Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

HW77 5.5 FAC - Potência/VO


Posts Recomendados

Pessoal, minha HW 77 foi comprada nova e está agora com aproximadamente 500 disparos.

 

Consegui cronografá-la e o resultado está dando em média 180m/s (ou 590 fps), usando JBS de 15.89 grains.

 

No site o fabricante indica 230 m/s. Sei que deve-se dar o desconto da propaganda, do tipo e peso de chumbo, do fato de ser testada com a mola novinha etc., mas pergunto: estes 180m/s parecem OK para vocês?

 

Considerando estes resultados, ela está dando 12.29 ft/lb, ou 16.66 Joules.

Editado por GBJ

HW 77 K 4.5 FAC Original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GBJ,

As HWs tem molas de 16 e 23 joules. Pela velocidade indicada a sua está com 16 joules.

Com 16 joules ela fica muito mansa e muito mais precisa.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Cyntra.

 

A dúvida surgiu pelo fato de ela ter sido vendida como FAC. No meu entendimento, isso significa que ela deveria estar com a mola de maior potência, não?

Editado por GBJ

HW 77 K 4.5 FAC Original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GBJ,

 

Tive uma HW 77 em 5,5mm e obtinha os mesmos resultados, entretanto, não obtinha precisão nesta velocidade.

Após algumas alterações, inclusive mola Fac, vendi a mesma e adquiri uma no calibre 4,5 mm.

 

A 4,5 atira a 720 FPS com JSB Heavy e tem a precisão que eu esperava.

 

Att

Steyr HFT 2014 4,5
Weihrauch HW 97k 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cyntra, eu estava entendendo que, no caso da HW77, o termo FAC significava mola de 23 J exclusivamente. A questão era saber o que esperar, e saber se eu tinha recebido o que comprei de fato. Obrigado pelo esclarecimento.

 

Marcos43, sou atirador iniciante, minha técnica ainda é precária e não tenho muita base para comparações. Usando esta carabina, consegui agrupar 10 tiros todos no centro (no "10") de um alvo de 14x14 a 25 metros. Isso é bom, regular ou ruim?

 

Para mim foi ótimo, mas, como disse, não tenho com o que comparar... E confesso que consegui isto apenas uma vez neste dia. Depois disso sempre escapava algum tiro para a linha do "9".

HW 77 K 4.5 FAC Original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for a FAC tem que ter um símbolo F dentro de um pentágono perto do nome e calibre dela.

 

Que eu saiba a FAC teria que dar pelo menos 20J.

 

Att.

Raufemann

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raufemann, agora complicou. :-)

 

Ela de fato não tem a marcação que você indicou. Porém, na identificação colada na caixa (número de série, modelo, etc.), há a designação "FAC".

HW 77 K 4.5 FAC Original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raufemann, agora complicou. :-)

 

Ela de fato não tem a marcação que você indicou. Porém, na identificação colada na caixa (número de série, modelo, etc.), há a designação "FAC".

 

E o número de série da caixa bate com o da carabina?

 

A etiqueta da caixa referida é etiqueta da HW ou de alguma loja?

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia !

Tenho esta dúvida também. Tenho uma HW 98 4.5, que vem com 22 j e vou instalar um KIT Vortek 16 J. Perderá potencia e ganhará precisao, ok? Nos 22 J é potente, mas imprecisa. consta de fábrica 290 ms. Nao sei quanto ficar´com o Kit.

Se o comportamento da HW 98 for igual ao da 77/97, embora venha com mola de 22/23 joules, na realidade não alcança isso.

A minha 97K, veio com mola de 23 joules, depois de passada no cronógrafo deu 18,5 joules.

O Kit Vortek pode chegar aos 16 joules sem o uso dos espaçadores, se não alcançar os 16joules, será necessário usar os espaçadores para chegar à energia pretendida.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o número de série da caixa bate com o da carabina?

 

A etiqueta da caixa referida é etiqueta da HW ou de alguma loja?

 

Tanto a caixa quanto a etiqueta são as originais da HW mesmo, e o número de série bate também.

HW 77 K 4.5 FAC Original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raufemann, agora complicou. :-)

 

Ela de fato não tem a marcação que você indicou. Porém, na identificação colada na caixa (número de série, modelo, etc.), há a designação "FAC".

.

As carabinas vendidas na Alemanha são de 7,5 joules, No Reino Unido estão limitadas ao máximo de 12 ft/lbs, equivalente a 16 joules. Ainda não vi o que determina até quantos Joules é FAC e a partir de quantos Joules passa a ser Extra FAC.

.

Em alguns modelos de pcp da Air Arms vem a indicação de Extra FAC, principalmente nos modelos S 410/510.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cyntra, há também a possibilidade de ter ocorrido algum equívoco na montagem ou na etiqueta da caixa. Quando questionei o lojista, ele disse que as armas importadas para o Brasil vêm com a potência "cheia", ou seja, com mola em torno de 23J.

 

Neste caso, o termo FAC nas HW quer realmente dizer "molas de 23 J". Mas, de repente, a minha veio com uma de 16 por algum engano. É uma possibilidade.

HW 77 K 4.5 FAC Original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto a caixa quanto a etiqueta são as originais da HW mesmo, e o número de série bate também.

 

Então é o referido modelo sim.

 

Tente outro chumbo, mais leve e mais aerodinâmico, se o resultado passar um pouco dos 16J está nos conformes sim.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente outro chumbo, mais leve e mais aerodinâmico, se o resultado passar um pouco dos 16J está nos conformes sim.

X2

.

Outro detalhe, essas carabinas tendem a aumentar um pouco a potência, após cerca de 1.000 disparos. Aumenta um pouco, estabiliza e fica mais macia para armar.

.

Muitas vezes a bucha vem justa demais e isso ocasiona a perda de velocidade.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

X2

 

Então é o referido modelo sim.

 

Tente outro chumbo, mais leve e mais aerodinâmico, se o resultado passar um pouco dos 16J está nos conformes sim.

 

 

Especificando melhor, estou usando este: JBS Exact Jumbo 1.030g / 15.89 grains

 

Este seria considerado um chumbo médio ou pesado?

 

Vou testar outros conforme sugestão, mas só para matar esta curiosidade a respeito da potência. Na questão de agrupamentos, ela gostou desse aí. Exigente...

HW 77 K 4.5 FAC Original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi um vídeo no youtube que o cara tem uma HW 97KT 5,5 e a carabina dele está com 11,5 FT/LBS, Abaixo dos 16 joules. O chumbo que ele usa é o H&N Field Target Trophy 5,53, esse chumbo pesa 14,6 grains. A VO dele em torno de 175/180 m/s.

Ele usa a carabina para fins não permitidos no Brasil e acerta os alvos a longas distâncias.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há por aí alguma confusão quanto á potência das HW....

 

o F dentro do pentágono não significa FAC mas sim "FREI" ( livre em alemão)

 

estas HW com F são aquelas que são preparadas para venda livre no mercado alemão o que quer dizer que têm no máximo 7.5 J

 

a HW prepara outras para o mercado inglês ( que é um mercado importante para a HW) com potência de 12.2 fts/ lbs ou seja cerca de 16 J que são de venda livre - em Inglaterra

 

esta versão inglesa dos 16J já não tem o F no pentágono....

 

na Inglaterra as Springer se tiverem mais de 16 J são chamadas FAC ( Firearms Certificate) ou seja são consideradas armas de fogo e necessitam de licença de uso e porte de arma

 

o termo XtraFAC não é oficial ( não existe esse termo na Lei..) simplesmente é um termo usado coloquialmente ,entre atiradores, para indicar armas de muita elevada potência - acima de 28/30J ( normalmente são PCP as armas de chumbo que atingem estas potências...)

 

 

pela minha experiência uma HW com o F no pentágono ( potência de 7.5 j na Alemanha) pode ser passada para potências maiores como sejam os 16J trocando a mola mas para passar para o máximo de potência ( uns 19/20 Joules no 4.5 e 22/23J no 5.5) creio que é melhor comprar as que não tem o F ( as verdadeiras FAC)

 

eu já vi várias compradas na Alemanha ( com F) e compradas em Espanha ( sem F) e as que são vendidas em Espanha atingem mais facilmente o máximo de potência....

 

eu não tenho certeza a 100% mas penso que isso tenha ver com o diâmetro do transfer- port ,eu acredito que a HW também diferencia as armas neste aspeto em relação aos vários mercados a que são destinadas....

Opa, erro meu então.

 

Valeu netby.

 

Realmente na minha não tem F ou FAC tem só a potência descrita 41J.

 

Quase que eu já estava passando uma puta informação errada.

 

Foi mal galera.

  • +1 1

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Netby,

Excelente post, leva +1 pontinho.

A respeito de molas de HW, quais são as de maior durabilidade e que mais tempo conservam a energia?

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cyntra

 

as molas originais da HW não têm uma grande qualidade

é preciso notar que a HW embora tenha um projeto de construção excelente nas armas que produz ( caso do gatilho Rekord ) as nos últimos anos ele têm cortado muito em termos custos de produção

 

de notar que a Air Arms e as Dianas por exemplo são mais caras ( em alguns modelos bem mais caras...) na origem que as HW

e a mão de obra na Alemanha não é barata...daí que as poupanças tenham que ser feitas em outros lados....

 

as melhores molas para as HW são as do Macari ou então as Vmach..

 

mas as mais duráveis ( têm fama de poderem estar comprimidas por longo tempo sem perder elasticidade..) devem ser as Titan XS ( fabricadas na Suécia com o excelente aço sueco de liga cromo/molibdénio) e que têm uma capa externa em Teflon( que evita o uso de lubrificante na mola caso se queira...)

  • +1 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Netby, +1 para você.

.

Essas molas titan XS tem a indicação de energia nelas? 16j, 22j, ou tem que ser cortadas para alcançar a energia desejada?

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As Titan XS deixam arma com mais potência que as molas do Macari ou as VMach ( e mais que as de origem também)

 

pelo que sei elas dão para usar como vêm.... só que devem entrar com mais um pouco de pré- compressão ( é necessário sempre o compressor de molas)

 

mas quem quiser diminuir um pouco a potência pode sempre eliminar meio elo ou um elo inteiro por exemplo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho essa envolvida com camisa de teflon são as do Kit Pro guide Voltex...a camisa fica envolta sobre a mola externamente para fora do pistão ..qdo comprimida adentram internamente...os tiros são muito silenciosos e macios...nem precisam de compressores de mola para montar. Eu comprei uma dessa mola XS para minha HW97 ficou muito forte e dura de armar-la....mesmo encamisando com a camisa de metal do kit V-Match ainda vibrava nos tiros...troquei pelo Kit Pro Guide 12 libras ou 16 joules foi da água para o vinho...

Editado por Rui Saiki

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boas netbay, eu tenho uma HW77 e uma HW50 ambas com 16j e estou a pensar trocar as molas de origem das duas armas mas não sei quais as molas ideais nem onde encontrar, a Mundilar acho que não tem, pelo menos não consta na pagina.

Onde é que poderei encontrar e que preços poderá rondar cada mola?

balaziosdearcomprimido.blogspot.pt Feinwerkbau FWB 300s + Hawke Vantage 4-12X40 AO HW 50s + Hawke Varmint 6-24X44 SF<p>Air Arms TX200 + Falcon 10-50X60

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas netbay, eu tenho uma HW77 e uma HW50 ambas com 16j e estou a pensar trocar as molas de origem das duas armas mas não sei quais as molas ideais nem onde encontrar, a Mundilar acho que não tem, pelo menos não consta na pagina.

Onde é que poderei encontrar e que preços poderá rondar cada mola?

 

Cara para você que está na Europa é muito mais fácil. Agora se pensa em trocar a potência da 77 para FAC aproveite o coloque um kit v mach ou maccari

http://www.airrifleheadquarters.com/page/page/251327.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas netbay, eu tenho uma HW77 e uma HW50 ambas com 16j e estou a pensar trocar as molas de origem das duas armas mas não sei quais as molas ideais nem onde encontrar, a Mundilar acho que não tem, pelo menos não consta na pagina.

Onde é que poderei encontrar e que preços poderá rondar cada mola?

 

As molas Titan XS podem ser compradas por exemplo no ebay.uk

 

http://www.ebay.co.uk/itm/Titan-XS-Mainspring-/181953125712?var=&hash=item2a5d405d50:m:m02FWQAFQjqw7ocDva5l0cw

 

lá explica os modelos e inclusive algumas lojas tem as medidas das molas

 

faz uma pesquisa por " Titan XS mainspring" que aparecem várias lojas que enviam para Portugal

 

o preço está em libras só fazendo a conversão mas com os portes de envio cada mola não fica por menos de 30 euros.....

 

as molas do Maccari são também muito boas ( e devem ficar mais baratas,,) mas só comprando no site indicado acima pelo Pedro

mas demoram um pouco a chegar pois é um site americano....

 

o Macari também vende os kits completos de tunning ,que devem custar uns 100 euros +-

 

os Kits VMach dá para comprar no

 

http://airgunbuyer.com/

 

são muito bons mas custam uns 130 euros ( talvez um pouco mais..) contando com o frete de envio..........

Editado por netby
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

eu não tenho certeza a 100% mas penso que isso tenha ver com o diâmetro do transfer- port ,eu acredito que a HW também diferencia as armas neste aspeto em relação aos vários mercados a que são destinadas....

Olá Daniel, (cá) boa noite !

Tem como confirmar se de fato há diferença no diâmetro do transfer-port e, se houver, quais seriam essas medidas ?

Por gentileza, confirme também se possível, o diâmetro interno da câmara e curso do pistão.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olá Daniel, (cá) boa noite !

Tem como confirmar se de fato há diferença no diâmetro do transfer-port e, se houver, quais seriam essas medidas ?

Por gentileza, confirme também se possível, o diâmetro interno da câmara e curso do pistão.

Abraço

 

 

Edgar não posso confirmar isso

 

é só no achismo mesmo,pois já vi HW 97k compradas na Alemanha ( com o F no pentágono) e HW97k compradas na Espanha ( sem o F) e as vendidas na Alemanha mesmo trocando a mola de 7.5 J para uma FAC o VO fica menos que as FAC vendidas na Espanha...

 

também comprei uma Diana 350 Magnum 4.5 nas Alemanha ( com F) e depois fiz a alteração para FAC ( no caso da Diana 350 Magnum além de levar uma mola maior também tem que levar um pistão FAC pois o pistão dela na versão alemã é bem mais comprido que o pistão FAC) e ela ficou com 250 metros/ segundo....

 

por isso eu presumo que as springers vendidas na Alemanha ( todas com 7.5 J de potência legal) têm algumas alterações mecânicas para reduzir a potência que pode ir para além de uma simples mola mais curta......

 

quanto ao transfer-port das HW 97 não tenho como comparar; a HW não fornece essa informação: a minha HW97K comprada na Alemanha ( com F portanto) o diâmetro do transfer-port era de 3.2 mm medido com paquímetro

Editado por netby
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pelo retorno;

De fato, algumas alterações fazem muita diferença no resultado final. Apenas a mola não traria tantas melhorias (ou piora).

Sobre o diâmetro e curso, saberia dizer se é de 26mm x 81 mm, respectivamente ?

Não sei Edgar

 

já não tenho a HW97 k e também nunca tirei as medidas...

mas o diâmetro deve ser mesmo 26mm pois é esse o diâmetro da bucha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante