Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

" twist rate " - Air Arms e Weihrauch


Posts Recomendados

Gostaria de conhecer o giro do chumbo (passo do raiamento) das seguintes carabinas:

TX 200 - cano 335 mm

Pro Sport - cano 243 mm - ou da TX 200 HC - cano 243 mm

Weihrauch HW 97 K - cano 300 mm

Weihrauch HW 77 - cano 470 mm

Weihrauch HW 77 K - cano 370 mm

Se possível, também o diâmetro do "transfer-port"

Quem as possui, fico grato se pudessem postar essas informações.

Editado por Edgar Minarello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Infelizmente, nada de concreto acerca do assunto. Em Tempo, obrigado ao Flávio Vieira pela atenção.

Enviei consultas às fábricas (AA e Weihrauch) das quais houveram as respostas;

AA - acusou o recebimento (automático) e nada respondeu;

Weihrauch - informou que o solicitado deveria ser tratado com seus representantes no Brasil: um deles respondeu que não tem essa informação (ponto e parou por aí) (???) ... o outro sequer respondeu aos 03 (tres) email(s) ??? melhor nem nominá-los...

Talvez seja melhor perguntar apenas se as B 19 (dentre outras) são boas compras.... Acho que estou querendo demais....

Abraço

Editado por Edgar Minarello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

realmente é um questionamento complicado e não tenho base alguma para ajudar... só sei que tem um comparativo bacana no forum sobre a TX200 e a HW97... só não sei onde e não lembro quem postou, mas li e sei que foi bem completo...

 

Abraço e boa sorte!

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro de ter lido a reportagem na revista Magnum em que o sujeito fazia um molde da alma do cano para medição.

Ele tampava bem a culatra do cano (com uma rolha bem funda), colocava um tanto de chumbo derretido dentro, esperava esfriar e depois retirava o tarugo de chumbo com uma vara de limpeza.

Acho que dá para reproduzir com parafina...

 

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

  • +1 2

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, o tópico que você citou creio que seja esse:

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/4634-tx200-mkiii-x-hw97kl-comparativo-by-mussy-pai/

 

Bruno; uma das maneiras mais fáceis de fazer esse medição é apresentada no trecho de uma matéria, obtida no site Armas On-line, abaixo transcrito:

 

Existe um sistema bem simples para se estabelecer qual é o passo de raiamento empregado em determinado cano. Lança-se mão de um varão de limpeza, munido de uma escova prefencialmente de metal, compatível com o calibre da arma e que entre pelo cano a uma razoável pressão. Percebe-se ao limpar o cano com esse varão que o mesmo rotaciona na ida e na volta, pois as cerdas da escova estão acompanhando o raiamento.

Com a arma fixa em uma bancada, introduzimos totalmente a escova da vareta pela boca do cano, até que esteja totalmente envolvida. Marca-se com uma caneta porosa o ponto de referência inicial própria vareta, bem junto à boca do cano. Na parte posterior da vareta, perto de seu cabo, coloca-se um pedaço de papel adesivo (etiqueta auto colante) formando uma espécie de bandeirola, bem na posição vertical. Começa-se então a introduzir a vareta pelo cano adentro, observando-se o giro da bandeira. Quando a mesma completar uma volta, marca-se na vareta outro ponto, junto à boca do cano e retira-se a vareta.

dsc002461.jpg?w=678&h=211

Acima, exemplo de vareta para medir passo de raia, com bandeirola feita de etiqueta auto-adesiva

Mede-se agora a distância entre os dois pontos marcados, que corresponde à um passo completo da raia, ou seja, a distância que o projétil percorre para que dê uma volta completa em torno de si mesmo.

Abraço;

Editado por Edgar Minarello
  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Edgar, me quebraste as pernas rsrsrsrsrs, como te disse ia tentar medir o passo do raiamento da 77k, não tinha ideia de como fazer e agora vendo este teu post ficou pior a coisa kkkkk, vou ver se improviso um varão, não tenho um de limpeza (limpo o cano com o velho e bom nylon e pano) ou encontrar uma outra forma, sigo tentando ajudar, abraços.

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

esse mesmo... um tópico muito completo p quem está em dúvida entre as carabinas, mas acho que esse não é o seu caso... rs...

 

gostei da sua postagem sobre como medir o passo com vareta de limpeza... muito bacana... sobre encher o cano com chumbo, fiquei na dúvida se não poderia danificar o raiamento...

 

Abraço a todos!

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei em um site gringo uma formula para calcular o passo da arma.

http://www.chuckhawks.com/twist_formula.gif

Lembrando que o resultado e em polegadas.

Editado por ASC_CUIABA

Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las.

Sêneca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia companheiros.

 

Estou acompanhando o assunto.

 

Mas ainda tenho algumas dúvidas:

 

1 - O "twist rate" seria o giro do projétil fora do cano da arma?

 

2 - O passo do raiamento não necessariamente acompanharia, ou seja, seria o mesmo, do "twist rate"?

 

3 - A potência/compressão produzida na câmara influenciaria o "twist rate"? Ou seja, duas potencias diferentes impulsionando projeteis no mesmo cano teriam "twist rate" diferentes?

 

Acho que para definir o "twst rate" uma forma seria através de câmeras de "slow motion" que poderiam gravar o chumbo sendo propelido com uma pequena marca, quando ela fizesse uma volta completa, observaria-se a distancia.

 

Tem um post do companheiro Tony Gun que ele colou um vídeo de super slow de vários projeteis, no curso do vídeo, entre 4:25 e 4:53 minutos tem um chumbo de cabeça chata.

 

Logo nos primeiros instantes quando ele aravessa um alvo de papel dá pra ver pelas marcas do raiamento um pequeno deslocamento em sentido horário, isso não define números, apenas seria uma maneira de verificação empírica do "twist rate".

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/13695-super-slow/

 

No post eu até fiz uma pergunta relacionada ao assunto...

 

Até mais

CARABINAS: GOSTO DE TODAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marvin, vamos tentar esclarecer:

1. "twist rate" é o quanto o chumbo precisa percorrer para dar uma volta sobre seu eixo; exemplo expresso em polegada - 1:17 = quer dizer que o chumbo terá que percorrer dezessete polegadas dentro do cano para dar uma volta completa sobre seu eixo; existem outros 1:15 - 1:16,5 ...

2. referem-se ao mesmo assunto (idiomas diferentes apenas);

3. Não; a potência/compressão da câmara não irá alterar o "twist rate", pois ele é fixo e concebido conforme o fabricante do cano, inclusive se de giro direito ou esquerdo;

O que pode alterar o comportamento da ação dentro da câmara de compressão é o diâmetro e curso do pistão e o diâmetro do "transfer port" (furo por onde sai o ar da câmara).

 

Unzioto;

Tenha fé e paciência que logo você consegue fazer a medição. Grato pelo interesse;

Abraços

Edgar Minarello

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marvin, vamos tentar esclarecer:

1. "twist rate" é o quanto o chumbo precisa percorrer para dar uma volta sobre seu eixo; exemplo expresso em polegada - 1:17 = quer dizer que o chumbo terá que percorrer dezessete polegadas dentro do cano para dar uma volta completa sobre seu eixo; existem outros 1:15 - 1:16,5 ...

2. referem-se ao mesmo assunto (idiomas diferentes apenas);

3. Não; a potência/compressão da câmara não irá alterar o "twist rate", pois ele é fixo e concebido conforme o fabricante do cano, inclusive se de giro direito ou esquerdo;

O que pode alterar o comportamento da ação dentro da câmara de compressão é o diâmetro e curso do pistão e o diâmetro do "transfer port" (furo por onde sai o ar da câmara).

 

Unzioto;

Tenha fé e paciência que logo você consegue fazer a medição. Grato pelo interesse;

Abraços

Edgar Minarello

 

Valeu pelo esclarecimento.

 

Assim até o momento o assunto "gira em torno" (hehehehe) da balística interior, ou seja, dentro da arma.

 

Mas na opinião de vocês, falando de balística Exterior o "twist rate" interno seria o mesmo do externo, fora da boca do cano? porque?

 

hehehehe sem querer ser chato. :rolleyes:

CARABINAS: GOSTO DE TODAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me perguntei a mesma coisa Marvin e no achismo cientìfico acredito que seja o mesmo até o chumbo começar a perder velocidade, teoricamente iria diminuir, mas como disse é no achismo cientìfico, abraços

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá; também dentro do raciocínio não científico:

- entendo que o "twist rate" do chumbo, após a saída do cano se torne menor (passaria de 1:17 para 1:15 ou outro número menor). Nesse raciocínio, busco amparo na lógica que o projétil ao deixar o cano não tem mais o atrito das raias e consequentemente o giro tenderia a aumentar até um determinado curso, após o qual a situação seria reversa;

Será mesmo ?

Peço ajuda aos "universitários", porém sem fórmulas mirabolantes...

Editado por Edgar Minarello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante