Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Papel 10m: armas de baixa potência


Posts Recomendados

Sempre alguém pergunta sobre armas precisas para tiro a 10m. Quem gosta da modalidade sabe as opções mais comuns: Slavia 631, HW30S. Porém custam pelo que entregam e geralmente são difíceis de se encontrar.

 

A Cometa 220 é um modelo que funciona bem com alguns ajustes (alívio do gatilho e redução da potência). Porém se encontrava com certa facilidade no mercado e agora também está difícil de se achar, principalmente com coronha de madeira, mais equilibrada.

 

Infelizmente há poucas opções de preço acessível e que realmente apresentam bom resultado. Ouço falar de várias armas "boas e baratas", mas a maioria saiu de linha. A Gamo Delta, apesar de curta, é ótima. Ouvi o mesmo da Gamo 400. Idem as CBC antigas (245/345).

 

Fui procurar então o que se fala sobre armas de baixa potência.

 

 

CBC

 

A opção clássica é a CBC B-12-6, made in China. Cópia da Cometa 100, é equilibrada, peso cômodo (2,5 Kg), tem a potência certa (170 m/s) e só peca pelo gatilho pesado.

 

http://www.cbc.com.br/carabinas/carabinas/modelos/b126

 

pach_b126.png

 

 

 

Recentemente li bons comentários num fórum nos EUA sobre a Winchester 600x, que é a CBC Montenegro F18 tradicional (não é a Standard e também não a Special, que são muito mais fortes). Atinge 183 m/s e tamanho similar ao da B12. O gatilho não é grande coisa, mas tem receitas para melhorar. Quem do fórum conhece e testou?

 

http://www.network54.com/Forum/79537/thread/1277594241/Need+some+info+on+Winchester+600X+please.++.177

 

http://www.network54.com/Forum/79537/thread/1126679095/Winchester+600x++800x++1000x+Trigger+Mod

 

 

img-montenegro.png

 

No site da CBC o link sumiu, mas a página é essa:

 

http://www.cbc.com.br/carabinas/carabinas/modelos/montenegro

 

 

Gamo

 

A Gamo oferecia a Delta, nos modelos Delta 24 (madeira) e Delta Fox (coronha sintética). Eram bem curtas (92 a 94 cm) e leves (2 Kg).

 

gamo-deltamax-airguns.jpg

 

Agora apareceu no mercado uma atualização delas, a Deltamax. Ela ainda pesa pouco (2,2 Kg), mas tem mecanismo suave (160 m/s) e seu comprimento é mais cômodo que o da Delta, com 100 cm. Também tem uma alça de mira melhor, com um graduador de ajuste milimétrico.

 

 

Convido os atiradores que comentem aqui o que conhecem dessas armas e similares. Ressalto que o tema são armas de baixa potência, abaixo de 190 m/s e que têm acionamento suave, apropriado para tiro de precisão como nas provas de carabina de ar mira aberta.

 

Um abraço,

 

*Saran

 

 

 

 

 

  • +1 4

--

Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tópico Saran, tenho uma B12-6 e sou muito feliz com ela, ao contrário das outras tenho o mesmo gatilho porem trabalhado polido a ponto de ficar leve o suficiente para um bom desempenho na hora das provas, super recomendo, uma mola encapada, câmera polida também faz muito bem a ela.

Custo beneficio excelente .

 

Fagner Freitas

<>

<@eufagneratleta>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico, das opções que temos eu já atirei com a gamo delta, arma muito suave mas com uma coronha muito curta e cano curto, eu achei mas uma arma para brincadeira, a Rossi Dione deixa a desejar em acabamento, se e para tiros a 10 metros com baixo custo na minha opinião a melhor opção e a b12-6 no calibre 4.5, tenho uma e participo de competições com ela e já ganhei primeiro lugar deixando cfx e slavia para tras , com poucas mudanças ela fica ótima .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma b19s e comprei uma b12 6 para papel 10m, realmente como ela vem de fábrica o gatilho e muito duro, porém aliviando o gatilho ficou melhor que o meu gatilho esportivo da b19s, encamisei a mola e melhorei tbm o sistema de mira, pronto arma perfeita.

O melhor custo benefício.

Arma barata e apenas com dois ajustes fica perfeita.

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou um feliz proprietário de uma B12-6, mesmo sendo iniciante na prático do tiro esportivo so tenho que elogiar a cbczinha, mas muito bem seu trabalho e traz ótimos resultados.

A minha ainda não realizei as melhorias (falta de vergonha na cara mesmo hahaha) mas o farei.

Um Grande Abraço

Thiago P. Vasconcelos (Educador Físico)

CBC B12-6 F18 (Gatilho polido, Mola encamisada, bucha de PU elite, massa de mira b19-17)

CBC B19s F18 + Luneta Nikko Gold Crown 4x32(Kit Elite advanced GR40kg, gatilho trabalhado, Muzzle Break Quick shot)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho conhecimento suficiente para tal e estava aguardando os colegas comentarem sobre, mas como ninguém falou nada da Cometa 220, vou citar a minha experiência.

 

Antes, gostaria comentar sobre um problema que muito se falou e muitos passaram com GRs da Rossi. Comprei o primeiro modelo no final de 2013 e um mês depois o GR da rossi vazou..... foi se não me engano o primeiro relato que tivemos aqui no fórum. Consegui contato com a loja que comprei e eles trocaram a carabina por outro exemplar do mesmo modelo. Estou com esse exemplar até hj e depois de 2 anos e meio, muitos tiros depois, vazamento zero no GR. Inclusive sua haste encontra-se seca, oq achei estranho. Posso dizer que, não terei problemas de vazamento! Porém é bem nítido que a durabilidade de 100mil disparos e muito menos sobre os 400mil que se falavam quando lançaram os GRs será difícil de se conseguir, óbvio. Diria que os 100mil sejam possíveis, mas com perigo do chumbo cair no seu pé, mas provavelmente nem "machuque muito".......rss

 

Falando sobre a minha carabina agora:

 

Aliviei o gatilho trocando a mola do primeiro estágio e cortando um elo e meio do segundo. Achei essa configuração muito mais segura e confiável para o ajuste que foi feito. Além disso foi feito polimento dos contatos e lubrificação. Esse é o motivo de não ter trocado a mola do segundo estágio. Com esse ajuste super leve, fica claro que sim, o parafuso de ajuste do segundo estágio tem sim efeito sobre o gatilho, tanto no curso, quanto no peso. Isso foi confirmado inclusive num gatilho original no teste do nosso colega Alberto José, o mestre dos reviews.

 

Bucha trocada por uma vermelha da Elite que não veda 100%. A escolha foi proposital. Motivo que as buchas originais das cometas são mais "soltas" e aparentemente é um dos motivos de alta potência em seus modelos e achei que possivelmente, uma bucha muito apertada, iria reduzir demais o VO do meu exemplar.

 

Polimento da câmara não foi feito, pois achei que estava impecável e acredito que não seja ideal o polimento "espelhado". Mesmo assim, originalmente achei que ela está muito lisa e bem feita. Não diria que está um espelho pois acho que é oxidada, totalmente preta.

 

Eu ia inverter a posição original do GR montada pela Rossi, haste para trás, mas como originalmente a precisão era muito boa e a potência já estava baixa, pelo mesmo motivo de ter escolhido uma bucha que não veda 100%, decidi manter a posição do GR e apenas conferir a centralização.

 

Com essa configuração, estou com um VO de 140m/s com chumbo JSB de 8,44g e spread de 3m/s. Quando comprei o Chrony o mesmo chumbo dava 200m/s com spread de 9m/s com bucha original. Não sei quanto disparos foram dados com essa carabina, mas acredito ter passado dos 20mil.

 

Esse resultado explica aos colegas pq não inverti o GR e não coloquei uma bucha com vedação de 100%. Acredito que se tivesse feito as duas ações, o VO cairia para algo em torno dos 110m/s. Ainda melhor para P10m, mas limitaria minhas brincadeiras em distância maiores e como o meu uso não inclui campeonatos, preferi manter uma boa carabina para P10m, mas com possibilidades de uso em até 30m com razoável precisão.

 

Resultado subjetivo, "minha opinião":

 

-carabina leve, menos de 3kg, com CG 5cm a frente do guarda-mato, coronha de espessura média. Pra mim, ideal para quem gosta de treinar, atirar por muitas horas sem quebrar a sua coluna;

-sistema de miras comum (fibra), com visada razoável/boa para P10m, mas com sistema de ajuste que apesar de não me ter falhado até agora, não passa uma sensação de confiança, mas como citei, não tive problemas de perda de ajustes ou algo parecido. As fibras são grossas e podem atrapalhar tiros distantes com alvos pequenos, mas são bons para o P10m.

-gatilho que precisa de trabalho mas é possível deixar muito leve, porém é difícil ajustar o arrasto dos estágios. Acredito que seja possível mas não tentei. É preciso cuidado com o gatilho, pois na minha opinião é a única peça que não me parece ser muito robusta.

-acabamento simples mas bom, me parece ser uma carabina que talvez não dure uma vida toda, mas bem cuidada pode te acompanhar até a "sua" aposentadoria.

-peças fáceis de se achar e customizar, com preços acessíveis.

 

Enfim, não é a melhor das carabinas, mas talvez a com melhor custo benefício! Explico. Usei lunetas e tive excelente desempenho com elas e ouvi o mesmo relato de todos que possuem suas cometas. Ou seja, apesar de ser uma break-barrel de "custo baixo", o fechamento do cano parece ser muito bom na marioria dos exemplares, oq já não ocorre no histórico de outras marcas e modelos mais em conta.

 

Já atirei com algumas HWs e tive uma inclusive. Com a 220 sempre obtive os mesmos resultados de pontuação até os 15m com MO e até os 12m em MA. O porém é que como a cometa usa GR, é muito mais confortável quando utilizada sem apoio.

 

Bom..... isso é oq eu posso passar sobre minha experiência e tentei fazer o melhor para não destoar da qualidade dos tópicos do nosso colega Saran.

  • +1 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

++ para o Zzetto e aproveito para registrar que também corei. Obrigado Zzetto!

 

A Cometa é sensacional. Imagino como ficou a tua Zzetto, com 140 m/s. Eu atirei com uma nova, na mola. Um pouco forte, mas impressionante como é neutra no disparo. Não se mexe. E as miras, pesar das fibras ópticas, formam um desenho em blocos, que funcionam bem como figura na visada.

 

Não falei muito dela no post mas concordo, é o melhor custo benefício. Difícil achar algo tão bom pelo mesmo preço.

 

A B12 é bem popular, com razão. Mas e a Deltamax e a Montenegro? Ninguém para comentar?

 

Abs

--

Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, blz?

 

Olha, tenho duas Cometas 220. Uma normal e a outra Compact. Todas duas no 5,5. São realmente ótimas e muito precisas. Acerto tampinhas de refrigerante a 13 metros com facilidade (mira aberta, em pé, sem apoio). Comprei quando ainda eram relativamente baratas. Elas são leves e lindas. Uma grande vantagem para mim neste tipo de carabina é mesmo seu peso reduzido. Tenho sério problema na coluna depois que sofri um acidente e, quando não posso forçar muito, atiro com elas. O gatilho original é mesmo um problema, mas é fácil de resolver.

Já tive uma B12-6 e gostei. Como foi a primeira, por falta de conhecimento, vendi logo para comprar outra. Arrependi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal agradeço muito as cruzetas.

 

Saran! A baixa da potência simplesmente aconteceu, não tenho controle sobre isso, mas veio bem a calhar.

 

Mas fica um alerta! Não façam o alívio do gtilho com as trocas de mola e polimento dos contatos ao mesmo tempo. É certo que haverá disparos acidentais nessa combinação devido ao projeto do gatilho. Fica o alerta.

 

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essas armas de potência baixa são bem gostosas...

eu estive brincando com a b12 6 do amigo Romero e não deu outra.. liguei pra um amigo que eu uma vez tinha vendido uma b12 e ele ainda a tinha, parada ha 2 anos.. dei um baita trato nela, poli o pistão, guia de mola, desconector e engate do pistão, encapei a mola, coloquei 200g de chumbo derretido dentro da coronha, e rebaixei a soleira... tudo ajustado pra mim. ficou uma tetéia e ainda tem força pra brincar..

ainda acho que se desse uma aliviada no pistão, que é pesado melhoraria a precisão e diminuiria a potencia, que pra papel 10m é o ideal.

sinto uma vibração no final do tiro...

 

é isso ai, todo atirador tem que ter uma fraquinha né!?

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante