Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Válvula reguladora da Cometa Lynx


Posts Recomendados

Ontem meu amigo Lutero, no intuito de aumentar a pressão de trabalho da Válvula da sua Cometa Lynx, resolveu desmontá-la pra modificar a posição das molas prato, porque até então, imaginávamos que ela fosse igual à JDS como foto a seguir.

 

regulador.jpg

 

A estrutura da válvula e o princípio de funcionamento é o mesmo, mas pra nossa surpresa, não são utilizadas molas prato e sim uma mola helicoidal e um material plástico, como pode ser observado nas fotos abaixo.

v%C3%A1lvula%20cometa%20lynx1.jpg

 

v%C3%A1lvula%20cometa%20lynx2.jpg

 

Pra aumentar a potência bastou adicionar uma arruela plana ao sistema.

 

Agradeço ao Lutero por me enviar as fotos pra compartilhar com o pessoal do fórum.

 

abs

Roberto

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 2 months later...
  • 4 weeks later...

Tem uma empresa aqui em curitiba que vende molas prato em diversos tamanhos e cargas, acho que para um ajuste preciso da pressão de saída somente com as molas prato.

 

Segue link abaixo:

http://www.autoindsh...products_id/212

 

 

Eu não cheguei a medir, mas imagino que as molas prato devam ter carga entre 21 e 34kg, mas dá pra comprar alguns tipos e ir testando até chegar na pressão desejada.

 

Ou senão tentar estimar a carga necessária em função da força do pistão:

 

Supondo que o pistão tenha um diâmetro de 1,5cm.

Área do pistão: R2x pi (3,14) = 0.75cm x 0.75cm x 3,14 = 1,77cm2

 

1,77cm2 x 120 Bar = 212,4 Kgf.

 

Logo, será necessário que a somatoria das forças das molas, seja ligeiramente inferior a 212,4 kgf, assim qdo a pressão na saída chegar a 120 Bar, o pistão terá força suficiente para comprimir as molas e trancar a entrada de ar. (Liguei lá - R$ 0,10 a 0,50 cara molinha)

 

Imagino que devam haver outras variáveis, mas esse cálculo simples já é um bom ponto de partida.

Editado por Diogo M

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante