Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Locktime e chumbos


Posts Recomendados

Locktime e chumbos

Estou embatucado com essa questão e coloco aqui a pergunta para os atiradores experientes do fórum.

Nos últimos treinos de papel 10m com a Romy (HW-30S), apanhei muito. Não é tão incomum... mas há ocasiões em que fica mais difícil descobrir o que se está a fazer errado.

Notei que frequentemente tinha 2 grupos no mesmo alvo. 5 tiros em sequência, mantendo a base e a postura, alguns para cima, outros para baixo.

 

grupos.jpg

 

 

Pelo acompanhamento do disparo, suspeito que é a variação da posição da mão de apoio; se vai para a frente ou para trás na telha o comportamento da arma muda bastante. De forma geral, quando "acerto" a posição a maça de mira se mantém na posição de visada; quando "erro", noto a ligeira subida do cano no instante do disparo.

Claro, o que falta é treino. Mas o assunto me chamou a atenção por conta de algumas experiências.

Resolvi treinar com a Carmen (Cometa Fênix 400). Como tem uma mola aliviada (excelente idéia do Mauriney, que me vendeu a arma) ela é um pouco mais suave que o modelo standard e se comporta bem o suficiente. Mas mesmo assim o tranco é tamanho adulto, nem se compara com a Romy. A cada disparo noto claramente o movimento da maça de mira e é raríssimo ela se manter na visada original.

Porém...

Acerta!

Essa é a questão. Aparentemente mesmo sendo um mecanismo bem mais potente, afeta menos a trajetória do projétil que na outra arma.

Li à respeito de lock-time em postagens aqui no fórum e em outros lugares, mas não me lembro de detalhes do tema. A questão é o quanto tempo o projétil fica no cano e o quanto o tranco da arma afeta a trajetória nesse intervalo. Alguns comentam, por exemplo, a vantagem de canos curtos em armas de FT.

O que notei é que *parece* que a diferença vem do tempo até que o projétil comece a se movimentar no processo do disparo. É uma conjectura e peço ajuda e opiniões sobre o tema.

Para reforçar a suspeita: depois de 5.000 tiros com RWS Meisterkugeln (que não decepciona), tive oportunidade de testar na Romy o JSB Match (peso médio). Já usei JSB Exact com ótimo resultado e imaginava que seria bom.

O RWS MK que eu usava sempre tinha ligeira irregularidade dimensional; alguns encaixavam firmes no cano, outros com um pouco mais de facilidade. Fui testar o JSB Match e surpresa... encaixa fácil no cano, sem ficar folgado demais. Sempre igual.

E "os grupos" se transformaram "no grupo".

 

grupo.jpg

 

 

Será o caso do lock-time? Apesar de eu não ter o controle ideal na postura, mudando a munição o efeito da postura inconstante deixa de ser tão significativo?

Ouvi falar bastante sobre o efeito do curso do pistão, tamanho da câmara, peso da mola. Arma de mola é uma ciência (ou bruxaria?) então agradeço quem puder postar suas experiências.

Um abraço,

*Saran

Editado por Rogério Saran

--

Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arma de mola tem um capeta dentro.

 

Tirando isso, a diferença de mecanismo e potência podem traduzir em um lock time distinto, como você bem observou. Para resolver esse efeito, que é presente em todas as armas, o exercício a ser feito é de "Follow through", que seria manter a posição da visada por um breve momento após o disparo. O gatilho é espremido até que o tiro o surpreenda e deve continuar premido e mantendo a postura por 1 segundo após o tiro ter saído do cano. Aquele vício que muitos atiradores têm de disparar e logo abaixar a arma para ver onde pegou é muito prejudicial para a disciplina técnica que o tiro de precisão demanda.

Portanto, independente de lock-time, faça o Follow through.

Quanto ao chumbo, provavelmente um chumbo mais leve vai dar maior velocidade e ser menos influenciado pela ausência de um Follow through bem executado.

Outra hipótese a ser esclarecida é se o JSB Match não é de fato o chumbo que a sua arma agrupa mais. Para determinar isso, utilize um saco de areia e apoie a arma sempre do mesmo jeito e cuide para fazer os disparos sempre da mesma forma (acionamento) e visada, compare os grupos.

A postura para segurar a arma é importantíssima também, como você bem salientou. Memorize a forma mais confortável para seu tiro, de modo que até no escuro você possa empunhar a carabina sempre da mesma forma.

  • +1 4

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico e belíssima explicação Flávio.

 

Eu atiro com uma HW35 que tem um baixo lock-time, e tenho bons resultados. Quando atiro com a hw30 ou a 50 o resultado já não é tão bom. Optei pela 35 por essa característica e também por ser mais pesada, assim fica mais fácil estabilizar a visada mesmo depois do disparo pois absorve melhor o recuo e vibração devido a maior massa, e ainda adicionei mais 620g. na coronha. Ficou carabina pra cabra macho, pesada viu.

 

Dizem que a HW35 sofre menos com erro do atirador.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flavio, obrigado pela explicação!

 

Vou testar variantes de chumbo. Os testes que fiz foram quando comecei a treinar e ainda não tinha os fundamentos suficientemente estabelecidos (ainda não estou bem, mas percebo os erros).

 

A dúvida é que eu sempre cuido do acompanhamento, usando o "follow-through" para "cantar" o tiro e depois verificar o efeito dos 5 tiros no alvo. As variantes de peso e tipo de chumbo são um fator. Outro é o comentário do Robson, que nota diferença de comportamento da 30 para a 35.

 

Obrigado!

--

Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arma de mola tem um capeta dentro.

 

Tirando isso, a diferença de mecanismo e potência podem traduzir em um lock time distinto, como você bem observou. Para resolver esse efeito, que é presente em todas as armas, o exercício a ser feito é de "Follow through", que seria manter a posição da visada por um breve momento após o disparo. O gatilho é espremido até que o tiro o surpreenda e deve continuar premido e mantendo a postura por 1 segundo após o tiro ter saído do cano. Aquele vício que muitos atiradores têm de disparar e logo abaixar a arma para ver onde pegou é muito prejudicial para a disciplina técnica que o tiro de precisão demanda.

Portanto, independente de lock-time, faça o Follow through.

Quanto ao chumbo, provavelmente um chumbo mais leve vai dar maior velocidade e ser menos influenciado pela ausência de um Follow through bem executado.

Outra hipótese a ser esclarecida é se o JSB Match não é de fato o chumbo que a sua arma agrupa mais. Para determinar isso, utilize um saco de areia e apoie a arma sempre do mesmo jeito e cuide para fazer os disparos sempre da mesma forma (acionamento) e visada, compare os grupos.

A postura para segurar a arma é importantíssima também, como você bem salientou. Memorize a forma mais confortável para seu tiro, de modo que até no escuro você possa empunhar a carabina sempre da mesma forma.

Assim não tem graça de comentar mais nada............. :clap:

Há três caminhos para o fracasso:

Não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina e não perguntar o que se ignora.

(Beda)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flávio,

Você foi um "fast gun", o Gatilho mais rápido das Alterosas.

Excelente explicação, leva +1

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arma de mola tem um capeta dentro.

 

Tirando isso, a diferença de mecanismo e potência podem traduzir em um lock time distinto, como você bem observou. Para resolver esse efeito, que é presente em todas as armas, o exercício a ser feito é de "Follow through", que seria manter a posição da visada por um breve momento após o disparo. O gatilho é espremido até que o tiro o surpreenda e deve continuar premido e mantendo a postura por 1 segundo após o tiro ter saído do cano. Aquele vício que muitos atiradores têm de disparar e logo abaixar a arma para ver onde pegou é muito prejudicial para a disciplina técnica que o tiro de precisão demanda.

Portanto, independente de lock-time, faça o Follow through.

Quanto ao chumbo, provavelmente um chumbo mais leve vai dar maior velocidade e ser menos influenciado pela ausência de um Follow through bem executado.

Outra hipótese a ser esclarecida é se o JSB Match não é de fato o chumbo que a sua arma agrupa mais. Para determinar isso, utilize um saco de areia e apoie a arma sempre do mesmo jeito e cuide para fazer os disparos sempre da mesma forma (acionamento) e visada, compare os grupos.

A postura para segurar a arma é importantíssima também, como você bem salientou. Memorize a forma mais confortável para seu tiro, de modo que até no escuro você possa empunhar a carabina sempre da mesma forma.

Todo mundo deveria ler e reler, para não esquecer.

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante