Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Folga (de fábrica) no travamento do cano


Posts Recomendados

Olá.

Sou novato por aqui. Desde maio/2011, tenho uma Gamo Whisper X cal. 5,5 com mira aberta original e luneta Gamo 3-9x 40.

Na constante busca por precisão e consistência, constatei que o pino em forma de bizel que trava o cano após o municiamento apresenta folga, o que permite movimento vertical e horizontal do próprio pino. Quanto ao horizontal, o cano não - aparenta mexer - porque existe a estrutura lateral da arma, a qual se apresenta bem justa.

O grande problema, me parece, é a folga - vertical; ao segurar a arma com o cano travado e forçar um pouco a ponta do cano, ele mexe.

Pensando que fosse desgaste por uso, estive na loja Alterama (São Paulo/SP), mas constatei que, mesmo nos modelos zero bala (inclusive de outros fabricantes) - a folga no pino de travamento é a mesma (relevante e similar). Segundo o proprietário da Alterama, e conceituado armeiro - Sr. Franco, é assim mesmo: - inexplicavelmente, as armas vêm com essa folga no pino!

Ou seja, enquanto quebramos a cabeça com empunhadura, mount da luneta, parallax, etc., a consistência já vem comprometida - de fábrica.

Mesmo usando chumbinho de primeira qualidade (HN), mount de peça única reforçado (5 parafusos e pino de trava), tentando repetir sempre um mesmo, e cuidadoso - fechamento do cano, e atirando sentado e apoiado em almofada, "de repente" alguns tiros têm uma dispersão que fogem da "média".

Costumo atirar na faixa de 20 - 25m, e usando mira aberta a consistência é bem maior (menos tiros fogem da "média").