Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Aumentar a velocidade do projétil


Posts Recomendados

Boa tarde!

Sou novato no mundo das carabinas e quero aumentar a velocidade do projétil. Minha carabina (popper b200 5.5 ) faz uma média de 130m/s e gostaria que essa velocidade dobrasse. Como posso conseguir isso?

Troco a mola por uma mais potente?

Desculpe a ignorancia, mas tenho pensado muito nisso.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Difícil dobrar a velocidade hein?!?!?

 

A V0 do projétil depende de muito mais coisas do que a mola: tamanho da câmara, massa do êmbolo, curso do êmbolo, tamanho e formato do buraco de transferência, etc...

 

Dou minha opinião de que essa arma (que é uma Bam B2 se não me engano) jamais alcançará 250m/s em 5,5, acho que nem em 4,5 ela consegue...

 

Arma de mola em 5,5 que chega nos 250m/s acho que só a Hatsan grandonas (135, 155, etc)

  • +1 1

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao, sua carabina tem a potência limitada a original.

Tente vende-la e compra uma de média potencia. O dobro dessa VO que voce mencionou ( 260m/s) voce só vai ter em carabinas magnum.

 

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

  • +1 1

Hatsan striker edge 4.5mm gr elite de 50kg e gatilho original polido.

Luneta 4x40 titan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Difícil dobrar a velocidade hein?!?!?

 

A V0 do projétil depende de muito mais coisas do que a mola: tamanho da câmara, massa do êmbolo, curso do êmbolo, tamanho e formato do buraco de transferência, etc...

 

Dou minha opinião de que essa arma (que é uma Bam B2 se não me engano) jamais alcançará 250m/s em 5,5, acho que nem em 4,5 ela consegue...

 

Arma de mola em 5,5 que chega nos 250m/s acho que só a Hatsan grandonas (135, 155, etc)

Mas eu consigo otimizar alguma coisa? Acho que o dobro foi exagerado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez a maneira mais econômica seria colocar algumas arruelas nas pontas da mola,mas alterará muito pouco.

 

A melhor opção é comprar outra carabina, pois não tem como fugir do propósito e configuração original da arma, conforme falaram.

Editado por ThiagoBF
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

notei q na maioria das carabinas 5.5 a saida de ar da camara é bem menor em torno de 4.5mm na teoria levando em conta a compressão e a frenagem do pistão uma saida maior em torno de 5mm ou ate 5.5  aumentaria a velocidade de saida do ar assim como a aceleração do chumbo estou certo ou errado? tennho uma hatsam 155 acredito q o motivo dessa furação menor eh pelo fato de q ela aceita cano 4.5 porem n pretendo usar o calibre 4.5 e tmb n tive coragem de aumentar a saida ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

notei q na maioria das carabinas 5.5 a saida de ar da camara é bem menor em torno de 4.5mm na teoria levando em conta a compressão e a frenagem do pistão uma saida maior em torno de 5mm ou ate 5.5  aumentaria a velocidade de saida do ar assim como a aceleração do chumbo estou certo ou errado? tennho uma hatsam 155 acredito q o motivo dessa furação menor eh pelo fato de q ela aceita cano 4.5 porem n pretendo usar o calibre 4.5 e tmb n tive coragem de aumentar a saida ainda.
Um dos motivos é o chumbo mais pesado, na maioria das vezes o projeto é todo igual, mas claro que muda o coeficiente balístico também, menor área de arrasto com o ar, menor volume etc.

O cálculo de energia na boca do cano é feito com a fórmula E= m.v²/2, ou seja quanto maior o peso do chumbo, menor a velocidade e nessa proporção inversa resultam na mesma energia.
Algumas carabinas no calibre 4.5mm tem menor energia cinética na boca do cano porque o fabricante quis deixar a mesma abaixo dos 30J, para algumas armas esta energia é energia máxima para que o chumbo agrupe bem, por fatores distintos mas não isolados.

Resumo: 4.5mm - peso menor - velocidade maior
5.5mm - peso maior - velocidade menor

Por isso os mais experientes no tiro procuram a energia que a carabina pode transferir para o projétil.

Espero ter esclarecido um pouco, qualquer dúvida fica a vontade para perguntar, se eu puder ajudar.
Se eu falei alguma bobagem logo aparece um amigo me corrigindo e assim vamos construindo o conhecimento.

Forte abraço.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

notei q na maioria das carabinas 5.5 a saida de ar da camara é bem menor em torno de 4.5mm na teoria levando em conta a compressão e a frenagem do pistão uma saida maior em torno de 5mm ou ate 5.5  aumentaria a velocidade de saida do ar assim como a aceleração do chumbo estou certo ou errado? tennho uma hatsam 155 acredito q o motivo dessa furação menor eh pelo fato de q ela aceita cano 4.5 porem n pretendo usar o calibre 4.5 e tmb n tive coragem de aumentar a saida ainda.
Amigo atirador, infelizmente as coisas não são tão simples e diretas (quanto maior o buraco mais ar, quanto mais ar mais potência).

Se você quiser se aprofundar no assunto pesquise "transfer port" (o nome técnico do buraco). Tem algumas considerações do Mestre Alberto nesse fórum sobre o transfer port (mas já adianto que o assunto é um dos mais técnicos, em termos de engenharia, sobre a construção de uma arma de pressão).

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

  • Like 1

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, eduardo99643834 disse:

notei q na maioria das carabinas 5.5 a saida de ar da camara é bem menor em torno de 4.5mm na teoria levando em conta a compressão e a frenagem do pistão uma saida maior em torno de 5mm ou ate 5.5  aumentaria a velocidade de saida do ar assim como a aceleração do chumbo estou certo ou errado? tennho uma hatsam 155 acredito q o motivo dessa furação menor eh pelo fato de q ela aceita cano 4.5 porem n pretendo usar o calibre 4.5 e tmb n tive coragem de aumentar a saida ainda.

Não vou entrar em detalhes muito técnicos, e nem mesmo fazer cálculos, mas sua idea não está exatamente errada, um mesmo conjunto mecânico móvel, pistão, mola, top hat, vedação (entenda-se bucha), precisaria de diferentes transfer ports, orifício de saída do ar comprimido da câmara de compressão, para mover objetos de diferentes massas obtendo uma maior eficiência energética, contudo, é necessário levar em conta alguns fatores, com o aumento do diâmetro do TP, Transfer Port, como corolário teremos uma menor restrição, para a saída do ar da CC, Câmara de Compressão, assim, os gradientes de pressão atingidos seriam menores, isto considerando os diâmetros que você citou, 4,5mm, 5,0mm e 5,5mm, onde se aumentaria a área de escoamento em quase 24% e 50% respectivamente, veja, aumentar em quase 50% a área de escoamento dificilmente trará os benefícios que você espera, o diâmetro ideal estaria provavelmente com décimos de mm de diferença.

 

A eficiência da arma vem de todo o conjunto, o TP é apenas um dos fatores, e aliás um dos mais complexos para se definir, antes de fazer alterações no TP eu recomendaria fazer outras mudanças, mais simples, como melhorar as vedações, no caso de break barrel, entre a CC e o bloco e também o sistema de vedação do pistão, aumentando a estanqueidade geral, você terá mais ar comprimido para impulsionar o projétil, e assim aumentando a eficiência do conjunto.

 

Se quer trabalhar com TP, o ideal seria fazer um orifício onde hoje é a TP, e fazer várias buchas com vários diâmetros e formatos diferentes para fazer os testes, ângulos de entrada e saída, entrada e/ou saída com rebaixo a variedade de opções é vasta.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 01/11/2017 em 12:32, eduardo99643834 disse:

notei q na maioria das carabinas 5.5 a saida de ar da camara é bem menor em torno de 4.5mm na teoria levando em conta a compressão e a frenagem do pistão uma saida maior em torno de 5mm ou ate 5.5  aumentaria a velocidade de saida do ar assim como a aceleração do chumbo estou certo ou errado? tennho uma hatsam 155 acredito q o motivo dessa furação menor eh pelo fato de q ela aceita cano 4.5 porem n pretendo usar o calibre 4.5 e tmb n tive coragem de aumentar a saida ainda.

Na teoria vc poderia estar certo mas depende do conjunto e do “fator desconhecido” que não é apenas a largura, diâmetro da porta,  mas também o comprimento dela, o corredor. Quanto mais comprida a parede da porta, mais tempo para a pressão chegar ao chumbo, imagine que vc leva mais tempo para atravessar um corredor de 5 metros do que um de 2 metros... Imaginemos também que eu consigo aumentar a compressão do pistão, se eu aumentasse essa vazão e consecutivamente  uma transferência extra de energia pela porta; não através de um aumento de diâmetro, mas através de um simples escareamento de ajuste/afunilamento e polimento da saída de ar de dentro da camara . Essa mudança reduziria esse corredor desfazendo a turbulência na porta,  talvez eu tivesse um ganho substancial de energia...É mais ou menos como aumentar a potencia de um motor, (já fiz muito isso) vc melhora o fluxo em quantidade e qualidade evitando turbulência e ganha potência, simples assim...  Seria viável melhorar esse fluxo e relativamente fácil (mas não sem riscos), no entanto ai vem os detalhes, ( e o diabo mora neles) não sabemos com qual parâmetro a Hatsan 5,5mm trabalha, se subdimensionada como vc sugere (dimensionada apenas pela porta) ou a 4,5mm trabalha a pleno vapor. Uma vez que em  qualquer dos casos ela tenha sempre o mesmo fator de compressão (é o o que eu suponho) e alguma outra pequena modificação (?) que eu desconheço, mudará apenas o parâmetro do tipo de munição entre a 4,5mm e a 6,0mm

Eu  há muito tempo tô querendo comprar uma Magnum, talvez uma Hatsan de 6.0mm, carabina que eu nunca peguei na mão ou vi pessoalmente, mas no fundo no fundo tenho a impressão que tanto a 4,5mm qto a 6.0mm sejam a a mesma carabina apenas com canos trocados e algum ou outro detalhe entre 5,5mm e 6,0mm. Digo isso porque a velocidade é praticamente a mesma em ambos os calibres, porém eu só posso ter certeza de qualquer comparação de calibres diferentes se eu tenho o peso dos chumbos, e essa informação todas as companhias omitem, sendo assim vc precisa ter as 3 carabina na mão pra testar...Além do mais infelizmente a Hatsan não é muito "estudada" aqui no Brasil, tem muito preconceito em torno dela... não é assim nos EUA lá ela é bem conceituada. Se  custasse aqui o que custa lá fora eu até tentaria pegar uma e tentar mods, mas infelizmente pro nosso "realzinho" é muito cara pra arriscar...

Abraços

 

Editado por NFilho

"A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço." Sun Tzu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante