Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Anodização de Alumínio em casa


Posts Recomendados

Muito dez, fico feliz com um post destes.

Antonio, Parabéns.

carabinas1.gif"Senhor, quando eu morrer não permita que minha mulher venda meus equipamentos pelo valor que eu disse a ela que paguei!"

Quando fecho os olhos eu não vejo nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante BidU

Fantástico! Parabéns! Muito bom mesmo, ficou linda a peça! Vou mandar o portão do meu prédio para você ok?!uiahuiahia

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico! Parabéns! Muito bom mesmo, ficou linda a peça! Vou mandar o portão do meu prédio para você ok?!uiahuiahia

 

Abraços

Pode mandar Bidú, eu só vou ter que ligar a energia direto da Coelba, são necessários 12A para cada metro quadrado a ser anodizado :thumbsup:

 

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba Tuba! Anodização e em cores, pensei que fosse um bicho de sete cabeças.

Estou muito agradecido por vcê compartilhar os coseus conhecimentos conosco e vcê está certo na sua filosofia de vida, tbém compartilho oque eu aprendo e recebo em troca informações importantes como a sua.

 

Um gde abraço

 

Mikami

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba Tuba! Anodização e em cores, pensei que fosse um bicho de sete cabeças.

Estou muito agradecido por vcê compartilhar os coseus conhecimentos conosco e vcê está certo na sua filosofia de vida, tbém compartilho oque eu aprendo e recebo em troca informações importantes como a sua.

 

Um gde abraço

 

Mikami

Eu também achei que era um bicho de sete cabeças, aí fui pesquisar e descobri que se pode obter bons resultados de uma maneira bastante simples, claro que existem processos muito mas sofisticados com durezas elevadíssimas porém já demanda mais tecnologia como temperaturas controladas e banhos especiais mas paa coloris e proteger algumas pecinhas de alumínio esse processo simples resolve bem.

 

abração

Tuba

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o post mesmo. Deixa eu aproveitar e perguntar mais algumas coisas:

- A polaridade faz diferença ou tanto faz?

- V. observou alguma diferença em relação a tensao recomendada (30v) e a que v. usaram (~20v)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, muito legal, eu nem sabia que era possível fazer isso em casa; tenho um tio que tem uma empresa que faz esse tipo de serviço, mas é coisa grande e ele tem muitos equipamentos, por isso achei que fosse mais complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antonio Amaral:

Excelente tópico, nunca pensei que a anodização caseira pudesse dar resultados tão bons.

Obrigado por compartilhar informações tão preciosas conosco.

Imagina quantos acessórios legais dá para fazer para uma carabina.

Show mesmo. :bow:

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o post mesmo. Deixa eu aproveitar e perguntar mais algumas coisas:

- A polaridade faz diferença ou tanto faz?

- V. observou alguma diferença em relação a tensao recomendada (30v) e a que v. usaram (~20v)?

 

Oi Carlos

 

A peça a ser anodizada é ligada ao positivo (Anodo) e a placa de alumínio ou chumbo no negativo (catodo)

 

nas peças que eu anodizei acima de 20 volta começava um processo de eletrocussão e corroía a peça. os melhores resultados foram entre 1o e 20 volts.

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antonio Amaral:

Excelente tópico, nunca pensei que a anodização caseira pudesse dar resultados tão bons.

Obrigado por compartilhar informações tão preciosas conosco.

Imagina quantos acessórios legais dá para fazer para uma carabina.

Show mesmo. :bow:

Abraço.

Dá para fazer um monte de coisas legais mesmo

 

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico Antonio!!!

 

Como muitos ja falaram, obrigado por compartilhar...

 

Logo logo vou experimentar e postar aqui o resultado!

 

P.S.: Gostei da carretilha com a multifilamento! Qdo for pra Bahia pescar quero usar uma dessas...hehehe

 

Abração!

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico Antonio!!!

 

Como muitos ja falaram, obrigado por compartilhar...

 

Logo logo vou experimentar e postar aqui o resultado!

 

P.S.: Gostei da carretilha com a multifilamento! Qdo for pra Bahia pescar quero usar uma dessas...hehehe

 

Abração!

 

fazem alguns anos que eu uso só multifilamento, é bem melhor do que mono em todos os aspectos, essa carretilha é uma carretilha com recolhimento elétrico para a pesca em grandes profundidades.

 

 

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simplesmente show!!!!!

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico!

Parabéns


PCP Boito Urutu .22 + Hawke Sidewinder 8-32X56 (Field Target)

Gamo Big Cat .177 Kit Olympic Match Quickshot 40kgf

CZ Slavia 634 .22 Kit Dematek

Norica Storm .177 Kit Elite Advanced 45Kgf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba muito legal mesmo Antonio, trabalhei uns 14 anos com pintura automotiva e todas as peças que pintavamos passavam por um processo muito semelhante, eu nunca nem imaginei que era possivel fazer em casa, na fabrica onde eu trabalhava todas as peças recebiam tingimento preto e depois pintadas na cor desejada, o resultado ficava muito bom, a pintura fica com uma expessura maior e fica muito bem fixa na peça. Obrigado por compartilhar!

Norica Storm 5.5 / CBC 245 Expresso 4.5 Cromada / CBC 345 expresso 4.5 g1 / CBC 345 expresso 4.5 / CBC 345 4.5 Comando JR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Antonio,

 

Meus parabéns pelo tópico, muito legal mesmo.

 

Mas poderia o amigo postar melhores detalhes desta fonte, tipo modelo e especificações, talvez até aonde comprar.

 

Grande abraço e muito obrigado por tudo.

CR 1° RM

 

S410 5,5 (MARAVILHOSA)
MENALDI FRANK 4,5 (REGULADA) LOTHAR WALTER
STEYR LG 110 FT

 

HW 30 (vendida)

HW 35 (vendida)

HW 50S (vendida)

GAMO STATICAL (vendida)

GAMO COMPACT 4,5 (vendida)

BSA SUPER TEN 5,5 (vendida)

AIR ARMS EV2 BLACK (vendida)

THEOBEN MFR 5,5 (FAC) (BULL BARREL) (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to com uma coisa meio besta na cabeça,mas vou perguntar:

esse processo poderia ser feito tipo num cano de carabina? :whistle:

não dá. anodização só em alumínio ou Titanio

 

abraços

 

 

 

Antonio,

 

Meus parabéns pelo tópico, muito legal mesmo.

 

Mas poderia o amigo postar melhores detalhes desta fonte, tipo modelo e especificações, talvez até aonde comprar.

 

Grande abraço e muito obrigado por tudo.

 

Oi Adilson eu comprei na santa ifigênia em SP, é uma fonte DC de 30 volts e 5 amperes, existem muitos modelos semelhantes, é importante ela ter amperagem acima de 3A.

 

 

abraços

Editado por Luiz Almeida
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado amigão,

 

Vou tentar comprar, caso consiga posto aqui o caminho.

 

 

Um abraço,

 

 

Adilson.Ferreira

CR 1° RM

 

S410 5,5 (MARAVILHOSA)
MENALDI FRANK 4,5 (REGULADA) LOTHAR WALTER
STEYR LG 110 FT

 

HW 30 (vendida)

HW 35 (vendida)

HW 50S (vendida)

GAMO STATICAL (vendida)

GAMO COMPACT 4,5 (vendida)

BSA SUPER TEN 5,5 (vendida)

AIR ARMS EV2 BLACK (vendida)

THEOBEN MFR 5,5 (FAC) (BULL BARREL) (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito shouw xará, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.

Atitudes como a sua só engrandecem o nosso esporte.

 

Abraço!!

Antonio Lima - São Gabriel - RS

Kral AI 002 S 4,5mm (GR 40Kg+Gatilho GB)

CBC Montenegro 4,5mm

Gamo Delta Fox (GR Rossi/SMS 140+Gatilho Flz)

Gamo  Delta Max 4,5mm (GR Elite 40 Kg+Gatilho Elite)

Gamo CFX 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 84g)

Gamo CFX Royal 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 110g )

Gamo Big Cat 4,5mm (Gas Ram Elite 40 Kg, Êmbolo Alongado Elite, Gatilho Elite)

Daisy Powerline 880 4,5mm

Crosman 1377C - American Classic

Gamo Compact 4,5mm

PCP Artemis M16 5,5mm

PCP Artemis M22 4,5mm

PCP CBC B57 4,5mm (Valvula Reguladora do Zeca)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 3 weeks later...

Muito joia Amaral !

Já tinha visto o topico, mas agora tenho motivos para testar realmente !..rss

Abraço e +1

SVG

Marauder Pistol Woods Walk 5.5

HW97K 4.5

CBC 345 Expresso Junior 4.5
ROSSI MOD I 4.5

EX-Norica Storm 5.5

EX-Hatsan BT65SB-W 5.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 5 months later...
  • 2 months later...
  • 3 months later...
  • 2 weeks later...

Uma dúvida... se a anodização só pode ser feita em alumínio e titânio, alguém de vocês conhece algum método caseiro semelhante para o aço/ferro? Seria legal fazer em gatilhos e algumas peças de detalhe nas carabinas... :smiling:

 

EDIT: tem a cobreação, que é BEM simples e barata. Porém... provavelmente (nunca testei) o cobre vai oxidar e ficar escuro assim como quando se deixa um fio exposto. Ou seja.. depois de 1 semana suas peças vão ficar uma porcaria :mellow:

Editado por Spawn*

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...
  • 1 year later...

Olá pessoal.

 

Conversando com o Diogo M, eu comentei que tinha montado um processo de anodização caseira para anodizar algumas peças feitas em alumínio usadas em equipamentos de pesca e chegamos a conclusão que um tutorial seria útil para muitas pessoas.

 

 

A anodização é um processo que cria uma camada de óxido de alumínio por meio de imersão em um banho eletrolítico e meio ácido,

essa camada tem dureza elevada, não conduz eletricidade pode ser tingida e protege a peça da oxidação.

 

O processo mais simples em que se obtém bons resultados é se utilizar um eletrolito com 15% de ácido sulfúrico e uma fonte de corrente contínua regulada.

eu obtive a solução de acido sulfúrico a 15% diluindo uma parte de solução de bateria em duas partes de água destilada.

 

Eu uso uma caixa de polipropileno de acordo com o amanho das peças a serem anodizadas. eu tentei usar um catodo de alumínio como é mostrado em alguns vídeos mas só obtive bons resultados com catodo de chumbo.

 

algumas fotos do processo

 

assim que vc liga a energia a amperagem consumida é bem alta e vai caindo na medida em que a camada de óxido que não é condutora vai se formando, com o uso de um amperímetro vai acompanhando a formação dessa camada

 

a peça no banho assim que foi ligada a energia

 

IMG_2307.jpg

 

depois de alguns segundos o eletrolito fica cheio de bolhas

 

IMG_2308.jpg

 

A medida em que vai se formando a camada de óxido a amperagem vai caindo e as bolhas vão sumindo

 

IMG_2317.jpg

 

IMG_2319.jpg

 

 

 

IMG_2318.jpg

 

 

 

 

Quando a amperagem estiver assim baixa a camada de óxido está criada, para comprovar a formação da camada basta usar um multímetro e verificar se a peça está conduzindo eletricidade, se estiver isolada a camada está OK.

 

 

Essa camada de óxido é porosa e pode ser tingida, normalmente se usam corantes orgânicos como as anilinas, eu obtive bons resultados com corantes para tecidos.

o banho de corante deve ter uma temperatura entre 60° e 70°, acima disso os poros se fecham e a peça não pega cor.

 

IMG_2321.jpg

 

20 segundos de imersão

IMG_2324.jpg

 

 

40 segundos

IMG_2327.jpg

 

dois minutos

IMG_2329.jpg

 

 

 

após o tingimento (ou não) a camada de óxido deve ser selada, o processo mais simples é deixar a peça em água destilada em temperatura de 100° por cerca de 10 minutos, é importante usar água destilada porque água de troenira tem sais de cobre a cloro que podem interferir no resultado.

 

IMG_2330.jpg

 

IMG_2331.jpg

 

 

depois é só secar e usar.

IMG_2332.jpg

 

 

IMG_2313.jpg

 

 

esse vídeo que está disponível na net mostra o processo

 

http://www.youtube.com/watch?v=CdOl2MM2c2g

 

 

 

 

Tem muito mais coisa para aprender sobre anodização mas o básico é isso. podemos ir aprendendo jutos !

 

 

abraços a todos

Tuba

Muito bom seu material Antonio, estou querendo anodizar algumas peças, a mistura da solução de bateria(acido sulfúrico) com água pode ser usada mais de uma vez para anodizar peças ou apenas uma vez?, posso usar um catodo de cobre no fundo, vi uma cara que fez ele usou, vou usar uma fonte de computador vc acha que da conta da voltagem necessária, a limpeza da peça e feita com soda caustica?, ficaria muito agradecido se pudesse me ajudar amigo, grade abraço.

Carabina PCP BullPup B12 Calibre 4,5 mm (.177)/ 6.0 mm(.236)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante