Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

porque gr 'pesado' diminui a potência


Posts Recomendados

bom, com certeza essa não é uma incógnita somente minha...

 

1- gostaria de uma explicação científica do porque isso ocorre?

porque algumas carabinas atingem seu limite com um gr de 45 a 50kg?

 

2- se em um teste, do gr de 45 pra um 50 diminui e com o de 55 volta a aumentar a VO? falta de padrão?

 

3- por que nas magnuns e PCPs isso não acontece?

 

as vezes fazem perguntas pra mim que eu não sei responder e queria a ajuda dos experts para agregar um pouco mais de conhecimento científico sobre a mecanica das armas de ar comprimido.

 

AAAhhhh!! desconsiderem tranco, precisão... queria apenas entender a limitação da velocidade...

 

obrigado

  • +1 3

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez tenha a ver com o raiamento?????!!!!!!!

Ou

Maior potência Estufa mais o chumbo criando mais atrito dentro do cano....!????!!!!

Editado por marco

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao sei se é uma explicação cientifica mais la vai ( espero nao estar falando bobagem )

 

O aumento da força aplicada no chumbo dilata tanto a saia do chumbo que acaba criando uma vedacao quase que perfeita no cano

Uma vedacao tao forte que o pistao nao consegue vencer devido a limitacao de força que ele tem !

Ja na PCP ou GR magnum o que nao falta é força pra impulsionar o projetil mesmo ele estufando

Editado por willamms macena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já q os chumbos ditos ''fracos'' estufam fazendo a potencia diminuir e se usarmos chumbos maciços?

pela lógica do pensamento dominante até aqui, não haveria estufamento e portanto a pressão seria maior q o atrito no raiamento,

aumentando a velocidade, mas...

aí temos outro porém...

Um chumbo maciço agregaria maior peso, isso faria com q a VO diminuísse automaticamente...

qual seria a solução pra esse dilema então?

 

A meu ver só tem uma solução:

testar os chumbos de saia curta, não maciços q tivessem peso semelhantes aos q fazem a VO dimnuir..

mas esse chumbo existe?

Com a palavra os veteranos q já testaram todo tipo de chumbo

Editado por spotter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa capacidade de dilatar as saias já observei em algumas carabinas. Exemplo minha hw97 que com kit Fác com jsb de 8,44 dava 14 ou 15J com uma inconstância. Já com H&N que tem saias duras ficavam na casa de 19J com velocidades variando na casa de 2 a 3 m/s nessa época de testes pensei no caso do atrito no cano também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa capacidade de dilatar as saias já observei em algumas carabinas. Exemplo minha hw97 que com kit Fác com jsb de 8,44 dava 14 ou 15J com uma inconstância. Já com H&N que tem saias duras ficavam na casa de 19J com velocidades variando na casa de 2 a 3 m/s nessa época de testes pensei no caso do atrito no cano também.

Era exatamente o que eu ia dizer, também acredito que é devido ao estufamento das saias finas dos JSB. Pode notar que em carabinas magnum geralmente os H&N que tem a saia mais grossa e liga mais dura vão melhor que os de saia fina e liga mole.

Hatsan HT200S Dominator 5.5 (Negrinha) (https://tinyurl.com/yw8mvxy9)

Cometa Fênix 400S Compact 5.5 (Mercedita) (https://tinyurl.com/2p9zmsk9)

Crosman 1322 (Ainda sem nome)

*Sandbag Caldwell TACKDRIVER (http://goo.gl/rMXiah)

===IN MEMORIAN===
Luneta Walther MDC 4x32 (Paralax, MilDot, Retículo iluminado) =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling GoldCrown 4x32 =VENDIDA=
CBC B19-17 String: http://goo.gl/057Hzs + Muzze CBC TUNADO (http://goo.gl/lzjDnr)] =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling Airking Iluminated 4x32 (http://goo.gl/THGJtd) + DAMPA DM60 =RIFADA=
RedDot Walther PS55 [retículo GRADUADO] (http://goo.gl/KMXVis) =VENDIDO=
HW50S 4.5 (http://goo.gl/noXggj) =RIFADA=
HW77 4.5 FAC (Encamisada) (http://goo.gl/TG23so) =RIFADA=
HW100T FSB FAC 5.5 (https://goo.gl/r3qhzI) =VENDIDA=
HT135 5.5 + Kit Elite 70KG (http://goo.gl/YJnYJv) =VENDIDA=
Artemis PR900W 5.5 HUMA Regulated (https://goo.gl/cbBiW2=VENDIDA=
Hatsan BT65SB 5.5 =VENDIDA=

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre segui na linha de pensamento de que a força do GR é uma parábola, chegando ao aproveitamento máximo em determinado peso e então a partir dai reduz gradativamente a VO conforme se aumenta o peso, pois maior força estufa a saia. Mas, e nas PCPs? teoricamente deveria ocorrer o mesmo, não sei se ocorre pois não tenho convivência com PCPs, mas a explicação do Williams me foi bastante condizente, explicando o que o Cenoura questiona, sobre GR de 45 ter maior VO que o de 50, e retornando a potência no de 55.

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu falar basteira,os amigos me corrijam.

A potência e velocidade nas armas de mola ou gr,não dependem apenas da força da mola ou gr. É necessário um conjunto de fatores que envolve a força da mola ou gr,o volume da câmara e o volume do cano.Embora possa parecer que quanto maior a força da mola ou gr,maior é a força da arma,isso é um mito e em muitos casos ,substituir a mola ou gr de uma carabina por um mais forte somente aumenta o barulho e o recuo da arma.

O princípio é diferente,a grande maioria das armas magnuns opera na faixa de combustão,enquanto as armas de média potência na faixa de expansão rápida.

Na faixa de expansão rápida,o chumbinho age como um selo na câmara,mas de modo que não permita a combustão do lubrificante.Proporcionando assim menores variações de velocidade.

Na faixa de combustão,o pistão se precipita para frente causando um rápido aquecimento do ar durante a compressão.Essa alta temperatura faz com que o óleo e a graxa se queimem numa condição rapidamente controlada.Tal combustão faz com que a pressão do ar se eleve ainda mais e gere força suficiente para acelerar o chumbinho pelo cano em altas velocidades.A velocidade vai depender em parte da consistência da combustão e da quantidade e tipo do lubrificante.O peso do chumbinho e seu atrito e ajuste no cano também desempenham papel importante na quantidade de combustão e por isso afetam diretamente a velocidade.

Lembrando que combustão nada tem a ver com efeito diesel.Visto que este se dá pela queima do excesso de óleo na câmara.E a referida combustão diz respeito ao aquecimento do ar.

 

Fonte:Ciência e técnica de tiro

Nelson l. De Faria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em uma parte deste tópico, o Sid explica uma considerável explicação para estes casos: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/2871-molas-a-gas-rossisms-dados-e-curiosidades-revisao-c-220612/?hl=%2Bdados+%2Bcuriosidades

Pena as fotos estarem "perdidas", mas ele havia postado umas fotos de chumbos com as saias bem estufadas...

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao sei se é uma explicação cientifica mais la vai ( espero nao estar falando bobagem )

 

O aumento da força aplicada no chumbo dilata tanto a saia do chumbo que acaba criando uma vedacao quase que perfeita no cano

Uma vedacao tao forte que o pistao nao consegue vencer devido a limitacao de força que ele tem !

Ja na PCP ou GR magnum o que nao falta é força pra impulsionar o projetil mesmo ele estufando

 

Com relação à essa parte grifada, mesmo nos GR magnum se repetem os resultados, de modo que muitas vezes são indicados os de 70kg em detrimento aos de 75kg, conforme vi alguns vídeos do juliano (elite), quando este testa uma magnum que não me recordo.

 

Com relação às PCP deve fugir dessa regra do GR 'pesado' por envolver uma sistemática diferente de propulsão do projétil - não ter pistão+bucha e etc.

Editado por ThiagoBF
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que com o aumento do GR e o estufamento da saia o GR tem tanta força pro volume da câmara que a força peso e normal por algum momento ficam equivalentes durante a descompressão do pistão GR, causando assim por um breve momento que o GR não tenha a força de deslocar todo o ar e o chumbo através do cano, ou seja um breve momento em que as forças se equivalem ao ponto do GR não conseguir tirar todo o conjunto do estado de inércia, seja em repouso ou em velocidade constante. Mas sabemos que não consegue. Isso é por causa também do tamanho inalterado do transfer port, é como soprar com mais força através de uma seringa e soprar com menos força, o volume de ar na saída é praticamente o mesmo, mas se fizer muita força ocorre um atraso por causa da pressão contrária que o ar fez contra você.

 

É basicamente a ação de duas leis de Newton somados a mecânica de fluidos.

 

Não sou engenheiro, nem físico e nenhum estudioso qualquer da área, só um jegue metido que ama ciência mesmo e posso estar totalmente errado.

  • +1 2

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que com o aumento do GR e o estufamento da saia o GR tem tanta força pro volume da câmara que a força peso e normal por algum momento ficam equivalentes durante a descompressão do pistão GR, causando assim por um breve momento que o GR não tenha a força de deslocar todo o ar e o chumbo através do cano, ou seja um breve momento em que as forças se equivalem ao ponto do GR não conseguir tirar todo o conjunto do estado de inércia, seja em repouso ou em velocidade constante. Mas sabemos que não consegue. Isso é por causa também do tamanho inalterado do transfer port, é como soprar com mais força através de uma seringa e soprar com menos força, o volume de ar na saída é praticamente o mesmo, mas se fizer muita força ocorre um atraso por causa da pressão contrária que o ar fez contra você.

É basicamente a ação de duas leis de Newton somados a mecânica de fluidos.

Não sou engenheiro, nem físico e nenhum estudioso qualquer da área, só um jegue metido que ama ciência mesmo e posso estar totalmente errado.

Boa explicação. Faz sentido o que diz. O bolsão de ar funciona como um freio pneumático em um gr pesado, e em um gr mais leve isso não ocorre pelo fato da saída de ar ser mais "devagar", vamos dizer. Entendi o que quis dizer.

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa explicação. Faz sentido o que diz. O bolsão de ar funciona como um freio pneumático em um gr pesado, e em um gr mais leve isso não ocorre pelo fato da saída de ar ser mais "devagar", vamos dizer. Entendi o que quis dizer.

Por aí Pedro. Pelo menos é o meu entendimento, tem umas complexidades aí no meio sobre trabalho e força sobre a a área e volume inalterado, mas é basicamente isso aí de forma geral.

 

Um GR menor além de dar menor impacto ainda é capaz de empurrar o chumbo pelo cano com maior eficiência, o volume da câmara manda muito, por isso um GR bem baixo faz a carabina perder somente uns 5% de energia, eu acho uma troca justa até 10% com certeza, as carabinas ficam bem macias.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

mas se fizer muita força ocorre um atraso por causa da pressão contrária que o ar fez contra você. É basicamente a ação de duas leis de Newton somados a mecânica de fluidos.

 

É bem issso, o êmbolo quica....

 

Vale a pena ler de novo.

 

The Airgun From Trigger to Muzzle - Tradução Parte I

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/9487-the-airgun-from-trigger-to-muzzle-traducao-parte-i/

 

Capitulo 4 - O Ar

 

...

Assim que você aperta o gatilho, o pistão é liberado, e é forçado a avançar pela mola comprimida. A partir do tempo da liberação começa então a empurrar o ar no interior do cilindro num espaço cada vez menor, provocando assim um aumento da pressão. Mas a certa altura, para o êmbolo, não é mais possível avançar para comprimir ainda mais o ar e é forçado a recuar pelo mesmo ar comprimido, antes de continuar a avançar. Em outras palavras, em algum momento o êmbolo “quica”.

A fim de compreender isso mais profundamente, considere uma bomba de bicicleta, que foi obstruída a saída de ar, tornando-se hermética. Imagine que é uma daquelas bombas que se desenvolvem verticalmente, nota-se que ao se liberar o peso exercido sobre o cabo, o pistão então salta para cima devido a presença de uma almofada de ar que está comprimida.

...

Vimos no Capítulo 1 que no momento em que o pistão começa a se recuperar (recuar), o projétil inicia o momento e começa a acelerar pelo cano. Vamos olhar de outra forma, o projétil não se movimenta até que a pressão máxima seja atingida, neste momento o atrito entre o cano e o projétil é então superado e este ganha aceleração. No mesmo instante, o pistão já não pode entregar mais impulso para o ar por causa de sua baixa velocidade e, portanto, falta de energia; a partir deste momento ocorre o recuo devido ao colchão de ar comprimido em sua frente. Estes são os eventos ocorrem quando temos um projétil que se encaixa corretamente dentro de uma culatra de forma ideal (Capítulo 6). Sem estes fatores importantes, o curso do pistão e a partida do projétil estarão fora de sincronismo, resultando em menor eficiência.

  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por simplificar mestre hahahaha não pensei no termo quicar, apesar de estar tentando explicar isso.

 

Forte abraço.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

E o orifício do cilindro? Ele também deve atuar como freio pneumático, não acham?

 

Capítulo 5 - A Porta de Transferência (Transfer Port – TP)

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/9487-the-airgun-from-trigger-to-muzzle-traducao-parte-i/

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Alberto, mas está excluída a participação do alargamento da saia do chumbo? E interferência da saia grossa e rigidez do chumbo? Acho que esses fatores Também são variáveis.

 

Até a presente data, não conheço nenhuma publicação sobre a influência do alargamento da saia do chumbo e a queda na eficiência.

 

Assim, fica a seguinte pergunta: porque nas PCPs cuja pressão é bem maior, este efeito não se apresenta ? Não seria uma questão de volume de ar e pressão ideal e constância na velocidade do ar através do Transfer Port ?

 

Confesso que não sei a resposta

  • +1 2

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até a presente data, não conheço nenhuma publicação sobre a influência do alargamento da saia do chumbo e a queda na eficiência.

 

Assim, fica a seguinte pergunta: porque nas PCPs cuja pressão é bem maior, este efeito não se apresenta ? Não seria uma questão de volume de ar e pressão ideal e constância na velocidade do ar através do Transfer Port ?

 

Confesso que não sei a resposta

 

Não tem a ver com a temperatura mestre? No caso das pcps o ar já está comprimido e só descomprime, no caso das springers o ar comprime sofrendo aumento de pressão no mesmo volume e consequentemente aumento de temperatura, o que causa momentâneamente uma requisição maior de volume.

 

Tem o lance da massa também, a requisição para alterar o estado de inércia é pertinente a massa do corpo, no caso das pcps a válvula tem menor massa que o pistão das springers.

 

Escrevendo rapidinho que tenho umas coisas pra fazer, tenho outras suspeitas além destas.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos por favor não me linchem pelo o que vou dizer

então comecei no esporte em 2012 pra 2013, na época comprei duas carabinas, uma bam b22 5.5 e uma (beeman 1074(**bela porcaria, muitos defeitos que já sabemos**))

me divertia acertando em alvos e destruindo coisas como latinhas, não sabia nada de carabina de ar além de por chumbinho e atirar, passou alguns meses e por falta de tempo e desinteresse parei.

vendi a bam quase de graça e guardei a beeman-(uma das piores coisas que já fiz na vida)-

recentemente voltei a praticar, construí um compressor de molas, comprei um gás ram de 55 kg elitte, fiz o brunimento, troquei a bucha de pu, verifiquei vazamentos e instalei-a na beeman.

ficou ótima, sem trancos sem barulho.

testei agrupamentos com poucos chumbos comprados em 2013, jsb, gamos pro Hunter, pro magum, match, rifle, não dispunha de opções por não ter dinheiro, todos ambos nas versões 5.5 e 4.5.

foram muitos ruins todos, apenas o pro Hunter e match tiveram resultados satisfatórios. "jsb saia fina" feito a vários anos parecia uma cal 12.

recuperei muitos chumbos disparados em livros, listas e etc.., vi algo que numca tinha visto com a mola original, SAIAS muito ESTUFADAS, muito mesmo.

ai vi o problema, a carabina simplesmente não aceita mais CHUMBO MOLE, não vai de jeito nenhum, o chumbo estufa, perde velocidade, fica fraco, fura nada e não agrupa.

estranho porque? porque acredito mesmo sendo gás ram de 55 kg ele aumentou o desempenho e VO, num sei explicar como nem o porque.

sou pé rapado e na raiva comprei 2 latas de tecnogun sonic latonado 5.5 e 4.5 por ser mas DURO.

foi quenem quiabo, foi muito bom em agrupar e perfurar, visto que é um chumbo de perfuração, só os comprei porque é o mais duros mais baratos que conheço. (sei que muitos não gostam deste tipo de chumbo, ok).

só escrevo isto porque no dia fiquei com os olhos vermelhos de raiva por não furar uma lata de tinta em 10 metros

todos os testes a seguir feitos com cal 5.5 e 4.5 sem diferenças grandes no resultado de um cal pra outro

 

beeman com mola original:**recordação mas me lembro bem disso**

10 metros em lata de tinta grande normal, vara os dois lados com a maioria dos chumbos sem ser cabeça chata

23 metros em lata de tinta grande normal, vara uma parede e marca a outra idem

 

agora com gás ram elite 55 kg

10 metros na lata de tinta: jsb, gamo match, qualquer cabeça chata, e de saias finas, apenas marca a lata, NÃO fura- só furou bem pouco com pro hunter

23 metros também não fura nada com qualquer chumbo que seja com liga mole, saia mole.nem pro Hunter nada, nenhum mesmo

blz. sou pobretão, comprei o tecnhogun sonic latonado***mais duro***acredito ter a saia mais dura***

a 10 metros lata de tinta vara as duas parede e vaza pra fora

a 23 metros vara uma parede e marca bastante a outra quase querendo fura-la tmb.

​o porque disso? falei besteira?

A CARABINA AGORA SÓ ACEITA CHUMBOS COM SAIA MAIS GROSSA OU MATEIRAL MAIS DURO PORQUE COM CHUMBOS MOLES ACONTECE A QUEIMA DA SAIA, ESTUFAMENTO DOS PROJETEIS.

 

 

mas resumindo MESMO QUE FALEI BESTEIRA, acredito na teoria que há sim um problema com ESTUFAMENTO DOS CHUMBOS RELAÇIONADO A MODIFICAÇÕES DE CARABINAS. É SIMPLES MAS COMPLICADO DE EXPLICAR.

 

 

Por favor edite o post e escreva em caixa baixa, aproveite e leia as regras, obrigado

Editado por unzioto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem sombra de dúvida existe algum fator sim, mas não é o principal. Nesses casos aí penso eu que o maior problema é um passo de raia com a velocidade e ajuste de liga do chumbo do que o GR alto ser o maior problema, visto que existe entre a câmara e o chumbo, o transfer port, ele é o primeiro gargalo e a maior força contrária inicial ao pistão.

 

Veja, se o chumbo sai lento demais é porque a eficiência da transferência de energia da expansão do ar pelo transfer port já chega baixa, então um chumbo com maior arrasto no cano vai ter menor velocidade.

 

Agora se você impedir do pistão quicar, ou reduzir o GR para um padrão que o transfer port dê vazão eficiente, importa menos se o chumbo tiver mais arrasto.

 

Pense como uma caixa de água de 1.000L tentando esvaziar por um cano de 2" e a mesma caixa tentando esvaziar por uma agulha.

 

Quem terá mais força na saída? Capaz de empurrar um pequena pedra por exemplo.

 

Não sei se deu pra compreender.

 

Você não está errado, só que faltou lembrar da saída da câmara, essa sim faz mais pressão que o chumbo contra o pistão.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola a todos e obrigado pelo interesse em responder!

 

Nobre amigo blumenauense, e se abrirmos o transfer port em 0,5mm por exemplo? resolvido o problema? deu vontade de testar...k kkkkk kk k

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola a todos e obrigado pelo interesse em responder!

 

Nobre amigo blumenauense, e se abrirmos o transfer port em 0,5mm por exemplo? resolvido o problema? deu vontade de testar...k kkkkk kk k

Kkkkkk

 

Acredite ou não já fizeram, tem um post se não me engano do nosso caro amigo Métil que é link de um post externo sobre o assunto em uma CFX, deu certo mas é bem arriscado, se passar demais do diâmetro necessário para acelerar o ar saindo da câmara acaba causando mais problema que resolvendo e aí não dá para refazer o transfer.

 

Se não me engano esse da CFX mexeram em 0,1mm ou menos, é só um cabelinho mesmo.

 

Forte abraço.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o diâmetro do "transfer port", numa cometa fenix 400, aumentei para 3.5 mm e o ganho foi relativamente pequeno. Algo próximo dos 10 m/s, usando-se um gr da cbc (azul). Porém, sempre os "poréns", nessa fenix adaptei outro gatilho e foi feito um pistão custom. (gatilho da gamo 440)

Quanto ao trabalho dos britânicos, pai e filho "Cardews", juntamente à E.R. Elsom, citado pelo Alberto José que o traduziu e bem, penso que não pode ser considerado como o ponto final dos vários assuntos citados. Dentre outros:

- os testes foram feitos em 1976, ocasião que creio não se usavam "buchas" sintéticas;

- A carabina dos testes era de calibre 5.5mm. Será que no calibre 4.5mm os resultados seriam os mesmos ?

- Quando abordam o "transfer port", não é citado o diâmetro e curso do pistão, os quais alteram sobremaneira o volume e consequentemente a passagem do ar...; Talvez esses dois detalhes possam também influenciar em outros dados que abordaram...

Considerando que; a temperatura de uso das carabinas à mola altera seu comportamento; que os gás ram nem sempre mantém o mesmo padrão; os trabalhos nas câmaras e pistões são distintos; ... e por ai vai... a incógnita será eterna.... O que, aliás, é muito bom e nos faz tentar entender essas variáveis.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o diâmetro do "transfer port", numa cometa fenix 400, aumentei para 3.5 mm e o ganho foi relativamente pequeno. Algo próximo dos 10 m/s, usando-se um gr da cbc (azul). Porém, sempre os "poréns", nessa fenix adaptei outro gatilho e foi feito um pistão custom. (gatilho da gamo 440)

Quanto ao trabalho dos britânicos, pai e filho "Cardews", juntamente à E.R. Elsom, citado pelo Alberto José que o traduziu e bem, penso que não pode ser considerado como o ponto final dos vários assuntos citados. Dentre outros:

- os testes foram feitos em 1976, ocasião que creio não se usavam "buchas" sintéticas;

- A carabina dos testes era de calibre 5.5mm. Será que no calibre 4.5mm os resultados seriam os mesmos ?

- Quando abordam o "transfer port", não é citado o diâmetro e curso do pistão, os quais alteram sobremaneira o volume e consequentemente a passagem do ar...; Talvez esses dois detalhes possam também influenciar em outros dados que abordaram...

Considerando que; a temperatura de uso das carabinas à mola altera seu comportamento; que os gás ram nem sempre mantém o mesmo padrão; os trabalhos nas câmaras e pistões são distintos; ... e por ai vai... a incógnita será eterna.... O que, aliás, é muito bom e nos faz tentar entender essas variáveis.

Abraço

Bem nessa.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Revogaram as Leis da Termodinâmica ? !

 

Complementando, a leis de Newton e de Mecânica dos Fluídos ?!

 

Existe uma edição atualizada em 1995 que pode ser encontrada na Amazon (reimpressão em 2012) cujo título é:

 

The Airgun From Trigger to Target

 

contemplando um capitulo contemplando (segundo a visão do autor) quatro fases em uma arma de ar acionada por mola

 

Chapter 2 - The Four Phases

 

Phase I - Blowpipe

 

Phase II - Popgun

 

Phase III - Combustion

 

Phase IV - Detonation

Editado por Alberto José
  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Revogaram as Leis da Termodinâmica ? !

 

Complementando, a leis de Newton e de Mecânica dos Fluídos ?!

 

Existe uma edição atualizada em 1995 que pode ser encontrada na Amazon (reimpressão em 2012) cujo título é:

 

The Airgun From Trigger to Target

 

contemplando um capitulo contemplando (segundo a visão do autor) quatro fases em uma arma de ar acionada por mola

 

Chapter 2 - The Four Phases

 

Phase I - Blowpipe

 

Phase II - Popgun

 

Phase III - Combustion

 

Phase IV - Detonation

Valeu mestre.

Vou ver se compro pra mim, curto bastante.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Valeu mestre. Vou ver se compro pra mim, curto bastante.

 

Vale a pena, houve uma atualização contemplando "pneumatics". "release valves and regulators", "carbon dioxide", "pellets and pellet testing", "the pellet's flight" dentre outras.

  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale a pena, houve uma atualização contemplando "pneumatics". "release valves and regulators", "carbon dioxide", "pellets and pellet testing", "the pellet's flight" dentre outras.

Já achei hehehe mas vou comprar mês que vem que o preço é meio salgadinho kkkkk mas pelo menos não tem imposto.

 

Valeu mais uma vez.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Revogaram as Leis da Termodinâmica ? !

 

Complementando, a leis de Newton e de Mecânica dos Fluídos ?!

 

Existe uma edição atualizada em 1995 que pode ser encontrada na Amazon (reimpressão em 2012) cujo título é:

 

The Airgun From Trigger to Target

 

 

Com todo respeito, mas esses questionamentos incidem sobre as minhas afirmações ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com todo respeito, mas esses questionamentos incidem sobre as minhas afirmações ?

Sobre as minhas perguntas Edgar.

Editado por Raufemann Fritz

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão do transferport talvez pudesse ser equacionada se obtivermos as medidas deles em pelo menos 3 modelos de carabinas: magnum, forte e média. Se houver diferença nos diâmetros, teremos encontrado uma das possíveis respostas para o tópico.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acredito que o transferport tem influencia sim... mas teriamos que testar com o mesmo modelo de carabina, para ter dados corretos ,pois medindo carabinas de diferentes classificaçao ,e de marcas /modelos diferentes vao mudar o volume da camara de compressao ,etc ,nao seria confiavel, quem ja viu o video do arquimedes... (o famoso) ,tem um video dele sobre a gamo chalenger igt, na qual o mesmo mostra que a carabina que se diz para competiçao , viria com uma v/o de 200 mtrs de fabrica... ele fala que o igt dessa carabina vem com 65 kg ( nao sei se esta correto...) segundo ele ao passar no cronografo... a mesma dava menos de 150 mtrs ele trocou o gas ,por um elite de 40 kg, e o principal abriu o transferport do tambor de municiamento... enfim ficou com 235,240 mtrs de v/o

detalhe , pra mim essa chalenger e a mesma que uma cfx com coronha diferente,podem comparar, mas com estrangulamento no tambor de municiamento... diminuindo a vo mas em contrapartida aumentando o tranco da carabina... , existem pcps que usam esse artificio para aumentar e diminuir a potencia... so com o diamentro do transferport....

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse artigo é uma prova prática do que comentamos aquí.

 

De nada adianta um GR gigantesco e com 75kg (750N) se o transfer port faz gargalo, não dando vazão necessária ao volume de ar sendo comprimido a certa força, o equilíbrio é tudo na carabina.

 

Obrigado Antônio.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, Cenoura, qual foi a resposta do fórum gringo?

 

cara... esses gringos fd9*&$$@!#$%¨deletaram meu tópico.

eles odeiam sulamericanos, e mais ainda brasileiros.

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que com o aumento do GR e o estufamento da saia o GR tem tanta força pro volume da câmara que a força peso e normal por algum momento ficam equivalentes durante a descompressão do pistão GR, causando assim por um breve momento que o GR não tenha a força de deslocar todo o ar e o chumbo através do cano, ou seja um breve momento em que as forças se equivalem ao ponto do GR não conseguir tirar todo o conjunto do estado de inércia, seja em repouso ou em velocidade constante. Mas sabemos que não consegue. Isso é por causa também do tamanho inalterado do transfer port, é como soprar com mais força através de uma seringa e soprar com menos força, o volume de ar na saída é praticamente o mesmo, mas se fizer muita força ocorre um atraso por causa da pressão contrária que o ar fez contra você.

 

É basicamente a ação de duas leis de Newton somados a mecânica de fluidos.

 

Não sou engenheiro, nem físico e nenhum estudioso qualquer da área, só um jegue metido que ama ciência mesmo e posso estar totalmente errado.

"Butei" +1 em ti! Kkkk.

 

Abraço!

 

:thumbup::thumbup::thumbup:

"Diga o que você pensa com esperança.Pense no que você faz com fé.Faça o que você deve fazer com amor!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante