Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Comparativo B19-14 vs HATSAN 125/Nitro X


Posts Recomendados

Bom, EXCETO A PRESENÇA DE GÁS RAM, de muzzle e sei lá mais o que. Quero saber apenas em termos mecânicos e de desempenho.

 

Ambas são F18, possuem praticamente o mesmo sistema de mira, uma trava de gatilho mais aprimorada pra a Nitro mas nada de absurdo. Dá pra dizer que ambas caminham juntas? Meu amigo possui uma Nitro 1000 4,5mm e gosto muito do desempenho dela... gostaria de saber se até que a mola da B19-s canse e eu troque por um GR de 50Kg se elas terão o mesmo desempenho. Ambas são rotuladas com 300 m/s de V0 pela CBC.

 

É claro que pelo GR a Nitro provavelmente vai sair com agrupamento um pouco melhor e mais precisão.. porém não vamos ser tããão rigorosos assim no comparativo. Vamos imaginar uma distância de 20m para os disparos, distância esta que vai dar pouca diferença na precisão entre elas provavelmente.

 

Obrigado desde já!

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa afirmação que o trava do gatilho da Nitro 1000 é mais elabora, é opinião sua, da qual respeito...

Mas, particularmente, acho a trava da B19S muito melhor.

Aliás, todo o conjunto do gatilho da B19S é melhor, altamente customizável.

A Nitro1000 é um projeto pobre e "engessado".

 

Em termos de precisão, Nitro1000 e B19S originais a essa distância vão ser semelhantes...

Contudo, com a instalação de um GR de 40Kg na B19S, geralmente esta fica bem mais precisa que a Nitro1000 original.

 

Esqueça GR de 50Kg em carabina 4,5mm...

É um pancadão desnecessário que só trará prejuízos à precisão.

Vejo que você tá começando a frequentar o fórum agora. Se fizer uma enquete com todos os membros mais experientes do fórum, 99% deles irão recomendar o GR de 40Kg.

Como diz aquela máxima: "potência sem controle não é nada".

 

É aquela coisa, depende também do seu propósito... É pra acertar ou pra destruir?

 

-Tem gente que gosta de carabina para destruir alvos e efetuam 10 tiros, acertando em média uns 04 disparos...

-Enquanto isso tem outros que preferem dar 10 tiros e acertar o alvo 10 vezes...

 

Eu sou da segunda turma, que prefere acertar.

 

Todos os praticantes de tiro de precisão são unânimes em afirmar que a velocidade ideal para precisão não deve ultrapassar 240~250m/s no calibre 4,5mm. Acho 240m/s uma excelente velocidade.

Se for para a prática da modalidade papel 10m, essa velocidade deve ser diminuida mais ainda... Nesse caso uns 180m/s seria excelente.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim amigo, começo agradecendo pela resposta.

 

Passei a frequentar o fórum agora, isso mesmo...

 

Como citei no tópico anterior que fiz sobre a B19-s, minha carabina não servirá pra tiros em papel ou brincadeiras competitivas de alvo, como marcar pontos e etc. Eu quero uma carabina pra destruir, porém que não seja tãão imprecisa assim também né. Se eu quisesse tanta imprecisão ia logo com o GR mais forte que a mecânica da carabina funcionasse.

 

Meu objetivo como citei no tópico anterior são alvos não muito pequenos (no máximo um pouco menor que uma lata de refri) a distância que podem variar de 15 a 20 metros, em casos raros até 30 metros. NADA além disso. Nada de pendurar alvos e tentar fazer maior pontuação, acertar tampas de refri a dezenas de metros, coisas assim.

 

Optei pela B19-s por ser a carabina mais barata de boa modificação, e não pela sua boa precisão que pelo que ouvi dizer é um de seus pontos fortes.

 

Realmente eu queria ter dinheiro pra pegar uma Hatsan cuja velocidade com mola já é de 380 m/s e tunar com um GR forte pra chegar na casa dos 400 m/s com chumbos convencionais. Quero atirar e fazer arregaço.. hahaha. Mas também não quero uma espingarda que erre um alvo grande como uma lata de refri a 20~22 metros, por isso optei pelo de 50Kg.

 

Quero, por exemplo, enfileirar algumas latas de cerveja/refri e de uns 10m de distância atirar na primeira e arregaçar todas, aí é que tá o meu prazer kkkk!

 

Entendo o fato dos que gostam de precisão alta e tudo mais, fazer tiros em alvos de pontuação e tal, e sim, acho interessante e também gosto. Mas se meu objetivo fosse esse eu comprava uma Dione de 180 m/s que ia cair pra uns 160 m/s com chumbinho convencional e fazia tiros de 10 ou 15 metros apenas. Como não posso comprar duas carabinas e prefiro mais a força do que a precisão, vou primeiro com a forte. Daqui alguns anos compro uma fraquinha pra fazer tiro ao alvo por que também gosto.

 

Há outras coisas que eu também talvez queira acertar, mas como não é permitido mencionar aqui você já deve imaginar o que é, por isso queria o chumbinho saindo na boca do cano a quase 300 m/s que é o caso do Cenoura que usou de 50Kg na carabina dele.

 

A propósito, qual é a pressão do GR dessa Nitro 1000 4.5mm será?

 

__________________________

 

Mas podemos discutir isso melhor no meu outro tópico sobre o custo x benefício da B19. Nesse aqui mesmo eu só queria saber se ambas as carabinas andam meio juntas...

Editado por Spawn*

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o GR da nitro 1000 é de 60kg!

 

abraços

 

noooossa! Se a Nitro 1000 4,5 e a B19 têm a mesma potência, usando GR de 40Kg na B19 ela vira uma arma totalmente voltada pra precisão! Meu amigo tem uma Nitro dessas mencionadas e acerto lata de nescau a 15m... pra mim tá bom kkkkkk

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A B19S não dá 300m/s original nem a pau! É propaganda pura.

Cronografei minha B19 quando ainda original e ela dava 260 m/s com jsb 8,4 grains.

 

Sobre sua argumentação

Lata de refri a 20m qualquer carabina acerta...

Se o que quer é pancadão mesmo, bota o GR de 50 e seja feliz!

Alvos desse tamanho vc vai acertar sempre, fique tranquilo.

 

Já que quer destruir, talvez fosse o caso de vc pensar em um .22LR

 

Em relação à sua dúvida, entre a Nitro-1000 e a B19S... B19S na cabeça!

 

Abraço e boa sorte na empreitada!

Editado por Paes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lata de refri a 20m qualquer carabina acerta...

Se o que quer é pancadão mesmo, bota o GR de 50 e seja feliz!

Alvos desse tamanho vc vai acertar sempre.

 

Já que quer destruir, talvez fosse o caso de vc pensar em um .22LR

 

Em relação à sua dúvida, entre a Nitro-1000 e a B19S... B19S na cabeça!

 

Abraço e boa sorte na empreitada!

 

Muito grato amigo, era uma resposta curta e objetiva assim que eu queria ouvir! :thumbup:

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu possui uma nitro 1000 e afirmo q com mira aberta a 45m e escorado em latas de cerveja era muito facil acertar, e ainda nao precisava dar desconto. O Karollaza cronografou a dele e ela chega bem proximo ao vo q o fabricante diz.

Caso tu pegues uma sugiro somente trocar a bucha por uma de PU, polir os contatos do gatilho e lubrifica-la corretamente.

HW50S 4.5mm (Mola encamisada)
Bam B26 4.5mm (tunada) + Gatilho HW (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5592-bam-b26-um-breve-review-e-uma-modificao/)
CBC 345 Expresso (Gas Ram 150 + Bucha PU) (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10283-restauracao-cbc-345-expresso/)

Nikko Mountmaster 4X32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu possui uma nitro 1000 e afirmo q com mira aberta a 45m e escorado em latas de cerveja era muito facil acertar, e ainda nao precisava dar desconto. O Karollaza cronografou a dele e ela chega bem proximo ao vo q o fabricante diz.

Caso tu pegues uma sugiro somente trocar a bucha por uma de PU, polir os contatos do gatilho e lubrifica-la corretamente.

 

Fico grato pelas dicas amigo, mas era só curiosidade. Vou de B19-s mesmo, usá-la original até a mola cansar, aí vou por um GR fortinho pra ver meu canhãozinho fazer estragos kkkk!

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra acertar latinhas a 20 metros a B19S não precisa de tunning nenhum... Acho mais interessante que a Nitro 1000 que pelo que dizem (não conheço) tem um gatilho pior que a C"BAM"C e ainda custa mais que o dobro...

 

Se quer destruição nessa distância pega qualquer uma 5,5 mm...

 

Agora na minha humilde opinião de iniciante/ignorante essa coisa de destruição é paixão passageira... Logo logo vai querer uns desafios maiores (leia-se alvos menores a maiores distâncias), especialmente se você se aprofundar no negócio e conhecer um "tal de agrupamento"...

 

Mas aí você também vai perceber que o ideal (e muita gente acaba fazendo assim) é começar uma coleção de armas... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Abraços e bons tiros!

Editado por ferbosso
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra acertar latinhas a 20 metros a B19S não precisa de tunning nenhum... Acho mais interessante que a Nitro 1000 que pelo que dizem (não conheço) tem um gatilho pior que a C"BAM"C e ainda custa mais que o dobro...

 

Se quer destruição nessa distância pega qualquer uma 5,5 mm...

 

Agora na minha humilde opinião de iniciante/ignorante essa coisa de destruição é paixão passageira... Logo logo vai querer uns desafios maiores (leia-se alvos menores a maiores distâncias), especialmente se você se aprofundar no negócio e conhecer um "tal de agrupamento"...

 

Mas aí você também vai perceber que o ideal (e muita gente acaba fazendo assim) é começar uma coleção de armas... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Abraços e bons tiros!

 

é isso aí cara kkkk! talvez eu queira sim desafios maiores, mas aí compro uma Dionezinha pra fazer tiro em papel, sei lá, acho elas muito lindas, sinceramente. Quanto ao agrupamento eu já sei o que é, e sei que só consigo um bom em grandes potências nas carabinas importadas, como Norica e Hatsan.

 

Enfim, obrigado pelas dicas... quanto as de 5,5 eu bem que queria, mas não vou nelas por que perfura menos, chumbos e armas mais caros. Se eu tivesse uma carabina que lançasse um chumbo de 5,5mm a mais de 300 m/s na boca do cano aí sim eu ia com uma dessas hehe.

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, EXCETO A PRESENÇA DE GÁS RAM, de muzzle e sei lá mais o que. Quero saber apenas em termos mecânicos e de desempenho.

 

Ambas são F18, possuem praticamente o mesmo sistema de mira, uma trava de gatilho mais aprimorada pra a Nitro mas nada de absurdo. Dá pra dizer que ambas caminham juntas? Meu amigo possui uma Nitro 1000 4,5mm e gosto muito do desempenho dela...

Em se falando de carabinas de ar comprimido, todas seguem os mesmos prinicípios básicos de projeto. O que muda são as dimensões dos componentes e no caso entre gásram e mola de aço, evidentemente o propulsor.

A Nitro vai oferecer maior velocidade, maior penetração, mais peso para armar, maior recuo, melhor ergonomia da coronha se for com thumbhole.

A B19S melhor controlabilidade, mais leve para armar, melhores condições para tunagem, menor custo, possivelmente melhor precisão em qualquer distância.

Resumindo, o ideal para você que quer destruir, é uma espingarda de ação Pump ou semi automática no calibre 12 rs rs rs.

Se tiver que escolher uma carabina de ar, a que vai se aproximar melhor da sua expectativa é a Nitro.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

COMUNICADO

as carabinas da cbc modelos b19s ,b19-14 e 19-17 plus são copias da gamo hanter 440 a qual NÃO COMPORTA nitro acima de 45 kilos pois não muda a destruição e fica completamente imprecisa

Editado por FLAVIO CILLI K9

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja provei aqui no forum em testes feitos com uma Bam e uma GII, ambas oferecem boa precisão dentro da média, a vantagem da Bam é o gatiho que se trocado a tecla fica muito bom e melhor que a Nitro, porem a oxidação da CBC é ainda melhor que da chinesa alem de mais robusta e partes interna mais reforçadas, é arma para não quebrar. Tenho uma GII com mais de 25 mil tiros e esta perfeita.

 

Com CBC nitro original ja acertei giz a 30 metro muito fácil, latas a 50 era moleza, garrafas de 2L a 100 com munição adequada e sem vento tb muito fácil.

 

A cbc é a uncia empresa que realmente não mente no VO das armas, a nitro tem mesmo seus 300m/s porem com gasram de 45 kilos ela mantem a média de 280 e fica ainda mais precisa.

 

Qualquer uma das duas que escolher estará fazendo um bom negócio.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,
Esta é a experiência que o Eduardo Melo fez em uma Gamo Hunter 440, 4,5mm. A B 19-S tem a mesma mecânica desse modelo da Gamo. Link do tópico http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/496-hunter-440-45mm-x-diversos-gr/?hl=%22diversos+gr%22

POPULAR

Resolvi fazer um teste de comparação com três modelos de mola pneumática, 40, 45 e 55 kg. Todos os modelos testados são Elite Airguns de fabricação da FNA. Para cada configuração, depois de montada, foi eliminado qq efeito diesel com vários disparos, só então os testes de precisão e leitura de VO foram iniciados. Além das molas a gás a arma recebeu uma bucha Firelizard.

55ao.jpg

86029552.jpg

55ba.jpg

imagem-1.jpg

Conclusões:

Com o GR de 55kg esperava uma VO em torno de 300 m/s, mas não chegou nem perto, a VO ficou bem próxima do modelo de 45kg, ficando ainda menor em determinado chumbo, como mostra o quadro comparativo. Acredito que isso se de em razão do chumbo se prender mais ao raiamento do cano, devido a maior força. O recuou foi o mais acentuado dos três modelos, mas tb nada exagerado. O maior ponto negativo foi a precisão, para os testes foram utilizados alvos 17x17 para pistola, os mesmos usados em provas para 10 metros, os agrupamentos foram feitos nesta distância com 5 disparos em pé sem apoio, sei que o melhor seria utilizar uma luneta e atirar apoiado, mas utilizo esta arma já a algum tempo e estou bem familiarizado com ela. Bom os grupos com este GR ficaram em torno de 60mm, isso a 10 metros. Nessa configuração o ajuste do gatilho é prejudicado pela força da mola, não se consegue ajustes de 2º estágio.

Com o de 45kg a melhora foi bem expressiva, mas para o meu propósito que era utilizar a arma para a modalidade 10 metros, ainda não era satisfatório, mas para quem quer uma arma para pikling, esta configuração com certeza atenderia, os agrupamentos ficaram em torno de 30mm.

Com o GR de 40kg a arma ficou um docinho para armar e com recuou bem pequeno, mas a precisão ficou muito boa, como vcs podem ver na foto, fazendo com que a Hunter ofereça um bom desafio. Apesar da VO ter ficado entre a faixa de 225 a 240 m/s, testei em SM 1/5, onde os carneiros ficam posicionados a 33 metros, e é possível derruba los sem dificuldade.



440a.jpg

Editado por Cyntra

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Esta é a experiência que o Eduardo Melo fez em uma Gamo Hunter 440, 4,5mm. A B 19-S tem a mesma mecânica desse modelo da Gamo. Link do tópico http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/496-hunter-440-45mm-x-diversos-gr/?hl=%22diversos+gr%22 ..........

 

Conforme relatos em outros posts, os GR da FNA não tem muita regularidade na potência e geralmente tem maior potência do que a declarada. Conforme testes feitos pelo Karolaza em 3 FNA de "mesma potência" todos apresentaram VO bem diferentes entre si.

Dentro desse raciocínio, o de 55 pode estar acima de 60 kg e isso explicaria o excesso de pressão para o conjunto.

Será que isso faz sentido?

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico feliz pelo esclarecimento, este, que eu não tinha encontrado.

 

Só não entendo o motivo de perder potência.. e outras armas ganharem. O que justifica isso? O cano da Nitro deve ser igual da B19, a nitro usa 60kg... como que nela não dá problema na saia do chumbo? Alguém poderia me explicar?

 

obrigado!

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você testou com chumbos de baixo custo tipo o Rifle? Como foi o desempenho?

 

É o que eu queria saber... pois não pretendo comprar chumbos caros.

 

A propósito se alguém souber explicar a minha dúvida fico muito grato...

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei explicar, mas na tentiva e erro... minha b19s ta com gr de 50 e é estupidamente precisa, porem so com jsb 8,44 pra mais de 20m

Sua carabina possui o pistao mais pesado que o pistao da gamo 440, essa e a explicacao do vo dar mais alto se considerarmos a experiencia do Edu Mello

HW50S 4.5mm (Mola encamisada)
Bam B26 4.5mm (tunada) + Gatilho HW (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5592-bam-b26-um-breve-review-e-uma-modificao/)
CBC 345 Expresso (Gas Ram 150 + Bucha PU) (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10283-restauracao-cbc-345-expresso/)

Nikko Mountmaster 4X32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico feliz pelo esclarecimento, este, que eu não tinha encontrado.

 

Só não entendo o motivo de perder potência.. e outras armas ganharem. O que justifica isso? O cano da Nitro deve ser igual da B19, a nitro usa 60kg... como que nela não dá problema na saia do chumbo? Alguém poderia me explicar?

 

obrigado!

A provavel explicacao esta no post acima. Desculpe Cenoura errei no quot pq estou no cel rsrsrs. O pistao ds bam e ligeiramente mais pesado q da 440. Editado por Breno

HW50S 4.5mm (Mola encamisada)
Bam B26 4.5mm (tunada) + Gatilho HW (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5592-bam-b26-um-breve-review-e-uma-modificao/)
CBC 345 Expresso (Gas Ram 150 + Bucha PU) (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10283-restauracao-cbc-345-expresso/)

Nikko Mountmaster 4X32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A provavel explicacao esta no post acima. Desculpe Cenoura errei no quot pq estou no cel rsrsrs. O pistao ds bam e ligeiramente mais pesado q da 440.

 

Não entendi amigo... vc quis dizer que quando se coloca um gás ram acima de 50 kg a potência cai por que o pistão é muito leve ou muito pesado? Ou nada a ver e entendi errado?

 

Quero saber por que se eu coloca um gás ram acima de 50 kg minha força diminui,s endo que a Nitro 1000 usa gás de 60 Kg e promete ter a mesma força. O cano e o calibre são os mesmos... provável que a explicação esteja no pistão, sei lá.. não entendo sobre carabinas, estou aqui pra aprender hehe

Editado por Spawn*

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os modelos "B" são fabricados pela bam na china seu cilindro tem uma cubagem menor que q nitro 1000, não adianta colocar gas ram a cima de 45 kilos pois em nada vai mudar podendo piorar a precisão

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi amigo... vc quis dizer que quando se coloca um gás ram acima de 50 kg a potência cai por que o pistão é muito leve ou muito pesado? Ou nada a ver e entendi errado?

 

Quero saber por que se eu coloca um gás ram acima de 50 kg minha força diminui,s endo que a Nitro 1000 usa gás de 60 Kg e promete ter a mesma força. O cano e o calibre são os mesmos... provável que a explicação esteja no pistão, sei lá.. não entendo sobre carabinas, estou aqui pra aprender hehe

 

Eu quiz dizer que com um pistão mais pesado vc terá um Vo maior também, pra vc ter uma idéia o pistão de uma gamo pesa cerca de 145g, a da Bam B19-18 pesa 190g a de uma CBC GII pesa cerca de 245g (existe um tópico sobre essas medidas http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/839-peso-do-pistao/ ) e como foi falado acima o volume de câmara também vai influenciar, imagine um valor X de volume passar por um orifício em fração de segundos... Vc terá maior pressão em um escape de um volume maior do que com um volume menor, se considerarmos o mesmo instante de saída do ar para ambos.

HW50S 4.5mm (Mola encamisada)
Bam B26 4.5mm (tunada) + Gatilho HW (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5592-bam-b26-um-breve-review-e-uma-modificao/)
CBC 345 Expresso (Gas Ram 150 + Bucha PU) (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10283-restauracao-cbc-345-expresso/)

Nikko Mountmaster 4X32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quiz dizer que com um pistão mais pesado vc terá um Vo maior também, pra vc ter uma idéia o pistão de uma gamo pesa cerca de 145g, a da Bam B19-18 pesa 190g a de uma CBC GII pesa cerca de 245g (existe um tópico sobre essas medidas http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/839-peso-do-pistao/ ) e como foi falado acima o volume de câmara também vai influenciar, imagine um valor X de volume passar por um orifício em fração de segundos... Vc terá maior pressão em um escape de um volume maior do que com um volume menor, se considerarmos o mesmo instante de saída do ar para ambos.

 

Entendi amigo... então se fosse o caso de alguém querer fazer uma modificação avançada numa carabina, teria que aumentar o peso do pistão, aumentar a pressão do gás e -teoricamente- diminuir o volume da câmara pra não haver muita passagem de ar, estufando a saia do chumbo?

 

Analisando pela lógica, pra alcançar uma potência maior é preciso diminuir o volume de ar e aumentar a pressão... com menos ar não haverá provavelmente o estufamento da saia, e com mais pressão obviamente se aumenta a V0. Pode ser que seja isso...

 

sei lá, só uma hipótese pra caso de uma modificação avançada... rs

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi amigo... vc quis dizer que quando se coloca um gás ram acima de 50 kg a potência cai por que o pistão é muito leve ou muito pesado? Ou nada a ver e entendi errado?

 

Quero saber por que se eu coloca um gás ram acima de 50 kg minha força diminui,s endo que a Nitro 1000 usa gás de 60 Kg e promete ter a mesma força. O cano e o calibre são os mesmos... provável que a explicação esteja no pistão, sei lá.. não entendo sobre carabinas, estou aqui pra aprender hehe

 

Tenho uma hipótese sobre isso, vejamos:

A lógica diz que quanto maior a pressão da mola, maior força para empurrar o projétil.

Mas, vamos ter as diferenças de volume entre as câmaras de um e outro modelo, os quais no caso, a da Nitro é maior do que a da B19s. Então, a Nitro empurra maior quantidade de ar.

A seguir temos o orifício de passagem do ar para o cano, os quais desconheço se existem diferenças de diâmetro entre os dois modelos.

Outro fator que com certeza interfere na velocidade da saída e precisão do projétil, é o raiamento do cano.

A minha hipótese é a de que quanto menor é o passo da raia, menor é a velocidade de saída. Isso porque, o chumbinho fica mais tempo sob pressão, provocando a dilatação da saia e com maior fricção nas raias, o que diminue a velocidade quando submetido a pressões muito altas.

Então, provavelmente o passo da raia da Nitro é maior do que a da B19s, por isso a maior potência resulta também em maior velocidade sem os inconvenientes que aparecem no outro modelo.

Gostaria que os colegas mais experientes e melhor informados do que eu pudessem confirmar ou não essa hipótese... assim eu também aprenderei...

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Spawn,

 

Com um maior volume de câmara (maior volume de ar) maior será a potência. A história do estufamento da saia do chumbo acontece com potências muito elevadas, talvez com Vo bem acima de 310m/s. Pesquise nos tópicos de testes de consistencia das PCP's daqui do fórum vc verá que existe uma pressão ideal no cilindro das PCP´s para precisão e pressão ideal para Vo máximo, o que quero dizer é que a Vo máximo se atinge com uma determinada pressão (no cilindro da PCP) e se caso esta pressão for aumentada a Vo permanecerá a mesma ou diminuirá, neste caso pode-se concluir que provávelmente é devido o estufamento da saia.

Eu acredito que naquele teste do Edu Mello o decrescimo da Vo com o aumento da potencia do GR foi devido ao peso do pistão e não ao estufamento da saia.

HW50S 4.5mm (Mola encamisada)
Bam B26 4.5mm (tunada) + Gatilho HW (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5592-bam-b26-um-breve-review-e-uma-modificao/)
CBC 345 Expresso (Gas Ram 150 + Bucha PU) (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10283-restauracao-cbc-345-expresso/)

Nikko Mountmaster 4X32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acredito que o estufamento da saia cause perda de V0, apenas perda de precisão.

No caso da PCP, creio que a queda de velocidade nos primeiros disparos seja por conta da pressão mais alta no reservatorio. Quanto maior a pressão, maior a força que o martelo tem que fazer no pilotinho pra liberar a mesma quantidade de ar. Mas como a força do martelo é uma constante, a única variável é a pressão do reservatorio, que a medida que vai sendo feito os disparos diminui a pressão permitindo que o pilotinho libere cada vez mais ar, causando inclusive o aumento da V0. Quando tem pouca pressão o consumo entre um disparo e outro fica cada vez maior. Já ví uma Condor liberar todo o ar de uma só vez por conta da baixa pressão.

Teoricamente a melhor forma de melhorar a autonomia de uma arma não regulada seria variar a tensão da mola do martelo de acordo com a pressão do reservatorio, quanto maior a pressão maior a tensão e vice versa.

Editado por henzell
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma hipótese sobre isso, vejamos:

A lógica diz que quanto maior a pressão da mola, maior força para empurrar o projétil.

Mas, vamos ter as diferenças de volume entre as câmaras de um e outro modelo, os quais no caso, a da Nitro é maior do que a da B19s. Então, a Nitro empurra maior quantidade de ar.

A seguir temos o orifício de passagem do ar para o cano, os quais desconheço se existem diferenças de diâmetro entre os dois modelos.

Outro fator que com certeza interfere na velocidade da saída e precisão do projétil, é o raiamento do cano.

A minha hipótese é a de que quanto menor é o passo da raia, menor é a velocidade de saída. Isso porque, o chumbinho fica mais tempo sob pressão, provocando a dilatação da saia e com maior fricção nas raias, o que diminue a velocidade quando submetido a pressões muito altas.

Então, provavelmente o passo da raia da Nitro é maior do que a da B19s, por isso a maior potência resulta também em maior velocidade sem os inconvenientes que aparecem no outro modelo.

Gostaria que os colegas mais experientes e melhor informados do que eu pudessem confirmar ou não essa hipótese... assim eu também aprenderei...

 

Sim Líbero, me veio em mente o raiamento e o passo dele também exatamente como você disse... tem muita lógica... PORÉM vamos pensar que a B19 não poderia oferecer originalmente a mesma potência que a F18 Nitro 1000 4.5mm se o raiamento fosse diferente... por que veja bem, se ambas as velocidades rotuladas pela fábrica são iguais, só diferenciando as carabinas basicamente pela mola e gás ram, deve haver o mesmo raiamento ou então uma tolerância no raiamento da B19 de por exemplo limite de 350m/s... mas sei lá, essa história do raiamento é bem complexa... desacredito que há diferenças nos orifícios de ar em armas do mesmo calibre... nunca tive uma carabina de ar, tampouco vi uma aberta, porém acredito que esse orifício seja o mesmo calibre do cano pelo que vejo nas dos meus amigos.

 

Não Spawn,

 

Com um maior volume de câmara (maior volume de ar) maior será a potência. A história do estufamento da saia do chumbo acontece com potências muito elevadas, talvez com Vo bem acima de 310m/s. Pesquise nos tópicos de testes de consistencia das PCP's daqui do fórum vc verá que existe uma pressão ideal no cilindro das PCP´s para precisão e pressão ideal para Vo máximo, o que quero dizer é que a Vo máximo se atinge com uma determinada pressão (no cilindro da PCP) e se caso esta pressão for aumentada a Vo permanecerá a mesma ou diminuirá, neste caso pode-se concluir que provávelmente é devido o estufamento da saia.

Eu acredito que naquele teste do Edu Mello o decrescimo da Vo com o aumento da potencia do GR foi devido ao peso do pistão e não ao estufamento da saia.

 

Também acho que ~300m/s seja pouco pra estufar a saia Breno... mas quem sou eu pra dizer isso né... então levando em consideração isso que você disse, levando em consideração o orifício de ar da câmara pro cano, levando em conta o raiamento e obviamente o calibre.. eu realmente não entendo por que um gás de 55 Kg torna ela mais fraca do que com 50 Kg!

 

Sinceramente não vejo outra explicação em vez de fluxo de ar no curso do pistão...

 

EDIT: já vi vídeos grosseiros pelo youtube de usuários dizendo que trocaram a mola original pelo gás da Nitro (60 Kg) e ficou um canhão avassalador, fura tábua de 15mm fácil a 10 ou 12 metros.

Editado por Spawn*

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao volume da camara é simples, quanto maior a camara maior o V0 desde que tenha uma boa força pra comprimir de uma só vez todo esse ar... geralmente as armas magnum tem uma baita mola e camara.

 

Pelo meu pouco conhecimento eu também concordo contigo amigo... é algo aparentemente meio óbvio. Partindo dessa idéia e do que o Breno disse sobre só estufar a saia do chumbo com velocidades super maiores subentende-se que aumentando o curso do pistão, seu peso e a força da mola, a arma ficará cada vez mais forte...

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

Sinceramente não vejo outra explicação em vez de fluxo de ar no curso do pistão...

 

a grosso mode pode ser um efeito similar ao de tirar a toalha de uma mesa com um copo em cima. É tão rápido que nem dá tempo do copo se deslocar.

Vai ver que um gas mais forte faça com que boa parte do ar saia do cano primeiro que o chumbo..

 

Pelo meu pouco conhecimento eu também concordo contigo amigo... é algo aparentemente meio óbvio. Partindo dessa idéia e do que o Breno disse sobre só estufar a saia do chumbo com velocidades super maiores subentende-se que aumentando o curso do pistão, seu peso e a força da mola, a arma ficará cada vez mais forte...

mas acredito que tenha um limite, como no caso da b19 que com o gas maior tem v0 menor. Querendo ou não antes do chumbo se moldar as raias elas podem permitir a passagem de uma quantidade considerável de ar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente não vejo outra explicação em vez de fluxo de ar no curso do pistão...

 

a grosso mode pode ser um efeito similar ao de tirar a toalha de uma mesa com um copo em cima. É tão rápido que nem dá tempo do copo se deslocar.

Vai ver que um gas mais forte faça com que boa parte do ar saia do cano primeiro que o chumbo..

 

Essa teoria não se aplica considerando que os chumbos são justos no cano, mesmo os de boas marcas entram justos e sem folga. Ainda mais aqueles modelos que tem de 4.51 ou 4.52mm...

 

sei lá, posso estar errado... devido o raiamento talvez não seja como em um cano liso

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa teoria não se aplica considerando que os chumbos são justos no cano, mesmo os de boas marcas entram justos e sem folga. Ainda mais aqueles modelos que tem de 4.51 ou 4.52mm...

 

sei lá, posso estar errado... devido o raiamento talvez não seja como em um cano liso

Entram justos na parte mais justa do cano... as raias são mais fundas, inicialmente não há contato com o fundo delas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entram justos na parte mais justa do cano... as raias são mais fundas, inicialmente não há contato com o fundo delas

 

não sabia disso :crazy: então a probabilidade de escape de ar é grande?

 

Se sim, o raiamento ou algum detalhe no cano das outras armas deve ser diferente.

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

o problema é que a vo que os fabricantes anuncia nunca é o correto pois exite variaveis , um exemplo é que uma g2(experiencia com 5) tunada por mim dá mais vc que uma nitro de fabrica, pois eu não uso o pistão original da nitro e sim retiro o guia de mola do pistão da g2, coicidencia ou não as g2 ficam mais forte com esse processo

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Pesquisei na busca e não achei nada sobre a Nitro 1000 4,5mm. Então vamos lá...

 

 

Meu amigo tem uma Nitro 1000 dessas, como acho que já citei. A arma é forte e tal, atende o que ele queria. Uma espingarda mais voltada pra "destruir" do que pra acertar. Já testamos vários chumbos, fizemos diversos ajustes de mira em tudo que distância... e a realidade (acreditem se quiser) é que sofremos pra acertar uma laranja a 10 metros. A 5 metros já dá pra errar (não, não somos nós que somos ruins, todos que pegam a espingarda acham ela difícil de acertar).

 

Outro detalhe dela é o grande peso e a dificuldade pra armar.

 

Baseado em tudo isso, futuramente quero comprar uma B19-s pra mim, que só ouço falar bem e quero saber quais são os principais e fundamentais pontos fortes da B19-s em cima de Nitro. E se a Nitro tem algo melhor que a B19... pois teoricamente apresentam a mesma força nominal (305m/s).

 

DETALHE: B19-s original, assim como a Nitro dele.

 

Estou cansado disso... a gnt vai vivendo e aprendendo. Meses atrás eu frequentava o fórum em busca de uma carabina magnun, destrutiva. Aí usuários experientes me falavam que se eu quisesse destruir algo era pra comprar um CBC 7022 por que não adianta ter força se não acertar nada. E realmente... estavam certos. A Nitro dele fura tábua, faz barulho tipo rifle .22 quando atira, explode latas cheias d'água, mas não dá pra acertar porra nenhuma que esteja a mais de 15 metros. Só se for algo de 1x1m kkkk e isso é muito chato. Onde tá o divertido de acertar coisas minuciosas de longe?

 

 

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a b19-s é melhor que a nitro 1000 porem , essa nitro em questão pode estar com a bucha estourada , ou o cano com defeito pois ao contrario do que muitos acham elas são precisas ao ponte de vc acertar tudo que relatou que está errando até 30 metros com facilidade, elas NÃO SÃO LOTERIAS apenas são voltada para público que não na sua maioria não sabe o que é precisão , outro erro é querer comparar produtos diferentes como está fazendo , pois embora a b19-s seja chinesa ela é cópia da gamo hunter 440, uma arma que foi projetada para 900 pés em media , algo em tone de 280 m/s , assim é mais fácil a cbc nitro 1000 4,5mm chegar a 305 m/s do que a b19-s.

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Takao, lembro do meu próprio post. Optei por não reviver algo já enterrado... além de que neste tópico não foram LISTADAS as diferenças... como eu queria ver. Por exemplo:

- a B19-s é melhor por blablabla.

- a Nitro tem esse ponto forte que a B19-s não tem.


etc.

 

Minhas desculpas.

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola tudo bem?

 

Andei acompanhando o tópico e só vou postar, porque possuo uma Nitro 800 ( que é a mesma 1000 só que para calibre 5.5 e não a 4,5 Ambas usam o mesmo GR de 60kg )

Não sei nada dessas patacoadas de matemáticas eteceteras e talz. portanto, só posso dizer o que sei pelo feeling ou o que senti brincando com a Nitro 800 ná pratica!, como um usuário totalmente leigo nessas medições e parametros todos rsrs. ( é muita matemática pra minha cabecinha e isso me da dores de cabeça, onde só quero contar com a brincadeira e o divertimento!)

1. Pra destruir a N800 é o bixo. a 10, 20 ou 30 metros vara latas de 18 lt de latex, latas de ervilhas e outras em geral, a destruição é feia rsrs (ainda fico impressionado com a potencia dessa nitro. Acho que a destruição é devido ao chumbo mais pesado o .22 ou 5.5 pancada mais forte!)

A alguns anos, cheguei a atirar com carabinas cal 22 de fogo. E sinceramente, olhando os furos que a nitro faz nas latas, não vejo muita diferença. Chega até a dar medo!

Com relação a precisão ou esses tals agrupamentos num sei dizer. Mas to muito contente com os acertos dela, tanto a 10, 20 ou 30 metros pra mais, usando luneta e apoiada tenho acertado alvos como tampinhas de garrafas, canos tipo conduite (aqueles pretinhos) e latinhas de refri ou ervilhas, em todas essas distancias.

O que posso dizer sobre essa N800... É muito potencia! E gosto disso! e digo, ainda to impressionado com o estrago que ela faz. e com relação a precisão, tenho acertado em tudo que vejo pela luneta, seja a 10, 20, 30 metros ou mais!

Só tenho duas observações a fazer que pode se dizer como pontos negativos. Pesada para armar e pesada pra segurar. e a pancada (som) no meu pobre ouvido) O resto só tem me dado alegrias.

 

Eu recomendaria a Nitro 800 a quem busca divertimento, destruição e até precisão. Agora se a pessoa quer entrar em competições, de quem acerta mais, ai seria outra historia e outra categoria de carabinas com seus respectivos preços!

Editado por Mario C Ventura

2i1nrjr.jpg

Regra básica dos governos. Se tá difícil... Vamos "regulamentar" Se tá fácil, vamos complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 8 months later...

No quesito PRECISÃO até 25 metros, com notas de 0 a 10, quais as notas que as armas citadas ganham na MIRA ABERTA, ambas no calibre 5,5mm?

 

(considerando CBC com Gás 45Kg e HATSAN com Gás 75Kg)

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente são armas completamente distintas, fica até complicado fazer um comparativo racional entre elas!

 

Depende muito do que é precisão para você, pretende acertar uma latinha de Coca à 25 metros ou uma tampinha de pet??

 

Outro ponto seria, para você basta apenas acertar o alvo em questão, ou gostaria de danificá-lo consideravelmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante