Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Inclinação lateral


Posts Recomendados

nada como fotos ou vídeos para ilustrar e não deixar dúvidas... rs

Parabéns e +1 p vc...

Abraço e obrigado por compartilhar!

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson, me ajude a raciocinar, por favor:

 

Suponhamos que você tenha zerado a luneta a uma distância qualquer com a carabina perfeitamente alinhada segundo o nível. Caso incline-a alguns graus para qualquer lado, porém, com o retículo da luneta perfeitamente no alvo onde quero acertar. Onde será o POI ?

 

Será no alvo visado ou o tiro seguirá para o lado que a carabina estiver inclinada???

 

Se possível e não for abusar demais da vossa pessoa, gostaria que fizesse um vídeo tentando ilustrar a minha dúvida. Pode usar um alvo de BR mesmo. Filme 1 tiro com inclinação para esquerda, um sem inclinação e outro com inclinação para direita, sendo todos eles mirando no 10 de cada alvo, utilizando a mesma distancia, chumbos, etc... Ou seja, variando apenas a inclinação.

 

Muito obrigado!!!

 

Acompanhando...

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa andersonymk!! Ótimo tópico!!

 

Mais um tópico de referencia feito a algum tempo atrás tb sobre o mesmo assunto, creio que os dois possam se completar:

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/601-macetes-para-nao-errar-no-field/page__hl__+inclina%E7%E3o%20+da%20+carabina#entry8808

 

Abração!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson, me ajude a raciocinar, por favor:

 

Suponhamos que você tenha zerado a luneta a uma distância qualquer com a carabina perfeitamente alinhada segundo o nível. Caso incline-a alguns graus para qualquer lado, porém, com o retículo da luneta perfeitamente no alvo onde quero acertar. Onde será o POI ?

 

Será no alvo visado ou o tiro seguirá para o lado que a carabina estiver inclinada???

 

Se possível e não for abusar demais da vossa pessoa, gostaria que fizesse um vídeo tentando ilustrar a minha dúvida. Pode usar um alvo de BR mesmo. Filme 1 tiro com inclinação para esquerda, um sem inclinação e outro com inclinação para direita, sendo todos eles mirando no 10 de cada alvo, utilizando a mesma distancia, chumbos, etc... Ou seja, variando apenas a inclinação.

 

Muito obrigado!!!

 

Acompanhando...

 

http://www.arld1.com/impactpointvscantangle.html, animação interessante, não quantifica o desvio do POI mas mostra visualmente pq muda o POI.

  • +1 1

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que temos aqui situações diferentes sobre a questão no nivelamento. Como exemplo o link que o BrunoM postou, observa-se que a luneta serve como "eixo fixo", ela está travada numa mesma posição e o nivelamento é feito movimentando a coronha. O X está sempre na mosca do alvo, a luneta apenas gira em seu próprio eixo (assim como a coronha gira em torno do eixo da luneta), e o que muda é o POI.

 

Já no vídeo do Anderson, não existe um "eixo fixo" a arma está inclinada e sobre ela a luneta apontando o X numa posição tal, ao fazer o alinhamento tanto a coronha como a luneta são movidas para uma nova posição e isso explica o deslocamento lateral do X em um "arco". Essa situação é muito comum no tiro "em pé" ou mesmo apoiado, você mira e o X esta no alvo, dai olha o nível e vê que não está nivelado, muda a empunhadura e nivela, quando vai olhar o X percebe que ele não está mais no alvo.

 

Posso estar falando besteira mas acho que são duas situações totalmente diferentes e em cada caso o desvio do POI terá uma explicação igualmente diferente.

 

Em termos práticos uma coisa é certa, se você "zera" a luneta com a arma desnivelada (digamos 5 graus), ao tentar agrupar com a arma nivelada o POI será diferente dando a impressão que a luneta desrregulou.

Editado por Ylram
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Anderson!

Acompanhando pra aprender.

Esteja sempre na mira.
Que DEUS seja seu alvo!!!

AT 44-10 .22 + JDS - Barska 3x9-40
CBC F18 B12 - 0,177

Crosman 357 - 0,177
Zoraki HP 01 - 0,177 e .22 (Dual Calibre) Moderador HW100
http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/6527-zoraki-hp01-hw100-dual-calibre/


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que temos aqui situações diferentes sobre a questão no nivelamento. Como exemplo o link que o BrunoM postou, observa-se que a luneta serve como "eixo fixo", ela está travada numa mesma posição e o nivelamento é feito movimentando a coronha. O X está sempre na mosca do alvo, a luneta apenas gira em seu próprio eixo (assim como a coronha gira em torno do eixo da luneta), e o que muda é o POI.

 

Já no vídeo do Anderson, não existe um "eixo fixo" a arma está inclinada e sobre ela a luneta apontando o X numa posição tal, ao fazer o alinhamento tanto a coronha como a luneta são movidas para uma nova posição e isso explica o deslocamento lateral do X em um "arco". Essa situação é muito comum no tiro "em pé" ou mesmo apoiado, você mira e o X esta no alvo, dai olha o nível e vê que não está nivelado, muda a empunhadura e nivela, quando vai olhar o X percebe que ele não está mais no alvo.

 

Posso estar falando besteira mas acho que são duas situações totalmente diferentes e em cada caso o desvio do POI terá uma explicação igualmente diferente.

 

Em termos práticos uma coisa é certa, se você "zera" a luneta com a arma desnivelada (digamos 5 graus), ao tentar agrupar com a arma nivelada o POI será diferente dando a impressão que a luneta desrregulou.

 

Exatamente.

Sua explicação está correta.

Não fiz os testes ainda com a arma inclinada e visando o x, mas vou fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson, me ajude a raciocinar, por favor:

 

Suponhamos que você tenha zerado a luneta a uma distância qualquer com a carabina perfeitamente alinhada segundo o nível. Caso incline-a alguns graus para qualquer lado, porém, com o retículo da luneta perfeitamente no alvo onde quero acertar. Onde será o POI ?

 

Será no alvo visado ou o tiro seguirá para o lado que a carabina estiver inclinada???

 

Ivan....

essa sua dúvida foi essencial para a evolução do tópico... está em uma discussão muito saudável, prazerosa de ler e instrutiva... +1 procê...

 

 

Opa andersonymk!! Ótimo tópico!!

 

Mais um tópico de referencia feito a algum tempo atrás tb sobre o mesmo assunto, creio que os dois possam se completar:

http://carabinasdear...abina#entry8808

 

Abração!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

 

Doberman...

ótima referência o tópico que indicou... não tinha visto a sequência daquela discussão... seu ponto foi dado na sua postagem por lá... rs

 

http://www.arld1.com...scantangle.html, animação interessante, não quantifica o desvio do POI mas mostra visualmente pq muda o POI.

 

Bruno... muito show a animação... se entendi bem a pergunta do Ivan (sou meio lerdo e posso ter entendido errado...rs), essa animação respondeu a dúvida dele e minha tb... rs... obrigado por compartilhar e +1 procê tb...

 

Em termos práticos uma coisa é certa, se você "zera" a luneta com a arma desnivelada (digamos 5 graus), ao tentar agrupar com a arma nivelada o POI será diferente dando a impressão que a luneta desrregulou.

 

Ylran... ótima contribuição as suas conclusões... não fique triste, tô parecendo o Silvio Santos e distribuindo notas p todo mundo hj... rs... mas vc tb mereceu...

 

Parabéns a todos vcs pela participação nesse excelente tópico!!! a discussão está muito boa, técnica e sadia!!!

 

Abraço a todos!

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ânderson,

Parabéns e +1 para você.

Sempre observo que dificilmente o alvo está nivelado, tanto nos treinos quanto nas provas. No meu pouco conhecimento acho que isso interfere no POI.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue mais um teste com tiros feitos com a arma nivelada e com a arma deitada à esquerda e à direita.

Fiz cinco alvos de papel à 1o metros, porém posicionados a 25 metros de distância.

Usei a CZ200S com chumbo JSB exact express.

Posição sentado e apoiado tipo BR.

Luneta tasco target varmit 2,5-10 x42

 

Legenda:

E=arma inclinada à esquerda;

N=Arma nivelada;

D=Arma inclinada à direita;

 

Foto 01: cinco tiros em cada posição:

P9060002.jpg

 

Fotos de 02 à 05: um disparo em cada posição.

P9060003.jpg

 

P9060004.jpg

 

P9060005.jpg

 

P9060006.jpg

 

 

Abraço.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Anderson!

Esteja sempre na mira.
Que DEUS seja seu alvo!!!

AT 44-10 .22 + JDS - Barska 3x9-40
CBC F18 B12 - 0,177

Crosman 357 - 0,177
Zoraki HP 01 - 0,177 e .22 (Dual Calibre) Moderador HW100
http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/6527-zoraki-hp01-hw100-dual-calibre/


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson, quando você atirou inclinado para qualquer lado, mirou no 10 ou simplesmente inclinou e atirou?

Ivan, pra ter sentido o teste, provavelmente está mirado no 10, mas deixa o Anderson confirmar.

Seria legal também falar qual a inclinação, tipo, meia bolha do nível pra esquerda por exemplo, pra termos noção do quanto uma pequena inclinação influencia no POI.

GAMO CFX 4.5 , leapers 4-16x40

CBC B-19s 4.5

HATSAN AT44 - 4.5 shilba pro 30 8-32x56

CBC montenegro 4.5 G1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando citei que observo essa situação quando atiro desnivelado, sempre estou considerando o tiro no alvo (10).

 

O erro por nivelamento é muito parecido com o erro de paralax, por isso muitas vezes não sabemos exatamente o que induziu ao erro.

 

Para quem tem nível e atira apoiado, é muito facil eliminar o erro de nivelamento, porém a luneta tem que estar zerada nivelada! Já para quem atira em pé, é bastante complicado manter o nivelamento, inclusive por questões de "pegada" da arma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando o topico do amigo anderson. gostaria da ajuda dos amigo. para tentar entender oq pode interferir no desvio lateral á longas distançias???

tipo 80/100m exemplo. vento, nivel. umidade do ar.... pois tenho percebido alguma variação de um dia para o outro.

 

 

 

marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mendonça, as variáveis que vão interferir são muitas.

Algumas ligadas ao equipamento. Arma, luneta, chumbo, etc.

Outras ligadas ao atirador, treino, experiência, dia bom, dia ruim...

Outras ligadas às condições ambientais.

Na minha opinião as mais difíceis de serem controladas são as ambientais.

Geralmente treino em casa (1.000m de altitude) e atiro no CCTN e no CNTE (devem ter uns 75m de altitude). Resultado: mira aberta na HW50 8 cliques para cima para manter o POI e 28 na luneta.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anderson á questão arma chumbo é luneta eu não levo muito em consideração não. pois sempre atiro com jds heavy que é o chumbo que melhor agrupa em minha arma. uma theoben rapid mkll com luneta bushnell elite 4200 6-24x40. armas muito consistente por sinal. regulo á luneta e fico agrupando em 1` polegada facilmente á 80m dai quando vou atirar depois de 2/3 dias vejo que esta com um pequeno desvio lateral

 

 

marcos

Editado por Mendonça
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anderson á questão arma chumbo é luneta eu não levo muito em consideração não pois sempre atiro com jds heavy que é o chumbo que melhor agruma em minha arma. uma theoben rapid mkll com uma luneta bushnell elite 4200 6-24x40. armas muito consistente por sinal. regulo á luneta e fico agrupando em 1` polegada facilmente á 80m dai quando vou atirar depois de 2/3 dias vejo que esta com um pequeno desvio lateral

 

 

marcos

 

Marcos eu já percebi o mesmo com a minha SAG, em alguns dias sempre o desvio lateral. Eu considero duas causas mais prováveis: o vento (não um vento constante mas alguma rajada) e o erro de nível ou paralax.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem muita coisa que vai influenciar.

Por exemplo, massas de ar de diferentes densidades no trajeto do chumbo e rajadas de vento são as mais comuns.

A diferença de temperatura ao longo do dia e ao longo dos dias também modifica o POI, provavelmente por diferença na temperatura do metal da arma/luneta.

Experimente atirar de manhã bem cedo sem vento e com temperatura mais baixa, durante o sol à pino e à tarde onde cosntuma ventar pouco e verá bastante alteração no POI.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
andersonymk

Muito legal esse tópico, não consegui ver as fotos, mas já passei por várias situações em que o tiro não acertou o centro do alvo por estar com a carabina inclinada, não fiz nenhum teste com ela inclinada para ver a diferença de POI da minha arma, tento sempre mantê-la alinhada, se ainda tiver as imagens gostaria que me enviasse para que possa dar uma olhada, agradeço e vai +1 para você.

Hatsan 80 | 5.5 | Gás Ram 60kg | chumbinho, escolha dela, gamo pro magnum, por enquanto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante