Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Dispersão vertical no agrupamento


Posts Recomendados

Olá amigos do tiro, como vão?

 

Este é meu primeiro post e já é uma dúvida esquisita.

 

Tenho uma CFX 4,5 com mola a gás de 45kg e pistão aliviado. Troquei recentemente todas as vedações, inclusive as do tambor de municiamento. Faço tiros sentado e apoiado a 30 metros usando H&N Barracuda e JSB Exact.

 

O problema são que meus agrupamentos estão com uma dispersão vertical, apenas.

Horizontalmente, até que está bom.

Coloquei uma imagem para representar o que estou explicando.

 

post-7817-0-96890000-1457745056_thumb.jpg

 

 

 

Alguém já teve problema semelhante?

Alguém tem sugestão de algo que possa estar fazendo errado?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas antes de fazer a manutenção estava normal ? se não for a arma pode ser vc mesmo, tente atirar sempre da mesma forma manter a distância do olho para a mira sempre igual e controle sua respiração para fazer os tiros !

  • +1 2

Sag AR1000 5.5/Luneta Tasco varmint 2.5-10x42

Crosman 1322/Luneta xing-ling 4x20

Crosman 1377

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha.

 

Só vejo isso quando tem spread alto.

 

Mas assim tão linear um embaixo do outro, em carabinas PCP não reguladas.

 

Está bem estranho mesmo.

 

Tentou outro chumbo? Um mais pesado? As vezes com a troca de GR, pistão e manutenções a carabina pode acabar se adaptando com um outro chumbo.

 

Sei lá.

 

São meus chutes.

  • +1 1

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço tiros sentado e apoiado a 30 metros usando H&N Barracuda e JSB Exact.

 

Qual tipo de apoio ? Sand (rice) bag ou estativa ? Ponto de apoio próximo ao guarda-mato ou na telha ?

 

Tente outros agrupamentos variando o ponto de apoio e treine a respiração, o simples ato de respirar influencia pois a soleira se encontra apoiada no corpo, a maioria das carabinas de pressão (salvo algumas exceções) não exigem o apoio da soleira e a "pegada" como se fosse arma de fogo.

Anel de vedação do cano ...

 

CFX é cano fixo o vedante do cano é no tambor de municiamento

Editado por Alberto José
  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá marcohistorico, seja bem vindo!

Descreva melhor todo conjunto e vamos tentar te ajudar sim! O que temos e o que falta:

 

- Carabina CFX 4.5mm / Coronha de Madeira, ou Polímero?

 

- Gatilho é Original, Polímero, Metal ou Alterado?

 

- GR de 45kg e Pistão Aliviado / Marca e ano / Como está centralizado a haste?

 

- Tipo de Bucha?

 

- Está usando luneta ou mira aberta? Se luneta, qual modelo? Se luneta que mount usa?

 

- Sobre o tiro, sentado e apoiado somente na parte frontal da coronha? No que está apoiado? Em que posição da coronha?

 

- Antes das alterações como estava o conjunto e agrupamentos?

 

Verificar:

- Como estão os 3 parafusos de fixação da coronha (2 na telha e 1 no guardo mato), se não estão com folga/soltos, principalmente/urgente o parafuso do guarda mato.

- Se está usando luneta, o mount pode ser o problema, verifique como ele está preso na carabina e verifique como os anéis estão presos. Está usando alguma fita ou lamina entre os anéis e a luneta?

- Se não está usando luneta, cuidado com a mola da regulagem da altura da alça de mira, que conforme vai atirando ela vai desregulando, trocar esta mola original por uma um pouco maior e mais forte.

- Os teus tiros tem que seguir sempre o mesmo padrão de posicionamento, seja no apoio frontal e ombro, bem como a tua posição e puxada do gatilho... se for coronha de madeira, o ponto ideal de apoio frontal da telha está no meio da telha entre o guarda mato e os parafusos, verifique o peso de onde está dando estes 50/50 da carabina, basta colocar um lápis redondo numa mesa e ir deslizando a carabina apoiado sobre ele que você vai encontrar um ponto onde está este "equilíbrio" da tua carabina, este é o ponto 50/50 dela e é onde você tem que apoiar.

 

Bem vamos nos falando que vai dar tudo certo!

 

Abraço!

  • +1 2

Gamo CFX Royal .22 | Gamo 4x32 | GR 40Kg | Bucha Tesla JM | Lubrificação Kit JM | Gatilho Customizado by Paes |

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá marcohistorico, seja bem vindo!

Descreva melhor todo conjunto e vamos tentar te ajudar sim! O que temos e o que falta:

 

- Carabina CFX 4.5mm / Coronha de Madeira, ou Polímero?

 

- Gatilho é Original, Polímero, Metal ou Alterado?

 

- GR de 45kg e Pistão Aliviado / Marca e ano / Como está centralizado a haste?

 

- Tipo de Bucha?

 

- Está usando luneta ou mira aberta? Se luneta, qual modelo? Se luneta que mount usa?

 

- Sobre o tiro, sentado e apoiado somente na parte frontal da coronha? No que está apoiado? Em que posição da coronha?

 

- Antes das alterações como estava o conjunto e agrupamentos?

 

Verificar:

- Como estão os 3 parafusos de fixação da coronha (2 na telha e 1 no guardo mato), se não estão com folga/soltos, principalmente/urgente o parafuso do guarda mato.

- Se está usando luneta, o mount pode ser o problema, verifique como ele está preso na carabina e verifique como os anéis estão presos. Está usando alguma fita ou lamina entre os anéis e a luneta?

- Se não está usando luneta, cuidado com a mola da regulagem da altura da alça de mira, que conforme vai atirando ela vai desregulando, trocar esta mola original por uma um pouco maior e mais forte.

- Os teus tiros tem que seguir sempre o mesmo padrão de posicionamento, seja no apoio frontal e ombro, bem como a tua posição e puxada do gatilho... se for coronha de madeira, o ponto ideal de apoio frontal da telha está no meio da telha entre o guarda mato e os parafusos, verifique o peso de onde está dando estes 50/50 da carabina, basta colocar um lápis redondo numa mesa e ir deslizando a carabina apoiado sobre ele que você vai encontrar um ponto onde está este "equilíbrio" da tua carabina, este é o ponto 50/50 dela e é onde você tem que apoiar.

 

Bem vamos nos falando que vai dar tudo certo!

 

Abraço!

Tem essa também de luneta correndo com o mount, eu havia me esquecido, obrigado Everton.

 

Vamos ver o que o amigo respondr sobre os detalhes da sessão de tiros.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amigo não descreveu se faz os tiros com luneta ou com mira aberta.

Seria interessante descrever que tipo de luneta e mount ele está usando.

.

Eu já tive um problema semelhante com uma CFX 5,5, luneta Tasco Target & Varmint 2,5-10x42, mounts Xing Ling , só que o deslocamento era lateral.
Regulava a luneta, depois de alguns tiros eles começavam a se deslocara para a direita. Regulava novamente e depois de alguns tiros eles passavam a se deslocar para a esquerda.

Essa situação me fez acreditar que a luneta não prestava. Troquei os mounts por um da Sports Match, problema resolvido.

Até esse momento eu acreditava que qualquer coisa serviria para prender a luneta na carabina e a realidade era bem diferente. Depois disso passei a investir em mounts de melhor qualidade, o mount faz toda diferença.

.

Verifique o mount que você está usando,

  • +1 2
  • -1 1

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandou bem mestre Cyntra! Mas Marcohistorico, não é por isso que voce vai apertar mais anda os parafusos do mount. É para trocá-lo! Cuidado para nao apertar os parafusos e estragar a luneta. Como nao temos torquímetro. O que já se aconselhou aqui em outro tópico é de apertar o parafuso do mount na luneta fazendo alavanca pelo braço curto da chave allen em "L" até ter alguma resistência e não passar disso para nao amassar o tubo.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amigo não descreveu se faz os tiros com luneta ou com mira aberta.

Seria interessante descrever que tipo de luneta e mount ele está usando.

.

Eu já tive um problema semelhante com uma CFX 5,5, luneta Tasco Target & Varmint 2,5-10x42, mounts Xing Ling , só que o deslocamento era lateral.

Regulava a luneta, depois de alguns tiros eles começavam a se deslocara para a direita. Regulava novamente e depois de alguns tiros eles passavam a se deslocar para a esquerda.

Essa situação me fez acreditar que a luneta não prestava. Troquei os mounts por um da Sports Match, problema resolvido.

Até esse momento eu acreditava que qualquer coisa serviria para prender a luneta na carabina e a realidade era bem diferente. Depois disso passei a investir em mounts de melhor qualidade, o mount faz toda diferença.

.

Verifique o mount que você está usando,

 

Caro amigo Cyntra.

 

Fui dar um +1 pra você pelo celular e cliquei no -1 e acabei anulando o +1 que você tinha no post, então primeiramente me desculpe por isso e parabéns pelo post por nos lembrar desse detalhe.

 

Então fica aqui o meu +1 verbalizado ou escrito.

 

Forte abraço.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nuss!!! Quantos tentando me ajudar! Obrigado


Bom, vou tentar detalhar mais:


-A carabina é um CFX Royal (coronha de madeira) 4,5 antiga, aquelas com gatilho de metal. Com gas, pistão e bucha elite, e gatilho firelizard ou elite (não me lembro bem). A haste do gas está centralizada com uma arroela. E o gás funciona invertido. O tubo fica dentro do pistão e nem se meche. Lubrifico o pistão com pasta G e o tambor com silicone.


-Uso a luneta nikko stirling mountmaster 4x32 AO, com os mounts dela mesmo. Nestes mounts, tem um parafuso tipo stop mount que trava em baixo, no meio do trilho. Eu aperto bastante os parafusos. Acho que não está frouxo.


-Os parafusos da coronha estão apertados, mas não custa dar uma checada antes da próxima seção.


-Antes da manutenção, a arma já estava apresentando este problema, tanto é que desconfiei dos aneis e troquei as duas vedações do tambor, o anel e o o'ring da elite. Os antigos estavam estourados e apresentavam vazamentos.


-Sempre tento manter a mesma posição até mesmo a distância do olho para a luneta, mas posso caprichar ainda mais. Também prendo a respiração no momento de puxar o gatilho, apenas.


-Sim, fico imaginando que o spread esteja alto mesmo. E estou testando com 2 tipos de chumbo, um mais leve, JSB Exact, e um mais pesado, H&N Barracuda. Lógico que não no mesmo grupo.


-Atiro sentado no chão, e apoio a carabina em um banco. Uso um forro de pano para fazer o apoio e mirar, de modo que quando miro, não preciso sequer encostar na carabina, ela fica apoiada no ombro apenas para atenuar o recuo.


----------------------


Muitas sugestões que fazem sentido. Vamos às possibilidades:


-Pode ser eu! Seria estranho errar apenas na altura, mas...


-Se eu possuísse um cronografo, saberia se o problema é o spread. Tenho medo, sim, que o anel do tambor tenha estourado novamente, com apenas 100 tiros. Mas por outro lado, não detectei vazamentos. Estou para abrir novamente a carabina para ver o anel. O ruim é ser estupidamente trabalhoso, mas olha o o'ring como está:


post-7817-0-06746800-1457791593_thumb.jpg


E fiz um vídeo em "camera lenta de celular" para ver se saíam gazes ou descolava as proteções na hora do disparo:




-O mount pode estar deixando a luneta deslizar. Só que neste caso, não seria apenas e um sentido? Porque se for isso, a luneta está indo para frente e para traz.


-Ninguem falou, mas pode ser cano sujo? Não consegui limpar bem com a vareta de 5.5. Foi um tipo de gambiarra. Mas saiu bastante óleo queimado do cano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cano sujo deveria ter espalhamento horizontal também, pelo menos quase a mesma proporção na minha opinião.

 

Eu trocaria o mount por um BKL ou um Dampa para ter certeza, na pior das hipóteses você fica com um bom mount que ajuda a alinhar e segurar muito bem a luneta.

 

Forte abraço.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha é CFX royal tb. o coice dela é considerável. se não travar bem o mount a bicha faz ele correr mesmo. cano sujo nao daria essa característica. Importantíssimo o que disse: Cronografar! se acabou de mexer na carabina não poderia estar com efeito diesel? outra pergunta. os tiros vão progressivamente subindo ou o spread é aleatório, porém na vertical?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcohistorico,boa tarde. Para limpar o cano da minha cfx eu basculo um pouco a alavanca ,só um pouco, e com a outra mão giro o tambor de municiamento. Com o tambor de municiamento aberto eu passo um fio de nylon dobrado com algodão até ficar bem limpo,com a carabina apoiada em cima de algum lugar que não a deixe cair,pois eu fico na frente do cano para puxar o fio de nylon segurando o muzzle break. Depois de limpo,novamente bascula um pouco a alavanca e volta o tambor de municiamento com a outra mão na posição fechada. Quanto ao anel oring pequeno,ele fica com algumas marcas,pois quando dispara o pistão bate ele contra o furo do cano. Experimente mais alguns modelos de chumbo,inclusive algum mais pesado antes de desmontar ela novamente.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada de estranho, acho que acertou de cara, deve ser você mesmo.

Causa principal dessa dispersāo vertical é erro de procedinento ( variaçōes de empunhadura entre os tiros )

Para começar, vá para 10 metros, NÃO apoie a carabina no tal pano.

Coloque a māo de apoio na telha, ente o tal forro de pano e o banco ; procure a melhor posiçāo para ela, geralmente no ponto de equilíbrio ou próximo dele.

Pode marcar o ponto de cabeça ou anotar.

Se tiver dúvida, peça a atirador experiente para tentar fazer um agrupamento.( estou me lembrando de uma Cometa com bonézinho, que atirava para todo lado, com mais de 100 posts.. ), sem mistério nenhum, era o atirador.

Ah, bom também parar de operar a carabina, geralmente nada a ver com parafusos, chumbos, mágicas ou outras artimanhas, respeitosamente, rs.

Esse fato que descreveu ( verticalizaçāo ) ocorre tanto em mira aberta como em mira hipócrita, e nāo tem nada de raro.

Nāo precisa ter receio de empunhar de leve a carabina( artillary hold ).

O que geralmente carabinas de mola nāo gostam é de serem apoiadas em superfícies duras.

Se possível, use sempre māo de apoio, sand bag ou similar.

Agora confira o tal apoio, a posiçāo da māo na telha e bons tiros

 

Col. M.Q.

 

Edit: releia o que Alberto e Everton postaram sobre técnicas de apoio; eu o fiz.

Editado por MATTHEW QUIGLEY
  • +1 3

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Fui dar um +1 pra você pelo celular e cliquei no -1 e acabei anulando o +1 que você tinha no post, então primeiramente me desculpe por isso e parabéns pelo post por nos lembrar desse detalhe. Então fica aqui o meu +1 verbalizado ou escrito.

.

Sem "problemo" como diria o Metil

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Quando dá o diesel, agente nota a fumaça, o barulho e o recuo. Alem disso, passo pouca graxa e ela é pasta G. Mas não descarto a possibilidade de um mini efeito diesel.


-Os tiros não vão progressivamente subindo. É aleatório.


-Adorei a idéia do fio de nylon para limpar o cano. Vou tentar.


-Particularmente, achei o sistema de vedação um pouco ruim. Aquele o'ring da foto é muito castigado.


-MATTHEW QUIGLEY, de tudo que disseram, o que mais torço para ser é o que você disse. Porque é só treinar que resolve! Vou tentar mudar a pegada para ver se dá resultado. Usar o ponto de equilibrio como apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-MATTHEW QUIGLEY, de tudo que disseram, o que mais torço para ser é o que você disse. Porque é só treinar que resolve! Vou tentar mudar a pegada para ver se dá resultado. Usar o ponto de equilibrio como apoio.

 

 

Rs, e mudar tipo de apoio, e chegar mais perto, e pedir a outro atirador com experiência, e ler sobre o assunto, etc, etc....rs

Mas vai correr tudo bem, assim espero.

E seria bom parar de mexer em sua arma, nem limpar.

 

Edit, tenho tempo:

 

http://www.network54.com/Forum/79537/search?searchterm=causes+of+vertical+stringing&sort=match

 

http://www.network54.com/Forum/79537/thread/1369621717

 

Vertical stringing in new springer...dieseling or scope subtension? May 27 2013, 12:51 AM

Don't do anything to your gun or scope yet. How are you shooting the rifle? Offhand? Off a rest? If shooting off a rest, rest the gun in the palm of your hand, not directly on the bag or whatever you're using. Most rests will cause a vertical stringing.

 

X2 May 27 2013, 2:00 PM

There are exceptions to every rule - BUT - shooting a springer off a bag will cause vertical stringing. In addition, even if it were to group, the group will change when you shoot offhand or from FT position.

Place the back of your hand on the bag and grasp the forend with your palm. It won't be as steady at first, but once you get used to it and learn how this particular rifle likes to be held (fairly loosely against the shoulder), it will start grouping. It is part of the challenge of springer shooting.

 

So am pretty sure it is me. Guess I forgot this frustrating aspect of springers after a couple years shooting PCPs. Now to go lighten that trigger a bit, then start over with the 10 different possible things I need to do differently to get my groups tighter.

 

try this May 27 2013, 7:20 PM

rather than normal palm rest under forarm, try moveing palm rest BACK to just forward of trigger gard, this will be close to the balance point of the rifle. AL

 

http://www.gatewaytoairguns.org/GTA/index.php?topic=99207.0

 

More common reason for vertical stringing with Spring powered air rifles ...

Is the Hold / Grip on rifle differing between shots taken.

 

Because a spring piston air gun has mechanical recoil created by the acceleration of the piston driven by a spring or gas ram, There is Flip happening BEFORE PELLET EXITS MUZZLE.

You hold gun firmly you effectively dampen flip somewhat and POI will be lower than if rifle was held loosely.

 

Ideally to get a consistent POI to POA with a springer one must HOLD RIFLE the same way shot to shot.

For most guns what referred to as an Artillery Hold allows the best consistency

 

Grato.

 

 

Col. M.Q.

Editado por MATTHEW QUIGLEY
  • +1 2

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quer avaliar a carabina, a primeira coisa a fazer é tirar a luneta de cima dela e testar na MA. Se não ocorrer de novo, pode ser a luneta correndo em cima do mount, não o mount correndo sobre o trilho.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus 2 cents,

 

 

Eu acho que tem a ver com a forma como a carabina está sendo apoiada. O agrupamento é uma função da consistência de todo o processo de tiro. Apoiar numa cadeira não parece garantir que o apoio está sob o centro de gravidade ( que em armas de mola é o ideal ). e que ele não varia tiro a tiro.

 

Eu atiraria em pé sem apoio e verificaria o resultado também. Apoiando a arma sob 4 dedos com o punho fechado e para cima. Cotovelo apoiado na lateral do corpo e pernas abertas em 20% a mais que a largura dos ombros.

 

O punho deve estar apoiando sob o centro de gravidade da arma e vocÊ notará que ela não pende nem pra frente nem para trás.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus 2 cents,

 

 

Eu acho que tem a ver com a forma como a carabina está sendo apoiada. O agrupamento é uma função da consistência de todo o processo de tiro. Apoiar numa cadeira não parece garantir que o apoio está sob o centro de gravidade ( que em armas de mola é o ideal ). e que ele não varia tiro a tiro.

 

Eu atiraria em pé sem apoio e verificaria o resultado também. Apoiando a arma sob 4 dedos com o punho fechado e para cima. Cotovelo apoiado na lateral do corpo e pernas abertas em 20% a mais que a largura dos ombros.

 

O punho deve estar apoiando sob o centro de gravidade da arma e vocÊ notará que ela não pende nem pra frente nem para trás.

Concordo também e começaria sem luneta também.

 

Carabinas de mola tem um certo receio de serem apoiadas em bases fora do corpo do atirador.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Don't do anything to your gun or scope yet. How are you shooting the rifle? Offhand? Off a rest? If shooting off a rest, rest the gun in the palm of your hand, not directly on the bag or whatever you're using. Most rests will cause a vertical stringing."

Parafraseando a citação acima, postado pelo Métil, sugiro:

Em primeiro lugar, que não deixe a arma apoiada sozinha sobre o rest. Use a palma da mão entre o rest e a coronha.

Em segundo, experimente mudar a posição da carabina sobre a mão de apoio até encontrar o centro de gravidade, onde ela ficará em equilíbrio sem cair para o lado do cano e nem para o lado da coronha.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive tempo de uns 30 min para fazer um teste bem rápido. Após sugestões, atirei com um apoio improvisado, um saquinho de arroz! Apoiei no centro de gravidade e fiz tiros a 16-17 metros. Parece promissor, mas ainda não diria nada. É uma nova forma de apoio para mim e ainda estou me adaptando. Fiquei tremendo MUITO. Não consegui fazer grupos descentes. Apenas uma vez, consegui fazer um grupo de 1 cm com 6 tiros e um flyer (este eu puxei o gatilho sem querer).

 

Tentei várias posições, e o maior problema era ficar com a arma parada, usando a menor quantidade de músculos para fazer o tiro. Acabei descobrindo uma forma razoável. Apoiei a arma sobre o centro de gravidade, uma mão ia para puxar o gatilho, e a outra, ficava equilibrando lateralmente a arma. Tocando suavemente ao longo da telha.

 

Talvez seja falta de treino, mas colocar a arma sobre a mão, faz tremer muito.

 

Acho que preciso de um sandbag descente e uma seção de teste maior para dizer qualquer coisa.

 

Quando sobrar mais um tempinho, vou fazer o teste com mira aberta, mas acho que não servirá muito de parametro. Obviamente, com a luneta conseguirei enxergar melhor o alvo. Mas prometo tentar. E vou tentar colocar as imagens dos grupos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive tempo de uns 30 min para fazer um teste bem rápido. Após sugestões, atirei com um apoio improvisado, um saquinho de arroz! Apoiei no centro de gravidade e fiz tiros a 16-17 metros. Parece promissor, mas ainda não diria nada. É uma nova forma de apoio para mim e ainda estou me adaptando. Fiquei tremendo MUITO. Não consegui fazer grupos descentes. Apenas uma vez, consegui fazer um grupo de 1 cm com 6 tiros e um flyer (este eu puxei o gatilho sem querer).

 

Tentei várias posições, e o maior problema era ficar com a arma parada, usando a menor quantidade de músculos para fazer o tiro. Acabei descobrindo uma forma razoável. Apoiei a arma sobre o centro de gravidade, uma mão ia para puxar o gatilho, e a outra, ficava equilibrando lateralmente a arma. Tocando suavemente ao longo da telha.

 

Talvez seja falta de treino, mas colocar a arma sobre a mão, faz tremer muito.

 

Acho que preciso de um sandbag descente e uma seção de teste maior para dizer qualquer coisa.

 

Quando sobrar mais um tempinho, vou fazer o teste com mira aberta, mas acho que não servirá muito de parametro. Obviamente, com a luneta conseguirei enxergar melhor o alvo. Mas prometo tentar. E vou tentar colocar as imagens dos grupos.

Ao contrário, os tiros de MA é que vão falar tudo sobre a carabina.

 

Tenho uma HT que não agrupa com luneta, não adianta, mas na MA vai muito bem.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Quando sobrar mais um tempinho, vou fazer o teste com mira aberta, mas acho que não servirá muito de parametro. Obviamente, com a luneta conseguirei enxergar melhor o alvo. Mas prometo tentar. E vou tentar colocar as imagens dos grupos.

 

Como falei antes, se você quer realmente avaliar sua carabina, teste na MA com o chumbo que ela mais gosta.

 

Eu até hoje fico surpreso de ver como tem gente querendo avaliar luneta usando chumbo ruim ou carabina com luneta ruim (para citar só 2 situações dentre muitas), acredite é bem comum e isso sim não tem valor algum como parâmetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a mira aberta nao eh obrigatorio os agrupamentos ficarem maiores do qe com luneta?

Não, no meu caso faço grupos bem melhores com mira aberta e atiro com os dois olhos abertos, já com luneta são bons mas nem tanto, abraços.

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 posts na dispersão vertical, longe ainda dos mais de 100 do tópico " Cometa que atirava para todo lado " , mas promete, assunto palpitante.

Palpitemos pois, o forum é para isso mesmo, uai.

Edit: depois de resolvido esse diadema retroz, todos para a dispersão horizontal; lá vai dar samba.

 

Col.Métil

Editado por MATTHEW QUIGLEY
  • +1 1

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, só não falei nada ainda porque não tive tempo de fazer novos tiros. Assim que fizer, compartilho os resultados.

A principio, farei mais um agrupamento com luneta e depois tentarei mira aberta.

Mas fico com a pulga atrás da orelha quando dizem que com MA, os grupos são melhores que com luneta. A 30 metros, sequer vejo o alvo na MA.

A não ser que:

1 - esteja havendo um desalinhamento do cano com o trilho da luneta, mas isso apenas para canos que não sejam fixos ou;

2 - que a luneta fique sambando nos mounts.

 

Prometo que vou tirar um tempo esta semana, e por em prática as sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje tive um pouquinho, pouquinho mesmo, de tempo para testar as sugestões.

Só deu para fazer 3 grupos, mas queria apresentar um feedback aos me estão tentando me ajudar.


Chumbo H&N Barracuda

6 tiros por alvo

Distancia 20 metros

Luneta 4x32

Apoiando no centro de gravidade


200.jpg


No primeiro alvo, o agrupamento foi bom. Um grupo quadrado com cerca de 15x15 mm. Sempre quando começo a atirar, meu primeiro grupo é bom. Não sei porquê.


Mas tanto o segundo quanto o terceiro grupos, recorreram do mesmo problema. A danada da dispersão vertical!

Dá pra notar que lateralmente, estão até melhores que o primeiro grupo, mas na vertical...


Estou tendo um sério problema para me acostumar com esse novo apoio. Apoiar a carabina em apenas 1 ponto é muito difícil pra mim. Tremo bastante. Acho que inviabiliza tiros mais longos. Vou tentar apoiar melhor meu cotovelo direito (sou destro).

Ainda não tive tempo de testar a MA, mas farei assim que possível.

Outra coisa que preciso testar, é um apoio melhor. Tenho de comprar um sandbag que resolva este problema de tremedeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mude a metodologia:

 

- faça agrupamentos a 10m, 15m, 20m, 25m e 30m e depois compare.

 

Sempre com o mesmo chumbo, mesmo apoio e mesmas condições climáticas.

 

Ah! complementando, peça para outro atirador repetir a sequência

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta também um chumbo mais leve e com uma liga mais macia, um JSB Exact por exempll, por mais que não agrupe tão bem.

 

Estou desconfiado de uma coisa, mas um chumbo mais leve pode ser definitivo, eu acho que sua carabina está ou com o oring de vedação do municiamento dilatando demais, por isso os primeiros tiros saem melhores ou então a bucha do pistão por algum motivo específico.

 

Note que o primeiro grupo foi ok, depois parece que vai perdendo pressão, existe uma dispersão horizontal também, afinal o chumbo perde a velocidade ideal pro passo de raia do cano e peso, como sempre falamos aquí, inúmeros fatores.

 

Mas antes de gastar os chumbos, consiga um cronógrafo, ele é fundamental para verificar a saúde da carabina.

 

Na minha opinião as empresas deveriam dar de brinde pequenos cronógrafos como os Combros, junto com as carabinas (sonho eu sei), são fundamentais.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao contrário, os tiros de MA é que vão falar tudo sobre a carabina.

 

Tenho uma HT que não agrupa com luneta, não adianta, mas na MA vai muito bem.

Raufemann, a que você atribuiria esse comportamento?

HW 77 K 4.5 FAC Original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que conheço poucos atiradores de carabinas de pressão, e os que conheço, estão pouco se importando com agrupamentos.

Sou até atirador (CAC), mas no clube, o pessoal só quer saber de pistola.

 

Como disse, fiz poucos testes, e devo fazer mais para tirar conclusões, mas até agora, se fosse para eu dar um palpite, diria que a carabina está variando a potência.

Dá até vontade de comprar um cronógrafo só para tirar a prova, mas está muito caro.

 

Assim que fizer mais tiros, atualizo vocês.

 

P.S.: Gostaria de agradecer a todos pela boa vontade de ajudar. Realmente me surpreendi com o fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que conheço poucos atiradores de carabinas de pressão, e os que conheço, estão pouco se importando com agrupamentos.

Sou até atirador (CAC), mas no clube, o pessoal só quer saber de pistola.

 

Como disse, fiz poucos testes, e devo fazer mais para tirar conclusões, mas até agora, se fosse para eu dar um palpite, diria que a carabina está variando a potência.

Dá até vontade de comprar um cronógrafo só para tirar a prova, mas está muito caro.

 

Assim que fizer mais tiros, atualizo vocês.

 

P.S.: Gostaria de agradecer a todos pela boa vontade de ajudar. Realmente me surpreendi com o fórum.

Estamos aqui pra ajudar.

 

Quem sabe alguém no clube que pratique arco e flecha tenha o cronógrafo, para eles é muito importante.

 

Também acho que está variando.

 

Raufemann, a que você atribuiria esse comportamento?

Certeza que ela está variando potência, o lance é descobrir o quanto e porque GBJ.

 

É aquele lance pra fazer com paciência hehehe

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do vazamento o chumbo que ele tá usando não ajuda muito. Lunetas, como diz um certo Coronél são hipócritas, e também melindrosas e sensíveis, tenho 3 todas de primeira linha, só uso se quero atirar acima de 40 metros, até essa distância se enxergo o alvo é mira aberta, tiro dado alvo acertado. Já me iludi com lunetas e hoje sou adepto da mira aberta sem dúvida, abraços.

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje deu tempo de fazer alguns testes mais responsáveis.

Como ainda não comprei um sandbag descente, usei um saco de arroz. Isto me foi sugerido pelo Antonio Claudemir e funcionou muito bem.

E como já havia comentado antes, apoiei melhor o cotovelo. Assim, a arma ficou bem firme e quase sem tremer.

 

Seguem os resultados:

 

Luneta Nikko 4x32AO

Distância de 20 metros

Todos os grupos com 6 tiros

Algum vento aleatório.

Sentado e apoiado em uma mesa com "ricebag"!

 

198m.jpg

 

Ignorei alguns flyers para marcar os grupos em vermelho.

Dá pra notar uma melhora incrível na dispersão vertical.

Como sugerido, testei também a distancias menores, mas qualquer coisa abaixo de 15 metros fica com furo único, então nem coloquei.

 

Os resultados de hoje indicam existe grande chace que o apoio seja o realmente problema.

Dá pra melhorar ainda mais o apoio, com uma mesa mais firme (a de hoje estava meio balançante!) e um sandbad.

Também notei que o POI muda drasticamente quando vario a distância do olho para a luneta, mesmo regulando o paralaxe. Talvez marcar um ponto para apoiar a bochecha seja uma boa.

 

Acredito que ainda não achei o melhor chumbo para esta carabina. A princípio, gostaria de testar JSB Heavy e H&N Sniper Medium por causa de seus altos coeficientes balísticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje deu tempo de fazer alguns testes mais responsáveis.

Como ainda não comprei um sandbag descente, usei um saco de arroz. Isto me foi sugerido pelo Antonio Claudemir e funcionou muito bem.

E como já havia comentado antes, apoiei melhor o cotovelo. Assim, a arma ficou bem firme e quase sem tremer.

 

Seguem os resultados:

 

Luneta Nikko 4x32AO

Distância de 20 metros

Todos os grupos com 6 tiros

Algum vento aleatório.

Sentado e apoiado em uma mesa com "ricebag"!

 

198m.jpg

 

Ignorei alguns flyers para marcar os grupos em vermelho.

Dá pra notar uma melhora incrível na dispersão vertical.

Como sugerido, testei também a distancias menores, mas qualquer coisa abaixo de 15 metros fica com furo único, então nem coloquei.

 

Os resultados de hoje indicam existe grande chace que o apoio seja o realmente problema.

Dá pra melhorar ainda mais o apoio, com uma mesa mais firme (a de hoje estava meio balançante!) e um sandbad.

Também notei que o POI muda drasticamente quando vario a distância do olho para a luneta, mesmo regulando o paralaxe. Talvez marcar um ponto para apoiar a bochecha seja uma boa.

 

Acredito que ainda não achei o melhor chumbo para esta carabina. A princípio, gostaria de testar JSB Heavy e H&N Sniper Medium por causa de seus altos coeficientes balísticos.

Sinceramente, os grupos estão ótimos.

 

Acho que todos os chumbos foram muito bem nela.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raufemann Fritz, lembrei de uma cervejaria em Monte Verde/MG com o mesmo nome que o seu, Fritz. Fazem uma cerveja de trigo ótima. :cheers:

 

Obrigado pelo elogio. Para que saiba, não sei se tenho arma ou perícia para isto, mas meu objetivo é fazer grupos de 20 - 25mm a 30 metros.

Ou seja, gostaria de fazer a 30 metros, o que faço hoje a 20 metros. Com este desempenho, ficaria feliz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Como sugerido, testei também a distancias menores, mas qualquer coisa abaixo de 15 metros fica com furo único, então nem coloquei.

 

O conjunto carabina e luneta estão OK.

 

 

 

Dá pra melhorar ainda mais o apoio, com uma mesa mais firme (a de hoje estava meio balançante!) e um sandbad.

 

 

 

Os resultados de hoje indicam existe grande chace que o apoio seja o realmente problema. Dá pra melhorar ainda mais o apoio, com uma mesa mais firme (a de hoje estava meio balançante!) e um sandbad. Também notei que o POI muda drasticamente quando vario a distância do olho para a luneta, mesmo regulando o paralaxe. Talvez marcar um ponto para apoiar a bochecha seja uma boa.

 

Resumindo: tudo indica que o problema está no conjunto atirador + apoio adequado (sandbad sempre dá ruim melhor usar um sandbag .... Rsrssss, desculpe-me, não resisti à piada)

 

A mesa e o banquinho não podem ser estas de prástico (assim como bloco do cano). No mais, treino, muito treino

  • +1 2

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raufemann Fritz, lembrei de uma cervejaria em Monte Verde/MG com o mesmo nome que o seu, Fritz. Fazem uma cerveja de trigo ótima. :cheers:

 

Obrigado pelo elogio. Para que saiba, não sei se tenho arma ou perícia para isto, mas meu objetivo é fazer grupos de 20 - 25mm a 30 metros.

Ou seja, gostaria de fazer a 30 metros, o que faço hoje a 20 metros. Com este desempenho, ficaria feliz!

Agradeço hehehe.

 

Mas o Frit é zoeira da cacalhada por causa da origem alemã kkkkkkkk.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante