Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Ação do vento: 4.5 e 5.5


Major xD

4.5 ou 5.5  

32 votos

  1. 1. Qual calibre sofre menos ação do vento?

    • 4.5
      5
    • 5.5
      24
    • Ambos se equivalem.
      3


Posts Recomendados

Bom, andei pesquisando... Pesquisando... Pesquisando... Continuei pesquisando e aqui estou sem concluir nada.

Uns dizem uma coisa, outros dizem outra.

Afinal, qual calibre resiste mais a ação do vento?

O 4.5 é menor, mais rápido e tem uma parábola menor, ficando menos tempo na turbulencia. Só que é mais leve.

O 5.5 é maior, mais lento e tem uma parábola maior, ficando mais tempo na turbulencia. Só que é mais pesado.

 

Então amigos, deixando a parcialidade de lado e sendo sinceros independente do calibre que possuem...

 

Qual calibre sofre menos ação do vento?! 4.5 ou 5.5?

Raimundos_sign_by_ibefelipe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Major!!!

 

Depois de ter visto mais uma centena de videos dos 5,5 a distâncias de mais de 80/90/100mts e de ter atirado a até 150mts com 4,5 creio que os 5,5 sejam os mais indicados a atiradores que desejam mais constância a longas distâncias (c/ chumbos de qualidade). Até os 50tinha tanto uma boa arma no 4,5 quanto no 5,5 não farão uma diferença extrema na minha opinião.

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo é muito simples, vai depender a que VO sua arma é capaz de expelir o chumbo, se sua arma tem VO de 180 m/s, chumbos 4,5mm terão melhor desempenho, se for capaz de atingir 280 m/s os 5,5mm terão melhor desempenho.

 

Quanto menor a VO maior a ação do vento. Chumbos 4,5mm são mais baratos.

 

Existem os destruidores de plantão, que são defensores do 5,5mm, mas para mim os 4,5mm destroem tão bem quantos os 5,5mm com uma maior penetração.

 

Nas Springer o 5,5mm só nas Magnuns, mas saiba que junto vem mais peso, esforço para armar e recuo acentuado.

 

Eu particularmente prefiro o calibre 4,5mm.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o eduardo colocou, não é só o calibre, a velocidade importa tb...

 

Eu tinha armas 5,5mm mas depois de comprar uma 4,5mm estou me bandeando pros 4,5mm para distâncias até 50 metros... Acima disso uma arma potente 5,5mm me parece mais adequada.

 

O chumbo 5,5mm deve sofrer menos influência do vento se considerarmos a mesma velocidade para os 2 calibres pela maior massa inerente ao chumbo de maior diâmetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, tenham em mente uma coisa:

 

1- Para chumbos no 4,5 e no 5,5mm, se ambos estiverem à mesma velocidade, a parábola É A MESMA, pois a força da gravidade (9,8m/s2) é constante e as forças agem sobre os corpos de maneira independente. Então o chumbo 5,5 somente terá uma queda maior do que o 4,5 se sua velocidade for menor, o que determina a queda de um chumbo é o tempo que ele permanece em vôo;

 

Agora vamos fazer uma análise científica:

 

- Os chumbos no calibre 5,5 são mais pesados e maiores, portanto têm maior área lateral. Imaginem a vela de um barco, o que influencia na velocidade do barco é o peso ou o tamanho da vela? O tamanho! Pois qto maior a vela mais ar ela é capaz de reter e com mais força impulsionará o barco. Ou alguém discorda e acha que um barco à vela pode ser rápido com uma vela pequena?

- - Os chumbos no calibre 4,5 são mais leves e menores, portanto tem uma área lateral menor e consequentemente menos ''espaço'' para o vento agir;

- - -Em contrapartida, o chumbo no calibre 5,5 tem maior massa e consegue acumular mais energia com o movimento giroscópico (não tem nada à ver com a potencia da arma em joules, lembrem que as forças são independentes) o que teóricamente traz mais estabilidade quanto à movimentos laterais. Mesmo princípio que permite que motos e bicicletas permaneçam em equilíbrio.

- - - - A geometria do projétil tbém é muito importante, pois pense que se o projétil for lateralmente aerodinâmico, o vento lateral atingirá o chumbo e será mais facilmente ''escoado'' para o outro lado. Pense tbém que os chumbos estriados, como os rifle, gamo match e outros, possuem minusculas aletas que poderão amplificar a ação do vento sobre o projétil.

 

Então ao meu ver, as variações em função do vento, dependem dos seguintes fatores:

 

- Velocidade;

- Peso;

- Geométria;

- Área lateral.

 

Conclusão:

 

O 4,5 é menor e mais leve, em compensação tem menor área lateral para sofrer ação do vento, já o o 5,5mm que tem maior área lateral, é mais pesado e tem mais estabilidade giroscópica, portanto, NÃO FAZ DIFERENÇA, SE AMBOS TIVEREM A MESMA GEOMETRIA E POSSUÍREM A MESMA VELOCIDADE.

 

Prova: Abram o Chairgun e selecionem gamo Pro Magnum na janela 4,5 e na 5,5, coloquem a mesma velocidade, com vento lateral de 90º e 50 km/h, selecionem o gráfico ''Windage'' e comparem. O desvio lateral é exatamente o mesmo!!!

 

O QUE DIRÁ QUAL PROJÉTIL TERÁ MAIS DESVIO EM FUNÇÃO DO VENTO É A VELOCIDADE E A GEOMETRIA DO PROGÉTIL. O CALIBRE NÃO IMPORTA!!!

 

P.S.: Em termos de destruição, o que vai determinar qual projetil é mais destrutivo,é a energia cinética, ou seja, sua potência em Joules. Um projétil no calibre 4,5 com 30J é muito mais destruidor do que um no calibre 5,5 com 15J!

 

Contudo, o que irá determinar a precisão de uma arma NÃO É O CALIBRE, a não ser que se tenha um limite de potência, por exemplo de 16J para Field Target, nesse caso se conseguira maiores velocidades no 4,5mm, e consequentemente menos tempo no ar para sofrer ação da gravidade e vento. Agora, existem inumeros outros fatores tais como ergonomia, peso, raiamento do cano, comprimento do cano, recúo, vibração, equilíbrio, etc. Mas lembrem que velocidades acima de 300m/s tendem a desestabilizar os projeteis (isso pode ser assunto de uma próxima discussão).

 

Desculpem a extensão do texto e se as idéias acabaram ficando meio confusas, sou bom pra entender e nem tanto para explicar. Espero ter ajudado.

 

Abraços.

  • +1 4

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, tenham em mente uma coisa:

 

1- Para chumbos no 4,5 e no 5,5mm, se ambos estiverem à mesma velocidade, a parábola É A MESMA, pois a força da gravidade (9,8m/s2) é constante e as forças agem sobre os corpos de maneira independente. Então o chumbo 5,5 somente terá uma queda maior do que o 4,5 se sua velocidade for menor, o que determina a queda de um chumbo é o tempo que ele permanece em vôo;

 

Agora vamos fazer uma análise científica...

 

Diogo, creio que as afirmações acima tem por base uma parte da Física denominada de Movimento Parabólico. Confesso a você que não me recordo com certeza, mas, se não estou enganado, a teoria do movimento parabólico despreza o atrito do ar. Se, de fato, for assim, a análise se torna mais complexa pois a discussão é justamente sobre a ação do vento e, portanto, envolve o atrito do ar.

"Eu quase que nada sei, mas desconfio de muita coisa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, tenham em mente uma coisa:

 

1- Para chumbos no 4,5 e no 5,5mm, se ambos estiverem à mesma velocidade, a parábola É A MESMA, pois a força da gravidade (9,8m/s2) é constante e as forças agem sobre os corpos de maneira independente. Então o chumbo 5,5 somente terá uma queda maior do que o 4,5 se sua velocidade for menor, o que determina a queda de um chumbo é o tempo que ele permanece em vôo;

 

Agora vamos fazer uma análise científica:

 

- Os chumbos no calibre 5,5 são mais pesados e maiores, portanto têm maior área lateral. Imaginem a vela de um barco, o que influencia na velocidade do barco é o peso ou o tamanho da vela? O tamanho! Pois qto maior a vela mais ar ela é capaz de reter e com mais força impulsionará o barco. Ou alguém discorda e acha que um barco à vela pode ser rápido com uma vela pequena?

- - Os chumbos no calibre 4,5 são mais leves e menores, portanto tem uma área lateral menor e consequentemente menos ''espaço'' para o vento agir;

- - -Em contrapartida, o chumbo no calibre 5,5 tem maior massa e consegue acumular mais energia com o movimento giroscópico (não tem nada à ver com a potencia da arma em joules, lembrem que as forças são independentes) o que teóricamente traz mais estabilidade quanto à movimentos laterais. Mesmo princípio que permite que motos e bicicletas permaneçam em equilíbrio.

- - - - A geometria do projétil tbém é muito importante, pois pense que se o projétil for lateralmente aerodinâmico, o vento lateral atingirá o chumbo e será mais facilmente ''escoado'' para o outro lado. Pense tbém que os chumbos estriados, como os rifle, gamo match e outros, possuem minusculas aletas que poderão amplificar a ação do vento sobre o projétil.

 

Então ao meu ver, as variações em função do vento, dependem dos seguintes fatores:

 

- Velocidade;

- Peso;

- Geométria;

- Área lateral.

 

Conclusão:

 

O 4,5 é menor e mais leve, em compensação tem menor área lateral para sofrer ação do vento, já o o 5,5mm que tem maior área lateral, é mais pesado e tem mais estabilidade giroscópica, portanto, NÃO FAZ DIFERENÇA, SE AMBOS TIVEREM A MESMA GEOMETRIA E POSSUÍREM A MESMA VELOCIDADE.

 

Prova: Abram o Chairgun e selecionem gamo Pro Magnum na janela 4,5 e na 5,5, coloquem a mesma velocidade, com vento lateral de 90º e 50 km/h, selecionem o gráfico ''Windage'' e comparem. O desvio lateral é exatamente o mesmo!!!

 

O QUE DIRÁ QUAL PROJÉTIL TERÁ MAIS DESVIO EM FUNÇÃO DO VENTO É A VELOCIDADE E A GEOMETRIA DO PROGÉTIL. O CALIBRE NÃO IMPORTA!!!

 

P.S.: Em termos de destruição, o que vai determinar qual projetil é mais destrutivo,é a energia cinética, ou seja, sua potência em Joules. Um projétil no calibre 4,5 com 30J é muito mais destruidor do que um no calibre 5,5 com 15J!

 

Contudo, o que irá determinar a precisão de uma arma NÃO É O CALIBRE, a não ser que se tenha um limite de potência, por exemplo de 16J para Field Target, nesse caso se conseguira maiores velocidades no 4,5mm, e consequentemente menos tempo no ar para sofrer ação da gravidade e vento. Agora, existem inumeros outros fatores tais como ergonomia, peso, raiamento do cano, comprimento do cano, recúo, vibração, equilíbrio, etc. Mas lembrem que velocidades acima de 300m/s tendem a desestabilizar os projeteis (isso pode ser assunto de uma próxima discussão).

 

Desculpem a extensão do texto e se as idéias acabaram ficando meio confusas, sou bom pra entender e nem tanto para explicar. Espero ter ajudado.

 

Abraços.

Só que a maioria das carabinas tem a mesma potencia em joules... Tipo a dragon 4.5 e 5.5 tem a mesma potencia final em joules (5.5 tem uma v0 menor). E outra, pro 5.5 alcançar velocidades acima de 270m/s que é o que uma 4.5 tem que ter pra tiros a longa distancia é meio complicado... Tem que ter muita potencia.

Enfim, ainda acho que ambos se equivalem mas do ponto de vista teórico o 4.5 tem uma pequena vantagem de não ter tanta queda e ficar menos tempo na turbulencia.

Raimundos_sign_by_ibefelipe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw Alexandre!

 

Marlon, existe o atrito com o ar, mas nesse caso é desprezível...quem sabe num tiro a 2000m de distancia possa fazer alguma diferença, mas dentro do alcance de qquer arma de pressão nesses calibres acho improvável.

 

Major, foi extamente por isso que eu disse que existem outras variáveis para determinar qual arma é mais precisa, mas não simples e unicamente em função do diâmetro do projétil. Contudo no caso das PCP, isso nao faz a menor diferença, a única desvantagem do 5,5mm seria o maior consumo de ar.

 

Abraços

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marlon, existe o atrito com o ar, mas nesse caso é desprezível...quem sabe num tiro a 2000m de distancia possa fazer alguma diferença, mas dentro do alcance de qquer arma de pressão nesses calibres acho improvável.

 

Diogo, se o atrito do ar fosse desprezível não faria sentido algum discutir a ação do vento, pois não haveria ação alguma.

"Eu quase que nada sei, mas desconfio de muita coisa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, esse debate é muito antigo e sempre nos ensina alguma coisa.

O que não observei acima ou talvez eu não tenha visto, Em carabina de mola o 5,5 leva muita desvantagem, pois para proporcionar um VO alto no calibre 5,5 ela também vai dar maior recuo prejudicando a precisão.

Calibres 5,5 somente em PCP, em mola não tenho dúvida que o calibre correto é 4,5.

Nas PCPs o 5,5 já apresenta suas vantagens mas o 4,5 não fica atrás, em termos de provas em papel, BR etc, o 5,5 abre mais a circunferência do impacto, podendo levar vantagem no 4,5 por este ter menor circunferência.

Com o tempo acabei por me direcionar ao calibre 4,5, acho bastante preciso, mais barato, lata menor.

Mas isso ai tem muito debate ainda.

carabinas1.gif"Senhor, quando eu morrer não permita que minha mulher venda meus equipamentos pelo valor que eu disse a ela que paguei!"

Quando fecho os olhos eu não vejo nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, é complicado. Eu sempre usei 4.5 mas confesso que ta me dando uma vontade de partir pro 5.5 viu... Mas como a minha cf da uns 260m/s com chumbo de 9 grains acho que não verei muita diferença partindo pro 5.5; até porque pra atingir uns 250m/s que é o aceitavel pra tiro de longas distancias eu terei de por no minimo um gr de 60kg aumentando o recuo e a surra na luneta.

Enfim, acho que no 5.5 só pcp mesmo, em mola tem algumas desvantagens.

Raimundos_sign_by_ibefelipe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como os colegas postaram acima, além da velocidade que a carabina consegue imprimir, existe o fator Coeficeinte Balistico de cada chumbo, quanto maior esse valor maior será a efetividade do calibre contra a ação do vento. Por isso que estamos sempre surpresos com os chumbos JSB a média e longas distâncias, é só os amigos pesquisar que irão ver a diferença grande entre o coeficiente balistico desses chumbos e de outros. Gosto do calibre 4,5 mm, mas eles só são mais precisos que os 5,5 mm em velocidades mais baixas(16 a 24), em velocidades altas prefiro o calibre 5,5 mm!


Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44

FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp

S410 .177 + vector marksman 10x44

Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40

HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma achega

 

em PCP o calibre 4.5 gasta mais ar que o 5.5

 

a mesma arma( marca e modelo) em calibre 5.5 faz sempre mais disparos por carga do cilindro do que o 4.5

parece um contra senso ,mas é a realidade

o 5.5 em PCP aproveita melhor o ar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Netby,

 

Essa eu nao sabia, é até difícil de acreditar por ser tão contraditório...mas será que serve para todos os casos ou são somente para alguns modelos de PCP?

 

Alguém aqui tem o mesmo modelo de arma nos 2 calibres pra testemunhar contra ou a favor do Netby?hehe

 

Marlon, considerando que os projéteis no 4,5 e no 5,5 estejam à mesma velocidade, a velocidade relativa do ar (projétil - ar) vai ser a mesma para ambos e isso vale para o vento lateral tbém, o vento é o mesmo para ambos, contudo o 4,5 tem menor área porém é mais leve, o 5,5 tem maior área porém é mais pesado o que confere maior estabilidade. Por isso eu disse ser desprezível, eles acabam se equivalendo.

 

Deve ser por isso que no ChairGun os resultados de parábola e desvio lateral do projétil são os mesmo tanto para 4,5 qto para 5,5, uma vez que são utilizados cálculos diferenciais com base na velocidade do projétil, massa, área, coeficiente de arrasto, coeficiente balístico, energia, aceleração da gravidade e densidade do fluido.

 

Portanto:

- Densidade do fluído é constante para os 2 casos - 4,5 e 5,5;

- Coeficiente de arrasto vai variar em função da área frontal ou lateral o projétil;

- Coeficiente balístico, é o mesmo pois estamos comparando 2 projéteis de formas iguais e somente calibres diferentes;

- Energia irá variar em função da massa (considerando que a Vo é constante);

- Vo é constante assim como V1, V2, V3...Vx serão tbém as mesmas. Vo (Vê zero literalente)= velocidade inicial, V1, V2, V3 são as velocidades a cada instante;

- Aceleração da gravidade é constante.

 

Sendo assim, Área e Massa são variáveis conforme o calibre do projétil:

 

Quando diminui-se a massa, o que é desfavorável à estabilidade do projétil, diminui-se tbém a área, o que é favorável è estabilidade do projétil, pois proporciona menor coeficiente de arrasto.

 

Quando aumenta-se a massa, o que é favorável para a estabilidade do projétil, aumenta-se tbém a área, o que é desfavorável, pois maior será o coeficiente de arrasto.

 

Logo quando começamos a comparar as tragetórias de projéteis de diferentes calibres, podemos notar que mudando o calibre, ganha-se de um lado e perde-se de outro, equiparando as trajetórias.

 

Acho que não restam dúvidas de que serão outros fatores de determinarão a precisão da arma, inclusive o calibre, mas não em função da tragetória do projétil ou por ser mais ou menos sussetível ao vento, mas por se conseguir velocidades ideais com pouco tranco e instabilidade no momento do disparo.

 

Abraços.

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz,como diz aquela antiga e famosa frase"NINGUEM SABE TANTO QUE NAO POSSA APRENDER MAIE NINGUEM SABE TAO POUCO QUE NAO POSSA ENSINAR ALGO"!"nao e exatamente assim mas quem ja ouviu a frase sabe doq eu estou falando!!!!!"E por isso que eu fico cada dia mais apaixonado pelo esporte!Abraços e bons tiros pra todos!!!!!BAIXEM O CHAIRGUN!!!!!

Que DEUS abençoe,proteja e guarde a nós e a nossas famílias durante toda a vida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite à todos:

Primeiramente gostaria de parabenizar sobre o tópico, como sempre de alto nível.

Vamos então ao que aconteceu na prática comigo nesta quarta feira passada.

Todos aqui sabem que gosto de tiros informais a maiores distâncias, pois bem. neste dia estava um ventinho chato aqui ara atirar.

Peguei A S510 extra fac .177 com JSB de 10,3 grais. Dos dez disparos feitos sete acertei a lata que esta 5cm ao lado direito da visada e três se perderam ainda mais à direita. Isso se repetiu por cinco ou seis carregadores.

Peguei a S410 extra fac .22 com JSB de 15.9 grains. Dos dez disparos feitos quatro acertaram a lata que estava ao lado direito e os demais se perderam mais à direita. Gastei uns 10 carregadores compensando para poder acertar.

No meu caso com carabinas parecidas, mas de VO diferente achei que o .22 levou desvantagem neste quesito.

Quando está ventando prefiro atirar com a S510 .177.

 

Quanto à autonomia:

Ambas a 160Bar inicial a 100Bar final com chumbo gamo match e potência full.

S510 .177 - 38 disparos

S410 .22 - 30 disparos

Não sei se todas se comportam assim.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótimo tópico!

 

DiogoM puxando umas coisas de Física profundas, mas acho que vc tá esquecendo de uma importante: inércia. "diz a lenda" (só li isso na net, não tenho como comprovar) que o 5,5mm retém mais energia cinética a longas distâncias.mais energia cinética = mais inércia, que resulta numa maior força necessária para o desvio de trajetória do projétil (é isso mesmo? faz tempo que fugi da escola).

 

agora, a descrição do andersonymk é importante, anderson, vc poderia postar mais dados sobre os disparos? tipo V0, distância exata, modelo do chumbo, direção e velocidade estimada do vento, etc (desculpe o fuzilamento, mas acho que é importante...).

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas!

 

As informações do anderson são de suma importância para esta discussão, só faltou mesmo as informações complementares, tipo de chumbo e Vo de cada arma.

 

Hoje estava num churrasco na casa de um primo e depois de algumas Skol tive a idéia de como poderia fazer um teste simples pra ter uma idéia da ação do vento sobre o mesmo modelo de projétil nos 2 calibres, 4,5 e 5,5mm, ambos Gamo Pró Hunter.

 

O teste é o seguinte: Colei a ponta de um fio de costura na cabeça de cada chumbo, após a cola ter secado, amarrei os dois fios numa ripa de madeira com os chumbos pendurados nas pontas e ambos os fios com o mesmo comprimento. Atrás dos chumbos coloquei uma placa de isopor graduada de 5 em 5cm. Com os chumbos pendurados nos fios e perfeitamente alinhados com na marca zero da placa de isopor, peguei um secador de cabelo e direcionei o ar para os chumbos, um de cada vez, para ver qual chumbo teria maior deslocamento com a mesma quantidade e velocidade de ar incidindo sobre eles. Vejam o resultado abaixo e tirem suas próprias conclusões!!!

 

02102011570.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

 

 

Para ambos o deslocamento fica em cerca de 5cm, ao contrário do que muitos pensam, pois apesar de o chumbo de 5,5mm ter o dobro do peso do 4,5mm, nas mesmas condições o seu deslocamento é o mesmo.

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas!

 

As informações do anderson são de suma importância para esta discussão, só faltou mesmo as informações complementares, tipo de chumbo e Vo de cada arma.

 

Hoje estava num churrasco na casa de um primo e depois de algumas Skol tive a idéia de como poderia fazer um teste simples pra ter uma idéia da ação do vento sobre o mesmo modelo de projétil nos 2 calibres, 4,5 e 5,5mm, ambos Gamo Pró Hunter.

 

O teste é o seguinte: Colei a ponta de um fio de costura na cabeça de cada chumbo, após a cola ter secado, amarrei os dois fios numa ripa de madeira com os chumbos pendurados nas pontas e ambos os fios com o mesmo comprimento. Atrás dos chumbos coloquei uma placa de isopor graduada de 5 em 5cm. Com os chumbos pendurados nos fios e perfeitamente alinhados com na marca zero da placa de isopor, peguei um secador de cabelo e direcionei o ar para os chumbos, um de cada vez, para ver qual chumbo teria maior deslocamento com a mesma quantidade e velocidade de ar incidindo sobre eles. Vejam o resultado abaixo e tirem suas próprias conclusões!!!

 

02102011570.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

 

 

Para ambos o deslocamento fica em cerca de 5cm, ao contrário do que muitos pensam, pois apesar de o chumbo de 5,5mm ter o dobro do peso do 4,5mm, nas mesmas condições o seu deslocamento é o mesmo.

Acho que esse teste foi totalmente contra o resultado da enquete... Parece que muita gente vai ter que rever os conceitos a partir de agora hehehehe!!

Parabens pela idéia, foi perfeita.

 

Acho que o maior equilibrio possível é um chumbo 4.5 heavy, com uns 10.5 grains.

Raimundos_sign_by_ibefelipe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson,

 

Acredito que a S510 esteja com a Vo um pouco mais baixa, sendo que o chumbo usado nos dois casos foi JSB e o coeficiente balístico entre eles é bem parecido.

 

Estou cada vez mais convicto de que para o mesmo modelo de chumbo e a mesma Vo, a precisão em termos de queda e desvio lateral é exatamente a mesma. O que vai influenciar será o tranco no caso das springers, mas com as PCP's tanto faz um como o outro, desde que nao se tenha limite de potência, como ja falamos antes.

 

Pessoal, quero deixar bem claro que não o dono da verdade e tampouco especialista em balística. Mas gosto de física e de entender como as coisas funcionam. O meu objetivo não é contrariar as pessoas, mas tentar debater e chegar à uma conclusão que poderá ajudar muitos atiradores em decisões futuras, além de desmistificar o assunto ''precisão: 4,5mm x 5,5mm''.

 

Agradeço ao amigo Major xD por ter aberto este tópico tão interessante, fiquei realmente motivado à estudar o assunto e espero estar ajudando, mas ficaria mais interessante ainda se mais amigos atiradores dessem suas opiniões e testemunhos para tentarmos chegar a uma conclusão definitiva.

 

Abraços e um bom domingo a todos!!!

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, relamente o vento atrapalha, fiz uns tiros a 50 metros, começou a ventar fortão, evaiii os chumbos fazendo curva!

agora usei dois chumbos, o Rifle e o Crosman, ambos 5,5

 

o crosman acertava o alvo mais do que o rifle. alias, o rifle, o vento levava. hahuau

Esqueça VELOCIDADE, pense em JOULE !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... Marlon, considerando que os projéteis no 4,5 e no 5,5 estejam à mesma velocidade, a velocidade relativa do ar (projétil - ar) vai ser a mesma para ambos e isso vale para o vento lateral tbém, o vento é o mesmo para ambos, contudo o 4,5 tem menor área porém é mais leve, o 5,5 tem maior área porém é mais pesado o que confere maior estabilidade. Por isso eu disse ser desprezível, eles acabam se equivalendo...

 

Diogo, se considerarmos chumbos com a mesma forma, a ação do vento será determinada, essencialmente, pela massa e pela área do projétil sujeita a ação do vento. Se tal área aumentasse na mesma proporção do aumento da massa, de fato eles acabariam se equivalendo e sua análise estaria correta. Todavia, isso não ocorre pois, proporcionalmente, o aumento da massa é maior que o aumento da área sujeita a ação do vento. É por isso que, se considerarmos a mesma velocidade, quanto maior a massa menor é a ação do vento (isso, obviamente, para chumbos com a mesma forma). Pense um pouco a respeito e, caso não você não se convença, veja como é determinado o coeficiente balístico (CB), mais precisamente a densidade seccional que entra na determinação do CB.

 

Um abraço.

"Eu quase que nada sei, mas desconfio de muita coisa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marlon, vc está coberto de razão! Eu não conhecia estes apectos balísticos e coincidentemente, os projéteis Pro Hunter e Pro Magnum da Gamo possuem o mesmo CB, o que explica o resultado do meu teste com o secador de cabelos.

 

Notei tbém que de uma forma geral, com aumento do calibre, comparando chumbos do mesmo modelo, o Coeficiente Balístico aumenta de forma diretamente proporcional ao calibre, copmo exemplo cito os Beeman Kodiak:

.177 - CB=0,0230

.20 - CB=0,0250

.22 - CB=0,0360

.25 - CB=0,0370

O que confirma minha idéia inicial de que não dá pra afirmar que calibre o ''X'' é mais preciso pq tem tragetória mais tensa ou sofre menos ação do vento, pois o que irá determinar a precisão é um conjunto de fatores envolvendo arma e munição (por hora vamos descondiderar o atirador) e como sabemos que é a arma que escolhe a munição, posso imaginar que uma arma que agrupa muito bem com Gamo Pro Hunter por exemplo que tem um baixo CB, assim como minha BAM B22, certamente jamais terá a mesma precisão do que uma arma que agrupe muito bem com Beeman ou JSB, que são chumbos com CB elevado, independemente do calibre e mesmo que ela seja uma CBC, pois a longas distâncias o CB elevado dos JSB ou Beeman farão a diferença! É oq eu acho.

 

Marlon, sua informação foi preciosa para mim, me ajudou a entender melhor essa relação entre arma x calibre x chumbo, principalmente este, pois agora conheço um pouco melhor todas as variáveis envolvidas para determinar o qto um projétil pode ser instável ou estável.

 

Obrigado e grande abraço.

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

artigo do Dr. Robert Beeman sobre balística em armas de ar: http://www.galeriadasarmas.com/site/artigos/11-armas-de-ar/3-balistica-de-armas-de-ar

 

no quarto parágrafo ele diz que a ação do vento lateral no projétil depende do tempo em que ele é exposto ao vento, ou seja, da velocidade do projétil.

 

Duas coisas: não fica claro se é só a velocidade do projétil que importa e não fui eu que traduzi (duro é que o site de origem, www.beemans.net, está fora do ar...)

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

artigo do Dr. Robert Beeman sobre balística em armas de ar: http://www.galeriada...-de-armas-de-ar

 

no quarto parágrafo ele diz que a ação do vento lateral no projétil depende do tempo em que ele é exposto ao vento, ou seja, da velocidade do projétil.

 

Duas coisas: não fica claro se é só a velocidade do projétil que importa e não fui eu que traduzi (duro é que o site de origem, www.beemans.net, está fora do ar...)

Isso é previsivel... Quanto mais tempo no vento maior a turbulência, por isso os 5.5 não são superiores...

 

Quanto ao teste com o secador, cara... Foi simplesmente genial... Pelo menos entre o chumbo e o vento ambos se equivalem. Claro, agora falta outros fatores tipo a velocidade do projétil, forma, temperatura...

 

Enfim, desmistificando: 5.5 não é tão superior ao 4.5 a longas distâncias como a maioria aqui pensa. Ambos se equivalem, sendo que o 4.5 geralmente é uns 40% mais barato e causa menos tranco na arma.

Raimundos_sign_by_ibefelipe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teve outra coisa que eu estava analisando também...

Uma carabina 4.5 capaz de disparar um chumbo heavy de 10.5 grains a 280m/s pra mim é o equilibrio perfeito... Talvez seja por isso que a .17hmr é bem superior ao .22; pois é um projetil pequeno (4.5mm) e pesado, com uma v0 extremamente alta.

Raimundos_sign_by_ibefelipe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, brincando no chairgun verifiquei uma coisa, colocando o jsb exact tanto no 4,5mm quanto no 5,5mm e colocando a mesma V0 nota-se que o 5,5mm perde menos velocidade devido a seu CB maior, segue comparativo

 

V0 inicial para ambos = 240 m/s

 

distância - velocidade 4,5 - velocidade 5,5

 

10m - 236m/s - 240m/s

20m - 222m/s - 231m/s

30m - 209m/s - 222m/s

40m - 197m/s - 213m/s

50m - 186m/s - 204m/s

60m - 175m/s - 196m/s

70m - 165m/s - 189m/s

80m - 155m/s - 181m/s

90m - 146m/s - 174m/s

100m - 138m/s - 167m/s

 

e assim por diante

 

 

numa conta grosseira fazendo a media de velocidade, temos que:

 

O chumbo 5,5mm nestes 100 metros tem uma velocidade média de 205 m/s

 

O chumbo 4,5mm nos mesmos 100 metros tem a velocidade média de 188 m/s

 

Isso da quase 10% de diferença na velocidade média levando em conta a velocidade do 5,5mm.

 

Isso me leva a crer que realmente a munição 5,5mm com CB maior sofre menso influência do vento já que passa menos tempo sob seu efeito.

 

 

 

Segue visualização da trajetória para esses dados levando em conta um alvo a 100m com vento lateral de 15 km/h:

 

TRAJETÓRIA DO 4,5MM:

 

 

visual0001.png

 

 

TRAJETÓRIA DO 5,5MM

 

 

visual0002.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Major, não estamos falando de springers, nem de pcp´s em específico... estamos discutindo as vantagens e desvantagens de cada calibre.

 

Esse comportamento que coloquei é para ambas as armas com a mesma V0, mas isso não acontece.... sempre há uma diferença de v0.

 

Para terem uma idéia, não sei se é real, quem quiser brincar no chairgun e fazer mais testes, por favor faça) mas para a curva balística de um chumbo 4,5mm ser igual (bem, o mais próximo possivel eu diria) a de um chumbo 5,5mm, a velocidade do chumbo 4,5 tem que ser mais ou meno 7,5% a mais do que a velocidade do chumbo 5,5mm. E mesmo assim o desvio lateral com o mesmo vento no mesmo angulo é maior no 4,5mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu pelo menos não estou falando do calibre de forma isolada. Estou me refirindo ao calibre numa carabina de pressão, entendeu? Por isso foi o que eu disse... Pro 5.5 realmente ser superior ao 4.5 ele tem que ter uma v0 aproximada, e isso numa springer é uma facada, sendo que a força da mola tem que ser consideravelmente superior, aumentando o recuo.

Raimundos_sign_by_ibefelipe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Major, a discussão esta sendo em qual calibre sofre menos influência do vento, independente da arma que a dispara. Se formos levar em conta armas minha opinião fica assim, independende de ser pcp ou mola:

 

Abaixo de 30 joules, nem pense, compra 4,5mm

 

Acima de 35 joules, ai vale a pena o 5,5mm

 

 

o que fazer entre os 30 e os 35 joules??? olha o ideal era ir de 5mm dos 30 até os 37 joules mas esse calibre é renegado aqui então é melhor ir de 4,5mm com chumbo mais pesado.

 

 

essa é minha opinião e não sou dono da verdade huahuahuahua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Major, a discussão esta sendo em qual calibre sofre menos influência do vento, independente da arma que a dispara. Se formos levar em conta armas minha opinião fica assim, independende de ser pcp ou mola:

 

Abaixo de 30 joules, nem pense, compra 4,5mm

 

Acima de 35 joules, ai vale a pena o 5,5mm

 

 

o que fazer entre os 30 e os 35 joules??? olha o ideal era ir de 5mm dos 30 até os 37 joules mas esse calibre é renegado aqui então é melhor ir de 4,5mm com chumbo mais pesado.

 

 

essa é minha opinião e não sou dono da verdade huahuahuahua

Então cara, é a mesma que a minha. Armas acima de 30j tem que ser 5.5 e não tem chororô.

Mas acontece que ao comparar o calibre de forma isolada não podemos chegar a uma conclusão concreta pra auxiliar novos membros na escolha do calibre pra carabina, entendeu...

 

Até agora o debate ta muito bom, e da pra concluir que:

PCP's = 5.5... 4.5 só com chumbo heavy e 280m/s

Springer (pra quem gosta de precisão) = 4.5 até 280m/s (uns 20j)

Springer pancadona e destruidora de tijolos e lunetas: 5.5 acima de 250m/s

Raimundos_sign_by_ibefelipe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Major como eu disse indifere se é mola ou pcp

 

Nem toda pcp tem amis de 30 joules, a minha cz por exemplo tem 16 joules e por mais que eu regule a potência dela, sem alterações Drásticas na arma (abrir o transfer port, etc) ela não passa de 22 joules.

 

Ignorar a arma, e analizar o as munições isoladamente, me permitiu verificar que em termos de parábola, uma arma 4,5mm tem que ter pelo menos 10% a mais de velocidade que uma 5,5mm para ser melhor. Estou agora procurando a relação de desvio lateral.... quanto mais rápido tem que ser um chumbo 4,5mm para que ele sofra o mesmo desvio lateral que um 5,5mm de mesma marca/modelo? vo tenta descobrir heheheh

 

A conclusão que eu estou chegando com a discussão, indiferente de que arma se usa é de que o chumbo 5,5mm por possuir um maior CB é menos propenso a sofrer interferência do vento. Ai com os testes que estou fazendo vou ver qual os parâmetros para se compara 2 armas de calbre diferente para tiros a longa distância

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal, eu nao tinha me atentado a este detalhe qdo resolvi comparar os Gamo Pro Magnum no Chairgun, pq eles coicidentemente tem o mesmo CB tanto no .177 qto no .22...e tbém nao me atentei no teste do secador que os Pro Hunter podem seguir e mesma linha, ou seja, ter o mesmo CB para os 2 calibres..

 

Mas vi que os Gamo são uma excessão, pois na grande maioria dos chumbos o CB aumenta com o diâmetro e o que realmente conta no quesito é o CB, qto mais alto o CB menos velocidade o chumbo perde e menos tempo ele fica no ar para sofrer desvios em função dos ventos laterais.

 

Além do que, se um chumbo tem um CB elevado e perde menos velocidade ao longo do caminho, pois é mais aerodinâmico, será que ele tbém não é mais aerodinâmico lateralmente? Quero dizer que além dele permanecer menos tempo no ar para sofrer ação dos ventos laterais, por ele ser mais aerodinâmico o vento lateral ''pega'' menos nele????

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas!

 

As informações do anderson são de suma importância para esta discussão, só faltou mesmo as informações complementares, tipo de chumbo e Vo de cada arma.

 

Hoje estava num churrasco na casa de um primo e depois de algumas Skol tive a idéia de como poderia fazer um teste simples pra ter uma idéia da ação do vento sobre o mesmo modelo de projétil nos 2 calibres, 4,5 e 5,5mm, ambos Gamo Pró Hunter.

 

O teste é o seguinte: Colei a ponta de um fio de costura na cabeça de cada chumbo, após a cola ter secado, amarrei os dois fios numa ripa de madeira com os chumbos pendurados nas pontas e ambos os fios com o mesmo comprimento. Atrás dos chumbos coloquei uma placa de isopor graduada de 5 em 5cm. Com os chumbos pendurados nos fios e perfeitamente alinhados com na marca zero da placa de isopor, peguei um secador de cabelo e direcionei o ar para os chumbos, um de cada vez, para ver qual chumbo teria maior deslocamento com a mesma quantidade e velocidade de ar incidindo sobre eles. Vejam o resultado abaixo e tirem suas próprias conclusões!!!

 

02102011570.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

 

 

Para ambos o deslocamento fica em cerca de 5cm, ao contrário do que muitos pensam, pois apesar de o chumbo de 5,5mm ter o dobro do peso do 4,5mm, nas mesmas condições o seu deslocamento é o mesmo.

 

Diogo M, acho que faltou um detalhe no seu teste.

Tente fazê-lo com os 2 chumbos a mesma distância do gabarito de isopor. O chumbo 5,5 estava amarrado mais a frente, o que causa um erro de perspectiva no teste, vou tentar dar um exemplo...

 

Deixe a ponta do a mais ou menos 20cm do seu olho e mire a parede com a ponta do seu dedo a uns 3 metros de distância como se ele fosse uma massa de mira, mova a ponta do seu dedo de forma que ele percorra 1 metro na parede. Agora repita o processo com o braço esticado, seu dedo terá que percorrer uma distancia maior quando está mais afastado do seu olho.

Acredito que se você deixar os dois chumbos na mesma distância o 5,5 no chega na escala dos 5cm.

 

 

Grato.

Hatsan at44-10 PA 5.5

Nikko Gold Crown

 

SPA P12 5.5

Nikko Gold Crown

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gordon, eu entendi a sua colocação e ela procede...mas na hora do teste, alí ao vivo, deu pra notar claramente que o deslocamento foi o mesmo....por isso postei mesmo assim.

 

Mas refazer o teste da maneira mais adequada eu irei, inclusive com modelos de chumbo diferentes...

 

Abraço

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Teve outra coisa que eu estava analisando também...

Uma carabina 4.5 capaz de disparar um chumbo heavy de 10.5 grains a 280m/s pra mim é o equilibrio perfeito... Talvez seja por isso que a .17hmr é bem superior ao .22; pois é um projetil pequeno (4.5mm) e pesado, com uma v0 extremamente alta.

 

O 17 hmr tem 300 joules contra 100 joules do .22lr normal, é muita diferença de energia essa sua comparação não tem sentido seria o mesmo que comparar o .17 hrf com seus 300 joules contra o .223 remington (5.56x45 NATO) que tem 1.300 joules em média . são calibres muito diferentes.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal, eu nao tinha me atentado a este detalhe qdo resolvi comparar os Gamo Pro Magnum no Chairgun, pq eles coicidentemente tem o mesmo CB tanto no .177 qto no .22...e tbém nao me atentei no teste do secador que os Pro Hunter podem seguir e mesma linha, ou seja, ter o mesmo CB para os 2 calibres..

 

Mas vi que os Gamo são uma excessão, pois na grande maioria dos chumbos o CB aumenta com o diâmetro e o que realmente conta no quesito é o CB, qto mais alto o CB menos velocidade o chumbo perde e menos tempo ele fica no ar para sofrer desvios em função dos ventos laterais.

 

Além do que, se um chumbo tem um CB elevado e perde menos velocidade ao longo do caminho, pois é mais aerodinâmico, será que ele tbém não é mais aerodinâmico lateralmente? Quero dizer que além dele permanecer menos tempo no ar para sofrer ação dos ventos laterais, por ele ser mais aerodinâmico o vento lateral ''pega'' menos nele????

 

Diogo você teria que considerar o efeito giroscópico, a aerodinâmica (CB) e a inércia que não poder ser reproduzidos pelo seu teste, os resultados vão ser diferentes.

 

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante