Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Exército libera nova Portaria com mais restrições


Posts Recomendados

Da onde você tirou isso?

 

CR é para produtos controlados. Armas de pressão de mola ao ar pré comprimido são categoria 3 e não são controlados ( exceto na produção, importação e exportação ).

 

Agooora, tem o tal do Artigo 93 que diz que quem tem CR, este deve apostilar as armas de pressão para tiro desportivo se estas armas forem especiais para este fim.

 

É um texto que já existe a anos e gera muita confusão. Acho que muitos não o fazem pois é muito difícil dizer que a arma xpto é especial para este fim.

 

A Portaria não está obrigando ninguém a tirar CR.

 

Ela apenas pede mais comprovações das atividades que constam nos certificados de quem é registrado no Exército. Institui a necessidade de documentação adicional para comprovar as categorias que tem em seu CR.

  • +1 2

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da onde você tirou isso?

 

CR é para produtos controlados. Armas de pressão de mola ao ar pré comprimido são categoria 3 e não são controlados ( exceto na produção, importação e exportação ).

 

Agooora, tem o tal do Artigo 93 que diz que quem tem CR, este deve apostilar as armas de pressão para tiro desportivo se estas armas forem especiais para este fim.

 

É um texto que já existe a anos e gera muita confusão. Acho que muitos não o fazem pois é muito difícil dizer que a arma xpto é especial para este fim.

 

A Portaria não está obrigando ninguém a tirar CR.

 

Ela apenas pede mais comprovações das atividades que constam nos certificados de quem é registrado no Exército. Institui a necessidade de documentação adicional para comprovar as categorias que tem em seu CR.

Obrigado pelo esclarecimento Henrique! Li a portaria e o capitulo V me deixou preocupado...

CBC Nitro Advanced 5.5

CBC B19-14 4.5 Competition

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha garganta está embolada de tanta revolta. O EB resolveu dificultar ainda mais a vida dos atiradores e ainda tem quem se disponha a achar isso certo. Somos diariamente esmagados pelo paternalismo estatal pois deixamos que um bando de ignorantes nos ditem regras estúpidas. Se até mesmo a nossa presidente pensa, fala e age de forma rombuda, então não se pode esperar muito mais de seus puxa-sacos fardados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, toda semana entro no site do CBTE nos classificados caçando uma FWB 300 S usada pra comprar, agora que apareceu uma a dona (pessoa muito prestativa por sinal) perguntou-me se tinha CR (não tenho) e então me informou sobre a portaria de 16/01/2015.

Que balde de água fria =[

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, toda semana entro no site do CBTE nos classificados caçando uma FWB 300 S usada pra comprar, agora que apareceu uma a dona (pessoa muito prestativa por sinal) perguntou-me se tinha CR (não tenho) e então me informou sobre a portaria de 16/01/2015.

 

Que balde de água fria =[

 

Não entendi, não conheço essa arma, mais pelo que vi é uma springer ? necessita de cr porque é calibre restrito ?

CBC B19-17 - GR45 Elite - Gatilho Quick Shot - Leapers 4-16X40 (eb+ect levou =/ ) (3-9X40 viajou)

Sonhando com uma AA S510 Xtra FAC (se Deus quiser eu chego nela)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi:

 

Agooora, tem o tal do Artigo 93 que diz que quem tem CR, este deve apostilar as armas de pressão para tiro desportivo se estas armas forem especiais para este fim.

A Feinwerkbau 300S já competiu em muitas olimpíadas anos atrás, hoje está ultrapassada mas é ótima para iniciantes. A atual dona tem ela registrada em CR, logo tudo leva crer que ela é uma arma especial para este fim (desportivo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estiver registrada em CR ta explicado. O procedimento de venda requer a transferência da carabina do "mapa" do CR dela para o novo proprietário, isso é um procedimento que já existe não tem a ver com estas portarias mas sim com o fato de que a proprietária não pode simplesmente tirar a carabina do CR e alegar que vendeu.

Sent from Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas registrar um BO por perda da arma e vende-lá... Nao há rastreio da arma a nao ser por serial, e "acho" que nunca enxeriam o saco por isso

Apenas registrar um BO por perda da arma e vende-lá... Nao há rastreio da arma a nao ser por serial, e "acho" que nunca enxeriam o saco por isso

Hatsan BT65RB JDS HPA 1800psi BSA FSB.22 -Hawke Sidewinder 8-32x56

Gamo Hunter 440 4.5

Norica Storm 5.5

SAG ar1000

Rossi dione

Hatsan sniper 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é "jeitinho brasileiro". Quero ver alguém sério querer comprar uma Feinwerkbau 300s, arma olímpica clássica e conviver com o fato de que esta arma tem um BO de perda.

 

Fazendo a coisa errada deve ter milhões de maneiras.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas registrar um BO por perda da arma e vende-lá... Nao há rastreio da arma a nao ser por serial, e "acho" que nunca enxeriam o saco por isso

Apenas registrar um BO por perda da arma e vende-lá... Nao há rastreio da arma a nao ser por serial, e "acho" que nunca enxeriam o saco por isso

 

Se um dia o cidadão, terceiro de boa fé, for tentar apostilar ela outra vez no Exército, com esse seu jeitinho o proprietário jeitoso pode se dar mal.

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas registrar um BO por perda da arma e vende-lá... Nao há rastreio da arma a nao ser por serial, e "acho" que nunca enxeriam o saco por isso

Isso é falsa comunicação de crime e dá cana para quem fez o BO... E quem for pego em fiscalização com a arma se for feito consulta do numero de série pega cana por receptação de produto roubado... Enfim como dito pelo Henrique da forma errada as opções são muitas, mas não é o objetivo aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E acho que tem que parar de dar jeitinho brasileiro nas coisas tbm, ainda mais pra tirar vantagem..estamos cobrando um atitude melhor dos governantes, dando um ótimo exemplo...

 

Bruno, a msg não é pra vc... Apenas um desabafo geral...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas citei falando que tem jeito, jeitinho brasileiro se for assim ng aqui poderia usar luneta acima das 4x32,pois eh irregular e alguém tá usando o jeitinho brasileiro para obter-lá. Não faria o msm, mas tô falando que tem jeito.

Tô achando que nosso governo está nos controlando demais nessa área, daqui a pouco vai ser obrigado apostilas todo tipo de arma, tanto airsoft qto chumbo. Sei que mtos países europeus tem limite de joules tb, mas não há essa "burrocracia".

Hatsan BT65RB JDS HPA 1800psi BSA FSB.22 -Hawke Sidewinder 8-32x56

Gamo Hunter 440 4.5

Norica Storm 5.5

SAG ar1000

Rossi dione

Hatsan sniper 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, então nem tudo está perdido. Corrijam-me se eu estiver errado:

1 - Ainda posso conseguir minha FWB 300 S desde que ela não seja apostilada (registrada em CR);

2 - Não preciso me preocupar em tirar CR para as carabinas de ar comprimido que já tenho.

 

Como o Bruno falou teoricamente luneta acima de 4x32 precisaria de CR também, ninguém nunca teve problema com esse tipo de acessório? Fico imaginando numa eventual verificação o policial tirando uma régua do bolso e medindo o tamanho da lente e sei lá como a ampliação da luneta. Penso que o mais provável é que ele retenha a luneta e você tenha que provar que é 4x32 ou menor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com vc que controlar, e mal como será controlado, não é nem de longe a melhor solução.. Agora imagine que seja necessário ter cr atirador de ar comprimido, que ele custe utópicamente uns 200 reais e seja renovado de 5 em 5 anos sem a necessidade de filiação a clube... por mais que seja ruim se prender ao governo, é melhor ter tudo apostilado pra em qualquer situação de fiscalização vc retira seu documento e mostra que é habilitado pra isso...lógico que essa é uma análise simplista, mas resolveria 99% dos problemas que passamos..imagina vc poder pedir cii pra luneta ou carabina de ar, sem dor de cabeça posterior.. Teria tudo conforme o figurino e sem dor de cabeça.. melhor mesmo seria uma boa gestão dos órgãos públicos..

Editado por under
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Under se fosse essa simplicidade sem essa burrocracia seria a melhor coisa... Mas como aqui nem tudo são flores fica complicado, eu migrei para carabina de pressao por tentar tirar CR de fogo e ver a impossibilidades que criam.

Olha, tenho amigos, tio, padrinho que são da pm e até capitão e eles mesmo não sabem muito sobre a lei, se não for denúncia, e pegarem no carro com capa e comprovar a índole da pessoas eles falaram q liberam, assim como policial ja me parou e até falou que tem vontade de atirar com essas lunetas e me liberou,mas daí tem aquela, tudo depende do bom senso.

A e sobre importação, conheço algumas pessoas que trouxeram carabina como bagagem acompanhada sem CII...

Dai eu me pergunto, oq mais vale a pena?

Hatsan BT65RB JDS HPA 1800psi BSA FSB.22 -Hawke Sidewinder 8-32x56

Gamo Hunter 440 4.5

Norica Storm 5.5

SAG ar1000

Rossi dione

Hatsan sniper 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirou sem cii antecipada, mas teve uma burocracia gigante tbm...sem cr somente menor que 22, oque é tranquilo de se trazer tbm... Eu importei algumas, dá trabalho mas chega..pelo menos agora todos tem gda, taxas pagas, etc.. Estão dentro da lei, oque pode me evitar dor de cabeça futura..

Se for mola ou pcp normal, nem esquenta com cr... Vários já trouxeram sem!

Editado por under
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí é jeitinho brasileiro, oque estamos descartando..também pois não é algo comum de ocorrer, ainda mais se tratando deste tipo de produto, que exige anuência de um órgão de fiscalização...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Proibir e coibir dos corretos é façil, quero ver de quem vai fazer mal uso e ainda adquire por meios ilicitos (roubo por exemplo).

Traficantes postam dezenas de fotos nas redes sociais de fuzis e lunetas (nem sabem usar).

Eu perdi uma leapers que travou nos correios e foi pro eb e ainda vou responder processo administrativo, se encaminham meu caso para a pf por exemplo, só não vou em cana por ser réu primário.

Até o lazer daqui a pouco vai ter que ser ilegal e as escuras, nas roças por exemplo.

Quase desisti desse esporte por perder essa luneta, outra dessa e eu desanimo de vez.

Esse pais é todo errado, ex uma loja de motos seja qualquer cc, no meu ver só poderia vender a quem tivesse cnh.

Editado por Niex
  • +1 1

CBC B19-17 - GR45 Elite - Gatilho Quick Shot - Leapers 4-16X40 (eb+ect levou =/ ) (3-9X40 viajou)

Sonhando com uma AA S510 Xtra FAC (se Deus quiser eu chego nela)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por mais estranho que pareça, eu não concordo com isso de ter cr pra ficar mais bem amparado... Porém, justamente pra não ser confundido e tratado como bandido, preferi ter o meu cr.. Assim, por mais que eu não concorde com isso, é melhor solução no momento pra evitar tais problemas..

 

É como pedágio... Precisa ter? Não precisaria, visto todos pagarem seus impostos...porém, se for depender deles pra estrada ser boa, vamos esperar sentados! Posto isso, quem quer andar em rodovias melhores, ter mais suporte, opta quando possível é claro, por isso...não é a melhor saída, mas é a que pode resolver melhor nosso problema...só reescrever as leis de forma clara resolveria tudo, mas como disse, ter o cr seria uma alternativa, ainda que exagerada, pra ter mais suporte na compra, uso e transporte...

Editado por under
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me lembrei de uma passagem do filme "As bruxas de Salem",onde um advogado tenta uma audiencia para soltar seu amigo acusado de crimes de heresia,isto em plena inquisição...bom o delegado aceita,mas em plena audiência,por mais brilhante que o advogado fosse,o delegado acusa o reu de ter estado com uma bruxa,ai o defensor diz que o cliente nem sabe o que é uma bruxa,ai vem a paulada,então é culpado por não saber diferenciar uma...

Peços desculpas pela afronta,mas é o que se passa neste rincão dos demonios chamado brasil,oras eles inventam as leis ou normas ou seja lá o que chamem,e nos pobres atiradores de armas de chumbinho,ficamos queimando neuronios pra achar pontos positivos e seguir na lei.

Oras bolas,então o exercito ou seja lá quem foi,inventa que uma arma de bolinhas que no maximo quebra um dente(eles deveriam ver o que faz uma tijolada) tem que ter uma lista de coisas pra comprar,ai os moradores da terra da banana vai e tira cr pra comrpar um pouco mais barato pra escapar do ranca couro praticado por aqui(culpa tbm das leis que nossas autoridades inventaram),ai o Exercito ve que a demanda pro trabalho aumentou e bora inventar mais dificuldades pra judiar...

Admiro a força de vontade de alguns aqui,que tentam ver o copo meio cheio,mesmo que este esteja vazando por um furo,onde não podemos mexer.

Sim vamos tirar CR,CAC ou pedir uma audiência com o Papa,ai sim teremos uns 2 anos de paz,até inventarem que só quem tem olhos de cores diferentes e ou filhos de militares podem atirar com armas de pressão.

Então o cidadão idiota,gastou rios de dinheiro pra montar um acervo de raridades,algumas das quais atestam a memoria(parca)deste brasil e se um dia,por que ele gosta de armas,vai querer ir a um estande,ai não pode,ou pode,mas tem que ser batizado no rio Jordão.

Sei que minhas palavras são de um exagero,mas falem serio,dá pra ser otimista com este governo e suas leis????

A cada hora inventam uma lei pra dificultar,separar,desanimar,incitar e desmoralizar só porque vai dar mais trabalho...Vamos colocar va habilitação pra pessoas acima de 30 anos;;;;cai o serviço...a logica que usam deve ser esta.

Que venha fevereiro e a portaria e suas boas mudanças...espero mesmo vir aqui e salientar as qualidades inovadoras de nossos orgãos governamentais.

Enquanto isto vou rezar....em tempos de bruxas,e inquisidores,talvez a fé seja o melhor remedio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inventam tantas leis para que as mesma sejam falhas...

 

País onde não tenho orgulho nenhum de estar, onde vc viaja para fora e Fic mal visto pela incompetência de seus governantes.

 

Under sobre o pedagio que vc citou, (sou vendedor externo) viajo todo dia praticamente. Aqui no PR tem um pedagio no valor de R$16,20 onde vc paga para andar em Pista simples 140km. A estrada está da msm forma de quando instalado o pedagio a 15anod atrás, não existe uma estrada alternativa. Presumo eu que isso eh um assalto lícito onde os governantes tem parte nisso.

Que orgulho tenho disso?

 

Bom, vou esperar até fevereiro, mas msm depois que sair a portaria irei continuar como estou, vendo que dificultarao ainda mais se filiando a clube de tiro.

Hatsan BT65RB JDS HPA 1800psi BSA FSB.22 -Hawke Sidewinder 8-32x56

Gamo Hunter 440 4.5

Norica Storm 5.5

SAG ar1000

Rossi dione

Hatsan sniper 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pedágio na Imigrantes/Anchieta custa a módica quantia de R$ 22,00 para percorrer 58,6 km/71km, respectivamente...

Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunning by Karolaza
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 mm gasram 45 kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Triste é saber que pagamos IPVA,SIDE,e impostos mil na gasolina e carros,pra que mesmo?Pra termos estradas boas... Chega uma hora que cansa ser ovelha...

 

 

 

Que orgulho tenho disso?

 

Tô falando justamente isso..não se cumpre oque promete..ja pagamos impostos pra ter um serviço pelo menos BOM...além disso, diversas vezes

pagamos NOVAMENTE (pedagio) pelo serviço anterior que deveria ser BOM......pagamos pedagio e ainda sim o serviço não é BOM...

Mas, tem algo errado nisso..não cobramos melhorias...veja que se as leis funcionasse com os impostos, metados dos problemas estaria resolvido...

Agora, se o caminho for ter CR, e isso for a solução, não vejo problemas além de mais uma máquina pra tirar meu dinheiro (oque não gosto), mas

que pode ser a saída.. Se eu acredito que ter CR vai me ajudar quanto a isso? Posso estar sendo ingenuo na analise, mas acredito que sim! Infelizmente é mais uma forma de controlar, tirar dinheiro...mas como suei muito pra comprar minhas coisas, não quero arriscar...

Editado por under
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Under...mas ai ´´e que esta o x...se tirar CR resolver,a pergutna é até quando?até inventarem que tem muito cr pra administrar e eles não topam trabalhar,ai fazem tal qual fizeram com o registro de graça,ta lembrando desta armadilha??foi todo mundo ingenuo pra recadastrar e depois veio tantos custos que hoje temos milhoes de armas na ilegalidade graças a astucia e incompetencia do governo e suas leis.

Sinto dizer mas sim o amigo esta sendo ingenuo...mas pagar as vezes 2x o valor da arma em cursos,impostos,taxas não esta nem longe de justo,e nem todos podem pagar por exageros,e quem garante que isto não irá acontecer novamente?

Ou a lei serve a todos ou ela não serve....e basta uma parcela querer ir por caminho do CR e todos vão pro saco.

A comparação com armas é estranha mas é a mais justa,pois trata-se dos mesmo orgão e instrumentos normativos,então porque esperar algo diferente dos mesmos?

Se temos de reclamar,como bem falou o colega,então vamos,seja com milhoes de email,mobilização na net. por que ao tirar o CR ai estamos aceitando garganta abaixo e não adianta mais protestar...pois se hoje podemos pagar x,ninguem garante que amanhã não vão cobrar xxxx,e ai vai pagar tbm?

Lutar as vezes significa não aceitar o que nos forçam,pois soluções facil nunca são duradouras.Daqui a pouco só abastados poderão ter arma de pressão.

Um exemplo simples,a um tempo a prefeitura de minha cidade inventou um imposto tolo sobre as farmacias de manipulação...a maioria,95% foi contra e não pagou e moveu uma ação na justiça,ai os 5% que tinha mais grana e menos coragem,resolveram pagar...agora passados 3 anos a prefeitura resolver cobrar dos 95% juros e correção,mesmo antes da justiça julgar o caso,resultado,

tem loja que deve mais que seu patrimonio inteiro...é justo isto?

abs

Editado por s200
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já decidi, não vou ficar me humilhando para manter uma arma de pressão. O clube que eu frequentava já mandou um email falando que quem quiser manter o CR tem que participar das provas e comprovar a assiduidade. Não vou mais lá por um tempo, quando passar a raiva talvez...

Se os néscios do EB quiserem me obrigar a registrar as armas de pressão eu prefiro destruir as minhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oras,oras...saiu,e por que não estou surpreso,só pioram as coisas pra quem quer ser legal...

Imaginem o que nos espera,pobres de nós,atiradores da republica das bananas...

http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.dfpc.eb.mil.br%2Finstitucional%2Flegislacao%2FColecAtiradoresCacadores%2FPortaria01-COLOG16Jan15.PDF&h=uAQHOFDIB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oras,oras...saiu,e por que não estou surpreso,só pioram as coisas pra quem quer ser legal...

Imaginem o que nos espera,pobres de nós,atiradores da republica das bananas...

http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.dfpc.eb.mil.br%2Finstitucional%2Flegislacao%2FColecAtiradoresCacadores%2FPortaria01-COLOG16Jan15.PDF&h=uAQHOFDIB

 

Por ser um documento escaneado (ou seja, uma imagem em formato PDF) infelizmente não consegui fazer algumas buscas pelas quais estou habituado.

 

Em uma rápida lida, não vi mudança para o atirador eventual (leia-se "lazer"), que não tem CR. Mas deu para perceber que para quem tem CR as exigências serão maiores (ou seja melhor nem ter, como alguns já haviam citado).

 

Enfim o negócio vai ser imprimir essa bagaça para ler com calma porque no PC é um saco.

 

Você pode citar alguns dos pontos que lhe chamou a atenção? Os "complicadores"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá....o Bene Barbosa,estava bem infeliz,pra não dizer revoltado com esta portaria que parece querem fazer ter força de lei na marra.Estou na empresa a noite posto os pontos ruins.

 

É esperado e isso vai remeter ao inicio do tópico onde aqueles que são mais interessados em manter o CR (até mesmo pelas arma de fogo) já reclamavam das dificuldades.

Me parece que esta portaria é a "oficialização" daquela que foi citada no inicio deste tópico (ou seja, seria o mesmo assunto), e não a especifica do tiro com armas de ar que se chegou a comentar e estamos aguardando (e deverá tratar também o paintball, CO2, etc).

 

De qualquer forma se ficar como está, ou seja, se não vier nada mais além desta, para o atirador informal sem CR nada muda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...

Kauedg,

 

De acordo com que eu entendi nesse documento, para quem quiser iniciar a pratica do tiro com ar comprimido já era? o que esta liberado é somente arma de pressão por ação de mola de calibre permitido é isso mesmo?

 

Ou seja para ar comprimido vou ter que correr atrás do tal CR que todos comentam a tal burocracia? não acredito estava tão animado para ir adiante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Armas de ar com calibre até 6mm não precisa de CR, mas se você quiser uma luneta maior ou igual a 6x36, terá que pedir.

Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunning by Karolaza
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 mm gasram 45 kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante