Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Minha entrevista na Rádio Câmara sobre a restrição p/ armas de pressão


Bene Barbosa

Posts Recomendados

Para ouvir o áudio: http://migre.me/7PjPu

 

 

Proposta (PL 2325/11) em análise na Câmara restringe compra e venda de armas de pressão. O projeto de lei do deputado Jefferson Campos, do PSD de São Paulo, regulamenta a venda de armas de pressão por ação de mola e de gás comprimido com calibre menor ou igual a seis milímetros.

 

A proposta equipara as regras para esse tipo de arma às restrições para a compra de armas de fogo previstas no Estatuto do Desarmamento. O comprador deverá ser maior de 25 anos, comprovar idoneidade e apresentar documentos que comprovem ocupação lícita e residência certa. Além desses requisitos, também deverá provar capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio da arma.

 

O projeto cria ainda restrições quanto aos locais de venda. As armas de pressão por gás comprimido só poderão ser vendidas em lojas autorizadas a praticar o comércio de armas de fogo. Mas as que funcionam por ação de mola poderão continuar a ser vendidas em lojas não especializadas.

 

Para o autor do projeto, as armas de pressão são de alta periculosidade. Jefferson Campos afirma que podem ser usadas em assaltos por se assemelharem com armas de porte maior e confundirem a vítima. O deputado acrescenta que a falta de regulamentação aumenta o comércio desse tipo de arma, inclusive por crianças.

 

"Estas chamadas espingardinhas de pressão não têm uma legislação própria, o que faz com que qualquer pessoa possa adquiri-las. O que estamos fazendo nada mais é do que tentar regulamentar, fazendo com que as pessoas tenham, no mínimo, a idade de 25 anos. Deixando de ser um instrumento, uma brincadeira de criança que tem se tornado, em muitos casos, uma brincadeira letal, que tem feito ferimentos graves nas pessoas. E esperamos ver regulamentada essa ação para que as pessoas que adquiram possam saber que estão lidando com uma arma e não com um brinquedo."

 

O relator do projeto, deputado Alexandre Leite, do DEM de São Paulo, apresentou parecer favorável ao projeto, mas com substitutivo. O relator reduziu a exigência de idade de 25 anos para 18, exclusivamente, na compra de armas de pressão por ação de mola.

 

O especialista em Segurança Pública Benê Barbosa esclarece que atualmente a lei já prevê que apenas maiores de 18 anos podem comprar as armas de pressão. Para ele, o manuseio de armas por crianças deve ser inibido pelos pais e pelo cumprimento da legislação. Presidente do Movimento Viva Brasil, uma ONG a favor do direito de defesa do cidadão e contra a política de desarmamento, Benê Barbosa considera o projeto absurdo e torce por sua não aprovação.

 

"Eu acho que o simples motivo de algum objeto ser confundido com uma arma de fogo não pode trazer restrições pra esse objeto. Na frente de uma pessoa leiga, durante um assalto, até um cabo de guarda-chuva assusta. Então, restringir esse tipo de arma, na verdade é uma arma de pressão ou a famosa espingarda de chumbinho, é algo que realmente atrapalharia o esporte do tiro e não beneficiaria em nada a segurança pública, que já tem sérios problemas."

 

De acordo com o projeto, as lojas que comercializarem armas de pressão terão que comunicar a venda à autoridade competente e manter banco de dados com todas as informações da arma e cópias dos documentos do comprador. Essa condição já vale para venda de armas de fogo.

 

O parecer de Alexandre Leite ainda será votado na Comissão de Segurança Pública. Se aprovada, a proposta segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça.

 

De Brasília, Amanda Martimon.

 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Reprodução autorizada mediante citação da Rádio

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles estão atacando de todos os lados, se vê claramente que eles nao tem bons argumentos para desarmar a população aja visto que eles nao tem a soluçao para a violência no País. Ao meu ver essa ONG só quer é usufuir dos benefícios que uma ONG tem...

 

Por favor, entrem no youtube, se cadastrem e vamos negativar o entreguesuaarma - http://www.youtube.com/user/entreguesuaarma/featured

weihrauch.jpg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o fim da picada, essa corja de político sem escrúpulos estão usando com desculpa ineficiência do estado em combater a violência para tentar acabar com nossos direitos.

 

Meus parabéns ao MVB por lutar ao nosso lado.

 

Abraços

Airton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante