Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Posts Recomendados

Pessoal, comprei uma strike edge 5.5 com gasram de 60kg... apesar de ter gostado da arma (tirando soleira e gatilho).. sei que essa carabina nao presta para competir a mod. de silhuetas metalicas... A duvida eh.. qual carabina 5.5 com qual gasram seria mais interessante para essa modalidade? Numa faixa de 1.500 a 2000 reais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, comprei uma strike edge 5.5 com gasram de 60kg... apesar de ter gostado da arma (tirando soleira e gatilho).. sei que essa carabina nao presta para competir a mod. de silhuetas metalicas... A duvida eh.. qual carabina 5.5 com qual gasram seria mais interessante para essa modalidade? Numa faixa de 1.500 a 2000 reais..

Porque você diz que "essa carabina nao presta para competir a mod. de silhuetas metalicas"? Não agrupa o suficiente? Não derruba as silhuetas?

Nunca disputei SM, mas tenho um conjunto para diversão. Me corrijam os veteranos da modalidade, mas acho que a característica a ser buscada em uma arma é a trajetória mais plana possível. Se o chumbo cair muito da primeira para a última fileira de silhuetas a visada fica prejudicada (tipo ter que mirar acima ou abaixo da silhueta).

Nessa linha de pensamento eu aconselharia uma arma 4,5mm, uma Cometa 220 faria o serviço...

 

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tbm nunca atirei em silhuetas..mas pelo que li aqui armas magnum nao tem muita precisao.. quebram lunetas e tal..como eu gostei dela como esta decidi comprar outra para competir, usar uma luneta e tal... valeu a dica, sigo pesquisando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em alguns clubes não é permitido atirar com 5,5 ,porque o impacto destrói aos poucos as silhuetas.Na ATACS era assim,e onde atiramos hoje

continua a mesma coisa.Não sei se no Ram por exemplo existe silhuetas com conjunto mais resistente.Normalmente vai entortando a chapa ou

mesmo quebrando as soldas do conjunto,Ja vi caso de o impacto ser tão forte que derruba e ao mesmo tempo a silhueta volta para a posição.

 

abraço Borracha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A striker edge é uma carabina muito boa e precisa, eu competiria com uma em SM tranquilamente.
Com a minha HT80 faço média de 18 bichos no SM 1:10, mais do que fazia com uma Slavia 634 por exemplo que "dizem" ser melhor para tal modalidade.

 

Não é necessariamente uma arma "melhor" que vai lhe proporcionar resultados melhores na Silhueta. Toda e qualquer modalidade em pé sem apoio não depende 100% da arma, mas eu diria que depende 90% da adaptação do atirador com a arma que tens. Diferente das modalidades como Bench Rest em que uma arma mais cara e com mais tuning faz toda a diferença...

 

Para silhueta Metálica eu recomendo:

1° uma arma LEVE. Não ache que arma mais pesada nessa prova vai ser melhor como é no papel 10m por exemplo, em que a maior massa da coronha absorve mais vibração, diminuindo o recuo e todos esses fatores que já conhecemos. Arma para silhueta metálica tem que ser leve! Não dá tempo de ficar fazendo posição olímpica, então a posição mais usada não é com o cotovelo apoiado no corpo, portanto se usar uma arma pesada (acima de 3,2Kg), vai errar a maioria dos perus e carneiros, pois o braço já não vai aguentar mais.

 

2° uma arma precisa, mas não quero dizer uma arma que agrupa um furo só a 25m, não precisa disso... A silhueta metálica não exige essa precisão extrema, derrubou o bicho, é ponto seu, independente de acertar na orelha de um, pé do outro, ou acertar toda vez exatamente no centro dos bichos...

Considero uma precisão boa para SM o grupo bom o suficiente para ficar dentro da área do menor bicho na maior distância, isso é: grupo de até 3cm a 18 metros se for SM 1:10 (em pé sem apoio, bem como é a prova)

 

3° uma coronha confortável. Bem como no papel 10m, a coronha é a peça PRINCIPAL da silhueta metálica. pode acreditar... Por isso inclusive que eu era contra usar coronha personalizada em papel 10m, pois eu pensava que assim ficava fácil, e realmente facilita muito. Mas antigamente era proibido no papel 10m, e hoje em dia é permitido, bem como na SM não há proibições quanto a isso nas regras (não me preocupo mais em dizer se isso é justo ou injusto, eu acabei me conformando com essas regras kk). Então já que é permitido, faça uso pois lhe ajudará muito. Escolha a arma pela coronha. E se não achar uma coronha perfeita vinda de fábrica, escolha a arma pela melhor consistência das peças metálicas e mande fazer uma coronha artesanal, vai sair na frente de muitos por isso! A coronha adequada ao seu corpo cansa menos durante as provas, permite melhor dissipação das ondas oriundas dos disparos, melhora o recuo, melhora a visada e equilíbrio do conjunto.

 

4° potência. diferente do papel 10m em que se busca carabinas na faixa de 160 a 200m/s para competir, na SM as carabinas com melhor desempenho são aquelas entre 220 e 250m/s para SM 1:10 em calibre 4.5mm, se quiser calibre 5.5mm terá de testar um pouco a velocidade ideal, mas eu recomendo nessa mesma faixa pois o chumbo 5.5mm é mais pesado e vai fazer um arco de parábola muito mais acentuado, então terá de mudar muito a visada entre as galinhas e os carneiros. E mudar muito a visada significa "chutar" onde o chumbo vai acertar se você mirar tantos centímetros para cima, para baixo, para os lados, etc... Um erro de cálculo pode lhe custar muitos bichos, então pense bem sobre a trajetória do chumbo, quanto mais retilínea naquela distância em que se encontram os alvos, melhor.

 

Por fim, sugestões de armas diferentes da Striker Edge, nessa faixa de preço:

Norica Marvic

Norica Storm

Cometa 400

 

Não recomendo cano fixo exclusivamente por causa do peso... Mas se estiver com a malhação em dia, a CFX é reconhecidamente precisa o suficiente para ir bem na silhueta, mas é também um pouco fraca se quiser SM 1:5.
Abraço.

  • +1 3

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A striker edge é uma carabina muito boa e precisa, eu competiria com uma em SM tranquilamente.

Com a minha HT80 faço média de 18 bichos no SM 1:10, mais do que fazia com uma Slavia 634 por exemplo que "dizem" ser melhor para tal modalidade.

 

Não é necessariamente uma arma "melhor" que vai lhe proporcionar resultados melhores na Silhueta. Toda e qualquer modalidade em pé sem apoio não depende 100% da arma, mas eu diria que depende 90% da adaptação do atirador com a arma que tens. Diferente das modalidades como Bench Rest em que uma arma mais cara e com mais tuning faz toda a diferença...

 

Para silhueta Metálica eu recomendo:

1° uma arma LEVE. Não ache que arma mais pesada nessa prova vai ser melhor como é no papel 10m por exemplo, em que a maior massa da coronha absorve mais vibração, diminuindo o recuo e todos esses fatores que já conhecemos. Arma para silhueta metálica tem que ser leve! Não dá tempo de ficar fazendo posição olímpica, então a posição mais usada não é com o cotovelo apoiado no corpo, portanto se usar uma arma pesada (acima de 3,2Kg), vai errar a maioria dos perus e carneiros, pois o braço já não vai aguentar mais.

 

2° uma arma precisa, mas não quero dizer uma arma que agrupa um furo só a 25m, não precisa disso... A silhueta metálica não exige essa precisão extrema, derrubou o bicho, é ponto seu, independente de acertar na orelha de um, pé do outro, ou acertar toda vez exatamente no centro dos bichos...

Considero uma precisão boa para SM o grupo bom o suficiente para ficar dentro da área do menor bicho na maior distância, isso é: grupo de até 3cm a 18 metros se for SM 1:10 (em pé sem apoio, bem como é a prova)

 

3° uma coronha confortável. Bem como no papel 10m, a coronha é a peça PRINCIPAL da silhueta metálica. pode acreditar... Por isso inclusive que eu era contra usar coronha personalizada em papel 10m, pois eu pensava que assim ficava fácil, e realmente facilita muito. Mas antigamente era proibido no papel 10m, e hoje em dia é permitido, bem como na SM não há proibições quanto a isso nas regras (não me preocupo mais em dizer se isso é justo ou injusto, eu acabei me conformando com essas regras kk). Então já que é permitido, faça uso pois lhe ajudará muito. Escolha a arma pela coronha. E se não achar uma coronha perfeita vinda de fábrica, escolha a arma pela melhor consistência das peças metálicas e mande fazer uma coronha artesanal, vai sair na frente de muitos por isso! A coronha adequada ao seu corpo cansa menos durante as provas, permite melhor dissipação das ondas oriundas dos disparos, melhora o recuo, melhora a visada e equilíbrio do conjunto.

 

4° potência. diferente do papel 10m em que se busca carabinas na faixa de 160 a 200m/s para competir, na SM as carabinas com melhor desempenho são aquelas entre 220 e 250m/s para SM 1:10 em calibre 4.5mm, se quiser calibre 5.5mm terá de testar um pouco a velocidade ideal, mas eu recomendo nessa mesma faixa pois o chumbo 5.5mm é mais pesado e vai fazer um arco de parábola muito mais acentuado, então terá de mudar muito a visada entre as galinhas e os carneiros. E mudar muito a visada significa "chutar" onde o chumbo vai acertar se você mirar tantos centímetros para cima, para baixo, para os lados, etc... Um erro de cálculo pode lhe custar muitos bichos, então pense bem sobre a trajetória do chumbo, quanto mais retilínea naquela distância em que se encontram os alvos, melhor.

 

Por fim, sugestões de armas diferentes da Striker Edge, nessa faixa de preço:

Norica Marvic

Norica Storm

Cometa 400

 

Não recomendo cano fixo exclusivamente por causa do peso... Mas se estiver com a malhação em dia, a CFX é reconhecidamente precisa o suficiente para ir bem na silhueta, mas é também um pouco fraca se quiser SM 1:5.

Abraço.

 

..pelo que li no site da federacao aqui em brasilia, pode atirar sentado com arma 5.5 e apoiada, o peso nao seria tanto o fator.. tbm disputam juntos mira aberta e luneta, o que ao meu ver o uso de luneta seria uma vantagem em distancias como 40 e 50m.. por isso dispencei o uso da hatsan strike edge (60kg quebra luneta), apesar de ja ter acertado varias vezes latinhas e maços de cigarros a 50m, creio que silhuetas 1/5 ainda sao menores correto? Por enquanto penso na cfx...50 ou 45kg de GR.. Editado por Leandro F.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

..pelo que li no site da federacao aqui em brasilia, pode atirar sentado com arma 5.5 e apoiada, o peso nao seria tanto o fator.. tbm disputam juntos mira aberta e luneta, o que ao meu ver o uso de luneta seria uma vantagem em distancias como 40 e 50m.. por isso dispencei o uso da hatsan strike edge (60kg quebra luneta), apesar de ja ter acertado varias vezes latinhas e maços de cigarros a 50m, creio que silhuetas 1/5 ainda sao menores correto? Por enquanto penso na cfx...50 ou 45kg de GR..

As regras variam mesmo, cada clube normalmente adota uma regra diferente para SM para poder contar com mais participantes e aumentar a adesão à modalidade.

Aqui na minha cidade por exemplo não pode luneta, só tiros em pé sem apoio e competem juntos calibres 4.5 e 5.5mm, carabinas de cano basculante e fixo, só não pode PCP.

 

Já que na sua região pode usar luneta, manda bala e compra uma lunetona boa! vai conseguir melhores resultados com a CFX mesmo, pois o peso não vai te atrapalhar atirando sentado e apoiado, aliás, será seu aliado pois ajudará a reduzir o recuo e as vibrações irão se propagar pela coronha e apoio (pode ser um sand bag por exemplo) em vez de se concentrarem na luneta. então vai conseguir melhor regulagem por mais tempo, se usar um mount bom talvez não precise fazer ajustes de mira durante a prova, fazendo apenas compensações na visada (e para isso um retículo mil-dot vai ajudar, e não se esqueça do paralaxe, importantíssimo, se não essencial, quando se atira em distâncias variadas como SM e Field Target).

 

Sobre o Gas Ram mais adequao para a CFX eu passo essa para quem já testou vários GR nela por um bom tempo, logo aparecem os exploradores da CFX... Para tuning escolha a configuração que lhe proporcione uma velocidade considerável, no caso da SM arma fraca pode custar caro, pois o vento atrapalha e a trajetória com arco de parábola atrapalha mais ainda, pois o chumbo só mantém sua trajetória retilínea enquanto há força centrípeta atuando na munição, estabilizando seu voo, daí o interesse em usar canos com raias proeminentes para tiros longos, e daí também o interesse em ter uma arma capaz de imprimir maior velocidade nos disparos, pois assim o chumbo alcançará maiores distâncias com trajetória mais previsível, isto é, menos oscilante.

Abraço.

  • +1 1

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com CFX 4,5 e GR de 40 ou máximo 45kg.

Benjamin Marauder syn 5,5mm, LW, Vector 10-40x50

PCP Custom 5,5mm 450cc, Bushnell Trophy XLT 3-9x40

PCP Custom 6,35mm 500cc Bushnell Trophy 1x30

Gamo CF-X 5,5mm, Rossi Gold Crow 4x32

Hatsan Dominator 200W 5,5mm, Vector 3-9x40

Norica Marvic Luxe 4,5mm

CBC B12-6 4,5mm

Artemis CP1 5,5mm

Crosman 1377 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com CFX 4,5 e GR de 40 ou máximo 45kg.

....4.5 e 5.5 duvida cruel rss. Pelo recuo e pelo preço e pela curva balistica ficaria c 4,5, mas entre compensar na horizontal por conta do vento e compensar na vertical por conta do peso do projetil... acho mais facil na vertical mesmo.. mas ainda visitarei os estandes, conhecer melhor o local eh sempre bom... obrigado pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante