Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Gamo CFX 5.5 - STS vs ATS


Posts Recomendados

Tenho ha algum tempo uma Gamo CFX 5.5 STS que já era boa original mas depois de instalar GR 50kg + pistão aliviado + Gatilho Firelizard, ela ficou ótima, ainda sinto o braço pesado depois de atirar continuamente pois a alavanca estava meio pesada, ainda que estivesse mais leve do que a original, o benefício do GR de deixar alavanca mais fácil de armar não rolou, mesmo assim a carabina está incrível, agrupamentos excelentes, acertando alvos pequenos a 25 e 50 m (tampa de desodorante rolon)

 

Recentemente adquiri outra CFX, desta vez a Royal, com zingrinado no pistol grip e na telha, sem falar da nova borracha da coronha agora sim bem macia, que arma linda, acabamento lindo mas relato um problema, fiquei decepcionado com o gatilho, dito como ajustável mas que na verdade é horrivelmente duro, tenho a opção de aumentar o parafuso de regulagem do segundo estágio além de aliviar a mola do sistema de disparo (tem um tutorial no youtube interessante) mesmo assim já providenciei GR 45 kg + pistão aliviado que já tenho + Gatilho quickshot ATS + tambor de municiamento da Elite.

 

Certeza que após as melhorias a CFX Royal vai ficar melhor, pois original está uma porcaria, ainda não consegui fazer o ajuste fino da luneta de tão ruim que é o gatilho, portanto ainda é cedo para avaliar seu desempenho original. Fiz alguns testes preliminares e já posso divulgar os resultados:

 

Ruído ao disparar menor com GR 50 kg

Peso da alavanca menor com GR 50 kg

Gatilho ATS original muito ruim (são dois estágios, ambos duros mesmo com regulagem ao máximo)

Recuo/Vibração muito pequenos com GR 50 kg, a luneta Titan 4x32 que uso nunca desregulou.

Precisão melhor com GR e gatilho Firelizard (considerando mola e gatilhos originais, não pude isolar o comparativo apenas comparando mola vs GR pois ainda não tenho o gatilho ATS quick shot, em breve atualizarei o teste)

Penetração no sabão ainda não foi avaliado, divulgarei os resultados antes de trocar a mola original.

 

OBS: não pude cronometrar as carabinas para apurar o VO e compara-las mas é perceptível como o GR faz diferença para melhor em todos os aspectos, diria até que um gatilho bem regulado faz muita diferença pois mesmo com GR e o gatilho original de plástico a precisão vai pras cucuias.

 

Logo após a chegada do Kit GR de 45 kg vou compara-las nas mesmas condições para avaliar as plataformas, espero tirar as dúvidas de quem defende a antiga pelo fato de terem os mecanismos internos em metal e condena as novas pelo uso demasiado de plástico no mecanismo do gatilho. Mesmo após as melhorias se o resultado não for positivo ainda tenho a opção de colocar a coronha de madeira na estrutura antiga, vou ficar com uma Royal inédita (coronha de madeira modelo novo e mecânica antiga toda em metal)

 

Em breve poderei comparar ambas para saber o que será melhor fazer, mas uma coisa é certa, uma delas será vendida pois não faz sentido manter duas CFX de mesmo calibre, quem se interessar por uma CFX com coronha de polímero em breve porei uma a venda.

 

Abraço a todos, me enviem sugestões de tetes comparativos se quiserem.

 

Peço ainda aos proprietários de CFX e CFR que me informem sobre que chumbos elas aceitam bem, estou usando para testar (Crossman holow point, Gamo match, Gamo pro Hunter de 1g e os baratinhos Rifle que agrupam bem na minha gamo antiga).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno de que lugar do ES você é?

Eu tenho a configuração CFX 5.5 com GR45kg e gatilho da Elite.

Nesta configuração ela vai "bem" com quase tudo que é chumbo, sendo que se eu fosse separar os 3 melhores atualmente:

 

JSB Exact 15,9g (impacto)

Gamo Pro Magnum 15,9g (penetração)

Rossi Match (para papel)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha com GR de 45 +pistão+gatilho ellite,testei uma variedade enorme de chumbos e os melhores resultados foram:

 

Cometa straton jumbo 15.90 grains (os agrupamentos a 25 metros são excelentes )

 

Gamo pro magnum 15,90 grains (é melhor para quebrar e furar coisas )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive 2 gamo CFX, 5,5, GR Elite SMS de 45kg, bucha de PU e Maccari na segunda.

Elas só atiravam bem com os Gamo Pro Hunter e Pro Magnum.

.

Se um dia eu comprar outra CFX, colocarei GR de 40 kg.

  • +1 1

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola,tenho uma gamo cfx royal com gr 50 kilos,ate agora nao agrupou com chumbo nenhum

testei jsb,HN e muitos outros, so que gamo pro magnum pro hanter ainda nao testei,vou comprar

para testar.mais sera que problema nao esta na carabina?ou sera que o gr de 50 e de mais?

Acho demais!

Seria interessante um de 45 com pistão aliviado ou 40 com pistão original.

Creio q sua arma deva está com algum problema pois não é normal ela não agrupar, procure inspeciona-lá, bucha, oring, sujeira no cano, diesel, etc;

Abç!

CFX 4,5mm, Gat. aliviado, Encamisada, Bucha PU, DM60 + Tasco 6-24x42.

SPA M22 5.5mm + Shilba Target Pro 30 6-24x50.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como muitos aqui sabem, sempre fui fã da CFX. Já tive várias. Atualmente ainda tenho duas.

Há quem goste ou defenda o uso de GRs mais fortes nessas carabinas.

Eu particularmente acho um crime utilizar algo maior que 45Kg.

Pra basear minha decisão fiz vários testes com GRs de 40, 45 e 50Kg, fazendo teste de agrupamento e cronografando os resultados.

Sem sombra de dúvidas, o melhor GR pra essas carabinas é o de 40Kg. Fica maravilhosamente precisa e praticamente sem recuo.

Os grupos a 20 metros com chumbo JSB são espetaculares.

Meu critério de precisão são tiros em capsulas de 22LR à 20 metros.

Pode-se utilizar o GR de 45Kg, mas os resultados são bastante inferiores aos obtidos com o GR menor.

Pra ser mais específico, usando GR de 45Kg só consegui agrupamentos aceitáveis usando chumbo duro, como os Gamo Pro Magnum.

Utilizando JSB a velocidade final obtida com o GR de 45Kg é inferior à obtida com GR de 40Kg.

Isso da-se pelo fato da saia do JSB (que é mole) estufar e prender-se ao raiamento, se traduzindo em menor velocidade e baixa precisão (recuperei alguns chumbos e pude verificar tal fato).

Minha recomendação em relação às CFX é o conjunto de: GR 40Kg + pistão original + chumbo JSB (o pistão aliviado é desnecessário e diminui a velocidade).

O Cyntra também é bom conhecedor dessas carabinas. Pode seguir o conselho dele sem medo.

 

Quanto ao gatilho, ambos ficam muito bons depois de devidamente customizados.

Hoje eu consigo deixar os gatilhos originais muito bons de usar.

Pessoalmente, prefiro os gatilhos customizados do que usar teclas de alumínio de terceiros.

As teclas de alumínio deixam o gatilho "engessado" sem margem pra regulagens finas e sem primeiro estagio.

  • +1 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"

Quanto ao gatilho, ambos ficam muito bons depois de devidamente customizados.

Hoje eu consigo deixar os gatilhos originais muito bons de usar.

Pessoalmente, prefiro os gatilhos customizados do que usar telhas de alumínio de terceiros.

As telhas de alumínio deixam o gatilho "engessado" sem margem pra regulagens finas e sem primeiro estagio."

 

A modéstia impede Mestre Paes de divulgar seu excelente vídeo ( fez dois anos! ) de mod de gatilho tecla de plástico Gamo, com parafuso mais longo M2.5x10 e o menorzinho de 2.0x5,0 , com rosca soberba.
Mais didático, impossível.

 

Edit:

 

Edit2: https://www.fixpar.com.br/produtos/parafuso-allen-metrico-com-cabeca/228 ( mínimo 200 parafusos, rs )

Métil

Editado por MATTHEW QUIGLEY
  • +1 2

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um GR de 40 que comprei para botar numa royal 4,5(mais ainda não consegui comprar) vou botar na cfx e retornar o pistão original para experimentar. É sempre bom poder aprender com quem já fez e tem mais experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juninho, tenho isso anotado em algum lugar, mas depois da mudança minha tralha de tiro ficou bem bagunçada.

Prometo que ao encontrar posto pra você.

A única coisa que me lembro bem (pois fiquei intrigado com o fato) foi que os JSB saim mais devagar com o GR de 45Kg quando comparado com o uso do GR de 40Kg.

Com chumbo Gamo a velocidade é diretamente proporcional à potencia do GR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno de que lugar do ES você é?

Eu tenho a configuração CFX 5.5 com GR45kg e gatilho da Elite.

Nesta configuração ela vai "bem" com quase tudo que é chumbo, sendo que se eu fosse separar os 3 melhores atualmente:

 

JSB Exact 15,9g (impacto)

Gamo Pro Magnum 15,9g (penetração)

Rossi Match (para papel)

 

Olá Ylram!

 

Sou da Serra atualmente, me casei ha pouco tempo e mudei para Manguinhos.

Morava em Vila Velha, sou membro do CTVV onde atiro esportivamente com cal .22, agora a viagem da Serra a Vila Velha dificulta minha frequência ao clube mas sempre que vou levo minha CFX para manter as aptidões no tiro esportivo, até porque as carabinas de pressão são mais pesadas do que a CBC 8022 que uso no clube. Me ajuda a manter o braço em forma.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"

Quanto ao gatilho, ambos ficam muito bons depois de devidamente customizados.

Hoje eu consigo deixar os gatilhos originais muito bons de usar.

Pessoalmente, prefiro os gatilhos customizados do que usar telhas de alumínio de terceiros.

As telhas de alumínio deixam o gatilho "engessado" sem margem pra regulagens finas e sem primeiro estagio."

 

A modéstia impede Mestre Paes de divulgar seu excelente vídeo ( fez dois anos! ) de mod de gatilho tecla de plástico Gamo, com parafuso mais longo M2.5x10 e o menorzinho de 2.0x5,0 , com rosca soberba.

Mais didático, impossível.

 

Edit:

 

Edit2: https://www.fixpar.com.br/produtos/parafuso-allen-metrico-com-cabeca/228 ( mínimo 200 parafusos, rs )

 

Métil

 

Quando comentei (tem um tutorial interessante no Youtube) era exatamente deste vídeo do Paes que me referi, maravilha ter pessoas assim no fórum, arrumei o parafuso e vou fazer o teste, principalmente a dica de aliviar a mola interna que deve deixar o gatilho mais suave. Até o gatilho quick shot vai ficar melhor com esse esquema e ainda poderei comparar o que o Paes relata sobre fazer a mudança inversa.

 

Show de bola o vídeo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho demais!

Seria interessante um de 45 com pistão aliviado ou 40 com pistão original.

Creio q sua arma deva está com algum problema pois não é normal ela não agrupar, procure inspeciona-lá, bucha, oring, sujeira no cano, diesel, etc;

Abç!

 

Estranho mesmo, a minha está com GR Elite de 50kg + pistão aliviado e agrupa.

Creio que seu caso possa ser melhorado com um gatilho tunado, na minha notei muita diferença mesmo depois que coloquei o gatilho STS regulável, virou outra arma, caso não tenha o vídeo auto explicativo vai ajudar.

 

Vou mudar para GR de 45 + Gatilho ATS na CFX nova, o gatilho com regulagem original está ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas, vão ajudar bastante.

 

Estou agora com uma dúvida cruel pelo que o Paes citou, desde já peço a ajuda dos colegas novamente para a pergunta abaixo:

 

Considerando as opções que tenho, levando em consideração que já adquiri o GR de 45 kg (desconsiderar o GR de 40 kg) usando chumbos duros ex: Gamo Pro Hunter, Pro Magnun e Match. Seria correto dizer:

 

1- GR 45 kg + pistão aliviado com Bucha de PU (resulta em menor VO e melhor precisão?

 

2- GR 45 kg + pistão original com bucha de PU resulta em maior VO e menor precisão se comparada com a configuração 1?

 

É isso mesmo? Pistão original resulta em maior VO? Pistão aliviado resulta em menor VO?

 

Neste link tem um teste de da variação de uns 20fps de diferença entre os GR de 40 e 45 kg, porém ambos com pistão aliviado, não sei se existe equivalência em GR 40 + Pistão original e GR 45 com pistão aliviado.

 

Desde já agradeço o a todos que postaram até aqui.

Editado por Bruno Alves Grola
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- GR 45 kg + pistão aliviado com Bucha de PU (resulta em menor VO e melhor precisão?

Sim, resulta em menor V0 (V zero ou velocidade inicial). Isso consequentemente oferece um pouco mais de precisão, pois as vibrações geradas pelo impacto do pistão serão menores.

 

 

2- GR 45 kg + pistão original com bucha de PU resulta em maior VO e menor precisão se comparada com a configuração 1?

Isso mesmo. Nesse caso a coisa se inverte.

 

 

É isso mesmo? Pistão original resulta em maior VO? Pistão aliviado resulta em menor VO?

Isso mesmo. Mas a diferença é mais sutil. Não é algo tão grande como é a diferença entre os GRs de 40 e 45Kgs.

 

Acho que o grande mérito do pistão aliviado é o fato de vibrar menos e possuir aqueles anéis de Delrin que promovem um funcionamento mais suave do pistão.

Pra quem quer um pouco mais de energia, sem perder qualidade no tiro, creio que a opção é mesmo o GR de 45Kg + pistão aliviado.

Mas, ainda assim, pra meu tipo de uso (puramente esportivo) ainda prefiro o GR de 40Kg + pistão original).

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...

O amigo Paes tem mais números e experiências com as CFX's, e meu conselho é: Escutem o que ele fala, que garanto por mim, funciona!

A minha CFX está num afinamento atual que se melhorar estraga e agradeço a ele sempre por isso!

 

Com os testes da minha Gamo CFX Royal .22, GR Elite 40Kg de Aste Preta, Bucha Tesla JM, Lubrificação JM, Gatilho ATS Customizado by Paes através do tutorial dele, fiz também polimento nos contatos de metal do Gatilho, Pistão Original, porém com furo frontal na parte de dentro do pistão para posicionar a aste do GR, sem brunimento da câmera e orings originais são:

JSB Exact Jumbo Diabolo 15,89gr / 10 Tiros Cronografados / Velocidade Média 177 m/s / No último teste, dia frio, com chuva, sentado, vento fraco, com apoio frontal de Sand Bag a 50m agrupou em menos de 1 Polegada (dá para melhorar).

H&N FTT 14.66gr / 10 Tiros Cronografados / Velocidade Média 187 m/s / Com este, os agrupamentos abrem um pouco mais do que o JSB, o que me leva a pensar que devido a saia desse chumbo ser mais dura, junto ao seu peso um pouco menor e consequentemente por estas duas características de dureza e peso, faz com que a sua velocidade seja maior, resultando em agrupamentos um pouco mais aberto.

 

Testei muitos outros chumbos para 50m, mas nenhum foi melhor nessa carabina com estas configurações do que estes dois. Gamo Match escolhido, lavado e lubrificado, vai muito bem até 25/30m, mas depois é desastre.

Cheguei a usar no começo um GR de 50Kg SMS, dei menos de 30 tiros e já soube logo que não era o GR para esta carabina. Ela é uma carabina de estrutura frágil, mas se bem equilibrada fica muito boa.

Vou analisar o projeto de uma outra carabina que está por vir, pois tenho muita vontade de fazer algo melhor para esta CFX, mas na mola, pq sinceramente não confio muito nos GR's. Até o momento, usei as duas marcas existente e pensei até em importar o GR da Crosman... estou curioso para ver o novo GR que apareceu, mas quero saber antes onde ele é fabricado e quais as mudanças e melhorias que teve no seu projeto.

 

Abraço aos amigos do CA e obrigado sempre!!!

  • +1 1

Gamo CFX Royal .22 | Gamo 4x32 | GR 40Kg | Bucha Tesla JM | Lubrificação Kit JM | Gatilho Customizado by Paes |

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 weeks later...

OPA! Importantes informações! Onde que eu posso aprender mais sobre tunagem das carabinas? Não entendo o que é Pistão aliviado.. Bucha.. =(

 

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

 

É aqui no fórum mesmo... Você está no lugar certo amigo.

Leia bastante, quando achar que já sabe muita coisa, leia mais e verá que continua não sabendo quase nada.

É assim comigo até hoje, um eterno aprendizado.

Seja bem vindo, você está entre amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Boa noite pessoal!

 

Agora sim consegui instalar o Kit GR Elite 45 Kg na CFX Royal ATS, aproveitei e coloquei o novo tambor com alavanca tipo ferrolho da Elite também, ficou mais fácil alimentar a arma porém com luneta a alavanca aparece na visada bem embaçada mas nada que atrapalhe o disparo.

 

Tinha retirado o trilho adicional que vem na CFX mas voltei com ele pois comprei uma Luneta de 3-9 X 40 que ficava raspando o cap de proteção das lentes da luneta na câmara da carabina, preferi retornar com o trilho devido a isso para não haver contato entre as partes mesmo que os Caps sejam de plástico.

 

Agora ambas as CFX´s estão com GR, pude então fazer o teste de penetração no sabão e avaliar o que não pude fazer até a chegada dos novos acessórios, vamos lá aos resultados finais.

 

Gamo CFX 5.5 STS: (GR 50 Kg Elite 1ª geração + Pistão aliviado Elite + Bucha de PU por parafuso Elite + Gatilho Firelizard)

Alavanca: um pouco mais leve para armar em relação à mola original

Recuo: pequeno (mantém chumbinho na torre da luneta ao disparar com pequeno deslocamento)

Ruído de disparo: 79 db, menor do que com mola original e menor do que CFX Royal ATS com GR de 45 Kg

Gatilho: Firelizard (excelente, mudou a precisão da arma completamente, regulagem por chave allen minúscula dificultando seu ajuste)

Penetração no sabão: Inconclusivo (penetrou praticamente igual ao teste com GR e 45 Kg da Royal ATS com chumbo Match e Hunter da Gamo)

Precisão: Não foi possível comparar a STS com a ATS ainda, porém a CFX STS saiu na frente, fiquei em 1º lugar no torneio Casa Marlin realizado em 15/11/2015 pela academia do tiro esportivo (ATIRE) em Vitória - ES (10 metros, posição em pé sem apoio, mira aberta) 187 de 200 pontos, link a seguir.

http://www.atire.com.br/template_relatorio.php?pagina=/intra_site/relatorio/ranking.php&prova=1&local=40&local_nome=Casa%20Marlin&nome_relatorio=ranking%20local&cabecalho=S

 

Gamo CFX Royal 5.5 ATS (GR 45 Kg Elite + Pistão aliviado Elite + Bucha PU Azul + Gatilho Quick Shot + Tambor de municiamento ferrolho Elite)

Alavanca: mais leve para armar do que a mola e do que o GR de 50 Kg, a de 40 Kg deve ficar uma pena para armar.

Recuo: pequeno (mantém chumbinho na torre da luneta ao disparar quase sem deslocamento)

Ruído de disparo: 83 db, maior do que o GR de 50 Kg para minha surpresa, porém menor do que com a mola original

Gatilho: Quick Shot Elite, melhor do que o original na minha opinião, apesar da opção dos 2 estágios eliminei o 1º ficando com 2º estágio bem curto, mesmo assim o gatilho tem um peso maior do que o Firelizard das Gamo STS de metal.

Penetração no Sabão: teste inconclusivo, pequena variação entre o GR de 45 Kg e 50 Kg, empate técnico. (chumbos Gamo Match e Hunter)

Precisão: Teste em andamento, realizando agrupamentos com diversos dos chumbos citados pelos colegas para avaliar qual se comporta melhor com essa configuração, assim que puder atualizo novamente o post com o quesito que mais me interessa que é comparar se as CFX STS antigas são de fato melhores em precisão do que as novas ATS.
OBS: Quanto ao tutorial do Paes sobre a tunagem do gatilho original percebi o seguinte, mesmo eu tendo instalado o Gatilho Quick Shot ATS eu consegui achar o bendito parafuso M2,5 x 10 para eliminar o 1º estágio e deixar bem curto e leve o 2º estágio. Com a tecla Quick Shot é possível fazer o mesmo ajuste porém o parafuso que vem no gatilho esportivo faz alavanca no meio da haste inferior do mecanismo interno de disparo deixando o peso e arrasto maior em função da alavanca ser feita pela metade de seu comprimento, já com o parafuso M2,5 x 10 a alavanca é feita no final da Haste tornando a alavanca mais leve.
Espero não colocar pulga atrás da orelha de quem tem o gatilho quick shot mas voltou para o original, se tiverem o parafuso M2,5x10 e o gatilho quick shot façam o teste ajustando o conjunto pelo parafuso M2,5x10 e não pelo parafuso do gatilho esportivo tirando suas próprias conclusões, para mim a ergonomia da tecla de metal ficou melhor.
Obrigado pelas dicas dos chumbos, gatilho, GR e Bucha + Pistão, espero também poder ajudar aos proprietários de CFX com minhas opiniões assim como as que você já deram no fórum puderam me ajudar bastante.
Abraço a todos.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante