a questão da capa de violão/contrabaixo seria mais difícil ainda se explicar caso seja parado. Pois não há nada o que esconder, concordo que evitam uma possível vistoria, mas e se for vistoriado ? Como vai se explicar ?

 

Enviado pelo Tapatalk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

É mais barato que capa de carabina... :thumbup:  

Perfeito!

Eu transporto a minha em capa de guitarra pq é a unica q eu tenho aqui! É melhor que enrolar num lençol ou na cortina da sala! kkkkkkkkk

Hauahua verdade, mais barato.... nem me passou isso pela cabeça.

 

Enviado pelo Tapatalk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Pessoal,

 

Sempre que vou ao clube para atirar, vou de Taxi (Desisti de ir de Metrô depois dos conselhos dados aqui mesmo nesse tópico ... hehehehehe ...). Até hoje (também começei essa rotina a pouquissimo tempo) nunca fui parado pela Policia, o máximo que ocorreu foi ter uns dois ou três taxistas que ao verem o case da carabina, não quiseram me levar.

 

Mas confesso que é uma tensão grande esse caminho de casa ao clube e do clube a minha casa. Hoje, eu ando com a carabina dentro de um case, que sempre está com cadeado passado, além de usar um trigger locker para não dizerem que é possivel o "pronto uso" da carabina (Se é que uma carabina de 4,5mm faz alguma coisa, além de assustar algum ser desavisado ....)

 

Além disso, levo sempre uma cópia autenticada da nota fiscal, uma cópia do R-105 e uma cópia da Portaria 006 do DLOG, de 29/11/2007.

 

Será que isso é o suficiente para não ter problemas ? Ou mesmo assim, posso ter aborrecimento ?

Editado por Frederico Treze

--
Frederico "Treze" Mendonça

avl.gif#5113
11656507796_cec7c228fe_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

TOTALMENTE desaconselhável,nenhum tipo de arma pode ser transportada dessa maneira.

Eu quando desço do carro e ando 2 metros na calçada até entrar na loja que eu uso a pista de tiro,com a carabina na capa já tem gente olhando torto imagina você no metrô...e o problema nem é esse,é que não pode mesmo.

Procure outra maneira.

 

Pedro não sei se você já procurou uma delegacia de policia para conversar ou mesmo a policia militar, mas no caso da carabina de pressão, não havendo ostentação e estando desmuniciada, você pode transportar a pé.

Eu percorro com minha carabina 15 minutos a pé, armazenada em uma capa Rossi 46 (verde/preta) já passei por policiais (viaturas) no percurso e nunca fui incomodado.

Procedo desta forma depois de ter conversado na delegacia de policia civil e na policia militar e ter a certeza que não teria problemas.

Não conheço e acredito que não existe lei que proíba o transporte de carabina de pressão a pé (claro tendo-se os devidos cuidados como já citado, não ostentar e não deixar municiada), o que exitem são questões culturais de acordo com o local.

Eu concordo que em cidades GRANDES como São Paulo e Rio de Janeiro seria totalmente desaconselhável andar a pé com uma carabina de pressão mesmo que devidamente armazenada em case, mas dai dizer que não pode por ser lei acho que teria que citar que lei é esta (se é municipal, estadual ou federal).

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando me mudei de palmas para Goiânia trouxe a minha carabina no avião, dentro do case, fiz o registro na companhia, foi tudo tranquilo, mas ao pegar ela na esteira do aeroporto de Goiânia, todos me olhavam com olhos arregalados.

 

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2

 

 

  • +1 1

Walther lever Action PCP/CO2 - .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li todo o tópico e não vi nenhum usuario que teve sua luneta ou carabina apreendida.

 

esta parecendo o bicho papão que todo mundo fala e ninguem teve problemas, pelo menos é o que vejo por aqui e em outros lugares.

 

alguem teve problemas desta natureza, foi abordado com uma luneta restrita que no meu ponto de vista o maior problema ?

 

será que não estamos exagerando?

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que enfim alguém comentou o que deveríamos perguntar, na prática!

Concordo com vc, Cebo, é a pergunta que faltava.

Nunca ouví falar de nenhum caso.

 

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk.

Editado por matthew quigley

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu desde o inicio estou afirmando, ando a pé, com a carabina e luneta dentro da capa Rossi 46 e pelo menos na minha cidade isso não é problema... Não há nada ilegal ou irregular, e não sou eu quem estou afirmando, mas as autoridades policiais que eu consultei antes de mais nada.

 

É importante destacar que cada local tem sua cultura e seus hábitos, e muitas vezes não obstante o que diz a lei estes fatores tem que ser considerados. Por isso minha recomendação é consultar a autoridade policial de sua cidade e questionar quanto ao transporte.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li todo o tópico e não vi nenhum usuario que teve sua luneta ou carabina apreendida.

 

esta parecendo o bicho papão que todo mundo fala e ninguem teve problemas, pelo menos é o que vejo por aqui e em outros lugares.

 

alguem teve problemas desta natureza, foi abordado com uma luneta restrita que no meu ponto de vista o maior problema ?

 

será que não estamos exagerando?

 

 

Até que enfim alguém comentou o que deveríamos perguntar, na prática!

Concordo com vc, Cebo, é a pergunta que faltava.

Nunca ouví falar de nenhum caso.

 

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk.

 

 

Tem o caso de um usuário aqui do fórum que estava com lunetão (Tanto em magnitude quanto marca) em cima de uma AT e teve a luneta apreendida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, depois de um tempo meio parado com o tiro devido a falta de tempo, agora voltei com tudo :thumbup: , praticamente todo fim de semana vou na casa do meu tio, lá ele tem uma área bem grande para atirar, para chegar lá, tenho que passar por uma rodovia. A alguns dias atras, a policia rodoviaria estava abordando carros neste trecho, porém passei e não fui abordado, caso eu for abordado futuramente, gostaria de saber se há a possibilidade de algum policial complicar por eu estar transportando a carabina, tenho a nota fiscal dela, e também a nota fiscal da luneta (4x32), transporto ela em uma capa rossi 46" apropriada para tal, porém, tenho que levar a carabina no banco de tras, assim ficando bem visivel, pois não cabe no porta malas.

Gostaria muito de opiniões dos colegas que já passaram por abordagem, como foi, etc.

 

Desde já, obrigado!

 

Abraços!

Pelo que já li na legislação a carabina de uso permitido não precisa de guia de tráfego, bastando somente o proprietário ser +18 e apresentar a nota fiscal de compra, atestando a origem lícita da arma. Agora no tocante à luneta, por esta ser controlada pelo exército em todas as suas atividades (fabricação, utilização, importação, exportação, desembaraço alfandegário, tráfego e comercio) no mínimo você precisaria de um Certificado de Registro, Guia de Tráfego e também a nota fiscal para ficar sossegado no que se refere a suas viagens para casa do seu tio com com sua arma e acessórios! Resumindo: Carabina = sossegado. Luneta = Hum.. pode complicar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, tenho uma duvida enorme e gostaria da opiniao de vocês. Na minha TX uso um scope 3-9x40. Sei que essa luneta não é permitida, mas me falaram que se ela tiver na arma e eu falar que ja comprei junto, que nao haveria problema. Alguem tem experiencia com isso? E por acaso se der rolo ele vai levar so a luneta ou a arma também?

 

Abração.

Esse argumento de que comprou a luneta junto com a arma tem tudo pra você ficar sem a luneta e ainda responder a algum processo. Luneta mesmo que seja 1-3x4 é produto totalmente controlado pelo exercito. Pra você conseguir uma luneta legalmente precisa de Certificado de Registro e Guia de Tráfego para transportá-la, entendeu? Se não tem esses documentos você está na ilegalidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse argumento de que comprou a luneta junto com a arma tem tudo pra você ficar sem a luneta e ainda responder a algum processo. Luneta mesmo que seja 1-3x4 é produto totalmente controlado pelo exercito. Pra você conseguir uma luneta legalmente precisa de Certificado de Registro e Guia de Tráfego para transportá-la, entendeu? Se não tem esses documentos você está na ilegalidade!

Gilson, tudo bem? Sobre a questão das lunetas tem um tópico muito bom, recomendo a leitura e segue o link abaixo.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/7564-guia-da-questao-legal-das-lunetas/

 

Vamos deixar para colocar aqui as experiencias "pratica", pois a questão legal é bem ampla (para não dizer "confusa"), melhor discutir esta nos respectivos tópicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Esta semana comprei uma Gamo CFX Royal 5.5 que vem com luneta 4x32 da própria Gamo.

Ainda nem chegaram e já estou vendo que vou precisar tirar o CR e o GT.

 

Amigo depois faça um review e ou poste suas impressoes sobre ela, estou pensando em adquirir uma 5.5 e essa esta na lista

CBC B19-17 - GR45 Elite - Gatilho Quick Shot - Leapers 4-16X40 (eb+ect levou =/ ) (3-9X40 viajou)

Sonhando com uma AA S510 Xtra FAC (se Deus quiser eu chego nela)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Só para fomentar esse debate na questão da NOTA FISCAL de carabinas de ar.

 

Criou-se uma cultura entre os praticantes deste esporte que para transportar as carabinas de ar são necessárias o porte da Nota Fiscal.

 

Todavia, fica a pergunta: E se numa viajem de visita, eu ganhei aquela velha carabina urko (de mola) de meu avô que há anos estava debaixo da cama em seu sítio do interior??

 

Considerando que a mesma não mais possui a nota fiscal...Como transportá-la para minha casa?

A carabina, se tornou então um produto ILEGAL por não mais ter a nota fiscal?

 

É preciso desmistificar esse lance de Nota Fiscal Original, pois nas normas publicadas (leis) pelo Exército Brasileiro foram sábias nesse quesito, ou seja, em momento algum citam o nome "NOTA FISCAL", mas sim especificam o documento como "COMPROVANTE DE ORIGEM LÍCITA".

 

Veja na íntegra o parágrafo segundo da Portaria 002 - COLOG: "§2º O portador de arma de pressão por ação de mola de uso permitido deverá sempre conduzir comprovante da origem lícita do produto."(negritei e grifei)

 

Isto significa que, no exemplo acima, bastaria meu avô me fornecer uma DECLARAÇÃO de doação ou declaração de venda da arma, e logicamente deveria constar nessa declaração o seu nome, RG, CPF, endereço e etc, se possível reconhecer a firma de sua assinatura bem como constar meus dados, e pronto, tenho agora um COMPROVANTE DE ORIGEM LÍCITA DO PRODUTO.

 

Galera, precisamos parar de falar em nota fiscal original, pois se continuarmos divulgando o que não está na lei, daqui a pouco a própria polícia não aceitará nem o XEROX da Nota fiscal se não for a original...

 

Portanto, é bom lembrar que a nota fiscal, sem dúvidas, é um "mega comprovante de aquisição lícita", porém, não é o único e exclusivo comprovante que se possa ter...

 

Abs a todos.

  • +1 2

CBC Mont. F-18 B19S Gas RAM 4.5 mm

Rossi Dione Tradicional 4.5 mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste domingo,fui parado em um posto da polícia militar rodoviária na via lagos(rio de janeiro)estava com minha esposa e transportava uma at44 com luneta 6x24x50,uma cfx com luneta 4x16x50 e uma b19s sem luneta.Todas estavam na mala e o policial quando viu me perguntou oque era,eu expliquei,abri as capas e entreguei a ele uma pasta cheia de notas fiscais das carabinas,cilindro,cópias das portarias e minha carteira de sócio (atirador desportista do cctn) e ele me liberou sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, esse lance de nota é complicado. Ninguém pode nos obrigar a andar com nota fiscal....se não teriamos que andar com nf do chinelo, short, cueca

 

Atenciosamente,

Feitosa

  • +1 1

Sumatra 2500 500cc .22
Sumatra Carbine .22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja na íntegra o parágrafo segundo da Portaria 002 - COLOG: "§2º O portador de arma de pressão por ação de mola de uso permitido deverá sempre conduzir comprovante da origem lícita do produto."(negritei e grifei)

 

Cara, esse lance de nota é complicado. Ninguém pode nos obrigar a andar com nota fiscal....se não teriamos que andar com nf do chinelo, short, cueca

Atenciosamente,
Feitosa

Ainda bem que chinelo, short, cueca não necessitamos conduzir com comprovante da origem lícita kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após uma abordagem, responda só o que for perguntado e deixa a autoridade fazer o seu trabalho. Na maioria dos POLICIAIS não sabem sobre as portarias, leve com você as postarias e deixe seu equipamento sempre dentro do case, e se tiver carteira de algum clube ajuda em muito.

Eu ainda não tive a oportunidade de abordar alguém levando carabina, e tudo mais.

  • +1 1

VENDO CHUMBOS RWS R10/ H&N EXCITE ECON 4,5MM/ H&N FINALE MATCH/JSB 8,44gr

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5062-vendo-chumbo-rws-r10-match-45mm-hn-excite-econ-45mm/

 

E-MAIL: DOUGLAS.CHITAO@GMAIL.COM

 

TAMBÉM FAÇO ENCOMENDAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já fui abordado por uma viatura....eu estava com uma cbc g2. ...tirei ela da capa, basculhei pra mostrar que era arma de pressão, mostrei que não estava convertida para .22 lr e eles me liberaram de boa, sem pedir nota fiscal ou meus documentos. A única coisa que me perguntaram é se eu estava indo "atirar em pombinhas". Respondi que não e segui minha viagem.

 

Atenciosamente,

Feitosa

Sumatra 2500 500cc .22
Sumatra Carbine .22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, esse lance de nota é complicado. Ninguém pode nos obrigar a andar com nota fiscal....se não teriamos que andar com nf do chinelo, short, cueca

 

Atenciosamente,

Feitosa

salve engano meu nobre a lei e a portaria de carabinas de ar é clara COMPROVANTE DE ORIGEM LÍCITA .

 

OS DEMAIS ITENS CITADOS NÃO SÃO CONTROLADOS .

Eu já fui abordado por uma viatura....eu estava com uma cbc g2. ...tirei ela da capa, basculhei pra mostrar que era arma de pressão, mostrei que não estava convertida para .22 lr e eles me liberaram de boa, sem pedir nota fiscal ou meus documentos. A única coisa que me perguntaram é se eu estava indo "atirar em pombinhas". Respondi que não e segui minha viagem.

 

Atenciosamente,

Feitosa

sorte sua talvez em uma próxima não terá sorte

 

MINHA OPINIÃO COPIA DA LEI NO BOLSO E COPIA DA NOTA

só o fato de ter os dois e mostrar sem eles pedirem mostra que , não tem medo(pois não deve) , sabe da lei , cumpre o que estabelece e mostra caráter NA MINHA OPINIÃO , quando sou parado já mostro as copias de tudo de ar , cr armas de fogo e uma pasta plastica com todos documentos exigidos , não espero pedir nada .

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E no caso de uma carabina antiga ou que já tenha passado por 3 ou 4 ou 5 pessoas que a nota tenha perdido etc.... Como comprovar a origem licita? Será que um simples recibo reconhecido firma (comprador e vendedor) em cartório serviria?

 

Masterplant, dá uma olhada nesse tópico: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/2756-ajuda-nota-fiscal-de-carabina-perdida/?hl=%2Bnota+%2Bfiscal

  • +1 1

- Hatsan BT65SB Elite 5,5mm

- Weihrauch HW50S 4,5mm

- Zoraki HP-01 4.5mm

- CBC B19S 4,5mm

- CBC Montenegro Standard G1 4,5mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Quanto às portarias colog e R105

Em caso de abordagem policial;

mostro a nota = ok

mostro o colog : no meu entender mostro o artigo 9 e incisos 1ao 3?

 

Art 9 A aquisiçao de arma de pressao, de uso permitido ou de uso restrito, ocorrerá mediante as condiçoes estabelecidas n R105

e legislaçao complementar no que se refere ao comércio de produtos controlados.

 

mostro o R105 : artigo 16 e 17 onde fala sobre uso restrito(acima de 6mm) e uso permitido(6mm ou menos)

Resumindo mostro a nota o artigo 9 do colog e artigo 16 e 17 do R105?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante