Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Pistola a 10 metros - Equipamentos e Dicas para Iniciantes


Turko

Posts Recomendados

Pessoal do Fórum, boas!

 

Gostaria de informações sobre esta modalidade Olímpica. Informações sobre:

- as armas dos iniciantes e dos experientes, (diferenças entre pcp e mola),

- os chumbos utilizados,

- posição do alvo (altura oficial),

- exemplos de posicionamento do atirador,

- óculos utilizados, etc.

 

Se houver possibilidade de disponibilizarem fotos para os itens acima, será muito interessante e se alguém conhecer algum material voltado a esta modalidade (um .pdf por exemplo) seria muito interessante para a informação do nosso grupo.

 

Desde já agradeço o apoio.

 

Grande abraço!!!

BeFunky_AssCA4jpg_zps91bd70cf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Turko, como esta a linda Pira?

Adoro essa cidade , trabalhei um ano ai numa revenda da John Deere.

Bom mas ao que interessa ...

Conheço quase nada de tiro olimpico, somente oque se le memso em revistas e coisas do genero..

 

 

 

 

 

Pistola de ar 10 metros é uma prova olímpica de tiro desportivo, disputada por ambos os sexos. A arma utilizada é uma pistola de ar comprimido de calibre 4,5 mm. O gatilho pesa quinhentos gramas e exige uma boa dosagem de força. A munição utilizada são balins de chumbo com pontas planas para melhor definir o corte no alvo.

A prova consiste no disparo de um número variável de tiros sobre um alvo colocado a 10 metros. O alvo mede 17x17 centímentros e está dividido em áreas de pontuação concêntricas, com pontuação decrescente para a margem. O campo mais valioso em termos de pontuação encontra-se no interior, tem 11,5 milímetros de diâmetro e vale 10 pontos. Admite-se o também uso de alvos electrónicos.

A prova masculina dura 1 hora e 45 minutos, durante os quais os atletas disparam sessenta tiros (+10). As senhoras disparam quarenta tiros em 75 minutos.

A pistola de ar 10 metros foi integrada no programa dos Jogos Olímpicos na edição de Seoul 1988, tanto para homens, como para senhoras. Os primeiros campeões foram Tanyu Kiriakov da Bulgária e Jasna Šekarić da antiga Jugoslávia.

O recorde do mundo da modalidade corresponde ao máximo possível de pontos alcançados numa prova: 400 nas senhoras (40 tiros x 10 pontos) e 600 (60x10) nos homens.

fonte: http://pt.wikipedia....de_ar_10_metros

 

Nesse site portugues tem muita informação sobre tiro com pistola

fonte: http://ctdc.planetac...cas_pistola.htm

 

pistola.png

 

 

Especificações :

Modelo CM-162EI (curto)

Usa pré-carregadas de ar natural - eliminando problemas de temperatura e pressão variação associada com CO2.

 

Completa paz de espírito sobre a pressão utilizável restante devido a cada um dos dois cilindros destacável tendo o seu medidor de pressão frente.

 

Ar suficiente para uma garantia de 200 tiros quando carregada a 200 bar.

 

Única intercepta bloqueio de baixa pressão no portão de carga de parar a velocidade incompatível em tiros mais tarde se algum selo falhar enquanto disparo.

 

Trigger eletrônicos e dry-fogo mecanismo são exclusivas para o E 162 acima de todas as pistolas de ar outro jogo - em que ambas as operações parecem ser o mesmo no gatilho - puxando apenas fechamento de uma chave não um sistema de interligação mecânica com parciais de desconexão.

 

Duas pilhas AAA (disponível em qualquer lugar) dar até 15.000 tiros.

On / Off com cut-off auto se acidentalmente à esquerda na e não utilizados.

Pulso de luz vermelha para indicar a condição da bateria satisfatória para fotografar.

Lothar Walther barril de precisão para o máximo em precisão.

Morini própria fábrica da anatômicos ajustáveis ​​apertos de madeira - direita ou esquerda.

Compensador focinho instalado como padrão para eliminar virar barril.

Rearsight patenteado com ajuste da largura de corte-out.

5,0 mm, padrão de previsão - 4,0, 4,5, 5,5 e 6,0 milímetros extra!

corpo negro ação não reflexivo e tambor de aço azulado com dois cylindres cor diferente para facilitar a identificação e cobrança.

Em um estojo rígido com revestimento de pelúcia vermelho perfilado para pistolas e acessórios padrão de fábrica - fornecimento de pelotas jogo e calibre de pontuação.

Completo com adaptador de carregamento (para padrão rosca DIN) todas as ferramentas que possam ser necessárias para stripping, instruções completas e garantia

Item Number CM162EIS

Número CM162EIS item de

 

Preço: $ 2 877,17

 

 

 

A pistola de ar comprimido Morini, de fabricação suíça, modelo CM 162 EI, dotada de sistema de gatilho eletrônico e cilindro de ar com capacidade de até 200 disparos. (Foto: Morini Competition Arms)

Fonte: http://armasonline.o...-ar-comprimido/

 

 



O link abaixo possui 71 vídeos de modalidades olímpicas de tiro, inclusive carabina e pistola de ar. Escolham os de interesse.

 

http://www.youtube.com/user/ISSFTV

 

 

Vou postar algumas fotos da pistola olímpica da Fein HW65 recoiless (sem recuo) que durante muitos anos foi campeã nos torneios e que só foi suplantada com o uso do CO² e depois pelas PCPs mas para os iniciantes no tiro papel@10m ela ainda é muito vantajosa e simples de manusear pois não necessita de cilindros e mangotes para o sistema de alimentação de reservatórios internos das armas mais modernas...só puxar a alavanca sidelever e atirar. Sua precisão ainda é impressionante apesar de ser uma "senhora"....rsrsrs

 

brao022th.jpg

 

brao017th.jpg

 

Bom por enquanto oque eu consegui descobrir foi isso... caso eu consiga mais material eu posto aki ..

Abçssss]

  • +1 1

Paulo Fernando
BSA R10 MK2 5.5

SHILBA 6 ~ 24 X 50

 

 

 

f3p5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Turko,

 

Vou utilizar suas perguntas para responder.

 

- as armas dos iniciantes e dos experientes, (diferenças entre pcp e mola),

Essa distinção de armas para iniciantes e experientes não se justifica. As armas de mola e CO2 estão obsoletas, comece com uma pistola PCP. Com a arma apropriada nas competições, você não vai perder dinheiro tendo que revender uma usada antiga - que muitas vezes pode não ter peças de reposição - para comprar uma melhor e mais cara. Começando já com a arma apropriada você vai se condicionar ao equipamento de ponta e isso pode evitar alguns vícios de empunhadura, visada, puxada de gatilho.

 

- os chumbos utilizados,

Os chumbos mais utilizados são os H&N Finale Match e os JSB. Eu prefiro os JSB. Alguns são micro-calibrados, sua arma vai escolher o que ela gosta mais. Quando o atleta é de ponta ele chega a testar lotes de munição da que a arma gosta mais, escolhendo para provas a que melhor agrupou com a arma em estativa.

- posição do alvo (altura oficial),

O alvo fica a 10 metros de distância e a 1,40 m de altura. Essa altura é medida do centro do alvo até o chão. Lembre-se que essa altura é considerada com o atirador no mesmo nível do alvo.

- exemplos de posicionamento do atirador,

 

Shooting_Airpistol_1958412b.jpg

 

Essa é a posição padrão. A mão no bolso é para dar estabilidade. Você vai ter que procurar a posição mais estável e confortável para você. Sem conforto e estabilidade você não terá consistência.

 

- óculos utilizados, etc.

Existem várias marcas de óculos de tiro disponíveis no mercado. Varga, Knobloch, Champion, Jaggi Nova, etc. Os óculos ajudam, mas não são fundamentais para o iniciante.

 

Considerações importantes: Ao comprar a pistola, meça sua mão para escolher a empunhadura adequada.

Antes de começar e durante os treinamentos, trabalhe muito os braços e ombros. Erguer a pistola, com uma mão, que pesa em torno de 1,1 Kg mais de 60 vezes (fora os tiros refugados) exige muito da musculatura e do preparo físico.

Não existem livros em português sobre o assunto. Comece lendo por aqui e vá pesquisando: http://www.pilkguns.com/hhg.shtml

  • +1 1

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Paulo Fernando !!!

 

Piracicaba continua crescendo, porém mantendo o ar de "cidade do interior". Uma ótima cidade para viver.

 

Obrigado pelas infos. Estou começando na modalidade e preciso de informações para implantá-la no clube onde atiro.

 

Especificamente sobre as armas, gostaria de saber se as oferecidas no mercado nacional como a Gamo Compact e Zoraki (spring-piston) podem ser utilizadas por iniciantes para esta finalidade. As armas pcp como a Röhn e a Morini tem um custo bem elevado e não são encontradas com facilidade no mercado nacional.

 

Aproveitando, alguém sabe se "na volta" de uma viagem internacional posso trazer uma Pistola Olimpica (pcp) sem complicações???

 

Mais uma vez, agradeço a atenção.

 

Grande abraço !!!

BeFunky_AssCA4jpg_zps91bd70cf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Flavio, obrigado pelas informações.

 

Você sabe se eu posso comprar uma Pistola PCP na Europa e trazer para o Brasil? Existe alguma restrição?

 

Valeu pelo apoio, abraço !

 

Poder você pode, mas tem que seguir os procedimentos necessários de importação. Para poder importar você tem que ter Certificado de Registro de Atirador no Exército Brasileiro, o popular "CR", e solicitar o Certificado Internacional de Importação. Munido desse documento você poderá ir tranquilo buscar sua pistola e trazê-la como bagagem acompanhada.

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

excelentes as explicações do paulo e do flávio. no site www.cbte.org.br tem as regras da ISSF em .pdf e podem ser baixadas. estão em português. além disso, dê uma conferida nos classificados. comprei chumbo H&N 4,49 por 45,00 a lata com 500 faz um tempo. eu gosto muito das modalidades de armas curtas pois são mais difíceis. preciso é aprender.......rsssss

Walther LP-300 XT

Steyr LP-10

Morini 162-E

Cometa 300

Baikal 4,5

CBC 345 Junior camo

CBC F18 5.5

BAM 12-6

CR de coleção, caça e tiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que vi pessoalmente a CM 162 , deu vontade de iniciar no tiro olimpico tbm viu hehehe ... é uma pistola fenomenal

 

ja vou me desfazer de algumas armas paradas aqui pra pensar na possibilidade do tiro olimpico =S

 

o negocio depois é treinar , treinar e treinar mais um pouco ...

 

Abrax !

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não adianta comprar de mola antes, ou compra pcp ou melhor nem atirar, vai ser inutil uma spring. Dependendo da grana, recomendo Steyr, Morini, Pardini etc

Os chumbos mais apropriados são os tipo match, de preferência da H&N(Sport, Match, Finale Match) ou de alguma outra marca do nível, como RWS R10, ex.

Os óculos uma boa opção é o Varga.

Abraço e bons tiros, IvanFB

Slavia 631 Lux mod. Fibra Ótica

Feinwerkbau 600

Walther LG300XT Anatomic

 

Fluminense - FTERJ - CBTE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comecei no tiro de pistola de ar, um site que me ajudou muito foi um blog que o Silvio Aguiar manteve por um tempo. O blog, por enquanto e ainda está disponível. Pude conhecer o Silvio pessoalmente em 2011 na AMAN e brincou com as dificuldades de sem manter um site. Eu copiei todos os textos do blog para meu HD

 

http://silvioaguiar.blogspot.com/

 

é um blog...então o que e mais recente está na frente...recomendo ler o blog de trás para frente. Em tempo, o Silvio foi ou ainda é técnico da seleção brasileira de tiro e é técnico de tiro com pistola de vários atletas.

 

Existem outros sites...portugueses e espanhóis com textos e treinos excelentes.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando estive em Munique na copa mundial de tiro pude conversar com um polenês que é o treinador da seleção espanhola. é um cara bem acessível e conversa vai conversa vem, pedi a ele um planejamento de treinamento. ele me arrumou um sistema de treino, para ser usado 3-4 meses antes do campeonato nacional espanhol, que tem apenas uma competição. ou seja, quem vence a prova é o campeão daquele ano. aqui no Brasil soma-se os resultados para o primeiro do ranking ser o campeao. eu traduzi o plano de treinamento e coloquei à disposição de todos. quem quiser esse material, que é um arquivo .pdf é só me solicitar por email que mando sem nenhum custo. tem umas coisas interessantes que se atira um dia e treina em seco no outro. a cada semana faz uma competição completa para verificar o nivel dos resultados, analisa as dificuldades e busca resolver os problemas. é bem interessante e pode ser adaptado para carabina. não sei se posso postar aqui um email para pedido ou somente via mensagem privada. está disponível a todos do forum.

  • +1 1

Walther LP-300 XT

Steyr LP-10

Morini 162-E

Cometa 300

Baikal 4,5

CBC 345 Junior camo

CBC F18 5.5

BAM 12-6

CR de coleção, caça e tiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente! Amil por favor envie o arquivo para rbimbo@gmail.com

Grato pelo compartilhamento do material.

 

 

quando estive em Munique na copa mundial de tiro pude conversar com um polenês que é o treinador da seleção espanhola. é um cara bem acessível e conversa vai conversa vem, pedi a ele um planejamento de treinamento. ele me arrumou um sistema de treino, para ser usado 3-4 meses antes do campeonato nacional espanhol, que tem apenas uma competição. ou seja, quem vence a prova é o campeão daquele ano. aqui no Brasil soma-se os resultados para o primeiro do ranking ser o campeao. eu traduzi o plano de treinamento e coloquei à disposição de todos. quem quiser esse material, que é um arquivo .pdf é só me solicitar por email que mando sem nenhum custo. tem umas coisas interessantes que se atira um dia e treina em seco no outro. a cada semana faz uma competição completa para verificar o nivel dos resultados, analisa as dificuldades e busca resolver os problemas. é bem interessante e pode ser adaptado para carabina. não sei se posso postar aqui um email para pedido ou somente via mensagem privada. está disponível a todos do forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 8 months later...

Pra complementar o tópico, um link do curso virtual da ISSF para algumas disciplinas de tiro olímpico: http://www.issf-academy.com/

 

São cursos básicos para iniciantes...Estão disponíveis o para pistola a 10m e tiro ao prato. O proximo parece ser carabina 10m.

This is my rifle. There are many like it, but this one is mine...(riflemans creed).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
  • 4 weeks later...

Se quer fazer tiro olímpico não recomendo sair comprando precipitadamente qualquer pistola que ache na net. Procure um clube, se tiver como vai usando uma emprestada até conseguir a chance de pegar uma olímpica msm (Steyr, Morini, Pardini, Walther...)



Se quer fazer tiro olímpico não recomendo sair comprando precipitadamente qualquer pistola que ache na net. Procure um clube, se tiver como vai usando uma emprestada até conseguir a chance de pegar uma olímpica msm (Steyr, Morini, Pardini, Walther...)

Slavia 631 Lux mod. Fibra Ótica

Feinwerkbau 600

Walther LG300XT Anatomic

 

Fluminense - FTERJ - CBTE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Qual arma vocês recomendam para começar no tiro olimpico?No meu clube nao tem armas olimpicas,entao nem adiantar falar para poder testar antes...

Morini são otimas pistolas e preço acessível, as Walter tambem.

 

Abç

*** SLAVIA 631 LUX - 4,5 *** (carabina de ar 10m)

*** STEYR LP10E *** (Pistola de ar 10m)

O errado é errado mesmo que todo mundo esteja fazendo.
O certo é certo mesmo que ninguém esteja fazendo
.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Amigo Turko ; é muito difícil algum atirador experimentado abrir o jogo para voce . O que posso te dizer é que voce tem que começar certo e treinar certo . Senão , voce estará treinando erros . Creio que deva procurar o material do Silvio Aguiar . Não tente pular etapas , Adote um procedimento padrão ou protocolo e pratique .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Turko ; é muito difícil algum atirador experimentado abrir o jogo para voce . O que posso te dizer é que voce tem que começar certo e treinar certo . Senão , voce estará treinando erros . Creio que deva procurar o material do Silvio Aguiar . Não tente pular etapas , Adote um procedimento padrão ou protocolo e pratique .

Amigo mazinhowaldemar, permita me discordar em parte da sua afirmação. Ainda não descobri outro esporte onde os atletas de alto rendimento são tão acessíveis e solícitos, como no tiro olímpico. Usando a prova de pistolas de ar como exemplo, no final do campeonato brasileiro de 2014 que aconteceu na AMAN, um atirador iniciante (eu) pode atirar ao lado de atletas de nível internacional como Felipe Wu e Stenio Yamamoto e é claro, ao final da prova fazer uma tonelada de perguntas, que foram pacientemente respondidas. É assim é em outras modalidades, como no USBR, onde vi o Flávio Vieira e o Pedro Ashidani conversando e mostrando o equipamento pra outros iniciantes.

 

Por outro lado, vc está certíssimo em dizer devemos começar certo. Talvez a grande pergunta para um iniciante não seria qual equipamento comprar, mas como aprender a atirar corretamente de pistola de ar. Na minha opinião o treinamento para o tiro de competição se inicia mesmo antes de ser ter uma arma.

 

Eu tiver a sorte de ser bem orientado e participei dos cursos do Silvio Aguiar. Quando eu perguntei qual pistola comprar, ele me orientou primeiro procurar uma academia e iniciar o treino físico, e assim fiz, 90 dias antes de segurar uma arma olímpica. Hoje sou imensamente grato. O equipamento em si é questão de adaptação, o próprio recordista mundial acabou de trocar a Steyr LP10 pela Morini.

  • +1 1

This is my rifle. There are many like it, but this one is mine...(riflemans creed).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 years later...
Em 03/02/2012 em 10:59, amil disse:

quando estive em Munique na copa mundial de tiro pude conversar com um polenês que é o treinador da seleção espanhola. é um cara bem acessível e conversa vai conversa vem, pedi a ele um planejamento de treinamento. ele me arrumou um sistema de treino, para ser usado 3-4 meses antes do campeonato nacional espanhol, que tem apenas uma competição. ou seja, quem vence a prova é o campeão daquele ano. aqui no Brasil soma-se os resultados para o primeiro do ranking ser o campeao. eu traduzi o plano de treinamento e coloquei à disposição de todos. quem quiser esse material, que é um arquivo .pdf é só me solicitar por email que mando sem nenhum custo. tem umas coisas interessantes que se atira um dia e treina em seco no outro. a cada semana faz uma competição completa para verificar o nivel dos resultados, analisa as dificuldades e busca resolver os problemas. é bem interessante e pode ser adaptado para carabina. não sei se posso postar aqui um email para pedido ou somente via mensagem privada. está disponível a todos do forum.

Boa noite, 

Se ainda estiver por aqui e puder me mandar o arquivo. Agradeço. moremo_cacule@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

vamos insistir com o moreno para que o plano de treinamento seja publicado aqui , se houver qualquer enguiço o nosso amigo eduardo macedo conserta depois .  reparando  no estilo funcional da postura dos atuais atiradores , verifica-se que muitos ou enfiam a mão no bolso ou simplesmente deixam os braços caídos .  como não sabemos os detalhes técnicos ,recomendamos o uso de coletes de tiro com bolsos pra enfiar a mão na altura da cintura .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante