Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Teste de chumbos match - sugestões e critérios de teste


Rogério Saran

Posts Recomendados

Bom dia a todos.

 

Comecei a testar alguns chumbos para avaliar qual funciona melhor com minha arma e a idéia evoluiu para um teste um pouco mais abrangente.

 

O que testar?

===========

A idéia é avaliar somente chumbos match, o que já cobre uma boa quantidade de opções e para o qual tenho condições de teste razoáveis.

 

Postei recentemente aqui no fórum um anúncio para compra dos chumbos que pensei em testar e recebi algumas sugestões. Ainda não tenho boa parte da lista, então conto com os foristas para me ajudar a conseguir esses chumbos.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/12794-compro-chumbos-para-teste/

 

Recebi algumas sugestões e aqui segue a lista completa. Ainda preciso de vários dos chumbos, assinalados com (*).

 

*H&N Finale Match Rifle
*H&N Finale Match Pistol
*H&N Match Rifle
*H&N Match Pistol
*H&N Sport
H&N Econ
H&N Excite

*JSB Match Light
JSB Match Medium
JSB Match Heavy (S100)

RWS R10 Rifle
RWS R10 Pistol
RWS Meisterkugeln

*RWS Meisterkugeln Pistol

*Holme
*Qiang Yuan

Gamo Match
*Gamo Pro Match
*Rossi Match
*Rossi Diabolo
*Technogum Vetor

 

Alguns foristas devem notar o IV alto de certas amostras... mas a essa altura, toda sugestão é bem-vinda. Se tudo correr bem nas sessões de teste ficará fácil adicionar um ou outro chumbo.

 

Alguns dos chumbos acima são difíceis de encontrar. Se ficar complicado, ficam de fora. Afinal, não adianta funcionar bem se ninguém acha para comprar.

 

 

Formato do teste

==============

Aqui pensando alto para estimular sugestões.

 

A idéia do teste é avaliar o comportamento da arma e a qualidade da munição. Comportamento da arma é assunto muito particular - talvez se aplique, com reservas, para quem também tem uma HW30.

 

Já qualidade é tema de interesse geral. Certos produtos são bem mais regulares que outros e isso se reflete nos preços - mas não se reflete sempre e podemos encontrar coisa boa com preço razoável.

 

Pensei então nos seguintes testes:

 

a) Pesagem.

 

Com uma balança de 0,01g, verificar um lote de cada produto e contar a variação de peso. Já ensaiei esse teste e parece bem viável.

 

 

b) Dimensões.

 

Idem, medida da cabeça/saia de cada produto, agrupando pelas diferenças dimensionais. Não testei isso ainda.

 

 

c) Velocidade.

 

Medição com cronógrafo da velocidade da arma com 10 disparos, para avaliar a variação.

 

 

d) Tiro apoiado.

 

Agrupamento de 10 tiros com cada produto, usando um sandbag em condições devidamente "ensaiadas". A idéia é simular de alguma forma as condições de teste de armas de competição, respeitando porém o fato de ser uma arma de mola, que tem suas peculiaridades.

 

Nesse teste iremos medir o tamanho do grupo.

 

 

e) Tiro apoiado, selecionado.

 

Agora é repetir o teste de tiro, porém pesando e medindo a munição. Será que esse procedimento seria o bastante para afetar muito o resultado? Não é trabalhoso demais e valeria a pena numa competição.

 

 

f) Tiro em pé, sem apoio.

 

Esse é o teste mais complicado, um resultado regular depende demais do atirador.

 

Vai demorar um pouco, mas conto em medir o resultado obtido com diferentes produtos em sucessivas simulações de prova.

 

Fiz isso recentemente com meia dúzia de chumbos diferentes. Testei cada um simulando 8 a 20 sessões de 300 pontos.

 

O resultado é perceptível - uma diferença de 2-3% na pontuação. Parece pouco, mas em papel 10m isso representa de 6 a 9 pontos do total de 300.

 

 

Agradeço qualquer sugestão sobre o teste, seja sobre o que vai ser testado, como e detalhes das medições.

 

Um abraço,

 

*Saran

 

 

 

 

--

Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa dia.

 

Sobre a forma dos disparos, entendo que para se ter resultados sobre a qualidade dos chumbos, é melhor a carabina estar muito bem apoiada em uma estativa para tiro, assim os resultados teriam menos influências do atirador.

 

Desta forma se verificaria o casamento arma/chumbo.

 

Usando este apoio, poderia se verificar as distâncias de 10m, 25, 50m... e as resultantes. (considerando que as condições climáticas sejam parecidas).

 

Abç.

Peace for the world

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saran..... vc quer saber quais os melhores chumbos..... alguns mais baratos, podem ter excelentes agrupamentos, mas sempre terão aquele fdp (fora de padrão) como já citaram alguns colegas pra estragar tudo. Servem bem para treinar, apesar de deixar vc meio desanimado com os flyers.

 

Uma outra questão é...... alguns dos chumbos que vc citou, tem até umas 4 variantes em medidas ou peso. Prepara seu bolso.....rsss

 

Último detalhe: quanto faço testes a 10m, muitos chumbos são maravilhosos, fazendo agrupamentos de menos de 10mm com facilidade, já aos 20m, começamos a separar "homens de meninos". As diferenças são gritantes mesmo. Nunca testei a mais do que isso, pois acredito que fatores externos influenciariam mais do que o chumbo em si. Não sei se faz sentido se preocupar com isso, mas psicolgicamente eu prefiro ter certeza que estou com o melhor chumbo e saber que o erro foi meu, e não da carabina ou do chumbo. Para piorar, alguns chumbos vão melhor com o cano limpo, outros com o cano sujo e isso me deixava louco nos testes, tanto que escolhi uns 3 e parei por aí mesmo.....kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que perguntou:

 

Tiro à 10 metros, apoiado (apoiando sempre no mesmo ponto da arma, reduzindo o fator atirador ao mínimo) e chumbos selecionado. Se puder ser em local com pouco/nenhum vento melhor ainda (chumbos match tem uma balística horrível, tão aerodinâmico quanto uma caixa de sapatos ;) ).

 

A pesagem é ótima ideia já a medição pode dar trabalho, talvez uma seleção visual excluindo os mais "tortos" já sirva.

 

Eu acredito que selecionando assim, o resultado de chumbos mais baratos (H&N Sports, RWS Meisterkugeln) fiquem bem similares aos tops ( H&N Finale Match e RWS R10). Será???

 

Eu sugeriria verificar tamanho de grupamentos ao invés de pontuação. O tempo que você vai perder ajustando a mira a cada troca de chumbos vai tomar tempo, já testei JSB Match Heavy, RWS R10 e H&N Sports aqui na HW30, apesar de mesmo peso cada um concentrava em um lugar do alvo, mas todos com ótimos grupamentos.

 

Enfim, sugestões, boa sorte com o teste!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma observação não rigorosa. Nas minhas carabinas ele vai bem.

eu costumo usar Rossi Match. Ele não é caro e agrupa bem

ALBERTO FEDERMAN NETO,

albfneto

Ribeirão Preto, S.P.

Armas de Pressão:

Uma Velha Urko II (Brasil), uma Carabina BAM B-3-3, Cano Fixo, 5,5 mm (China);

Uma Carabina Fiora 4,5 mm (Brasil) e uma Pistola Browning Mark III URX

(EUA, mas fabricada em Formosa,Taiwan)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto e Elvio, vocês tocaram no ponto chave. O chumbo não precisa ser o melhor para se "entender" com a arma, mas a regularidade dos produtos afeta o resultado com os tais flyers.

 

Na minha arma o Rifle agrupa muito bem... mas a cada 5 ou 10 tiros sai um bem longe, não dá psrs evitar pois é tão irregular.

 

Além de descobrir o wue funciona na arma, um resultado bacana é entender a variação entre produtos e ensaiar o benefício da seleção da munição.

 

Agora, as condições de teste são um desafio. Achar o apoio correto, avaliar corretamente... tem assunto. Como o Zzeto o Kbeça comentaram, são necessários certos cuidados e mesmo assim alguns testes podem não ser conclusivos.

 

Obrigado!

--

Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

mas a cada 5 ou 10 tiros sai um bem longe, não dá psrs evitar pois é tão irregular. Além de descobrir o wue funciona na arma, um resultado bacana é entender a variação entre produtos e ensaiar o benefício da seleção da munição.

.

Rogério,

Há uma quantidade imensa de variáveis. Estávamos discutindo isso em relação a carabinas para USBR, no caso 2 HW 97K, chumbo JSB Exact Heavy 10,34 grains. Um dos fatores colocados na discussão era justamente os Flyers. Uma das possibilidades foi a questão da lubrificação, com uma certa quantidade de tiros, há um aquecimento e esse aquecimento talvez fosse o suficiente para tirar um ou mais tiros do grupo. Mas nada comprovado, apenas uma hipótese levantada.

Só de pensar nas variáveis, dá para ficar louco.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério, prossiga com o testes, especificamente tome cuidados com as condições de tiro, dê preferencia a um ambiente fechado, e um apoio fixo que não varie a posição da arma. Defina a distãncia e se atenha a ela, mas considere que existe a possibilidade de haver discrepâncias conforme se muda a mesma. Lembre sempre que as conclusões serão para a sua arma, e para o lote de chumbos testados.

Editado por Mario Tulio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto e Elvio, vocês tocaram no ponto chave. O chumbo não precisa ser o melhor para se "entender" com a arma, mas a regularidade dos produtos afeta o resultado com os tais flyers.

 

Na minha arma o Rifle agrupa muito bem... mas a cada 5 ou 10 tiros sai um bem longe, não dá psrs evitar pois é tão irregular.

 

Além de descobrir o wue funciona na arma, um resultado bacana é entender a variação entre produtos e ensaiar o benefício da seleção da munição.

 

Agora, as condições de teste são um desafio. Achar o apoio correto, avaliar corretamente... tem assunto. Como o Zzeto o Kbeça comentaram, são necessários certos cuidados e mesmo assim alguns testes podem não ser conclusivos.

 

Obrigado!

Indiferente aos resultados, vc ja nos causou grande curiosidade! Estamos no aguardo! Abracos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

Rogério,

Há uma quantidade imensa de variáveis. Estávamos discutindo isso em relação a carabinas para USBR, no caso 2 HW 97K, chumbo JSB Exact Heavy 10,34 grains. Um dos fatores colocados na discussão era justamente os Flyers. Uma das possibilidades foi a questão da lubrificação, com uma certa quantidade de tiros, há um aquecimento e esse aquecimento talvez fosse o suficiente para tirar um ou mais tiros do grupo. Mas nada comprovado, apenas uma hipótese levantada.

Só de pensar nas variáveis, dá para ficar louco.

 

E põe louco nisso...

 

Sugestão de leitura para os masoquistas:

The Bullet's Flight (From Powder to Target) by F.W. Mann., 1909, rs

 

Métil.

Editado por MATTHEW QUIGLEY

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante