Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Gamo CFX 5.5 GR 45kg Gatilho Elite - Primeiras impressões


Ylram

Posts Recomendados

Amigos,

 

Primeiramente peço desculpas por não estar apresentando um review de qualidade compatível com a arma, um dia chego perto do nível dos mestres andersonymk e karolaza e evoluo esse post para um "review".

 

O objetivo principal aqui é ir acrescentando informações que podem ser de interesse aos colegas que pretendem adquirir uma carabina de cano fixo. Eu buscava uma carabina que atendesse os seguintes critérios: equilíbrio entre potencia e precisão, não muito pesada, já tunada e que necessitasse de pouca manutenção.

 

Durante minha busca descartei a Hatsan Dominator 200S com GR de 60kg por ser muito pesada, pensei em pegar uma Hatsan Torpedo 155 mas não era tunada acabava ficando um investimento alto para ainda assim ter a incerteza se seria precisa, quase fechei uma CFX Royal 5.5 mas desisti por não ser customizada como eu queria e dai surgiu a oportunidade da CFX 5.5 do Flavio Cilli aqui no fórum.

 

Esta carabina foi adquirida já customizada e revisada, negociei a mesma sem luneta pois pretendo utilizar a Nikko 4x32 AO que já possuo. Em resumo segue abaixo o que foi feito pelo Flavio:

 

* Instalação gasram Elite 45kg;

* Instalação gatilho Elite regulado;

* Furo no guarda-mato para regulagem do gatilho;

* Verificação dos o-rings e bucha original da Gamo;

 

Foi uma longa viagem de Palmas/TO até a minha cidade Santa Maria de Jetibá/ES, felizmente tudo nos conformes conforme relatado nesse tópico:

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/2419-jad-log/page-5?do=findComment&comment=91195

 

Fiz o "unboxing" mais por segurança mesmo, visto que como não é um produto "novo" (passou por tunning), quem compra uma nova de fábrica poderá ter uma experiencia diferente. Basicamente destaco o seguinte:

 

* A caixa de papelão original é muito fraca e tem apenas 2 suportes de isopor para as pontas da arma e um plastico em volta da arma. É obrigatório que seja feito um reforço na embalagem da carabina antes de transportar (o Flavio fez isso, com bastante plastico bolha e papel pardo) portanto quem pretende comprar uma, fique atento a isso!

* Acompanha apenas manual e folheto de produtos da Gamo, nenhuma chave para manutenção. Todos parafusos que eu identifiquei são sextavados (acho que é esse o nome, aqueles de 6 "pontas") e de tamanhos variados, portanto será necessário adquirir chaves apropriadas (eu mesmo só tenho alen);

* Ao contrário da Rossi, a CBC e Taurus não disponibilizam capa com as carabinas, quem não tem deverá comprar. A capa Rossi 52 serve perfeitamente (eu já tinha aqui sobrando);

 

sam0624hg.th.jpg

 

A seguir vou destacar alguns pontos que chamaram a atenção:

 

* Empunhadura: esse item eu avaliei apenas depois de instalar a luneta, e o CG (centro de gravidade) ficou quase junto a janela de municiamento. Eu sempre atirei com carabinas cujo CG era próximo ao guarda-mato, então no momento estou naquela fase de "conhecer" a empunhadura que melhor se adapta ao meu estilo e ao da arma. Acredito que na arma original o CG é quase o mesmo ao relatado, e depois de instalado o GR (e sem a luneta) o CG deve ser ainda mais a frente, resumindo o que serviu para equilibrar o peso no meu caso foi a luneta. Na foto abaixo é possível ver o CG, a arma está solta na minha mão;

 

sam0626a.th.jpg

 

* Municiamento: a gaveta (ou janela, tambor) de municiamento só abre com a carabina armada, o chumbo escorrega facilmente pela gaveta com a carabina inclinada para baixo, do contrário tem que empurrar com o dedo. A facilidade do chumbo entrar as vezes é a mesma de sair, ou seja, uma simples elevação da carabina com a janela aberta pode fazer o chumbo cair para fora, claro isso vai depender do chumbo usado, mas é um ponto para o qual se deve ter atenção para não acabar atirando sem chumbo! A lateral esquerda da gaveta tem a borda cortada para evitar amassar a saia do chumbo ao fechar, e ajudar a empurrar o mesmo para dentro do cano caso não esteja totalmente encaixado. Segue foto onde se pode ver em detalhes o que foi descrito.

 

sam0627.th.jpg

 

* Gatilho: não tenho como avaliar o gatilho original, visto que já veio com o Elite, gostei muito deste, bonito (dourado), confortável para o dedo (borda arredondada) e veio regulado como eu gosto: um primeiro estágio bem curto e um peso "meio termo" para efetuar o disparo, não é aquele negocio de "encostou, atirou", tem que puxar o dedo! Bom isso vai do gosto de cada um, gostaria de dica sobre como funciona a regulagem do gatilho (ele tem um parafuso próprio) em conjunto com a regulagem padrão da Gamo (parafuso de trás). A trava de segurança é manual. Abaixo um close do gatilho e do guarda-mato onde se observa o furo que é necessário fazer para poder regular o parafuso do gatilho.

 

sam0625c.th.jpg

 

* Potencia: era a minha maior duvida, qual seria a potencia com o GR de 45kg? Eu já sabia que as carabinas Gamo CFX/CFR são conhecidas pela sua precisão e não potencia. Como o Flavio não havia passado a carabina no cronógrafo e eu não tenho um, fiz o teste do sabão Ype, usei o chumbo Rossi Match 14,2gr e o resultado foi uma média de 210 m/s, dentro do que eu esperava (entre 200 e 220 m/s com esse chumbo). Esse teste foi feito imediatamente após o "unboxing" visto que eu não sabia se a carabina podia ainda estar com diesel, assim que passar dos 200 tiros eu farei novamente com o chumbo Rossi Match (para efeito de comparação) e também com o Gamo Match 15,43gr. Abaixo uma foto de como ficaram os chumbos, e nota-se as marcas do raiamento;

 

sam0623qp.th.jpg

 

Hoje (04/02/12) fiz outro teste do sabão Ype com o Gamo Match 15,43gr e já tendo dados os 200 tiros que esperava, o resultado foi uma média de 254 m/s (!?). Fiquei encucado e refiz com o Rossi Match 14,2gr e o resultado se manteve perto do anterior, 212 m/s. Sinceramente não achei confiável o resultado do Gamo Match.

 

* Chumbo: a primeira duvida é qual o chumbo que a carabina vai gostar? Pelo VO de 210 m/s eu logo "chutei" que vai ser os chumbos mais leves. Bom vocês me desculpem, só tenho chumbo barato, então testei com os que tinha: Gamo Match 15,43gr, Gamo Pro Magnum 15,43gr, Gamo Expander 15,4gr, Gamo Pro Hunter 15,43gr e Rossi Match 14,2gr. O resultado: até 25m o Rossi Match foi imbatível com grupos de no máximo 15mm. Para "pickling" e tiros mais longos, o Pro Magnum, seguido do Pro Hunter. Abaixo foto de dois grupos do Rossi Match.

 

sam0618d.th.jpg

 

Foto do para-balas (uma placa de comprensado de uns 2mm de expessura), corresponde ao grupo de 20 metros.

 

sam0619r.th.jpg

 

Os grupos foram feitos apoiados em um saco de farinha e luneta Nikko 4x32 AO.

 

Esta são as minhas primeiras impressões.

 

Fiquei satisfeito com o resultado obtido até o momento, confesso que não estava acostumado a acertar acerolas a 20 metros, mas coisas bem maiores (se bem que com luneta 4x32 acertar coisa pequena a 20m por si só já é um desafio).

 

Por outro lado para tiros longos (30 a 50m) ainda não me "entendi" com a carabina, a minha SAG tem um desempenho bem melhor pelo menos para acertar os copinhos de água de 200 ml.

 

Minha maior preocupação é quanto a potencia, vamos ver se se mantém dentro da média de 210 m/s. E quanto a manutenção (a questão da durabilidade dos o-rings, bucha, etc) pois aqui no ES é muito escasso de mão de obra para fazer estes serviços.

 

Abraço a todos.

Editado por Ylram
  • +1 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este grupo de 20mts esta muito bom, recomendo vc a tirar a soleira e verá que tem um espaço oco para colocação de massa de calafetar ou chumbada para que o QG dela mude e tb tenha mais estabilidade.

 

Parabens pela ótima aquizição!! :thumbsup:

 

Abraço!!!

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então amigo karolaza eu andei lendo na internet relatos de proprietários que preenchem a coronha para deixar mais pesada e mudar o CG, a questão é que se eu aumentar o peso, fora de forma como estou, vai ser uma tremedeira danada principalmente em tiro a campo ou pickling que eu adoro. Vou esperar mais um pouco para decidir o que fazer.

 

Editei o post original e coloquei fotos da gaveta e resultado do teste do sabão Ype com o chumbo Gamo Match 15,43gr!

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Ylram pode ficar tranquilo que, quanto mais voce usar sua cfx melhor vai ser o desempenho dela, e quanto aos chumbos sinceramente desde o rifle até o jsb ou outros top que importei de Portugal pela mundilar, ela não faz diferença, simplesmente é só ajustar a luneta para cada peso de chumbo.Bons tiros ,faça um agrupamento mais distante para ver o desempenho dela.Até mais

 

 

 

Carabineiro

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ylram,

+1 para você. Parabéns pela carabina, com certeza ela trará muitas alegrias para você. Já tive uma com GR de 45kg. Os chumbos que apresentavam melhor agrupamento eram os Gamo Pro Magnum e Pro Hunter. O Rifle agrupava melhor que o JSB. É uma carabina que deixou saudades.

Editado por Cyntra

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Ótima arma e por falar nisso,também me interesso em uma Royal 5.5 se alguém souber de uma por favor fazer contato.Desde de já agradecendo e um abraço a todos......

Tem esta que esta sendo anunciada aqui o vendedor é 100%

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5707-gamo-cfx-royal-45mm-zerada/page-2

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de compras uma dessa. Será que original o desempenho muito pior que esta tunada? Preciso tuna-la já ou aguardo acabar a garantia? Alguém já experimentou um GR um pouco mais forte para a velocidade ficar em torno dos 250 m/s? Como ficaria a relação precisão/potencia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Original ela ja é uma beleza, tunada se transforma!!

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não cheguei a pegar uma CFX destas original, mas com certeza é um ótimo custo beneficio se você pensar a longo prazo.

 

Passado esse tempo desde a compra, infelizmente não tive muitas oportunidades para atirar, mas a cada uso me surpreendo. Já tenho algumas certezas em relação a arma tunada como vou relatar.

 

O gasram de 45kg pode parecer fraco em uma carabina 5.5, mas a verdade é que depende muito do chumbo que você usa. Como exemplo, para alvos de papel eu uso o Rossi Match 5.5 que é um chumbo leve (menos de 1 g), e o resultado é muito bom até 25 metros como eu já havia dito, sendo notável a menor energia gerada pelo disparo. Já com chumbo mais pesado como o Gamo Pro Magnum (1 g) o resultado não é tão bom a curtas distancias, mas surpreende para tiros longos e você percebe facilmente a maior potencia gerada pela energia do chumbo mais pesado (como relatado pelo Henrique ali em cima, não duvido nada que derruba alvos pesados como galinhas de arma de fogo).

 

Comparado com outras carabinas, digo que a CFX tem uma boa tolerância para a "pegada" do atirador e isso ajuda nos tiros sem apoio.

 

Tem 3 chumbos baratos que você pode comprar sem medo para ela: o Rossi Match, Gamo Pro Magnum e Gamo Pro Hunter.

 

Não cheguei a conhecer o gatilho original, o que posso dizer é que o gatilho regulado é perfeito para quem gosta de dois estágios, onde o primeiro é bem curto.

 

Abraço a todos!

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

 

Cadê minha comissão Flávio? Com um review tão filé, foi bem rápido para você vender a outra, rs

 

E os o'rings da CFX chegou ai para você?

 

A quem interessar tem mais grupos aqui:

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/6135-daisy-precision-max-x-rossi-match-5522

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Eu acabei voltando atrás e tirando o peso da coronha, esse troço é feito pra atirar apoiado, nem esquento mais... Papel 10m com essa carabina só o rambo pra ficar segurando meia hora kkkkkkkkk. Acho que passa dos 4kg com luneta e mount.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Andrei eu também optei por não usar mais peso pois gosto de pickling e tiros informais, dai ficar andando para lá e pra cá com a carabina pesada é tenso.

O que fiz foi mudar mudar a minha pegada, usando a mão aberta e a telha apoiada na mesma, acostumei rápido (mesmo porque agora só tenho a CFX de carabina).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 2 years later...

Adquiri uma cfx 5.5, ´gr elite 45kg, gatilho normal, não consigo agrupar.

já testei desde jsb a rifle e nada, se trocar o gatilho?melhora?

Francisco :

leia este tópico : http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/11776-cometa-new-fenix-400-55-um-tiro-pra-cada-lado/?hl=%2Bcometa+%2Bum+%2Btiro+%2Bpra+%2Bcada+%2Blado

Se tratam de armas distintas, mas pode te ajudar a descobrir as causas do fato de sua carabina não estar agrupando.

Se ainda não estiver satisfeito ainda, você pode abrir um tópico e pedir a ajuda dos mestres de plantão.

Descreva com detalhes o seu problema, tais como : distância na qual atira, posição, tipo de mira usada, apoio ou não etc.

Um abraço e força sempre.

 

P.S leia este aqui também . Se tiver lido ignore.

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/2256-arma-parou-de-agrupar-10-principais-pontos-de-analise/?hl=%2Barma+%2Bparou+%2Bde+%2Bagr

Editado por Ricardo Yuitiro Ito
  • +1 1

-Gamo Hunter Extreme SE 4,5 mm Original com tecla gatilho Elite

-Cometa Fusion Premier 4,5 mm Kit Elite c/ gás ram 50kg Tecla gatilho Quickshot
-Weihrauch HW 50 S 4,5mm c/ mola encamisada Tecla gatilho by Alexandre 9
-B-19s 4,5mm c/ mola encamisada e tecla gatilho Quickshot
-Tasco Target Varmint 6-24X42 AO+ Dampa DM 60
-Leapers Swat 4-16x44 + Dampa DM 70

" Springers Über Alles "


a50de75f-522e-42af-a313-87e631e0c288_zps c8260111-9ae9-4f08-bfce-0d666983349d_zps



f3e3b800-e7b7-4667-bbfa-b449d655c1f1_zps eb1166e5-6cb8-4322-8292-9e432697135e_zps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Francisco :

leia este tópico : http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/11776-cometa-new-fenix-400-55-um-tiro-pra-cada-lado/?hl=%2Bcometa+%2Bum+%2Btiro+%2Bpra+%2Bcada+%2Blado

Se tratam de armas distintas, mas pode te ajudar a descobrir as causas do fato de sua carabina não estar agrupando.

Se ainda não estiver satisfeito ainda, você pode abrir um tópico e pedir a ajuda dos mestres de plantão.

Descreva com detalhes o seu problema, tais como : distância na qual atira, posição, tipo de mira usada, apoio ou não etc.

Um abraço e força sempre.

 

P.S leia este aqui também . Se tiver lido ignore.

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/2256-arma-parou-de-agrupar-10-principais-pontos-de-analise/?hl=%2Barma+%2Bparou+%2Bde+%2Bagr

Obrigado pela dica. agora depois de algumas caixas de chumbo, esta agrupando razoavelmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica. agora depois de algumas caixas de chumbo, esta agrupando razoavelmente.

Que bom Francisco ! A CFX , apesar de nunca ter atirado com ela, é super bem conceituada por quem a tem. Bons tiros pra você.

Um abraço e força sempre.

  • +1 1

-Gamo Hunter Extreme SE 4,5 mm Original com tecla gatilho Elite

-Cometa Fusion Premier 4,5 mm Kit Elite c/ gás ram 50kg Tecla gatilho Quickshot
-Weihrauch HW 50 S 4,5mm c/ mola encamisada Tecla gatilho by Alexandre 9
-B-19s 4,5mm c/ mola encamisada e tecla gatilho Quickshot
-Tasco Target Varmint 6-24X42 AO+ Dampa DM 60
-Leapers Swat 4-16x44 + Dampa DM 70

" Springers Über Alles "


a50de75f-522e-42af-a313-87e631e0c288_zps c8260111-9ae9-4f08-bfce-0d666983349d_zps



f3e3b800-e7b7-4667-bbfa-b449d655c1f1_zps eb1166e5-6cb8-4322-8292-9e432697135e_zps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante