Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Hatsan striker edge não engatilha


Posts Recomendados

Olá pessoal, boa noite.

 

Estava para fazer um review dela, só que resolvi desmontar pois o diesel estava muito forte. Nisso acabei desmontando a caixa de gatilho, porém às vezes ela insiste em não engatilhar, eu não percebi esse problema antes, tudo revisado, to há dias pensando e não descubro o problema.

 

Ela não engatilha, mas se eu der um leve toque na lâmina do gatilho ela dá o click do engatilhar e dispara normalmente. É aleatório, a cada 10 disparos, 1 ela insiste em não armar.

Obrigado, segue a imagem da peça que tenho dúvida, a imagem é da vista explodida da Striker Edge.

 

Tenho bastante experiência com carabinas, mas preciso da ajuda de vocês.

LINK:

http://1drv.ms/1cykwSj

post-6483-0-61393900-1433374305_thumb.jpg

post-6483-0-61776300-1433374378_thumb.jpg

Editado por Jefo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jefo,

Isso ocorre quando o gatilho está muito leve.

Dê uma regulada no gatilho procurando deixar um pouco mais pesado.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A janela do gatilho no êmboko pode não estar chegando no gatilho?

Tive um problema assim com um êmbolo rachando, mas aí arranhava dentro da câmara.

 

É pistão ou mola?

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É de mola, tá original. Nem me fala, só que falta ter rachado o pistão. O Juliano airguns que instala os gas ram elite relatou em um dos vídeos dele que a striker edge rachou o pistão.

 

Será tanta coincidência? Vou esperar instruções dos colegas, tenho dúvida naquela montagem da mola da trava do êmbolo. É estranho o fato dela ir até o fim do curso e quando retorna o cano o sear não "enrosca" na trava do êmbolo. Aí eu dou um leve toque no gatilho e ela dá o click e fica armada.

Editado por Jefo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O colega Alberto José prontificou-se a abrir a arma dele para me passar o esquema de montagem para conferir. Aguardo apreensivo.

 

Editando: o pistão está ok, sem nenhuma deformidade. A dúvida ainda é: a mola deve empurrar a trava do êmbolo para cima ou para baixo?

Editado por Jefo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Qualquer intervenção no mecanismo de disparo deve ser realizado por pessoa experiente e com conhecimento".

Editado com as referências corretas
1 - Verifique se as abas indicadas pelas setas estão perfeitamente paralelas
IMG_4977.JPG?lgfp=3000
IMG_4976.JPG?lgfp=3000
A caixa de gatilho deve ficar paralela a estas abas. Qualquer desalinhamento interfere no funcionamento do sistema
2 - Verifique o posicionamento das peças e respectivas molas
IMG_4962.JPG?lgfp=3000
Desconector 163 (seta verde), Mola do desconector 162 (seta vermelha) e Sear principal - trava do êmbolo 152 (seta amarela)
IMG_4964.JPG?lgfp=3000
Caixa de gatilho sem a lâmina (vista por baixo)
IMG_4981.JPG?lgfp=3000
IMG_4982.JPG?lgfp=3000
IMG_4980.JPG?lgfp=3000
Mola da trava do êmbolo 151 - Vista por baixo da caixa de gatilho, sem a lâmina. Ou seja, o "berço" da mola pega a trava do êmbolo por baixo e empurra o "sear" para cima para engatilhar o êmbolo (carabina na posição de tiro)
Mola do desconetor 162
IMG_4989.JPG?lgfp=3000
3 - Faça a seguinte verificação
a) Lâmina na posição normal (não "puxada")
IMG_4970.JPG?lgfp=3000
IMG_4972.JPG?lgfp=3000
Verifique se a haste de segurança não interfere com o pino de segurança
IMG_4968.JPG?lgfp=3000
b) a) Lâmina na posição disparada ("puxada")
IMG_4971.JPG?lgfp=3000
IMG_4973.JPG?lgfp=3000
Verifique se o pino de segurança não raspa na haste de segurança e nas "paredes" do rasgo da caixa de gatilho
IMG_4969.JPG?lgfp=3000
Posição da trava do êmbolo
Carabina desengatilhada
IMG_4986.JPG?lgfp=3000
Carabina engatilhada
IMG_4985.JPG?lgfp=3000
Se tudo estiver posicionado e verificado conforme descrito, e não funcionar corretamente, recomendo consultar o SAC da Rossi.
Mais detalhes sobre o sistema de gatilho pode ser visto no Tópico Tutorial - Instalação da Lâmina QUICKshot na Hatsan Striker Edge
Editado por Alberto José
  • +1 2

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega Alberto José, salvo engano, a peça que você indica como (151 - seta vermelha) na verdade é a 162 da vista explodida e a trava do embolo, é o 152 e não o 163 como o senhor descreve (creio que o nome da 163 seja desconector).

 

Para tal análise seria necessário remover (apenas afastar) e caixa do local e olhar por baixo da 152. Até então está tudo certo, ainda resta a dúvida da mola 151 que é a que dá pressão na trava do êmbolo. Ela vai por cima ou por baixo da 152?

post-6483-0-06379500-1433431607_thumb.jpg

 

Olha essa outra imagem do gatilho dela que achei na internet.

post-6483-0-69778400-1433431660_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até aí tudo certo, encontrei um erro na minha mntagem, talvez ele influencie.

 

A minha eu passei a mola do desconector 162 por baixo do pino onde também vai fixada a mola 151, a sua passa por cima.

 

Seria possível confirmar a informação? segue imagem editada por cima da sua.

post-6483-0-92157600-1433432885_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até aí tudo certo, encontrei um erro na minha mntagem, talvez ele influencie.

 

A minha eu passei a mola do desconector 162 por baixo do pino onde também vai fixada a mola 151, a sua passa por cima.

 

Seria possível confirmar a informação? segue imagem editada por cima da sua.

attachicon.gifIMG_4980.JPG

 

Sempre referenciando as posições "por baixo e por cima" com a carabina na posição de tiro. Oserve que nas fotos a carabina está sempre com a alça de mira para baixo

 

Assim sendo, a perna comprida da mola 162 passa por baixo do pino,

 

IMG_4989.JPG?lgfp=3000

Editado por Alberto José
  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edit: exato, me atentei a isso, porém não esclareci.

 

Não tinha visto a imagem do seu último post, vou conferir tudo amanhã novamente.

 

O parafuso de regulagem que vem de fábrica possui alguma função?

Apertei ele um pouco mas vi que ele nem chega perto do desconector.

 

Grato pela paciência.

Editado por Jefo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edit: exato, me atentei a isso, porém não esclareci.

 

Não tinha visto a imagem do seu último post, vou conferir tudo amanhã novamente.

 

O parafuso de regulagem que vem de fábrica possui alguma função?

Apertei ele um pouco mas vi que ele nem chega perto do desconector.

 

Grato pela paciência.

 

Se originalmente a função deste parafuso é duvidosa, com a lâmina QUICKShot é melhor retirá-lo.

  • +1 2

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conferi e estava montada exatamente como a sua, a minha também deixei a trava manual.

 

Se eu efetuo o disparo ela arma normalmente, percebo que se eu desarmar sem disparar (trava na posição fire e segurando o cano aperto a lâmina e retorno lentamente para aliviar a pressão) às vezes ela não volta a engatilhar.

 

O parafuso original tem efeito na regulagem?

Editado por Jefo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conferi e estava montada exatamente como a sua, a minha também deixei a trava manual.

 

Se eu efetuo o disparo ela arma normalmente, percebo que se eu desarmar sem disparar (trava na posição fire e segurando o cano aperto a lâmina e retorno lentamente para aliviar a pressão) às vezes ela não volta a engatilhar.

 

O parafuso original tem efeito na regulagem?

 

Se você apertou este parafuso até o fim do curso, pode ser a causa de não engatilhar pois ele atua sobre o desconector (seta branca sólida)

 

IMG_4982a.JPG?lgfp=3000

 

Verifique também o estado deste "dente" do desconetor indicado pela seta transparente

 

Retire o parafuso, retire a graxa utilizada e faça um teste.

 

Se mesmo assim não funcionar, como você comentou que não fez nenhum polimento em peças, só resta acionar o SAC.

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá bem, estou na casa da minha namorada agora. Amanhã faço os testes com calma pois tenho feriadão.

 

Alberto José, muito obrigado pela ajuda!

 

Farei um review da carabina assim que eu resolver isso.

 

To pensando em encamisar a mola dela e polir as extremidades da mola, mas antes tenho que concluir meu compressor de molas. Além do mais armas fortes assim estraçalham a camisa de mola em pouco tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se você apertou este parafuso até o fim do curso, pode ser a causa de não engatilhar pois ele atua sobre o desconector (seta branca sólida)

 

IMG_4982a.JPG?lgfp=3000

 

Verifique também o estado deste "dente" do desconetor indicado pela seta transparente

 

Retire o parafuso, retire a graxa utilizada e faça um teste

Teoricamente se apertar o parafuso deveria ficar mais sensível o gatilho, mas não foi o que aconteceu.

Ficou mais pesado, duro pra falar a verdade e com o curso bem longo.

 

Analisando as peças pensei que o contato fosse na seta azul da imagem, não na vermelha.

Segue:

post-6483-0-34976700-1433439006_thumb.jpg

Editado por Jefo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

percebo que se eu desarmar sem disparar (trava na posição fire e segurando o cano aperto a lâmina e retorno lentamente para aliviar a pressão) às vezes ela não volta a engatilhar.

 

Opa! Tem algo errado aqui !

 

Uma vez aberto o cano (quebrado), a haste de segurança se posiciona sobre o pino de segurança e impede o acionamento da lâmina. Não tem como apertar a lâmina para desarmar a carabina segurando o cano.

 

IMG_4654.JPG?lgfp=3000

 

IMG_4655.JPG?lgfp=3000

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente se apertar o parafuso deveria ficar mais sensível o gatilho, mas não foi o que aconteceu.

Ficou mais pesado, duro pra falar a verdade e com o curso bem longo.

 

Analisando as peças pensei que o contato fosse na seta azul da imagem, não na vermelha.

Segue:

attachicon.gifIMG_4982a.JPG

 

 

Sim, o contato onde se procede o "escorregamento" é na área indicada pela seta azul, mas se o "dente" estiver "quebrado" ou inclinado, pode haver problemas de não engatilhar. Estas peças devem ter tratamento para não se desgastar facilmente durante o uso.

 

 

Foto da caixa de gatilho da CBC B19 cujo principio de funcionamento é similar

 

IMG_4994.JPG?lgfp=3000

 

IMG_4995.JPG?lgfp=3000

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto José

Cumpre-me parabeniza-lo pela presteza que tem para ajudar os amigos de tiro.

 

Sem pieguismo, mas somos pessoas de sorte por dividir esse espaço com você.

 

Temos muitas pessoas solícitas aqui e que fornecem informações de valor.

 

No entanto, estás em outro patamar! Poucos dedicariam o tempo que nos dispensa, que abririam uma carabina com a finalidade de esclarecer uma dúvida de alguém (que provavelmente não conhecemos), que tem o cuidado de ser o mais didático, claro e preciso possível nos comentários.

 

Meus sinceros cumprimentos!

 

Abraços,

Thelmo F. Harboe

 

PS: se vieres aqui pelas minhas bandas faço questão de recebe-lo em minha casa para um jantar.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhor Alberto José, a alavanca de segurança foi removida temporariamente para fins de teste, sei do risco.

Vou remover a graxa e mexer na regulagem do parafuso, talvez a lubrificação em excesso tenha gerado o problema.

 

Quero parabenizá-lo por tamanha presteza e benevolência em me ajudar com esse detalhe, pessoas como o senhor estão em um patamar acima como disse o colega TFHG.

 

Não creio que em algum outro fórum, até mesmo fórums gringos alguém fosse fazer isso por mim.

 

Obrigado e +2 para você! Se um dia nos encontrarmos faço questão de te pagar várias cervejas (se aprecia essa bebida) :beer:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros colegas, saudações.

É com muita satisfação que venho agradecer ao amigo Alberto José e ao demais que postaram.

Verifiquei e o único detalhe errado era o gatilho (lâmina) acavalado por cima da mola do desconector 162.

 

Corrigi e o gatilho está bom. A propósito, o parafuso de regulagem tem efeito sim, se o mesmo ficar apertado até o final, corre-se o risco da arma não engatilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto é o cara.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros colegas, saudações.

É com muita satisfação que venho agradecer ao amigo Alberto José e ao demais que postaram.

Verifiquei e o único detalhe errado era o gatilho (lâmina) acavalado por cima da mola do desconector 162.

 

Corrigi e o gatilho está bom. A propósito, o parafuso de regulagem tem efeito sim, se o mesmo ficar apertado até o final, corre-se o risco da arma não engatilhar.

 

Fico gratificado pelas palavras de reconhecimento (é sempre um incentivo a mais) e por ter conseguido solucionar o problema. :thumbsup:

 

:pic::coffee::scooter: Bons :2guns: a todos ...

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero fazer um review dela com maiores detalhes, fotos e agrupamentos.

Devo criar um novo tópico ou dou continuidade a esse?

 

Parece que essa hatsan se sai bem com chumbo JSB mas por enquanto só tive acesso ao rifle e snyper.

 

O rifle parece que piorou em relação aos antigos que tenho guardado aqui, ficou 0,04mm mais curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero fazer um review dela com maiores detalhes, fotos e agrupamentos.

Devo criar um novo tópico ou dou continuidade a esse?

 

Parece que essa hatsan se sai bem com chumbo JSB mas por enquanto só tive acesso ao rifle e snyper.

 

O rifle parece que piorou em relação aos antigos que tenho guardado aqui, ficou 0,04mm mais curto.

 

As primeiras latas de Rifle 4,5mm que eu usei pesavam em média 7,8 grains, atualmente estão vindo com 6,14 grains.

 

Idem com o Snyper 4,5mm que pesavam em média 7,93 grains, agora tenho que ficar escolhendo a lata para encontrar alguma com 7,35 grains

 

Diminuiram o peso para vender "mais" por "menos".

 

O Rifle é muito leve para a Striker Edge.

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto, obrigado por avisar.

A minha é 5.5

 

Só para referência, com quais chumbos a sua que é 4.5 se sai bem?

 

To pensando no gamo pro hunter, o snyper pra ter uma noção vem com tanto óleo na caixa que eu tive que lavar pra tentar fazer um grupo ruim. O raiamento fica muito sujo com poucos disparos.

 

O rifle é muito leve,(embora eu não tenha balança) mas dá pra sentir no disparo e os grupos falam por si. Parece que estou atirando pipoca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Só para referência, com quais chumbos a sua que é 4.5 se sai bem?

 

Não tem como comparar pois tirei a mola original e estou usando a mola helicoidal da Cometa New Fênix 400 com retentor de PU QUICKShot

 

Se quiser ver os resultados em cronógrafo estão no tópico abaixo:

 

Rolamento Axial de Esfera em Carabinas com Mola Helicoidal

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/11798-rolamento-axial-de-esfera-em-carabinas-com-mola-helicoidal/?hl=%2Buso+%2Bde+%2Brolamento

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Amigos, depois de algum tempo venho trazer mais um relato que pode ajudar os futuros colegas do fórum.

 

Com a foto de autoria do amigo Alberto José:

IMG_4986.JPG?sbsr=64dc4276d576cb323d0054

 

Tomem total cuidado com a posição do SEAR! Ele deve ficar apoiado na parede externa do cilindro e não "raspando" na mola principal.

Editado por Jefo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante