Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Folga (de fábrica) no travamento do cano


Posts Recomendados

Olá.

Sou novato por aqui. Desde maio/2011, tenho uma Gamo Whisper X cal. 5,5 com mira aberta original e luneta Gamo 3-9x 40.

Na constante busca por precisão e consistência, constatei que o pino em forma de bizel que trava o cano após o municiamento apresenta folga, o que permite movimento vertical e horizontal do próprio pino. Quanto ao horizontal, o cano não - aparenta mexer - porque existe a estrutura lateral da arma, a qual se apresenta bem justa.

O grande problema, me parece, é a folga - vertical; ao segurar a arma com o cano travado e forçar um pouco a ponta do cano, ele mexe.

Pensando que fosse desgaste por uso, estive na loja Alterama (São Paulo/SP), mas constatei que, mesmo nos modelos zero bala (inclusive de outros fabricantes) - a folga no pino de travamento é a mesma (relevante e similar). Segundo o proprietário da Alterama, e conceituado armeiro - Sr. Franco, é assim mesmo: - inexplicavelmente, as armas vêm com essa folga no pino!

Ou seja, enquanto quebramos a cabeça com empunhadura, mount da luneta, parallax, etc., a consistência já vem comprometida - de fábrica.

Mesmo usando chumbinho de primeira qualidade (HN), mount de peça única reforçado (5 parafusos e pino de trava), tentando repetir sempre um mesmo, e cuidadoso - fechamento do cano, e atirando sentado e apoiado em almofada, "de repente" alguns tiros têm uma dispersão que fogem da "média".

Costumo atirar na faixa de 20 - 25m, e usando mira aberta a consistência é bem maior (menos tiros fogem da "média").

Ou seja, não parece uma folga que permite oscilação - após o disparo (pelas 'forças do tiro'), mas um travamento que, mesmo feito com cuidado, não leva sempre à mesma - posição do cano.

Na minha (atual) opinião, se for para usar luneta (qualquer que seja) o jeito é se conformar com a sorte.

Porém, gostaria que alguém me convencesse que estou errado.

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei de verificar nas duas armas de cano basculante que tenho: na CBC GI tem folga, na HW50 não... (não estou comparando!)

 

mas realmente, mesmo na HW50, depois de muito uso isso tende a acontecer, se não me engano é o famoso "barrel drop"...

 

acho que as únicas armas que não sofrem deste problema são as de cano fixo. por isso a MINHA filosofia é: cano basculante para atirar de mira aberta, cano fixo para atirar de luneta (vendi minha cano fixo, para comprar outra).

Editado por BrunoM

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá BrunoM.

Obrigado pelo comentário.

Pelo que entendo, 'barrel droop' (inclinação do cano) é quando o cano vem meio desalinhado (vertical) com o corpo da arma, mas fica travado sempre, e exatamente - 'ali', se o sistema de travamento for bom e sem folga; neste caso vc não tem comprometida a consistência porque a inclinação é 'fixa'.

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha corri p pegar minha whisper x p verificar e não apresenta folga na verdade é a segunda whisper x q tenho e não apresentava folga na anterior tmbm nem nas outras duas q tenho mas lembrandoda minha hunter 440 q tinha antes a traca do basculamento era um pouco menos "forte " as vezes qndo colocava ela com um pouca mais de força no sand bag pela aklavanda o basculamento desalinhava da posição de tiro aí tinha q colocar de novo na posição fechada . a carabina já era antiga de 2006 creio q deve ser essa a folga q vc fala ! mas fora isso a precisão n era comprometida pqna posição fechada de tiro ela não descia ne apresentava folga !

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma Hunter 440 nova que padece desse problema...

Atirando apoiado o problema fica mais crítico.

Vou tentar trocar a mola da trava por uma mais forte pra ver se resolve.

Chegou pra eu customizar hoje uma CBC B19-17 e por felicidade a danadinha é justinha, uma maravilha.

Acho que vou acabar migrando pra CBC B19, hehe!

 

Uma coisa é certa: Se for usar luneta em tempo integral, o negócio é cano fixo mesmo!

Mantinha a Hunter pra fazer uns tirinhos em mira aberta de vez em quando, mas com a chegada da HW77K devo aposenta-la de vez.

Editado por Paes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante