Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Qual(is) o(s) chumbo(s) mais precisos para a(s) sua(s) arma(s)?


Doberman

Posts Recomendados

Opa galera!!

 

Já vi muitos perguntando "qual o melhor chumbo para tal arma", "qual agrupa mais" e baseado nessas perguntas é que me veio a idéia desse post.

Todos sabemos que é a arma que escolhe o chumbo e isso é um fato, PORÉM, se tivessemos uma fonte de dados poderiamos encontrar os chumbos com maior possibilidade de sucesso em determinados canos!

 

Então cada um poderia postar seguinte forma, com no máx os dois melhores chumbos (só os melhores mesmo) para agrupamentos, baseados nos que agrupam bem a curta ou longa distância:

 

Norica Titan 5,5 GR 45 (peq) 148 ms média - Chumbo: JSB Exact / Rossi Match

 

Kral AI002S GR 40 240 ms média - Chumbo: JSB Exact Heavy / JSB Exact

 

Talvez possamos criar um banco de dados que no futuro ajudem a galera!

 

Abração!!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Editado por Doberman
  • +1 2

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma questão bem genérica pois vai de acordo com cada finalidade, então vou colocar mais alguns detalhes:

 

SAG AR-1000 (original) 5.5 = até 40m o Rossi Match é imbatível seja para fazer grupos ou pickling, para tiros mais longos o Gamo Pro Magnum;

 

Beeman 1074 (original) 4.5 = foi muito bem com o Gamo Pro Hunter e Gamo Pro Magnum, é uma carabina muito forte para agrupamentos, fiquei mais no pickling;

 

Gamo CFX (GR 45kg) 5.5 = até 30m o Rossi Match se destacou e acima disso o Gamo Pro Magnum e Gamo Hunter;

 

Não reparem, atualmente estou só usando os "nacionais".

 

Chumbos que não recomendo para estas carabinas (apresentaram resultado inferior): Snyper, Technogun, Gamo Expander, Gamo Match.

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acredito que mesmo armas de mesmo modelo , marca , calibre ... podem agrupar com chumbos bem diferentes , afinal , raiamento de arma é como digital dos dedos . até mesmo porque a velocidade de 2 armas iguais , serão distintas , e cada chumbo irá se dar bem em uma determinada velocidade , o que confirma ainda a teoria de que 2 armas iguais , do mesmo calibre , nas mesmas distancias , mesmo numa estativa podem gostar de chumbos diferentes.

no entanto , só para contribuir com o tópico :

Norica Dragon Basic ( 4.5 mm ) = Gamo Match , JSB Schak e Gamo Expander

Cometa 220 ( 4.5mm ) = gamo match , JSB Straton , JSB Schak

Rossi Dione 4.5 mm = JSB Schak , CZ Power

BAM B19-18 = CZ power , JSB Schak , Gamo match , JSB Straton , H&N Econ

Slavia 634 ( 4.5 mm ) = Gamo Match , H&N Econ .

Hatsan HT 80 SAS ( 4.5 mm ) = Gamo Match , JSB Schak , JSB Straton , CZ power , Gamo expander

Gamo Gamatic ( 4.5 mm ) = Gamo pro match , Rifle , JSB Schak , JSB Exact

CBC B19-14 ( 4.5 mm ) = Gamo match , JSB Schak , JSB straton , CZ power , H&N econ .


todos os testes foram feitos com o mesmo atirador ( eu ) .
Abraço !

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

É uma questão bem genérica pois vai de acordo com cada finalidade, então vou colocar mais alguns detalhes:

 

eu acredito que mesmo armas de mesmo modelo , marca , calibre ... podem agrupar com chumbos bem diferentes , afinal , raiamento de arma é como digital dos dedos . até mesmo porque a velocidade de 2 armas iguais , serão distintas , e cada chumbo irá se dar bem em uma determinada velocidade , o que confirma ainda a teoria de que 2 armas iguais , do mesmo calibre , nas mesmas distancias , mesmo numa estativa podem gostar de chumbos diferentes.

 

Ae é que esta povo! Concordo com vcs, mas há um detalhe, não temos dados! Talvez, só talvez, haja uma "pré-disposição" de um cano de determinado fabricante gostar de determinado tipo de chumbo.

 

Ex.: Norica -> Gamo Match (já ouvi alguns donos de Noricas dizendo que esse chumbo funciona bem em suas armas. Será uma "caracteristica"? Não sei.)

 

A bem da verdade, cada fabricante adota seu parâmetro na confecção de seus canos (ou dos canos que terceiriza), espessura, passo das raias, tipo de raiamento etc...

 

E em função da VO diferente é que coloquei qual GR (ou mola se fosse o caso) a arma usa.

 

Nas armas de fogo (mais especificamente os fuzis) há um estudo profundo sobre o passo de raia para cada tipo de munição, mesmo que hajam diferenças entre elas esse estudo pode indicar possibilidades. Ao contrário do que muitos imaginam, não é só com as armas de pressão que o cano escolhe o chumbo, nas armas de fogo a arma escolhe a munição que mais agrupará!! Em função do GAP, tipo de pólvora, espoleta e mais uma infinidade de fatores. A diferença é que nesse âmbito há um estudo infinitamente maior.

 

É mais ou menos essa a idéia desse tópico.

 

Abração!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fico surpreso de ver o Gamo Match se destacando nas 4.5, porque nas minhas 5.5, sem condição. Por outro lado tenho muitos amigos que reclamam que o Rossi Match 4.5 tem muito problema de saia amassada.

 

Pelo que eu conheço do Rossi Match, sendo um chumbo leve no 5.5, imagino como é no 4.5 deve amassar bem fácil mesmo. Por isso pouca gente recomenda esse chumbo no 4.5 seja qual for a arma, agora no 5.5 eu recomendo, acho um ótimo custo benefício.

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É importante informar a VO, para que o banco de dados funcione. A VO é fato determinante para a escolha do chumbo em determinado cano.

 

HW100T FSB .177 - 280 m/s - JSB EXACT HEAVY 10,34 gr

 

HW100T .177 - 240 m/s - H&N BARACUDA MATCH 10,65 gr

 

AT44-10 .22 - 275 m/s - JSB DIABOLO EXACT JUMBO 15,9 gr

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É importante informar a VO, para que o banco de dados funcione. A VO é fato determinante para a escolha do chumbo em determinado cano.

 

Exatamente!!!

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daystate Air Wolf MCT 5,5 mm JSB Exact, 15,89 grains - 275m/s - JSB Exact Heavy 18,13 grains, 260m/s

Air Arms S 200 4,5 mm JSB Exact 8,44 grains - 246m/s - JSB Exact Heavy 10,34 grains 223 m/s.

Gamo Máxima 4,5mm JSB Exact 8,44 grains - 242 m/s - JSB Exact Heavy 10,34 grains 224 m/s. Esta gosta de muitos chumbos, para 10 metros vai bem com Rossi Match e H&N Finale Match, não cronografados.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-CFX 4,5mm VO 225m/s JSB 8,44 (grupos de 12mm borda a borda a 25mts)

-CFX 4,5mm VO 200m/s HN FTT 4,52 (grupos de 9mm borda a borda a 25mts)

-CFX 4,5mm VO 196m/s Barracuda Match 4,52 (grupos de 9mm borda a borda a 25mts)

 

-Pistola Zoraki VO 110m/s BSA Elite (grupos de 14mm borda a borda a 10mts)

-Pistola Zoraki VO 160m/s HN FTT 4,52 (grupos de 13mm borda a borda a 10mts)

-Pistola ZorakiVO 170m/s HN Barracuda Match 4,52 (grupos de 8mm borda a borda a 10mts)

 

-CBC GII 230m/s JSB 8,44 (grupos de 9mm bora a borda a 10mts)

-CBC GII 210M/s RWS R10 ou HN FTT (grupos de 11mm borda a borda a 10mts)

 

-HW30 VO 160m/s Econ (grupos de 8mm borda a borda a 10mts)

-HW30 VO 156m/s HN Finale Match (grpos de 7mm borda a borda a 10mts)

-HW30 VO 152m/s RWS R10 (grpos de 6mm borda a borda a 10mts)

 

-Crosman PCP Chalenger VO 175m/s HN FTT (grupos de 8mm borda a borda a 25mts)

-Crosman PCP Challenger VO 180m/s JSB 8,44 (grpos de 9mm borda a borda a 25mts)

-Crosman PCP Challenger VO 178m/s RWS R10 (grupo de 12mm borda a borda a 25mts)

-Crosman PCP Challenger VO 164m/s JSB Heavy e Barracuda match (grupo de 11mm borda a borda a 25mts)

 

-Crosman pump 66C 1994 VO 175m/s(10 pump) JSB 8,44 e HN FTT 4,52 (grupos de 10mm a 10 mts borda a borda)

-Crosman pump 66C 1994 VO 154m/s (6 pump) JSB 8,44 (grupos de 11mm borda a borda 10mts)

-Crosman pump 66C 1994 VO 138m/s (4 pump) HN Econ (grupos de 10mm borda a borda 10mts)

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na maioria das minhas armas:

1º JSB/JSB 10,34 grains

2º JSB/JSB 8,44 grains

 

Uma ou outra gosta de Crosman premier da caixa de papelão de 8,9 grains.

 

 

Isso ocorre tmbm comigo ! o JSB é o curinga !!

 

com a whisper V0 210 m/s dos mais acesiveis eram o rossi e o norica apache tinham um bom agrupamento mas o jsb n tem comparação .

 

Na hunter GR 45 kg 900 fps o jsb tambem era o melhor e essa se dava bem com o pro magnum .

 

Na HW50 o premier match também como o anderson tenho um bom rezultado .

Na TXnem tinha tentado com outro era só JSB mas hj atirei com o crosman e tmbm foi muito bom!

Editado por Torque

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fim de semana passado atirei com a HT80 SAS do meu tio, estava usando gamo match, consegui acertar sem problemas um latão de cerveja a uns 60 metros, até eu desacreditei, pq o match normalmente não é muito preciso a longas distancias.

Bam B12-6 .177
CBC B19S .177
Gamo 4x32AO Sporter
CBC Mount único 5 pontos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 1 month later...

SAG AR1000 GAMO Pro-hunter e pro-magnum

ROSSI VOVOZINHA o melhor que testei foi o RIFLE srsrsr.

 

Falando sério, durante a regulagem da luneta da minha SAG tentei usar o Gamo Match e fiquei espantado: enquanto alguns tiros agruparam outros foram para o alem!!! E olha que fixei um alvo de papel numa placa de MDF de 2 metros de altura por 1,5 de largura! Esse chumbo na SAG e pessimo.

Rossi 4,5 Modelo I restaurada.

SAG AR1000 FC 5,5 + Nikkostirling Mountmaster AO 4x32.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  1. Marauder 5.5 - 250 M/S JSB express, Gamo Promagnum
  2. Gamo Extreme Co2 5,5 - 230 M/S - Rifle

Donizetti

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 6 months later...

Hoje testei 9 tipos de chumbinhos na minha Hatsan 125 Sniper 5,5 com GR 75Kg, apoiado, a 10 metros.

Resultado de 5 disparos:

Aprovados: Pro Hunter, TS-22 e Ultra Shock.

Médio grupamento: Expander, Pro Magnum e Jumbo Monster.

Ruim grupamento: Hatsan, Pointed e Rifle.

 

Agora sei qual chumbo posso usar, só falta agora pegar a luneta e atirar de 15 a 50 metros com os aprovados para saber qual realmente será o chumbo da minha arma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha B19-17 original, estou gostando muito do gamo expander depois o match.

O rifle achei bem mais ou menos.

Vou pedir uma latinha de econ e jsb heavy para ver como se comporta.

To com o braço doendo, a danada chegou :thumbup:

CBC B19-17 - GR45 Elite - Gatilho Quick Shot - Leapers 4-16X40 (eb+ect levou =/ ) (3-9X40 viajou)

Sonhando com uma AA S510 Xtra FAC (se Deus quiser eu chego nela)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Na minha Hatsan 80 SAS 5.5 com gás ram 60kg (não fiz nenhuma alteração, está do jeito que saiu da Venture Shop)

(220m/s com o chumbinho Rifle)

Testados: Rifle, Gamo Match, Gamo Expander, Gamo Pro Magnum, Gamo Hunter, Technogun Focus, Technogun Sonic e Snyper.

10, 20 e 30 metros

1º Gamo Pro Magnum (5 tiros a 10m/10mm - 5 tiros a 20m/13mm - 3 tiros a 30m/18mm)

2º Technogun Focus

3º Gamo Hunter

 

Estou juntando forças (R$) para importar alguns diferentes, principalmente o JSB Exact e o Heavy.

E, se necessário for, edito minha resposta.

Hatsan 80 | 5.5 | Gás Ram 60kg | chumbinho, escolha dela, gamo pro magnum, por enquanto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha hatsan 125 sniper 5.5 75kg da elite, :

melhor desempenho -> h&n field target trophy .53 14.6 gr - grupamentos de 3cm a 60m de distancia.

bom desempenho -> h&n baracuda hunter -> grupamentos de 5cm a 6m de distancia

medio desempenho -> h&n baracuda, h&n baracuda match, rifle, gamo hunter -> 10cm a 60m

desempenho péssimo: todos os jsbs (express, jumbo, monster, exact) - grupamentos maiores que 20cm a 60m.

desempenho horrivel -> polimag. Não encontro 2 de 5 chumbos na placa de 2m² a 60m.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

cbc b19s original:

 

JSB RS by Cometa, melhor chumbo. Grupo de 5 tiros menor que moeda de 10 cent., a 10m mira aberta e sem apoio.

 

JSB 8,44 by Cometa, segundo lugar.

 

Percebi que ela gostou mais de chumbos mais leves.

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

ola pessoal,sou novo aqui no forum,esse e meu primeiro comentario,tenho uma gamo cfx com gr de 50 kilos

atirei com praticamente todos os chumbos da gamo,jsb e os nacionais,so se deu bem com o gamo match e

o melhor que ate agora foi o norica pointed,que pelo o que eu li e fabricado pela HN.MINHA CFX E 5.5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, tenho a mesma Hatsan 125 TH com gas ram.......Comprei usada, todo orgulhoso, levei pro sítio do meu sogro, militar da aeronáutica reformado.

Ele se impressionou com o peso e potência da arma e finalmente fomos pros tiros em alvo padrão de 17x17cm, há 12m, mira aberta, em pé e sem apoio..

 

Foi o caos!!!!!!!!!!!!!!! teve tiro que nem conseguimos ver aonde foi.....Meu sogro foi atirador de competição na FAB, atira até hoje com 22, .38 e magnum 357....acerta com revolver varetinha de solda a 15m.....Esses dias acertou um alvo tipo tubete de papel higiênico a 100m, com rifle 22LR, e ele avisou aonde ia acertar.

 

Bem, digo isso pra mostrar que o velho não é fraco e nosso erro foi por causa do:::::::: chumbo PARDAL lata amarela...........claro que comprei a arma e passei num mercadinho e peguei o chumbo que tinha lá....Horrível, mudamos pra tiro sentado apoiado e igual ia um chumbo na mosca ou perto e o disparo seguinte ia até fora do alvo....

 

Após ums 20 tiros pra cada achei uma caixa de gamo hunter........melhorou bastante....

Agora to atirando a 10m, em pé, mira aberta com o pro hunter.....já consigo agrupar 10 disparos dentro da tampa da lata de chumbinhos, e percebo que o mau agrupamento é por causa de erro no meu disparo........

 

Mas consegui tirar a rolha de uma garrafa de vinho a 10m, sem quebrar a mesma é claro,,,,,, vou melhorar e posto mais resultados....

Editado por chelton
  • +1 1

Gamo Big Cat 5.5 com Tasco varmint 2,5-10 X 42.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Prezados, gostei das dicas. As minhas carabinas:

- Hatsan 125 Sniper 5,5 - Achei 2 postagens

- Gamo CFX 5,5 GR 45 Kg - Achei 1 postagem

- Gamo Hunter 440 5,5 - V0 medido na FBTE 191 m/s - Se alguém tiver alguma dica

- Evanix Rainstorm 5,5 PCP - V0 medido na FBTE 355 m/s - Se alguém tiver alguma dica

 

Att,

Coyote Whisper 5,5 mm
Rainstorm II 5,5 mm
S410 XTRA FAC 4,5 mm
HW 97K 5,5 mm Mola Titan   17 J
HW 77K 4,5 mm Kit V-match 16 J

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim todas as 3:

 

Hatsan 125 Sniper .22 (GR Elite), Kalibrgun Cricket Compact PLB .22 (vendida) e HW100 FSB T FAC .22

 

JSB Exact Heavy, qualquer coisa mais leve já não fecha tanto o grupo, fica bom, mas nada como o JSB Heavy, testei de tudo quanto é chumbo na vida, as vezes até cismo com outro pra ver se vai, mas volto pro JSB Heavy, ele até o momento foi o melhor em todas as carabinas que tive até o momento.

 

Vamos ver na HW77 que vou ganhar na rifa amanhã kkkkkkkkkk (pensamento positivo).

 

Forte abraço.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hatsan Dominator 200W - Exact Jumbo Monster e o Heavy + Diabolo Hunter Air Arms

SAG AR 1000 - gosta de chumbo vagabundo ou inferior Gamo Match Diabolo, Strike Technogun e um que tenho aqui que não sei dizer nem a marca é tipo Pointer

Abraços.

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante