Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Brunimento de câmara. Pra que serve?


Posts Recomendados

Olá a todos.

 

Pessoal, na busca incessante de conhecimento a respeito do nosso esporte, percebi em alguns vídeos o pessoal realizando o brunimento (lixamento) da câmara das carabinas com um cabo de vassoura e lixa, e em alguns realizando o procedimento até com furadeira. Assisti vídeos da Norica no qual o pessoal não realiza esse brunimento, e nos vídeos do Juliano, ele no máximo executa a limpeza da câmara, o que é normal. Se isso,na minha opinião, fosse necessário, a carabina sairia de fabrica com o interior polido. Eu particularmente, realizei apenas por curiosidade, na minha Puma Junior 4.5, uma carabina barata, e na minha opinião, a carabina ficou uma M*****, ficou raspando o embolo na câmara, ficou pesado o engatilhamento, em resumo, não vi benefício nenhum, e esse procedimento foi realizado com uma lixa gramatura 600 e 900. Por fim, acabei pintando o êmbolo com molykote spray, e vou ter que pintar o interior da câmara da arma também. Fica a minha pergunta: Qual o ganho que se tem, e o benefício obtido através dessa prática? Se alguém poder responder e explicar, agradeço e desde já peço perdão pela minha ignorância.

 

Abraços.

Editado por Eduardo_Pinheiro

"Diga o que você pensa com esperança.Pense no que você faz com fé.Faça o que você deve fazer com amor!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente, o lixamento se faz em dois setores do cilindro da carabina.

 

- em carabinas novas, chinesas, (ex: B19) se faz o lixamento do cilindro para eliminar as bordas cortantes, dos furos por onde passam os pinos trava, do rasgo por onde se encaixa a caixa de gatilho e do rasgo por onde corre a sapata da alavanca de armar (biela). A eliminação destas bordas cortantes objetiva evitar que ocorram danos por corte, quando se substitui os retentores originais por retentores de PU. Evidentemente, carabinas renomadas não necessitam passar por este procedimento.

 

- em carabinas antigas, se faz o lixamento também da câmara de compressão, quando existem sinais de corrosão. Por exemplo: nas Rossi Dione antigas, equipadas com o famoso "courinho", é muito comum o surgimento de sinais de corrosão onde o courinho fica estacionado, afinal, são mais de 40 anos ...

 

Sempre uso lixa d'água molhada, afinal é d'água .... rsrss. Creio que ninguém usa lixa d'água seca na lataria do carro não ?

 

Lembrem-se que não se trata de um brunimento sob o ponto de vista de técnicas de usinagem ...

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe uma diferença entre o polimento e o brunimento. No primeiro o acabamento fica bem liso, quase sem rugosidade, espelhado. No segundo, os riscos da ferramenta abrasiva permanecem visíveis e perceptíveis ao tato, embora muito delicados.
Por incrível que possa parecer, em motores o melhor desempenho na compressão do cilindro é obtido com o brunimento. A explicação é que com o brunimento o óleo lubrificante obtém espaço para se alojar e fazer o trabalho de diminuição do atrito e também de vedação entre a parede do cilindro e o êmbolo.
Essa é uma operação que se faz na retífica do motor.
Se você lixou a câmara de sua arma até um quase espelhamento do interior do cano, você fez um polimento e isso explica o mau resultado.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li em algum lugar que o brunimento proporciona a retenção de partículas de lubrificante e, sendo mínimas, as ranhuras tornam a eficiência e o deslizar do retentor melhor. De forma análoga, vide os cilindros de autos e motos.

Penso que o brunimento possa sim trazer alguma melhora, pois em testes que poli excessivamente o interior da câmara deixando-o "um espelho", houve grande redução de velocidade. Parecia que o pistão emperrava. Somente após brunir a câmara* a carabina voltou ao normal. (*) uso sempre lixa de ferro de grão 180.

De qualquer modo, é possível que sua carabina possa estar apresentando algum outro tipo de problema, não notado na remontagem.

Editando: enquanto eu digitava o Líbero fez a postagem, dentro do mesmo raciocínio.

Editado por Edgar Minarello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carabinas de boa qualidade tem o cilindro retificado.lixou diminuiu o acabamento original. No maximo tirar as rebarbas dos cantos usinados,com lixa fina de 600 para frente.

Ha perigo de perder a carabina lixando com furadeira e cabo de vassoura.

Com todo respeito, mas penso que o pessoal da elite airguns não iria fazê-lo se ocorresse isso.

No link abaixo em torno dos 16 minutos o assunto é abordado. Atentar que se trata de uma nórica modelo storm, que dispensa apresentações.

https://www.youtube.com/watch?v=z001k282c28#t=965

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta para os membros se eles fariam isso nas hw deles.Pois eu só vejo eles colocando kit para diminuir vo.Mais você tem todo direito de discordar,pois o forum é democratico.E ademais a maioria das pessoas compram carabinas de entrada querendo desempenho das top.Propaganda bem feita passa por verdade.

Não quer acreditar? Pergunta para o Franco da Alterama

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom eu fiz nas minas baikal, bam, cbc 345 e gamo cfx. lixa d´agua sem água e com furadeira. 260, 400 e depois 600 de grana. funcionamento de todas perfeito. nenhum problema. velocidades normais. enfim, acho que depende de arma para arma. já fiz em várias cbcs nacionais. sempre uso o retentor original. nas HW e outras de alto nível pode ser que já venham bem polidas de fábrica.

Walther LP-300 XT

Steyr LP-10

Morini 162-E

Cometa 300

Baikal 4,5

CBC 345 Junior camo

CBC F18 5.5

BAM 12-6

CR de coleção, caça e tiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Carlos

Permita dar uma opinião.O fato de vc. ter polido a câmara de sua arma não implica,que o embolo venha a dar problemas.Talvez tudo isso

não estaria acontecendo se a bucha,montada estivesse dentro da medida certa.Enrosco do pistão pode ser por estar desalinhado por algum

motivo,pois,a única coisa que deve roçar no deslocamento é a bucha.Uma câmara ovalizada por mau manuseio,(apertar demais em uma morsa)

póde causar problemas desse tipo.O ideal é uma câmera com acabamento tipo retifica ou brunida,sem arestas cortantes.E só a tipo de informação

existe lixa d´agua,que não usa agua.

 

abraço Borracha

Editado por Borracha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Colegas

 

Já fiz este serviço de lixar câmaras em algumas carabinas.....confesso que nem sei quantas já fiz, mas foram muitas.

 

Compartilho do mesmo pensamento já colocado aqui que não é necessário lixar até ficar espelhado pois isso dificulta uma boa aderência do lubrificante, ( que fica alojado nos micro-riscos ).

 

Uso no máximo lixa 180 de uma boa marca e evito usar lixas virgens.......uso para o acabamento final uma lixa já um pouco gasta

 

Até hoje este sistema tem dado um resultado bom ....

 

Um abraço

 

Grandini

"NÃO SABEMOS O VALOR DA ÁGUA ATÉ O POÇO SECAR"
Benjamin Franklin

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Dúvida esclarecida e problema solucionado. Acabei realizando o brunimento da camara da carabina com uma lixa 220 e a pintura do embolo com molykote spray anti atrito, e ficou muito bom. Ao desmontar novamente a carabina, observei que o embolo estava meio ovalizado. solucionei o problema com a ajuda de uma morsa de bancada. Obrigado pessoal e desculpem a demora em responder ao tópico.

 

Abraço a todos.

"Diga o que você pensa com esperança.Pense no que você faz com fé.Faça o que você deve fazer com amor!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Realmente, o brunimento serve para armazenar uma quantia de óleo, e diminuir o atrito. Mas para isso, são utilizadas ferramentas de alta precisão, os riscos são medidos em micras, e mesmo nas retíficas não é possível chegar na mesma precisão das fabricas. O padrão e a profundidade é levado muito a serio.

 

Este brunimento não iria desgastar mais a bucha/retentores?

E com a câmara polida, a velocidade diminui. Mas e o Spread? É maior com ela brunida ou polida?

 

Abs

Editado por barraforte

  • Chapina - Hermes - 4,5

  • Crosman 788 - BB Scout - 4,5

Urko - Modelo II - 4,5

Urko - Modelo III - 4,5

CBC - B19 - S - 4,5

Hatsan - Dominator 200W - 5,5

Gamo - CFR - 5,5

Mira Militar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante