Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Padronizador de chumbinho - Re Sizer Pellets


Luiz Almeida

Posts Recomendados

Olha eu até comprei este raio de padronizador..rsrs, inclusive foi com o do Pedro, tenho umas 20 cx de rifle e se isso realmente fizer bons resultados serei um cara muito feliz, esta a caminho pelos correios e tão logo chegarem farei os testes, pretendo fazer até um vídeo de todo processo, qualquer que seja os resultados compartilharei com vcs, agora é dificil acreditar que mudando apenas a saia e não o resto do corpo do chumbo possa chegar perto de um JSB, sabemos que bolhas internas em um chumbo rifle da vida existe e em um JSB ja seria bem mais dificil pois sabemos o grau de controle de qualidade do mesmo, só acho que para um rifle se transformar em JSB teria que ser fundido novamente e manter os padrões de qualidade do JSB, de qualquer forma tomara que meu "achismo" esteja errado, porque sinceramente se o rifle tiver um ganho de no máximo uns 20% acho complicado todo o trabalho de lavar, lubrificar, padronizar e por fim pesar e selecionar, agora se tiver um ganho acima dos 20% ja é bem interessante mas virar JSB fica complicado entender . :rolleyes:

 

Abraços.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karolaza,

Além de padronizar a saia do Rifle, os chumbos são pesados, classificados e lubrificados. Entrando no "achismo" os que tiverem pouco peso deverão ser descartados, "acho" que o pouco peso é devido a uma grande bolha.

Uma informação que não vi, até agora, foi a variação peso dos chumbos Rifle.

Será que a variação de peso não afeta a precisão?

O simples fato de padronizar a saia do chumbo, torna irrelevante a questão do seu peso, nos agrupamentos?

......

Para refletir:

Quanto tempo se leva para padronizar uma lata de 250 chumbos. (Padronizar, pesar, classificar e lubrificar)

Essa operação é financeiramente viável?

Quantas latas de Rifle de 250 unidades seriam necessárias padronizar para compensar o investimento no Padronizador, na Balança e no Lubrificante?

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lula, não esqueça de colocar aqui neste tópico os preços para os 3 modelos.

Seria muuuuiito divertido conseguir ganhar uma medalha numa prova de Silhuetas, usando chumbo Rifle com a Dona CBC.

E depois que li este tópico, esta meta está se transformando em obsessão na minha mente.

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karolaza,

Além de padronizar a saia do Rifle, os chumbos são pesados, classificados e lubrificados. Entrando no "achismo" os que tiverem pouco peso deverão ser descartados, "acho" que o pouco peso é devido a uma grande bolha.

Uma informação que não vi, até agora, foi a variação peso dos chumbos Rifle.

Será que a variação de peso não afeta a precisão?

O simples fato de padronizar a saia do chumbo, torna irrelevante a questão do seu peso, nos agrupamentos?

 

Ai que tá, qual será a porcentagem em uma cx de 250 chumbos rifles o qual se mantem na mesma faixa de peso, será que compensa?? Outra coisa o acabamento externo de todo seu corpo influe ou não em uma possivel trajetória padrão? Todos sabemos que entre uma cx de JSB e uma cx de rifle o acabamento externo não se mostra padrão no rifle, mas no JSB é bem diferente.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vou colocar algumas observações recheadas de alguns achismos...

 

Separar os chumbos por peso, evita que diferentes V0 possam ocasionar diferentes POI. Portanto não precisa descartar um chumbo de peso específico, basta agrupa-los por peso e usa-los por grupos. Logicamente a distribuição é gaussiana, ou seja, alguns pesos terão uma maior incidência outros pesos incidencias menores.

Quanto a padronizar o tamanho da saia, reflete também na V0, pois uma padronização, permite uma acomadação uniforme no cano, consequentemente os projéteis recebem uma propulsão similar.

Karolaza, fica tranquilo que para o chumbo rifle a melhora foi maior que 20%. Veja o quanto que o grupo encolheu nos meus testes.

Este final de semanda farei testes com arma de mola, porém acho que não mudará os resultados.

Agora uso os rifles para plinking. A 15 dias acertei cartuchos de 12 a 45m. de cada 10 tiros acertava 8/9 e ainda estava ventando muito. Tinha que compensar uns 2 mildot.

  • +1 1

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karolaza,

Além de padronizar a saia do Rifle, os chumbos são pesados, classificados e lubrificados. Entrando no "achismo" os que tiverem pouco peso deverão ser descartados, "acho" que o pouco peso é devido a uma grande bolha.

Uma informação que não vi, até agora, foi a variação peso dos chumbos Rifle.

Será que a variação de peso não afeta a precisão?

O simples fato de padronizar a saia do chumbo, torna irrelevante a questão do seu peso, nos agrupamentos?

......

Para refletir:

Quanto tempo se leva para padronizar uma lata de 250 chumbos. (Padronizar, pesar, classificar e lubrificar)

Essa operação é financeiramente viável?

Quantas latas de Rifle de 250 unidades seriam necessárias padronizar para compensar o investimento no Padronizador, na Balança e no Lubrificante?

 

Estou pensando a mesma coisa...

Não acho que o tempo gasto nisso compense a economia feita.

Mas creio que esse processo se destina mais aos atiradores "profissionais".

Eu confesso que estou alguns níveis abaixo dessa galera,acho que até por isso não consigo enxergar esse benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos testes feitos pelo Pedro, as informações são muito valiosas pois no caso do Rifle tivemos um ganho muito bom para esse tipo de chumbo, o que melhoraria e muito o gasto (e a qualidade dos tiros) por exemplo para um atirador informal que não tem condições de importar chumbos mais caros.

Agora imaginem em uma prova de BR por exemplo com um chumbo de qualidade onde cada ponto a mais pode fazer a diferença, onde um chumbo com peso ou medidas diferentes pode ir para um 8 ou 7 ou até um 5 e acabar com aquela série.

São experiências e trocas de informações muito importantes que provam que nosso esporte não é só colocar chumbinho na arma mirar e atirar, vai muito além disso. Este fórum (e outros) servem (ou deveriam servir) de referência não só para atiradores, iniciantes ou não, mas também para os fabricantes buscarem informações para melhoria de seus produtos, atendendo assim as expectativas de seu público alvo. - sonho meu -.

 

 

 

D'elite


---------------------------------------------------------------------------------| MVB 2605

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesar, lavar e possível lubrificação, é dever de qualquer "atleta do tiro", sendo JSB ou não. Pra quem só pratica "tiro a lata", uma lavadinha está de bom tamanho.

 

Acho eu...

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesar, lavar e possível lubrificação, é dever de qualquer "atleta do tiro", sendo JSB ou não. Pra quem só pratica "tiro a lata", uma lavadinha está de bom tamanho.

 

Acho eu...

 

Discordo, pra mim o dever seria dos fabricantes e não dos atiradores que ja pagam caro pelo produto, mesmo um rifle da vida deveria ter melhor qualidade, como D`Elite falou os fabricantes deveriam buscar mais informações para melhoria dos seus produtos, outra coisa JSB nem lavadinha precisa no máximo pesar um a um caso seja para uma prova de BR e olha lá.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de comprar duas latas de Rifle de 500 (nem sabia que existia) e já passei eles e os Finale Match no padronizador, fiz a lavagem e lubrificação e amanhã farei os testes a 23m para saber se muda algo nestes dois chumbos.


---------------------------------------------------------------------------------| MVB 2605

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Delite,

Entendi o ponto de vista e concordo plenamente com ele.

Como não participo de competições,não tenho todo esse conhecimento,quis dizer isso.

Mas leio todos os posts daqui,todos os dias e um dia chego lá!!!

Também concordo com o Karolaza que os chumbos deveriam vir prontos para atirar,é um trabalho que não deveria ser nosso.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lula, não esqueça de colocar aqui neste tópico os preços para os 3 modelos.

Seria muuuuiito divertido conseguir ganhar uma medalha numa prova de Silhuetas, usando chumbo Rifle com a Dona CBC.

E depois que li este tópico, esta meta está se transformando em obsessão na minha mente.

Pode Deixar, eu moro perto de voce.

Estou no Recreio, assim que tiver pronto te falo e a gente testa talvez!

abraco.

HW 100 + Procurando luneta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de comprar duas latas de Rifle de 500 (nem sabia que existia) e já passei eles e os Finale Match no padronizador, fiz a lavagem e lubrificação e amanhã farei os testes a 23m para saber se muda algo nestes dois chumbos.

Estou ansioso com seus testes, eu mesmo só recebo meu padronizador na semana que vem, acho que até terça ta aqui, mas como só tenho 10mts vou fazer testes com o chumbo rifle em agrupamentos tanto com os sem tunnin como com os chumbos pesados, lavados e padronizados.

 

Abraço

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de comprar duas latas de Rifle de 500 (nem sabia que existia) e já passei eles e os Finale Match no padronizador, fiz a lavagem e lubrificação e amanhã farei os testes a 23m para saber se muda algo nestes dois chumbos.

 

demorou muito para processar os 1000 chumbos? pergunto porque o pessoal tem discutido o "custo"/benefício (eu acho que por mais que demore, o benefício obtido faz valer a pena...)

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fiz em todos, até porque não ia usá-los todos no treino, fiz em uns 250 mais ou menos, não sei ao certo o tempo mas deve ter dado uns 20 a 30 minutos todo processo rsrsrs.


---------------------------------------------------------------------------------| MVB 2605

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal!!!!

Desculpe minha intromissão nesse assunto, mas ...

Levando em consideração oq o Pedro disse sobre o furo do calibrador .

 

Se forem mandar um torneiro fazer, atenção que o furo não é cilíndrico. O furo é cônico. mais fino na saída e mais largo na entrada.

 

Ai começa alguns pequenos detalhes que naum podem ser ignorados..

No mercado brasileiro não existem brocas com as referentes medidas 4.51mm , 4.52mm.

Se algum torneiro conseguir fazer essas medidas no torno com a ferramenta de corte, naum vai ser em uma peça retangular, e sim em uma cilindrica...

Como naum dispomos de modelos de brocas com alma conica(corte) teria de ser feito como o Pedro descreveu , estilo telescopio... e a arte do Zaitsev para ilustrar....

 

Complementando e, pelo que entendi, o desenho da peça seria algo parecido com isso. Para a haste é imprimir a foto da existente:

 

2aa0gvs.jpg

 

Entrando no "achismo", se essa peça for confeccionada no estilo telescopio (com 2 ou 3 medidas internas diferentes) isso acarretaria em remoção de material da peça a ser padronizada pelo relevo que ficaria dentro da peça, levando a relativa redução de peso, para que isso não aconteca o furo teria de ser conico da concepção ao fim.

Indeferindo assim o uso de brocas...

Digo isso porque quando precisamos de furos preciso, geralmente furamos com uma broca menor, depois alargamos com fresa ligeiramente maior (com 4 cortes), e aí passamos alargador (expansível).

Veja bem a tolerância de 1 centésimo, só o batimento da furadeira já inviabiliza, além de que o fato de brocas possuirem apenas dois corte, atendência é ovalizar o mesmo.

Se usar uma broca com o diâmetro que vc deseja que seja o final, o furo ficará maior do que deseja e ainda não será realmente redondo.

 

 

Ola Amigos, eu vi num site ingles um padronizador feito em latao que consistia em uma peca cilindrica com o furo na medida que voce encomendar e uma vareta com acabamento para empurrar o chumbo.

Ora amigos , isto e muito simples pra qualquer torneiro fazer!!!!!

Basta levar a foto e as medidas pretendidas.

Da ate pra fezer uma peca retangular com 4,50 - 4,51 - 4,52 por exemplo.

Vou levar esta ideia prum torneiro aki do rio depois posto o resultado.

abraco!

Na minha opnião naum é tão facil assim...

Existe um meio de fazer isso com as medidas milesimais,

È a chamada eletro erosão por penetração CNC,

A máquina de eletroerosão por penetração CNC funciona com um eletrodo de cobre ou grafite. Este eletrodo precisa ser moldado com o perfil a ser esculpido no bloco metálico.

 

O processo não provoca atrito entre as peças. O eletrodo se aproxima da peça imersa (que fica imersa em óleo) e dá descargas elétricas, que vão escavando o metal.

Este processo de usinagem é utilizado por fabricantes de moldes de diversos setores industriais. Uma das suas aplicações é fazer moldes de peças plásticas muito detalhadas e que serão produzidas em larga escala.

 

Aqui ma minha região para fazer esse tipo de serviço fica em torno de R$25,00 por furo, levando em conta que a peça ja esteja usinada e preparada para ser furada.

Sai mais barato que mandar fazer uma broca sob medida.

 

Um torneiro q tenha tempo e paciencia ( coisa q eu acho dificil de conseguir), conseguiria retificar esses furos conicos com uma lima conica rotativa de 4,25mm.ate atingir as medidas desejaveis...mas tb naum é garantido que o furo fique exatamente redondo...

 

Bom vou parar por aqui, desculpem minha intromissão no assunto, mas acho que para uma peça que tem a função de calibrar um chumbo centesimalmente correto, uma simples broca naum resolve o assunto.

 

Paulo Fernando

tecnologo mecanico formado pela Universidade Federal de São Carlo.

Paulo Fernando
BSA R10 MK2 5.5

SHILBA 6 ~ 24 X 50

 

 

 

f3p5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal fiz ontem uma primeira fase de testes com chumbo rifle e na minha arma o resultado não foi dos melhores, pelo menos a 10mts foi o que constatei, segue a forma da execução dos testes, vou ver se pego outro tipo de chumbo porque o rifle ao inves de melhorar no agrupameto piorou, sendo assim tudo ao que parece não fui feliz por enquanto vamos ver com outros chumbos.

 

01-Teste com chumbos rifles originais e sem selecionar, peguei direto da cx e fiz 5 disparos a 10mts apoiado com luneta 4X:

sam0120i.jpg

Video sem cortes ou edição do agrupamento com rifle sem padronização:

http://www.youtube.com/watch?v=uP40RbQXhVI

 

02-Teste nas mesmas condições de distância e apoio com chumbo selecionado por peso e passado no padronizador:

sam0118s.jpg

sam0122p.jpg

 

OBS: O chumbo rifle sem padronizar entra mais justo no cano das minhas cbcs aqui, alem do ponto de impacto sair mais baixo que o padronizado, e os chumbos selecionados e padronizados tendem a subir o ponto de impacto alem de entrarem bem mais folgados nos canos das minhas cbcs aqui.

 

Tirem suas conclusões, mas eu a principio não fui feliz com chumbo riple ao menos no teste a 10mts e acho que ele é bem melhor sem mexer em nada, agora espero que com outros a coisa mude.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

interessante os testes karolaza,

mas e se selecionar os que entram mais justos? sera que nao melhora os agrupamentos?

estive pensando nesse negocio de se fazer um padronizador, será que dá certo se fazer um padronizador utilizando um JSB como molde em resina? vou tentar algo do genero...

parabens pelos testes

abraço

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

interessante os testes karolaza,

mas e se selecionar os que entram mais justos? sera que nao melhora os agrupamentos?

estive pensando nesse negocio de se fazer um padronizador, será que dá certo se fazer um padronizador utilizando um JSB como molde em resina? vou tentar algo do genero...

parabens pelos testes

abraço

 

Ai que tá E.Mura como assim selecionar os que entram mais justo se vc quando passa no padronizador faz com que padroniza a saia deixando todas entrarem iguais no cano da arma? Se vc reparar os rifles que eu nem fiz nada agrupou muito mais que os padronizados.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebi sim karolaza, e diga-se de passagem foi um agrupamento muito bom!

Imagino o funcionamento do padronizador, mas nunca tive contato... ao colocar os chumbos consegue-se perceber quais irao sofrer maior efeito do padronizador? Se caso for possivel "prever" os mais gordinhos, nao tem como separa-los sem sofrer a padronizaçao?

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço essa separação.

Alguns chumbos eu percebo que ao colocar no padronizador ele vai mais fundo que a maioria. Estes mais "finos" eu separo.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karolaza,

Se eu conseguisse fazer um agrupamento de 5 tiros igual ao que você fez no primeiro alvo, usando uma CBC com Rifle "careta", eu vendia todas as minhas latas de JSB e convertia tudo em chumbo Rifle, prá esnobar no campeonato aqui do CCTN... Benza Deus, sô!

Vou até dar uma treinada mais tarde com os Rifles que tenho em casa só prá testar.

De repente até rola um casório de "Dona CBC" com o Rifle...

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o pior que tenho este agrupamento gravado em video só não upei ele, e sinceramente nem me toquei que fiz praticamente mesmo grupo que faço com o JSB heavy e o Rossi...uhauahau nao sei se o rifle se comporta bem a maiores distâncias mas a 10mts é isso ai 10mm.

 

Abração!!

 

Editado: Segue a parte que gravei onde pode notar que é o mesmo alvo no agrupamento a 10mts com rifle, upei sem cortes ou qualquer edição.

 

http://www.youtube.com/watch?v=uP40RbQXhVI

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebi sim karolaza, e diga-se de passagem foi um agrupamento muito bom!

Imagino o funcionamento do padronizador, mas nunca tive contato... ao colocar os chumbos consegue-se perceber quais irao sofrer maior efeito do padronizador? Se caso for possivel "prever" os mais gordinhos, nao tem como separa-los sem sofrer a padronizaçao?

Não me atentei a isso.

Eu faço essa separação.

Alguns chumbos eu percebo que ao colocar no padronizador ele vai mais fundo que a maioria. Estes mais "finos" eu separo.

Pedro como escrevi acima não me atentei a isso, talves seja a explicação dos tiros que não agrupam, vou tentar mais testes tomando este cuidado talves a coisa mude. :thumbup:

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

karolaza, percebi que só fez um teste de cada e é muito pouco, faça mais testes para ver se o resultado permanece.

 

Estes do teste não estão lavados e lubrificados correto?

 

Realmente o primeiro grupo ficou muito bom com rifle, parabéns Karolaza!

 

D'elite


---------------------------------------------------------------------------------| MVB 2605

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

karolaza, percebi que só fez um teste de cada e é muito pouco, faça mais testes para ver se o resultado permanece.

 

Estes do teste não estão lavados e lubrificados correto?

 

Realmente o primeiro grupo ficou muito bom com rifle, parabéns Karolaza!

 

D'elite

D`Elite esta série que postei do rifle passado no padronizador na verdade foi o melhor grupo que fiz, na realidade foram feitos 3 séries com rilfle passado no padronizador e pesados, realmente não lavei e nem lubrifiquei mas mesmo assim achei extranho porque todos 3 grupos não chegam nem perto do grupo que fiz com rifle original, estou postando as fótos que tirei dos outros 2 grupos que até o momento não achei importante colocar, mesmo porque achei que poderia ser erro humano mas antes que vc ache que me precipitei deixo aqui então as outras 2 séries e vcs veram que não agrupou novamente.

 

sam0119q.jpg

sam0121fg.jpg

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, parece que piorou mesmo, estou curioso para fazer os testes aqui.

 

D'elite

To ansioso para ver seus testes.

Como dizem, a carabina é que escolhe o chumbo... a do Karolaza não gosta dos Rifles Padronizados.

Luiz pior que ela gosta mas se mexer neles ja era...rsrsrs

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karolaza, uma dúvida... vc pesou os chumbos antes ou depois de passar no padronizador??? se pesou antes, como o padronizador as vezes retira um pouco de material dos chumbos pode ser este o problema.. os chumbos após passados no padronizador pode estar tendo diferença de pesos.

 

 

É só uma teoria.. mas não custa verificar =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem a noite, antes do início de meu treininho básico de papel, peguei a lata de plástico (?) do Rifle que tenho em casa, catei os 10 primeiros que cairam dela, acendi as "poderosas" luzes do HSS - Home Shotting Stadium e furei um alvo a 10 metros, na posição em pé, sem apoio, Mira Aberta. E dos 100 pontos possiveis, fiz 86. Destaco que o Rifle entra no cano da CBC quase a "marteladas"...

Bem, o aspecto final da parte preta do alvo (ao menos, só a preta!) é como se tivesse levado um tiro de calibre 12, mas tinham 2 furos no 10 e 3 no 9. Não atiro tão bem assim, mas aparentemente tinham 2 flyes, um de cada lado do centro, na posição exata onde ficam assinalados os n° 7 horizontais no alvo ... Com relação a observação do Luis aí em cima, acho que a Dona CBC não gostou dos não padronizados... Talvez uma esperança para a adoção do padronizador !

Pedro, me desculpe a poluição em seu tópico.

Abraços.

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo estou curioso no comportamento do rifle com a HW50. Todos os testes que fiz foram com Steyr LG110.

Este ultimo final de semana a chuva não deu trégua, mas no próximo eu vou brincar com mola.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez seja uma questão de medida, o padronizador deve ter deixado com 4,50, quando o Rifle pode ser 4,53, por exemplo.

Isso mesmo Luiz o rifle entra bem justo no cano da minha cbc e depois de passar no padronizador ele até cai pra dentro do cano, acho que acaba ficando com 4,5mm pena que não tenho um paquimetro descente aqui.

 

Karolaza, uma dúvida... vc pesou os chumbos antes ou depois de passar no padronizador??? se pesou antes, como o padronizador as vezes retira um pouco de material dos chumbos pode ser este o problema.. os chumbos após passados no padronizador pode estar tendo diferença de pesos.

 

 

É só uma teoria.. mas não custa verificar =D

 

Boa teoria, eu realmente pessei na balança antes de padronizar, vou fazer inverso e depois posto nóvos agrupamentos e testes aqui, alem disso vou aproveitar e passar no padronizador os chumbos da technogun e um tal de lobo vamos ver que bixo que dá.

 

 

Em tempo: Pessoal agora estou com dúvidas e acho que o problema deve ser o peso dos chumbos!!!!

 

 

Bom notei hoje que ao pesar por mais de uma vez o mesmo chumbo com a balança que comprei do Pedro aqui do fórum percebi que ela não serve para seleção de munição, segue os resultados feitos 3 vezes na sequência com o mesmo chumbo rifle pesado nela:

peso01.jpg

peso02.jpg

peso03.jpg

 

Com isso não há qualquer condição de saber se os resultado com o padronizador são favoráveis, peço aos amigos que tenham um padronizador igual ao meu mas uma balança descente, que faça os testes porque eu sinceremente não tenho condições visto que minha "balança" não é das melhores, alias nem sei o que vou fazer com ela..rsrsrs

 

Mesmo assim fiz mais dois grupos agora pouco com rifle passado no padronizador descartando a pesagem e vejam os resultados obtidos:

 

serie01.jpg

seire02.jpg

 

Abraços.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vou dar a minha opinião só agora, pq sempre achei que não vale a pena perder tempo em "padronizar" algo que já nasceu errado.

 

Primeiro sobre o padronizador:

 

Não conheço nenhum torneiro que consiga fazer um furo com precisão de 0,005mm. A, mas não é esta a precisão que eu quero!!!, Eu sei disso, mas se vc quer um diâmetro com 4,51mm, vc deve fornecer tbm uma tolerância, que deve ser bem menor.

 

Mas então digamos que ele tente fazer um furo com 4,50mm, e ele passou um pouco e aí vou usar como 4,51mm, ou 4,52mm. Como ele vai medir isso??? Até sei que existem micrômetros internos que conseguem medir neste diâmetro, mas são muuuuuuito específicos, e duvido que algum torneiro os tenha.

 

Outro detalhe, não existe broca para esta medida, e mesmo que existisse, não deixaria o acabamento necessário. Um acabamento rugoso, vai acumular chumbo e depois não vai mais ser possível retirar.

 

Para um calibrador, mesmo que seja usado para calibrar chumbo, tem que ser feito com um material mais duro, no mínimo INOX, para que ele dure por mais de algumas mil calibrações.

 

Outro detalhe, o Brasil é muito grande, com uma variação de temperatura muito grande. Esta medição de 4,51mm, deve ser feita a 20 graus, mas no Sul pode chegar a 0 graus, e no norte a quase 40 graus. Então se o calibrador foi feito em um dia frio, e o cliente for testar em um dia quente, o 4,51mm já pode ter 4,53mm.

 

São muitas variáveis.

 

Sobre a padronização:

 

Acho muito trabalho para pouco benefício. Só se a pessoa não fizer mais nada na vida, e tiver muuuuito tempo sobrando, o que nos dias de hoje é muito difícil. Ainda mais em chumbos rifle, que já nasceram errados, mexer p/ que? Olhem eles de perto, a saia é torta, excêntrica em relação a cabeça, o furo interno tbm não é concentrico com a saia, a cabeça por muitas vezes é torta. De que adianta padronizar só a saia?

 

Pode ser que em uma ou outra caixinha faça alguma diferença, mas é muito difícil dizer com certeza que vai dar certo, aí foi dinheiro jogado fora.

 

Quer chumbo para Pliking, compra Gamo e Rifle. Quer chumbo para competir, compra JSB ou H&N. (existem outros, mas coloquei estes só como exemplo).

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou tudo, realmente é perda de tempo e meu sofrido dinheirinho foi para o saco mais um vez, me empolguei com a propaganda e me lasquei, antes tivesse comprado uma lata de JSB, pelo menos a intenção foi boa servi de cobaia a muitos que ainda sonham em padronizador de chumbo ...uhauahaehauheshauhea

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A idéia do padronizador, não é colocar o chumbo em uma medida específica, e sim coloca-los em um tamanho similar. Assim não importa se é 4.51 ou 4.52, desde que todos tenham o mesmo diâmetro. A mesma coisa com o peso. Percebi que 0.01g não faz muita diferença no POI, o uso da balança é para que encontremos um chumbo que está muito diferente dos outros. chumbos de 0.45, 0.44 ou 0.46 (0.45+-0.01) não fará muita diferença. O que atrapalha é ter um conjunto de 0.45 e aparece um 0.55. Aí realmente vai dar uma boa diferença no POI.

 

Karolaza, recomendo para testes deste tipo, agrupamentos de 10 tiros. São mais significativos.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karolaza, eu acabei de comprar uma balança da mesma marca com o Gian.

Vou fazer o mesmo teste q vc qdo ela chegar.

 

Abs.

 

Balana0001-5.jpg

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião acho o padronizador e a experiência do Pedro válidas sim. É um teste e mostra o que podemos fazer com os chumbos utilizados em prova e mostra também a enorme diferença que pode fazer e significar em uma prova como o BR por exemplo, onde um chumbo diferente ou defeituoso no meio da lata pode acabar com uma série inteira.

É claro que o atirador não vai ficar igual a um "tarado" até de madrugada padronizando seus 5.535 chumbos. Cada prova de Benchrest gasta um pouco mais que 50 chumbos, considerando os chumbos utilizados para acerto de luneta.

 

Karolaza, acho interessante o teste também com outros tipos de chumbo para se verificar se há melhora, eu vou fazer o teste com o rifle e o Finale Match, mais tarde pretendo fazer com o Barracuda ou outro chumbo que tenha aqui.

 

D'elite


---------------------------------------------------------------------------------| MVB 2605

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karolaza, recomendo para testes deste tipo, agrupamentos de 10 tiros. São mais significativos.

Pedro vou fazer amanha uns testes com 10 disparos, ja sobre os pesos não vi sequer um chumbo da lata com 250 dando diferença de 0,10, todos pelo menos nesta balança variam em torno de 0,02~0,05 inclusive entre o mesmo chumbo pesado mais de uma vez.rs

 

Abraços

Karolaza, eu acabei de comprar uma balança da mesma marca com o Gian.

Vou fazer o mesmo teste q vc qdo ela chegar.

 

Abs.

 

Balana0001-5.jpg

Por favor faça o teste por gentileza e se possível me avisa por mp pois a sua balança comprada com Gian é da mesma marca porem o modelo to achando um pouco diferente a sua vai de 0,001g a 10g ja a minha é de 100g a 0,001 talves a sua seja bem mais precisa se for vou comprar uma.

 

Karolaza, acho interessante o teste também com outros tipos de chumbo para se verificar se há melhora, eu vou fazer o teste com o rifle e o Finale Match, mais tarde pretendo fazer com o Barracuda ou outro chumbo que tenha aqui.

 

D'elite

D`Elite vou fazer com o pro-match que reparei que sempre tem um chumbo entre uns 15 que entra diferente no cano e acho que vai fazer a diferença passar alguns no padronizador, vamos ver no que dá amanhã, pretendo fazer um grupo de 10 tiros tanto com rifle como com pro-match.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um terceiro fator e que talvez seja mais importante que o peso e o diâmetro do chumbinho, que é o balanceamento.

 

Imagine um chumbinho cuja saia contém mais material de um lado do que de outro, ao sair do cano rotacionado pelas raias essa munição excentrica vai vibrar e ocilar no próprio eixo rotacional durante todo o trajeto comprometendo muito a precisão. Munições Top são absurdamente balanceadas e uniformes e por isso são tão precisas.

 

Quem já viu um pneu desbalanceado girando numa máquina de balanceamento sabe do que estou falando.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com respeito a todos que por aqui passaram, o Gian disse tudo e fabionogcar arrematou. É impossivel você transformar algo que já nasce torto e despadronizado numa coisa linda e maravilhosa. "Nem sempre a Çirurjia Prástica arrezolvi".

 

A intenção inicial do Pedro foi fantástica até porque são nas pesquisas que surgem as novidades.

 

Como exemplo recente aqui em nosso Forum, cito a limpeza de cano usando algodão e linha de pesca (http://carabinasdear...l=&fromsearch=1) em substituição às lindas buchinhas FVG...

 

O Pedro e, na continuidade, D'Elite e Karolaza nos abriram as mentes para a funcionalidade do padronizador, que é em colocar na mesma "bitola" aqueles chumbos com melhor acabamento que o Rifle, mas com controle de qualidade duvidoso, como é o caso dos GAMO.

 

Pelo teste feito em casa com o Rifle, os infelizes são totalmente despadronizados. Alguns, inclusive, tem a cabeça mais larga que a saia (Existe Nordeste da Escócia ?... Me desculpa gente, não resisti), e o padronizador pelo menos organiza a suruba, se é que isto seja absolutamente possivel. O próprio Karolaza demonstrou na prática que o fly num "trem" desses é inevitável, mesmo depois de passá-los pelo padronizador..

A proposta segue, mas minhas latas de chumbos JSBs e H&Ns não estão mais à venda... Infelizmente..

 

Abraços.

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos sabem da existência do Arco-Iris. Só que no fim do Arco-Iris não tem nenhum anão segurando um pote cheio de chumbos rifle perfeitinhos.

No início questionei a viabilidade de custo da operação. Passar um a um em pequenas quantidades é uma coisa razoável, agora passar no padronizador uma grande quantidade, acho questionável. Tempo é uma coisa valiosa. Entre passar duas horas padronizando chumbos e passar duas horas treinando com chumbos melhores, prefiro a segunda opção.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente, li um artigo do Tom Gaylord cujo título era "What kind of airgunner are you?". Neste artigo, ele cita um grande estudioso, Dr. F.W. Mann, que descobriu algumas pérolas:

1- Uniformidade da base do projétil é extremamente importante para a precisão.

2- O nariz do projétil pode ser grosseiramente deformado sem alterar significativamente a precisão

 

Apesar das descobertas, Dr. Mann não era um grande atirador. Seu foco estava na munição e na arma. Nem todos atiradores são iguais.

Atiradores olímpicos ou de nível mundial concentram-se nas suas próprias habilidades. Outros atiradores concentram-se mais em descobrir o que suas armas podem fazer, ou como melhorar o desempenho da arma.

http://airgun-academy.pyramydair.com/blog/2011/09/what-kind-of-airgunner-are-you/

 

Cada um sabe o que faz do seu tempo, e como suas ações lhe recompensam.

Aprendi quase tudo que sei nos foruns, e sempre tentei retribuir este aprendizado. Mas desanimo com o sarcasmo de algumas colocações.

  • +1 3

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante